Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: FFAD

olhe que o povo não está tão estúpido assim, pois votou (surpreendemente) outra vez no passos, o que demonstrou a meu ver muita maturidade. Este é que quis ir para o poleiro a bem ou a mal...
    Concordam com este comentário:Bricoleiro

Sim também é verdade, embora eu ainda denote que muitos portugueses são facilmente influenciados por promessas fáceis do mundo político.
    Concordam com este comentário: manelvc, two-rok, FFAD
    • tnjp
    • 30 outubro 2018

# 2

Vejo com agrado a aposta em novos motores a gasolina, para modelos que são tradicionalmente diesel.

https://www.dinheirovivo.pt/motor-24/nissan-qashqai-com-novo-motor-1-3-a-gasolina-ja-disponivel/
  2.  # 3

Gosto mais desta noticia ;-)

Qashqai e X-Trail vão ser elétricos, anuncia CEO da Nissan

Já tem mais de um ano a notícia, mas espero que ainda seja atual.
  3.  # 4

Finalmente ontem estive a mudar as Velas do Honda Jazz.
    São 8 velas, mas o procedimento até que é simples
    Tive duvidas foi no aperto, pois em alguns sitios referem apertar à mão e depois dar 1/ 4 de volta, mas outros referem 1/2 volta e outros ainda 3/4 de volta.
    Acabei por apertar com uma chave dinamometrica a 18nm

Fiquei apenas com uma duvida: Num dos orificios , pareceu-me ver bastante sujidade (ou seria ferrugem ??) , isto na superficie onde encosta a anilha da vela.
    Nao limpei pois tive receio que caisse algo para dentro do motor.
    Isto é normal / pode dar aso a fugas de compressao ?
    • eu
    • 2 novembro 2018

# 5

Colocado por: civismoNum dos orificios , pareceu-me ver bastante sujidade (ou seria ferrugem ??) , isto na superficie onde encosta a anilha da vela.

Sim, é frequente e pode sair compressão por aí.

O que eu fazia (quando tinha um carro a gasolina) era aspirar esse lixo com uma mangueira fina ligada ao aspirador.
  4.  # 6

Colocado por: civismoFiquei apenas com uma duvida: Num dos orificios , pareceu-me ver bastante sujidade (ou seria ferrugem ??) , isto na superficie onde encosta a anilha da vela.

O correcto é soprar a compressor primeiro antes de tirar as velhas. Assim nunca cai lixo para cima dos pistons.
    Nunca de deve tirar as velhas sem limpar primeiro.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, eu
  5.  # 7

8 velas? 8 cilindros?
  6.  # 8

Colocado por: dedao8 velas? 8 cilindros?

Não, o carro fazia anos - 8 anos, 8 velas.
    • eu
    • 2 novembro 2018

# 9

Colocado por: dedao8 cilindros?

Sim, é um Jazz V8.
  7.  # 10

Eheh o jazz é dos poucos carros com duas velas por cilindro
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
    • eu
    • 2 novembro 2018

# 11

Colocado por: civismoEheh o jazz é dos poucos carros com duas velas por cilindro

A Alfa Romeo também tinha essa mania...
  8.  # 12

Nunca tinha ouvido falar nesse sistema :)
  9.  # 13

i-DSI quer dizer "intelligent Dual and Sequencial Ignition" e são motores que utilizam 2 velas por cilindro.

Têm apenas 2 válvulas por cilindro.

https://carbiketech.com/idsi/
  10.  # 14

A Alfa Romeo usou este sistema em vários modelos - Twin Spark. Uma das velas era normal a outra era mais pequena e custavam um balúrdio.
    Os motores dos aviões a pistons também usam 2 velas por cilindro, mas têm 2 circuitos independentes de ignição com 2 magnetos ( sim como os das motorizadas) para não dependerem de uma bateria.
  11.  # 15

boas!

A minha carta tem 20 anos, e nunca mudei, ainda é destas cor de rosa

Ontem chamaram.me a atençao que estas cartas antigas poderao ja nao ser validas, apesar de a data de validade impressa na carta de conducao ainda ser longa

Chamaram.me ainda atencao que em caso de acidente, podera ser equivalente a conduzir sem documento valido, e que poderei ter problemas com seguradoras por este facto

verdade ou mito ?

obrigado
      depositphotos_9399231-stock-photo-french-driving-license[1].jpg
  12.  # 16

Atenção às validades nas cartas, isso já mudou há algum tempo e basicamente o que aparece escrito na carta não corresponde à realidade.
    Concordam com este comentário: two-rok
  13.  # 17

Primeiro que nada. A morada está actualizada? Senão estiver é logo um motivo para renovares isso. São 60€ de multa que isso dá...
  14.  # 18

Uma vez que tem a Categoria C , tem de renovar aos 40 anos, independentemente da data de validade que esta na Carta.

De resto não vejo porque não estará valida.
  15.  # 19

Uma vez que tem a Categoria C , tem de renovar aos 40 anos, independentemente da data de validade que esta na Carta.

De resto não vejo porque não estará valida.
  16.  # 20

Colocado por: two-rokPrimeiro que nada. A morada está actualizada? Senão estiver é logo um motivo para renovares isso. São 60€ de multa que isso dá...

Penso já nãos er necessário alterar a morada.

https://www.doutorfinancas.pt/poupanca/carta-de-conducao-ja-nao-e-necessario-alterar-morada-nem-perder-tempo-na-loja-do-cidadao/

0.4819 seg. NEW