Iniciar sessão ou registar-se
    • jmcxl
    • 21 novembro 2017 editado

     # 1

    Moro no ultimo andar dum predio em Lisboa, cujos quartos estão sensivelmente orientados para Norte. O predio em causa tem mais de 30 anos e o telhado (quase plano) que era inicialmente de lusalite foi substituido por telha sandwich. Mas essa alteração não melhorou nem piorou a questão da humidade.

    Num dia como o de hoje, com uma humidade exterior ligeiramente abaixo dos 50%, tenho uma taxa de humidade nos quartos acima dos 65%.
    A situação piora ainda mais quando a humidade exterior é mais alta, já tendo atingido mais de 80% de percentagem de humidade em casa.

    Isto é normal? Terei de manter sempre as janelas abertas e \ ou desumidificadores em casa?
  1.  # 2

    Colocado por: jmcxlTerei de manter sempre as janelas abertas

    Se a casa não tiver outro sistema de ventilação, eu diria que sim, é o que eu faço, faça chuva ou faça sol. Não as deixo todas escancaradas, mas, dependendo do tempo exterior, ficam sempre pelo menos umas taliscas abertas em todas as janelas. Só a do WC fica aberta ao máximo para secar a humidade dos banhos matinais, mas, também, é uma janela pequena.
    É importante jogar com as correntes de ar: se conseguir criar correntes de ar, bastam uns milímetros para haver ventilação enquanto não está em casa; se não conseguir, então convém deixar um bom palmo aberto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmcxl
  2.  # 3

    Colocado por: mhpinto
    Se a casa não tiver outro sistema de ventilação, eu diria que sim, é o que eu faço, faça chuva ou faça sol. Não as deixo todas escancaradas, mas, dependendo do tempo exterior, ficam sempre pelo menos umas taliscas abertas em todas as janelas. Só a do WC fica aberta ao máximo para secar a humidade dos banhos matinais, mas, também, é uma janela pequena.
    É importante jogar com as correntes de ar: se conseguir criar correntes de ar, bastam uns milímetros para haver ventilação enquanto não está em casa; se não conseguir, então convém deixar um bom palmo aberto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jmcxl


    Infelizmente a casas de banho é interior, com um respiradouro sem ventilação forçada, pelo que até nisso não ajuda.
  3.  # 4

    Engraçado, com o tempo actual o meu problema em casa é falta de humidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmcxl
  4.  # 5

    Colocado por: jmcxlInfelizmente a casas de banho é interior, com um respiradouro sem ventilação forçada, pelo que até nisso não ajuda.

    Então talvez não fosse de excluir um investimento em qualquer coisa para melhorar isso. Talvez vá dizer uma grande asneira, mas do que tenho lido por aqui fica-me a ideia que com algo na ordem das poucas centenas talvez já fizesse aí algo em condições, só não sei se teria de andar a meter condutas, o que seria no mínimo chato. Mas talvez com algo mais básico já desse para forçar a saída da humidade depois dos banhos.
    Espere a ver se aparece aqui alguém que perceba mais do assunto.

    Mas, de qualquer forma, com uma boa gestão das janelas e deixando a porta do WC bem aberta depois dos banhos e antes de a água condensar nas paredes, a coisa deverá de dar para gerir, tirando eventualmente nos dias em que na rua está mesmo muita humidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmcxl
  5.  # 6

    se a ventilação natural não funciona ou é difícil implementação (deixar janelas abertas etc...)

    tente arranjar (se não tem já) um bom desumidificador - vejas as características, capacidade para a área/volume a utilizar.

    abrir a porta da WC depois dos banhos, e não tendo uma boa ventilação no resto da casa, só irá espalhar o ar húmido pelo resto da casa, havendo pontos frios, irá condensar - surgir a tal condensação.

    quanto aos quartos, um ou depois adultos a dormir num quarto "fechado" facilment aumentam a humidade relativa durante a noite - daí a boa prática de colocar os quartos a arejar de manhã - mais a necessidade de r novação do ar/qualidade do ar interior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmcxl
  6.  # 7

    jmcxl
    abra as janelas somente quando o tempo estiver no quadrante norte , nordeste e noroeste ... mais que isso é colocar humidade em casa , use o encanamento mas não se ponha a meio das correntes ... há extratores de ar pequenos e funcionais de casa de banho baratos pode ser que se adapte .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmcxl
  7.  # 8

    Colocado por: rafaelisidoroabra as janelas somente quando o tempo estiver no quadrante norte , nordeste e noroeste ... mais que isso é colocar humidade em casa

    Tem a certeza? É então preferível deixar a humidade dos banhos dentro de casa se o tempo não estiver nesse quadrante?!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmcxl
  8.  # 9

    Colocado por: mhpinto
    Tem a certeza? É então preferível deixar a humidade dos banhos dentro de casa se o tempo não estiver nesse quadrante?!
    é , se tiver uma janela aberta com tempo sul e cheio de humidade é bem pior ... contudo se o jmcxl optar por colocar um extrator resolve o parte do problema da casa de banho .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmcxl
    • ik
    • 21 novembro 2017

     # 10

    Colocado por: rafaelisidoroé , se tiver uma janela aberta com tempo sul e cheio de humidade é bem pior ... contudo se o jmcxl optar por colocar um extrator resolve o parte do problema da casa de banho .
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jmcxl


    Rafael, explique lá isso do tempo sul e quadrante sul com mais humidade?

    É que estes dias na fachada Sul da minha casa ás 9h está calor e o chão seco enquanto que a Norte está frio e com o chão humido
  9.  # 11

    Colocado por: ik

    Rafael, explique lá isso do tempo sul e quadrante sul com mais humidade?

    É que estes dias na fachada Sul da minha casa ás 9h está calor e o chão seco enquanto que a Norte está frio e com o chão humido
    pense na posição de Portugal geograficamente e agora tente compreender a condensação em relação dos pólos ao equador e veja que ar chega mais humido ... Não posso pronunciar sobre o seu caso porque nunca o procurei entender mas basta uma pesquisa na NET que vai ver tempo norte humidades do ar muito mais baixas que o tempo sul ... Fachadas a sul apanha o sol de frente e mais quente é normal que haja evaporação das humidades interiores mas isso aumenta a humidade do ar!!!
  10.  # 12

    a humidade da massa de ar, tem tudo a ver com o "terreno" por onde ela se desloca, quente e húmido quando vem do oceano, e quente e seco, quando vem do continente - quem não se lembra das vagas de frio que vem da sibéria , ou quente e seco, do norte de áfrica (no algarve, até as areias do deserto lá chegam)
  11.  # 13

    Colocado por: nmex2a humidade da massa de ar, tem tudo a ver com o "terreno" por onde ela se desloca, quente e húmido quando vem do oceano, e quente e seco, quando vem do continente - quem não se lembra das vagas de frio que vem da sibéria , ou quente e seco, do norte de áfrica (no algarve, até as areias do deserto lá chegam)
    no meio do oceano o ar nunca arrefece , podes ter a certeza que quando arrefecer por cá o mundo está a gelar ... Há fenômenos que acontecem e contrariam a lei da natureza , por exemplo vagas de frio não é comum , são casos extremos ...
    • nmex2
    • 21 novembro 2017 editado

     # 14

    então na sequência do seu entendimento destes fenómenos, como explica o surgimento de frentes frias e frentes quentes, até no meio do oceano?
  12.  # 15

    Colocado por: nmex2então na sequência do seu entendimento destes fenómenos, como explica o surgimento de frentes frias e frentes, até no meio do oceano?


    cá pra mim o rafa anda a plantar cannabis
  13.  # 16

    Colocado por: nmex2no algarve, até as areias do deserto lá chegam)


    ao barreiro também,já tive o carro dias a fio pintado de amarelo
  14.  # 17

    Colocado por: rafaelisidoro
    sul apanha o sol de frente e mais quente é normal que haja evaporação das humidades interiores mas isso aumenta a humidade do ar!!!


    o ar quente suporta mais vapor de água do que o ar frio antes de entrar em saturação (precipitar). Se tiver uma sala fechada, com determinada humidade relativa, e aumentar a temperatura do ar, a um midday relativa vai diminuir, já o inverso (diminuir a temperatura) vai aumentar a humidade, até ao ponto de existir condensação.
  15.  # 18

    Colocado por: marvi

    ao barreiro também,já tive o carro dias a fio pintado de amarelo


    e onde se identifica perfeitamente os que dormem na garagem, dos que dormem na rua. As estações de lavagens automáticas nesses dias ganham o mês.
  16.  # 19

    Colocado por: nmex2e onde se identifica perfeitamente os que dormem na garagem, dos que dormem na rua. As estações de lavagens automáticas nesses dias ganham o mês.


    mais uma tempestade dessas não ganho para as lavagens
  17.  # 20

    Colocado por: nmex2então na sequência do seu entendimento destes fenómenos, como explica o surgimento de frentes frias e frentes quentes, até no meio do oceano?
    oh amigo por acaso já viu uma frente fria no oceano , eu vejo muitas , aliás vá ao ipma e veja quantas frentes frias caiem nos Açores ... Tive aí na ultima semana de outubro , com dias lindos de sol ao passar pela sombra arrepiava-me mais do que no meio de uma frente fria made in Açores !!! Aliás há gente por aqui que pode afirmar que uma noite de verão no continente é mais fria que uma noite fria de inverno açoriano ... Lol
 
0.0210 seg. NEW