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  1.  # 721

    Colocado por: Bricoleiro
    Massa branca de lítio


    qual a diferença da massa branca de litio , para a massa de litio normal (vulgo massa consistente ) ?
  2.  # 722

    Colocado por: civismo1 ano de garantia

    a lei diz que são dois
  3.  # 723

    Colocado por: civismo

    qual a diferença da massa branca de litio , para a massa de litio normal (vulgo massa consistente ) ?


    A branca é menos espessa e normalmente vem pressurizada.
    O mal da massa branca, nos usos que lhe dou, é que não pode ser aplicada em locais fechados/selados porque vai pressurizar e criar fugas nas juntas.
  4.  # 724

    Colocado por: civismo

    qual a diferença da massa branca de litio , para a massa de litio normal (vulgo massa consistente ) ?


    A massa consistente normal amarela não é de lítio, pode conter pequenas porções de lítio mas grande parte é uma mistura de óleos minerais altamente viscosos e do sabão que formam através de emulsão.
    A massa de lítio é branca porque é mesmo extraída de lítio, a diferença é que tem antioxidantes e outros aditivos que melhoram a viscosidade. Lubrifica melhor, é menos pegajosa e dura mais tempo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok, civismo
  5.  # 725

    Colocado por: Vítor MagalhãesO mal da massa branca, nos usos que lhe dou, é que não pode ser aplicada em locais fechados/selados porque vai pressurizar e criar fugas nas juntas.


    Explique la isso melhor
  6.  # 726

    Transcrevo este post para aqui , pois no fundo fala de manutencao automovel

    Colocado por: civismoBoas, tenho mais uma questão: Que massa usar para contactos electricos?

    A ideia nao é spray tipo WD40, mas sim algo mais resistinte

    Estava a pensar talvez numa massa transparente que é usada em alguns ligadores de lampadas nos automoveis

    Uma vez, ha muitos anos, um amigo (electricista industrial) deu-me uns gramas de massa , á qual chamou de "massa neutra" para contactos electricos... será o mesmo tipo de massa ?

    Penso que este tipo de massa tambem se chama massa dielectrica ...

    Sera tudo o mesmo ? E sera tambem a que se usa nas velas ?

    Tenho uma aplicação imediata para a mesma: tenho um cliente que tem qualquer coisa nas suas instalações, nao sei se humidade se salitre, mas na pratica o que acontece é que os computadores ficam todalmente corroidos e cheios de maus contactos, como em 20 anos de experiencia enquanto tecnico de informatica, nunca vi a acontecer em mais lado algum ... e estamos a falar na regiao de santarem, longe do mar.
    O primeiro problema aparece sempre nas portas USB, entao vou tentar meter massa deste tipo nas referidas portas USB


    Eis alguns produtos que encontrei numa pesquisa breve, mas nao sei qual sera adequado :
















    EDIT: Entretanto encontrei este video, que explica algo que desconhecia: Massa dielectrica é isolante, deve ser usada nas Velas no cachimbo, e NUNCA no contacto da vela em si , como explica aquihttps://www.youtube.com/watch?v=yuKAmaIkA-U

    Mas noutros videos dizem maravilhas da massa dielectrica, como neste video, com 422 comments interessantes:https://www.youtube.com/watch?v=zhl3bLzgq9A


    Outro que usa a massa dielectrica em todo o lado ...https://www.youtube.com/watch?v=JiQMH5Yr9rY

    O que reparei nos comentarios de alguns deste videos é que ha aqueles que dizer que nao deve ser usada nos contactos electricos directamente, e aqueles que dizem que serve para isso mesmo , que o contacto é feito metal com metal, e ao colocar massa dielectrica previne.se a humidade de entrar e previne-se oxidaçao ... no que ficamos ?

    Entrenato li que ha quem use tambem estes produtos para evitar maus contactos:

    > VASELINA - mas que tem a desvantagem de derreter a muito baixas temperaturas, por isso nao é adequada por ex para automovel.

    > Massa de Silicone

    > Massa Branca de Litio -- penso que nao se pode usar em borrachas, e nao sei se nao ataca tambem plasticos


    Venham essas opiniões ! Obrigado
  7.  # 727

    Colocado por: civismo

    Explique la isso melhor

    No pedal do meu kayak a lubrificação dos carretos e rolamentos deve ser feita com massa branca de litio, o problema é que a caixa é selada por causa da água tendo um pequeno orifício fechado com um taco roscado com vedante por onde a massa é pulverizada. Quando coloco a massa tenho de deixar o orifício aberto durante algum tempo, antes de fechar, e mesmo assim quando o abro novamente passado algum tempo há um sopro do interior. As primeiras vezes não "purgava" o ar e comecei a ficar com o pedal a babar na junta da cabeça.
    Por isso é que para o que eu uso não é muito prático.
    A massa branca de litio é aconselhável para rolamentos e peças sujeitas a elevadas rotações. O pedal do kayak é igual a este :

    http://www.kayakandsup.com.au/uploads/Mariner_10/propel.jpg
    Estas pessoas agradeceram este comentário: civismo
  8.  # 728

    http://observador.pt/2017/12/20/revolucao-novo-c4-cactus-e-barato-e-parte-a-loica/

    E pronto, lá se foram os airbumps de proteção das portas à vida.

    Jogada de logística da Citroen.
  9.  # 729

    Esse airbumps eram bons para os estacionamentos nos shoppings, agora... kaput... lá vão voltar os vincos e as mossas...
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  10.  # 730

    Colocado por: Vítor MagalhãesEsse airbumps eram bons para os estacionamentos nos shoppings, agora... kaput... lá vão voltar os vincos e as mossas...
    Concordam com este comentário:Bricoleiro

    Por isso mesmo é que acabaram com eles.
    Logisticamente para haver viabilidade de peças em stock, tem de haver vendas, se aquilo é plástico emborrachado insuflável, é raro se estragar a não ser com porradas de envergadura considerável. É difícil sustentar custos de fabrico para ter peças disponíveis quando elas não se vendem. Não me admira nada que daqui a poucos anos já estejam descontinuadas as bolsas de ar.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  11.  # 731

    E na pintura também é menos esse que ganham
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  12.  # 732

    Acabei de descobrir que um dos tubos está roto num parte e cortado noutra parte. Como descobri na mala da minha pequena fita cola fina, acabei por colar num remendo à pressão para pelo menos os gases (?) não escaparem tanto. Tenho que ir ao mecânico o mais depressa possível, mas enquanto não vou que recomendam?
      1514280171.jpg
    • ik
    • 26 dezembro 2017

     # 733

    Isso parece um tudo de admissão, não é problemático

    Estou a precisar de trocar bateria, o que recomendam? Que dure pelo menos.10 anos:)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter
  13.  # 734

    Colocado por: ikEstou a precisar de trocar bateria, o que recomendam? Que dure pelo menos.10 anos:)


    Só tive uma que me tenha durado esse tempo (durou 12 ou 13 anos), era a de origem da BMW. Segundo ouço falar, as baterias actuais muito dificilmente lá chegam.
    • ik
    • 27 dezembro 2017

     # 735

    Colocado por: two-rok

    Só tive uma que me tenha durado esse tempo (durou 12 ou 13 anos), era a de origem da BMW. Segundo ouço falar, as baterias actuais muito dificilmente lá chegam.


    A verdade é que agora as coisas não duram nada!

    Estou indeciso se compro uma bateria linha branca ou se gasto mais 20 ou 30 euros por uma tudor ou varta das melhores, mas se ao fim de 2 anos e uma semana berrar fico na ****
  14.  # 736

    Colocado por: ikEstou a precisar de trocar bateria, o que recomendam? Que dure pelo menos.10 anos:)

    YUASA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ik
  15.  # 737

    Colocado por: joniAlgum concelho?
    Sim, recomendo-te o concelho de Viana do Castelo que é próximo de Braga.
    Concordam com este comentário: manelvc, luisms
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joni
  16.  # 738

    Colocado por: Bricoleiro
    YUASA
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ik


    Santinho!
  17.  # 739

    Estas questões que tenho sobre lubrificantes, colas e silicones tambem as coloco num outro forum, na qual me sugeriram que estudasse TRIBOLOGIA


    Ora, tal palavra não constava no meu dicionário, então fui pesquisar o que é ,e partilho :

    ===Tribologia===
    Ciência e tecnologia que estuda a interacção entre superfícies, que estão em deslocamento uma em relação à outra.
    Na Tribologia estudam-se os fenómenos de atrito, desgaste e lubrificação.











    ==================================================================v

    Ja agora partilho ainda um site porreiro que encontrei enquanto pesquisava por Tribologia, chamado metalopedia:
    https://sites.google.com/a/catim.pt/metalopedia/tribologia

    Dos quais vou transcrever estes excertos, pois mais do que uma conversa entre Civismo-Sena, este topico certamente será lido pela comunidade, ou até por externos ao forum:

    ===Lubrificação===
    Processo pelo qual se aplica uma película espessa de lubrificante, em geral um óleo mineral, entre duas superfícies, de modo a separá-las entre si, obtendo uma diminuição da área real de contacto. O objectivo é obter uma diminuição do atrito e do desgaste, que naturalmente ocorrem quando temos superfícies em movimento relativo. Além disso, os lubrificantes auxiliam no controlo da temperatura e na protecção contra a corrosão inerentes aos processos, reduzindo ou evitando também a contaminação de impurezas. Existem vários tipos de lubrificação: hidrodinâmica, limite, mista e elastohidrodinâmica.

    ===Atrito===
    Força que implica a existência de movimento relativo entre dois corpos em contacto, e que é causada pela oposição que a superfície de um dos corpos oferece ao movimento relativo do outro corpo. O atrito pode ser de dois tipos: atrito estático, que é a resistência que é necessária vencer para se dar início ao movimento; atrito cinético, que é a força necessária para o movimento relativo entre os dois corpos ser mantido. O atrito depende do modo como as superfícies em contacto interagem, da natureza do contacto, das rugosidades das superfícies e da presença ou ausência de películas contaminantes nas interfaces.

    ===Desgaste===
    É a erosão que ocorre como consequência natural do deslizamento entre duas superfícies em contacto. Dá-se assim a perda progressiva de material de uma das superfícies em movimento relativo, devido às acções mecânicas ou químicas. Existem vários tipos de desgaste: desgaste por adesão, desgaste por abrasão, desgaste por fadiga, desgaste por corrosão e desgaste por erosão. Vários factores afectam as características do desgaste, entre quais se destacam a temperatura, o efeito da presença ou ausência de películas na interface, e o efeito da carga. Este fenómeno pode ser controlado mas não é possível eliminá-lo por completo: reduz-se impedindo o contacto metálico entre as duas superfícies, através da separação por uma espessa película de lubrificante, que deve ser o mais eficaz possível, visto que acaba sempre por ocorrer algum contacto. No projecto, pode-se seleccionar um elemento em contacto para grande desgaste e outro para um desgaste mais baixo, convenientemente escolhendo um elemento mais barato para o grande desgaste.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  18.  # 740

    Apareceram-me umas quebras no vidro do pára-brisas.Não senti nada durante a condução pelo que pondero se não terão sido pedradas intencionais...
    Fui a uma casa especializada em reparação de vidros auto e disseram que não dava para reparar.Tinha de substituir.
    Mostrei a apólice do seguro,trataram de tudo e lá fui eu no dia marcado substituir o vidro.
    Não gostei do resultado... não sei o que terá o "sacana" do vidro mas parece que tem um efeito óptico, distorce a imagem... já conduzi mais de 10 carros e nunca vi um vidro assim... até dá dor de cabeça...
    Terei sido enganado?
 
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