Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 381

    Estou em crer que esse vidro deve andar na ordem dos 4 dígitos o m2 :S
  2.  # 382

    Colocado por: Pedro Azevedo78

    Eu acho que fui claro... Claro que é uma questão de euros!
    Mas gastando muito menos consegue uma parede bem mais eficiente que isso. É uma questão de equilíbrios...


    Por muito fraco que seja o vidro, mal é quando a parede fica mais cara ;-)

    Eu só acrescentei que hoje é possível ter vidros com performances térmicas fantásticas, usando vidros térmicos, usando vidro triplo, usando árgon ou outros gases raros, usando intercalares melhorados, etc

    Há muito que a performance do vidro superou a dos perfis. O próximo salto que terá que ser dado, digo eu, terá que recair sobre os perfis. Aquilo que se consegue com o vidro, neste momento, quase que iguala as performances das paredes.
  3.  # 383

    Colocado por: Skinkx

    Isto é "só" melhor que 95% das paredes que estão executadas no território nacional. E com uma vantagem, o vidro é mesmo aquele valor, não tem muito por onde ser aldrabado.

    Havendo dinheiro, tudo se faz.


    isto se o que for pedido/pago, for efectivamente o que é fornecido/instalado... e as etiquetas, valem o que valem.
  4.  # 384

    Colocado por: DR1982Estou em crer que esse vidro deve andar na ordem dos 4 dígitos o m2 :S


    Não diria isso, mas é capaz de custar mais 100 €/m2. fiz uma simulação num site onde costumo estimar alguns preços, mas é alemão, só tenho o valor de Ug e é de 0.60 W/m2.ºC.

    Para uma janela oscilo-batente 1.00x1x00, o acréscimo de custo foi de 80 €/m2, passando de um vidro duplo térmico (Ug=1.10 W/m2.ºC) para um vidro triplo térmico (0.60 W/m2.ºC). E o vidro, sei por experiência própria, pode ser sempre melhorado, pelo menos até 0.50 W/m2.ºC...

    ... isto não tem nada de rebuscado, é usar o que já existe no vidro duplo (películas baixo emissivas, árgon, intercalares melhorados e por aí fora) e replicar num vidro triplo. Mas é preciso saber o que se está a fazer, porque anda aí muito vidro triplo em que nenhum dos vidros é térmico e não têm árgon e depois o valor final de U é de 1.30 W/m2.ºC, o que é facilmente batido por um bom vidro térmico.

    Outra nota, entre um bom vidro duplo e um óptimo vidro triplo por vezes não existe assim tanto ganho no valor final da janela (Uw, sendo que Uw "window" inclui o Ug de "glass" e o Uf de "frame"), porque o aro é sempre o pior elemento e nivela sempre as coisas por baixo... ou seja, um vidro que tenha o dobro da performance do outro, no fim, nunca dá o dobro da eficiência na janela, porque o aro corta sempre esse efeito. Seja ele em madeira, em PVC; em alumínio ou plasticina.

    E outra nota: nem todos os perfis suportam levar vidro triplo na dimensão que ele necessita de ter para realmente oferecer esse incremento de performance que aqui falei. Se é para usar vidro triplo com 2 câmaras de ar de 10 ou 12... mais vale meter um bom vidro duplo. Se quiserem meter 2 caixas de árgon de 16, facilmente o vidro vai para espessuras acima dos 40 mm e nem todos os perfis suportam essa largura.
    Concordam com este comentário: nmex2, two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  5.  # 385

    Colocado por: nmex2

    isto se o que for pedido/pago, for efectivamente o que é fornecido/instalado... e as etiquetas, valem o que valem.


    É verdade, mas tenho um medidor de espessuras de vidro e um identificador de películas baixo emissivas e tenho que admitir a minha surpresa com o mercado, há algum tempo que não levo com gato por lebre.

    Onde tenho um certificado a dizer 6/20/4 planitherm consigo identificar que realmente há 2 vidros, um de 4 e um de 6, e ainda consigo verificar que a caixa-de-ar é de 20 mm. E também sei ver se tem lá a película baixo emissiva ou não. Agora, se é uma película planitherm ou planistar ou cool-lite, aí nada a fazer. E se é ar ou árgon ou kripton, também fico a ver a banda passar... mas em qualquer caso, há muito tempo que o que eu verifico no local é que os certificados fornecidos batem certo com o levantamento que efectuo.
  6.  # 386

    Isso dos gases raros no caixa de ar do vidro duplo/triplo é sempre relativo...
    Para o certificado energético e declaração de desempenho, é muito bonito ver os valores Ug que conseguimos obter. Mas a verdade é que o investimento no árgon daqui a 2/3 anos é quase lixo.

    Se formos medir a quantidade de gás num vidro apôs 2/3 anos este é quase nulo.

    Na minha opinião deve-se investir num bom vidro até caixa de 16mm, mas sem gás. Caso contrário é deitar dinheiro ao lixo...

    Quanto ao que é fornecido os seus vidros devem vir acompanhados da Declaração de Desempenho CE do Fabricante dos vidros (A Vidreira), que menciona o Nº único da Encomenda. Se tiver dúvidas é só questionar a Vidreira acerca da composição dos vidros referente à Declaração de Desempenho que possui.
    Quase todos os fabricantes são Certificados, o que os obriga a Auditorias periódicas, neste tipo de coisas não podem falhar.
  7.  # 387

    tudo muito verdade,
    espessuras correctas, check
    películas, check
    etiquetas check
    etc

    depois janelas instaladas, lado a lado, vidros com cores diferentes... alguém trocou as películas - e não estou a considerar uma possível ma fé.

    obviamente que está melhor (e ainda bem), mas herrar é umano.
  8.  # 388

    e adicionando a "receita" dado acima (skinkx e david_c) eu incluía o intercalar melhorado ("warmedge") antes de considerar o uso dos gases

    quanto mais não seja pelo efeito prático de ter um vidro com humidade acumulada, mas só nas arestas junto ao perfil (em baixo)
  9.  # 389

    Colocado por: nmex2tudo muito verdade,
    espessuras correctas, check
    películas, check
    etiquetas check
    etc

    depois janelas instaladas, lado a lado, vidros com cores diferentes... alguém trocou as películas - e não estou a considerar uma possível ma fé.

    obviamente que está melhor (e ainda bem), mas herrar é umano.


    O detector de películas que lá tenho é precisamente para os montadores de vidro, só dá sinal se estiver do lado correcto do vidro, dum lado acusa, do outro não. Assim o montador de vidros não tem como se enganar.
  10.  # 390

    Colocado por: DR1982Eu sem perceber nada do assunto ainda acho que o pior é mesmo as caixilharias, de que adianta meter 20cms se a caixilharia nao acompanhar, como se vê em muitos casos...


    Para mim o pior mesmo é o vidro. Quantos e quantos defensores do PVC não se espalham a escolher as caixilharias? Claro, o PVC é termicamente mais eficiente que o alumínio, mas depois descuram completamente em relação ao vidro, e muitas vezes levam com 2 vidros float que até estala. E o resultado final é muito inferior a qualquer caixilharia com vidro de baixa emissividade. Não adianta meter PVC, nem adianta tão pouco meter alumínio com corte térmico. É o mesmo que metermos um motor de 900cc num Ferrari...
  11.  # 391

    Colocado por: nmex2isto se o que for pedido/pago, for efectivamente o que é fornecido/instalado... e as etiquetas, valem o que valem.


    Desconheço que hajam vidraceiros a fazer esse tipo de fraudes. Também é certo que nunca perguntei, mas as 3 vidreiras com quem trabalho mais, dado o seu profissionalismo, dificilmente fariam algo do género. É que se fossem descobertos e se quem descobrisse levasse o caso até às últimas instâncias, seria um belo "31"...
  12.  # 392

    two-rock

    ninguém afirmou que é prepositado, agora por "incompetência" (controlo de fabrico), acontece...tal como vidros sujos/riscados por dentro.

    o que é as últimas instâncias para si? é que descobrir e serem informados, já foram....
  13.  # 393

    Colocado por: two-roko, e muitas vezes levam com 2 vidros float que até estala. E o resultado final é muito inferior a qualquer caixilharia com vidro de baixa emissividade. Não adianta meter PVC, nem adianta tão pouco meter alumínio com corte térmico. É o mesmo que metermos um motor de 900cc num Ferrari...


    e "muitos levam" porque? (pensando nos DO),
    porque não sabem para mais, é fácil....
    porque quem os aconselha, fornecem....
  14.  # 394

    Colocado por: two-rok

    Desconheço que hajam vidraceiros a fazer esse tipo de fraudes. Também é certo que nunca perguntei, mas as 3 vidreiras com quem trabalho mais, dado o seu profissionalismo, dificilmente fariam algo do género. É que se fossem descobertos e se quem descobrisse levasse o caso até às últimas instâncias, seria um belo "31"...


    Eu não punha as mãos no fogo por algo que não é fácil de fiscalizar nem de medir, ainda por cima quando quem dá a cara pelo produto é o tipo dos alumínios ou PVC e quem faria a marosca não aparece em quase lado nenhum.

    Ainda assim, tenho a dizer que já vou em dezenas de processos onde o que identifico é compatível com a marcação CE que me fornecem. E quando não foi (alguns, há já algum tempo) era mais uma questão de espessura das caixas de ar do que de vidros.
  15.  # 395

    Mas ha alguma forma de saber se os vidros correspondem exatamente ao pedido?
    • nmex2
    • 28 novembro 2017 editado

     # 396

    Colocado por: nmex2
    janelas instaladas, lado a lado, vidros com cores diferentes... alguém trocou as películas - e não estou a considerar uma possível ma fé.
    • nmex2
    • 28 novembro 2017 editado

     # 397

    Colocado por: DR1982Mas ha alguma forma de saber se os vidros correspondem exatamente ao pedido?


    dimensionalmente, sim, o Skinkx ja explicou atras.

    gases raros, tenho as minhas dúvidas

    películas, com aparelhagem própria é possível medir algumas características (transmissão luminosa, etc..) e confirmar - não acredito he exista muita gente a fazê-lo (até porque o sistema funciona e até é fiavel), ou a olho, ver as tonalidades

    ao DO, acima de tudo é estar atento, e tentar aperceber-se de algo que salte a vista (sujidades interiores, tonalidades, etc...)

    ou ter alguém como
    Ainda assim, tenho a dizer que já vou em dezenas de processos onde o que identifico é compatível com a marcação CE que me fornecem. E quando não foi (alguns, há já algum tempo) era mais uma questão de espessura das caixas de ar do que de vidros.


    skinkx, já agora foi em que funções que "processos onde o que identifico"?
  16.  # 398

    Colocado por: nmex2

    dimensionalmente, sim, o Skinkx ja explicou atras.

    gases raros, tenho as minhas dúvidas

    películas, com aparelhagem própria é possível medir algumas características (transmissão luminosa, etc..) e confirmar - não acredito he exista muita gente a fazê-lo (até porque o sistema funciona e até é fiavel), ou a olho, ver as tonalidades

    ao DO, acima de tudo é estar atento, e tentar aperceber-se de algo que salte a vista (sujidades interiores, tonalidades, etc...)

    ou ter alguém como


    skinkx, já agora foi em que funções que "processos onde o que identifico"?


    Perito, para emitir o certificado energético.

    Não meço os vidros todos, entro, meço 2, vejo o certificado, se bate certo está tudo bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nmex2
  17.  # 399

    Embora tenha a casa "bem" isolada, capoto 10cm, caixilharia com boa rotura, vidro baixo emissivo, gás argon, etc etc ninguém se compromete com bombas de potência inferior a 14kw.

    Uma bomba de 8kw era óptimo, pois só na potência contrata era um alívio.
    Já agora, alguma opinião sobre a empresa hiperclima?
  18.  # 400

    Colocado por: trivialEmbora tenha a casa "bem" isolada, capoto 10cm, caixilharia com boa rotura, vidro baixo emissivo, gás argon, etc etc ninguém se compromete com bombas de potência inferior a 14kw.

    Uma bomba de 8kw era óptimo, pois só na potência contrata era um alívio.
    Já agora, alguma opinião sobre a empresa hiperclima?
    hiperclima nao faz instalacoes é um distribuidor.

    A bomba de calor é para ligar ao quê?
 
0.0245 seg. NEW