Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 921

Colocado por: Vítor Magalhães

Então é desta que a malta dos BMs e MBs começa a usar os piscas. :D :D
    Conheço alguns que julgam que a manete dos piscas só serve para pendurar os papéis das revisões :D :D
    Concordam com este comentário:Bricoleiro

Eu não conheço, mas vejo muitos, de todas as marcas a dar piscas por tudo e por nada.
    Nas rotundas então é uma confusão!
    Concordam com este comentário: two-rok
  2.  # 922

Colocado por: dedao

Alguem respondeu :) obrigado. Mas estas 8 entradas são mesmo estradas ligadas ao coletor de admissão. Por isso não percebo.
      IMG_20180111_193524157.jpg

É por ser 16 válvulas, 2 de admissão por cilindro.

Os Hdi 16V também são assim, anexo fotos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
      coletor.jpg
      hdi.jpg
  3.  # 923

Se bem que a Peugeot já deixou os Hdi 16v, agora são todos 8v.
  4.  # 924

Colocado por: Anonimo16062021
    Os novos BMW já não precisam dos papéis das revisões.. já é tudo digitalizado

Era um metáfora, já ninguém usa esse sistema, isso era antigamente. ;)
  5.  # 925

Colocado por: 21papaleguas
    Eu não conheço, mas vejo muitos, de todas as marcas a dar piscas por tudo e por nada.
    Nas rotundas então é uma confusão!

Eu dou piscas nas rotundas, e não acho que seja confusão nenhuma, mas confesso que para a maioria das pessoas pode ser.
    Custa-me um pouco ver as pessoas a fazer figura de palhaço à espera para entrar numa rotunda quando os carros estão a sair imediatamente na saída anterior, passe a redundância, sem sinalizar a manobra.
    Eu na verdade quero acreditar que as pessoas não fazem pisca nas rotundas por terem vergonha de estarem tipo, a cumprir as regras e serem tomadas por "certinhas". É a minha opinião.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, branco.valter, Bricoleiro
  6.  # 926

Aqui também mas é mais fácil ligar o radar e ficar 2h sentado no carro...
  7.  # 927

Colocado por: Vítor MagalhãesEu dou piscas nas rotundas, e não acho que seja confusão nenhuma, mas confesso que para a maioria das pessoas pode ser.

O que é que acha disto?
      rotunda.jpg
  8.  # 928

Colocado por: Anonimo16062021Uma palhaçada..

Porque?
  9.  # 929

Colocado por: 21papaleguas
    O que é que acha disto?
      rotunda.jpg

Acho que o pisca da direita só deve ser ligado depois de passar a ultima saída antes daquela onde pretendemos sair. Até lá mantém-se o pisca da esquerda ligado.
    Concordam com este comentário: two-rok, Bricoleiro
  10.  # 930

Entrar na faixa da esquerda para voltar á faixa da direita para sair.. só em Portugal

É a regra. Se entrar na faixa da direita, em caso de duas ou mais faixas no interior da rotunda, é obrigado a sair na primeira.
  11.  # 931

Colocado por: Vítor Magalhães
    É a regra. Se entrar na faixa da direita, em caso de duas ou mais faixas no interior da rotunda, é obrigado a sair na primeira.

Coitados dos pesados, nunca chegavam a lado nenhum.
    Mas eu referia-me concretamente ao pisca da esquerda, que afinal não era para virar à esquerda, mas sim para seguir em frente.
    Realmente só em Portugal!
  12.  # 932

Como é que segue em frente numa rotunda? Se muda de faixa tem de sinalizar.
    Quanto aos pesados, percebo a dificuldade, mas não em todas as rotundas. O problema é de quem as projecta e executa.
  13.  # 933

O Dias tem razão, a saída da rotunda (de 2 vias) para uma estrada (também de 2 vias), não lógica nenhuma ser feita no via direita. Deve sim ser feita na via esquerda. É a forma mais segura de o fazer, para não correr o risco de embater nos que querem sair logo na 1ª saída (que entram logo pela direita). Eu faço assim, por uma questão de me sentir mais seguro. Se quiserem multar, multem...

Outro pormenor é quando andamos em estradas que não conhecemos. Não é difícil cometermos uma infracção nestes casos, mesmo querendo fazer bem. Eu sei lá se é na 1ª ou 3ª saída que vou sair, por vezes as coisas estão tão mal sinalizadas que é impossível "adivinhar".
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  14.  # 934

Colocado por: two-rokO Dias tem razão, a saída da rotunda (de 2 vias) para uma estrada (também de 2 vias), não lógica nenhuma ser feita no via direita. Deve sim ser feita na via esquerda. É a forma mais segura de o fazer, para não correr o risco de embater nos que querem sair logo na 1ª saída (que entram logo pela direita). Eu faço assim, por uma questão de me sentir mais seguro. Se quiserem multar, multem...

Outro pormenor é quando andamos em estradas que não conhecemos. Não é difícil cometermos uma infracção nestes casos, mesmo querendo fazer bem. Eu sei lá se é na 1ª ou 3ª saída que vou sair, por vezes as coisas estão tão mal sinalizadas que é impossível "adivinhar".

Repare que só tem uma via, quer na entrada quer na saída.

15.  # 935

Colocado por: Vítor MagalhãesComo é que segue em frente numa rotunda?

Como no exemplo que postei. Neste exemplo segue em frente, não muda de direcção, no meu entender.
    Se não muda de direcção, porque é que indica ao condutor que segue imediatamente atrás que vai mudar de direcção para a esquerda?
    É só neste ponto que a mim me faz confusão, porque eu nunca sei para onde é que eles querem virar!
  16.  # 936

Entrar na faixa da esquerda para voltar á faixa da direita para sair.. só em Portugal
    Concordam com este comentário:two-rok,21papaleguas

O código da estrada em Portugal, diz que os condutores devem circular o mais à direita possível, sempre que existir essa possibilidade.
    No caso que apresentei e concordo plenamente que não há necessidade de ir para a faixa da esquerda para voltar à da direita imediatamente a seguir.
    A faixa da esquerda neste caso, deveria só ser utilizada para os condutores que pretendem virar à esquerda, que parecia ser o caso, mas que a meio da rotunda, parece que se arrependeu!
  17.  # 937

Colocado por: 21papaleguasComo no exemplo que postei. Neste exemplo segue em frente, não muda de direcção, no meu entender.
    Se não muda de direcção, porque é que indica ao condutor que segue imediatamente atrás que vai mudar de direcção para a esquerda?
    É só neste ponto que a mim me faz confusão, porque eu nunca sei para onde é que eles querem virar!

Mas sendo assim, se formos a ver bem, ao fazermos uma ultrapassagem também não mudamos de direcção e ainda assim temos de sinalizar.
    • two-rok
    • 28 fevereiro 2018 editado

# 938

Colocado por: Vítor MagalhãesRepare que só tem uma via, quer na entrada quer na saída.

Ainda assim, ter de ir à esquerda para imediatamente a seguir ter de ir para a faixa da direita, é absurdo. Bastava atravessar (sinalizando sempre com o pisca do lado direito), até porque quem esta a querer entrar ao nosso lado direito, tem de nos dar prioridade.

PS: Essa situação de rotunda de 2 vias com apenas 1 vida de entrada e outra de saída, são casos mais raros do que aquilo que eu falei.
  18.  # 939

Lei n.º 72/2013 14.º-A

Rotundas
    1 — Nas rotundas, o condutor deve adotar o seguinte comportamento:
    a) Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam;
    b) Se pretender sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita;
    c) Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando-se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções;
    d) Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino.
    2 — Os condutores de veículos de tração animal ou de animais, de velocípedes e de automóveis pesados, podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do n.º 1.
    3 — Quem infringir o disposto nas alíneas b), c) e d) do n.º 1 e no n.º 2 é sancionado com coima de € 60 a € 300."
    A imagem supra tenta refletir o que o artigo do Código da Estrada prevê.
    De referir que, o n.º 3 do artigo 14.º-A prevê uma coima de €60 a €300 para quem infringir as regras legais de circulação em rotundas.
  19.  # 940

Colocado por: Vítor MagalhãesLei n.º 72/2013 14.º-A

Rotundas
    1 — Nas rotundas, o condutor deve adotar o seguinte comportamento:
    a) Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam;
    b) Se pretender sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita;
    c) Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída,só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando-se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções;
    d) Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino.
    2 — Os condutores de veículos de tração animal ou de animais, de velocípedes e de automóveis pesados, podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do n.º 1.
    3 — Quem infringir o disposto nas alíneas b), c) e d) do n.º 1 e no n.º 2 é sancionado com coima de € 60 a € 300."
    A imagem supra tenta refletir o que o artigo do Código da Estrada prevê.
    De referir que, o n.º 3 do artigo 14.º-A prevê uma coima de €60 a €300 para quem infringir as regras legais de circulação em rotundas.

Ou seja, a legislação nem prevê o uso de uma via esquerda, quando a mesma existe em grande parte destas rotundas de 2 ou mais vias. É no mínimo, ridículo... Noutros países, quem entra pela esquerda, sai pela esquerda. E é a forma mais segura.

0.3344 seg. NEW