Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Sergio RodriguesNão, o volume de água disponível é inferior a um de acumulação normal

Quais as vantagens das bombas calor AQS semi-instantaneo vs as normais?
    São mais rápidas a aquecer quando precisamos, não necessitam de picos temperaturas para matar legionella e não necessitam de anodo para proteger o deposito?
  2. Colocado por: MlealCliente contente com o aquecimento e arrefecimento
    no fundo o que interessa é que o DO esteja satisfeito e que se tenha correspondido ás expectativas geradas,

o resto são cantigas de escárnio e maldizer.

pessoalmente fiquei muito satisfeito com o serviço prestado que somente foi possível com a interligação e constante aprendizagem entre todos os intervenientes, um especial apreço pela humildade do trolha que logo no inicio afirmou que não tinha sabia trabalhar com as particularidades destas soluções mas que estava disposto aprender, um agradecimento ao Joao Dias pela ligação e apoio na aplicação de um soalho que como é habito ficou espectacular.

Descritivo da solução geral: PRH Schluter Bekotec Therm com madeira maciça de riga, casas de banho com Kerlite sobre Schluter Ditra 25, Duches ao nível do pavimento Schluter Kerdi Line com impermeabilização integral da base com Schluter Ditra 25 e paredes com Schluter Kerdi 200, Bomba de calor Daikin Altherma solar integrada de 16Kw para aquecimento e arrefecimento com produção instantanea de AQS, solar termico a tubos de vácuo auto limitados OEG 4Flex+ 50 tubos, Recuperador de calor a lenha ADF Calida 100 Duo com deposito de inercia 400 litros e circulador anti-condensação 60ºC, VMC com recuperador de calor fluxos cruzados Tecna RCA400 e aquecimento de piscina exterior por via solar termico aproveitando os colectores solares aplicados.

ps: inercia total do sistema é de 900 litros geridos autonomamente.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok, Joao Dias, M.Dias
      2018-06-16 16.01.02.jpg
  3. Colocado por: jo.sanQuais as vantagens das bombas calor AQS semi-instantaneo vs as normais?

não necessitam de picos temperaturas para matar legionella e não necessitam de anodo para proteger o deposito

desvantagens: mais lentas no aquecimento, menor volume de agua disponivél e mais caras.
  4. Colocado por: MlealAinda vou ter a mulher a usar cobertores no verão
    e t-shirt no inverno, lol
  5. Colocado por: Pedro Azevedo78
    Onde é que foi vendido aqui o arrefecimento por PRH como arrefecimento passivo?
    Se é feito através de uma BC como é que é passivo?!

Qt ao resto Skinkx, para o utilizador comum (como eu) o que interesse a tirar aqui do fórum é queSIM, é possível manter uma casa com temperatura interior agradável (23/24ºC) através de arrefecimento por PRH, mesmo com madeira! É o que eu tenho.

Os meus "5 cêntimos" de opinião como utilizador final.
    Concordam com este comentário:jorgealves,Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zinna

Bom dia
    Esses 23/24 são conseguidos com que temperatura exterior? É que se consegue isso com 30 graus não me parece grande vantagem.. qualquer casa em pedra consegue facilmente temperaturas mais baixas e sem qualquer prh.....

E também falo por experiência própria....

A questão que o Skinks levanta é de todo pertinente... É pena que por vezes não se queiram ouvir opiniões diferentes das nossas, principalmente se estás afetam, de uma forma ou de outra, o nosso ganha pão.
    Já vi por este fórum vários utilizadores insatisfeitos com o prh e com o seu consumo, e as respostas que sempre aqui ouvi é que o problema seria do isolamento ou do técnico, mas nunca do sistema em si, e pelo contrário, sempre que aparece um utilizador satisfeito com o prh, o mérito pertence todo ao sistema e não ao isolamento da casa e afins...

Quero com isto dizer que ter 23/24 graus dentro de casa e atribuir esse facto ao prh é, na minha humilde opinião, um absurdo completo, pois é perfeitamente possível ter esses valores não possuindo qualquer prh...

E são essas afirmações que desvirtuam toda a discussão que o Skinks levanta...

Ele coloca questões concretas sobre factos concretos, que melhor querem para uma discussão produtiva???

Abraço
  6. Colocado por: Sergio Rodriguese também pode ser o suficiente

OK, e então para esclarecer o meu ponto de vista e, se possível, encerrar.

Sim, o PRH em frio pode ser suficiente, mas também pode não ser e ninguém diz nada disto. E porquê? Porque é uma solução limitada, mesmo face a outras soluções radiantes. E é limitada porque podemos andar nos tais 30 W/m2, que numa casa de 200 m2 dá uma potência de arrefecimento de 6 kW. É esta a bomba de calor que colocam numa casa de 200 m2, por exemplo? Isto para se ter a noção.

Por outro lado, eu nunca disse que o PRH em frio era totalmente ineficaz, disse aquilo que muitas vezes não é dito por aqui, que passa pelo facto de poder ser insuficiente. E muitas vezes esta insuficiência até é compensada, nos picos de demanda, por aquela coisa tantas vezes desprezada por alguns foristas, inclusivé pessoas ligadas ao sistema, que é a inércia da casa e que funciona como uma magnífico regulador das necessidades de pico. E é essa inércia que, no pico, permite alguma elasticidade ao sistema e até suprir necessidades que a máquina não conseguiria compensar trabalhando directamente - no fundo, e você sabe isto, é como um enorme depósito de inércia adicional.

Eu até nem sou contra o facto de se dizer às pessoas que por mais X%, normalmente 20%, conseguem ter um sistema que além de calor, também vai fazer frio. Têm, e isto é a minha opinião e foi por isso que me bati ontem, é que informar as pessoas que esses 20% a mais do orçamento vão servir para arrefecer até 30 W/m2, mais coisa menos coisa, pelo menos onde revestido a madeira, e não andar com semânticas de refrescamentos e passivos, porque uma confunde e a outra simplesmente não é mesmo verdade. E daí que eu tenha dito, a si, que o exemplo da Giacomini não se aplica, porque é mesmo passivo, ao contrário do que se vê por aqui - e isto nem é uma crítica ao que se vê aqui que é absolutamente normal, simplesmente está errado chamar-lhe uma coisa que não é.

As pessoas devem ser informadas e por acaso você foi dos poucos que meteu aqui um gráfico que pelo menos permite apontar um valor que serve para as pessoas verem ao mesmo tempo as potencialidades e limitações do sistema. Aí até concedo que clarificou, a seguir é que eu acho que não.

E é isto que, a meu ver, deve ser feito. Sem refúgios semânticos, é dizer claramente o que o sistema faz, o que pode fazer e os limites do mesmo. Com números, por exemplo.

Volto a repetir, às vezes as pessoas pensam que só me informo aqui. Falo regularmente com um TIM II (ou III, já nem sei o que é o quê), com directores técnicos de empresas com 10 a 12 funcionários com trabalhos similares ao do Jorge, com directores técnicos de firmas de construção que aplicam estes sistemas regularmente e até com os directores de firmas que estão presentes nas palestras da Passive House, por exemplo, a fazer palestras e não apenas como expositores. E todos eles fazem ou podem fazer PRH a fazer frio, ninguém levanta celeumas quanto a isso, mas depois ou complementam aquilo com outro tipo de soluções radiantes ou complementam com VC nas zonas de maiores cargas, precisamente para assegurar a fiabilidade e suficiência do sistema. E não estamos a falar de caroqueiros, que são firmas com porta aberta ainda muitos de nós andávamos no "saco" dos pais.

E com este post espero não ter ferido mais susceptibilidades e ter sido analítico qb, porque não quero mesmo voltar a este tema por agora.
  7. Colocado por: ASM25

Bom dia
    Esses 23/24 são conseguidos com que temperatura exterior? É que se consegue isso com 30 graus não me parece grande vantagem.. qualquer casa em pedra consegue facilmente temperaturas mais baixas e sem qualquer prh.....

E também falo por experiência própria....

A questão que o Skinks levanta é de todo pertinente... É pena que por vezes não se queiram ouvir opiniões diferentes das nossas, principalmente se estás afetam, de uma forma ou de outra, o nosso ganha pão.
    Já vi por este fórum vários utilizadores insatisfeitos com o prh e com o seu consumo, e as respostas que sempre aqui ouvi é que o problema seria do isolamento ou do técnico, mas nunca do sistema em si, e pelo contrário, sempre que aparece um utilizador satisfeito com o prh, o mérito pertence todo ao sistema e não ao isolamento da casa e afins...

Quero com isto dizer que ter 23/24 graus dentro de casa e atribuir esse facto ao prh é, na minha humilde opinião, um absurdo completo, pois é perfeitamente possível ter esses valores não possuindo qualquer prh...

E são essas afirmações que desvirtuam toda a discussão que o Skinks levanta...

Ele coloca questões concretas sobre factos concretos, que melhor querem para uma discussão produtiva???

Abraço

Se você for ver, como forma de reforçar o argumento, foram logo chamar a ajuda de um DO que acaba de ter o seu PRH montado e que vem atestar a eficácia do mesmo quando não estamos sequer no pico do calor e quando, quem tem PRH a fazer quente e frio, provavelmente teve-o ligado em modo de calor até há uma semana atrás.

E foi por isso que eu dei o exemplo do Natal, como boa altura para atestar a eficácia do sistema a fazer frio, porque quando se quer confundir e não esclarecer, pegam-se em exemplos que não se aplicam e usam-se como argumentos campeões.

Por outro lado, e para não desmerecer testemunhos que considero credíveis, também falou o Pedro Azevedo que sabemos que tem este sistema em casa e que já passou por vários verões com ele, mas também julgo que o mesmo, algures neste fórum, já admitiu que o sistema não é totalmente suficiente em picos de maior demanda. E depois há aquela coisa que ninguém fala, porque o sistema é rei e o resto aparentemente estático, é o local onde está instalado - se admito que este sistema possa ser suficiente em zonas litorais, mais coisa menos coisa, tenho sérias dúvidas da sua auto-suficiência em zonas interiores ou raianas, onde a temperatura exterior de verão atinge 40º. E é para os 40º que eu quero sistemas de frio, não é para os 30º, porque com 30º na rua ainda se está bem dentro de casa.

Mas pronto, isto sou eu a divagar, com aquele pequeno pormenor das zonas climáticas que vêm em catálogo, perdão, em decreto, e que por isso são coisas de burocratas e tecnocratas. Mas se têm dúvidas, dou um conselho: vão falar com um engenheiro mecânico e peçam uma simulação dinâmica que ele dá-vos logo as potências necessárias de aquecimento e arrefecimento, sendo certo que como não está a vender nada tem logo uma isenção diferente.

Porque caso contrário podem estar a contratar um sistema que, para perceberem o paralelismo, consegue assegurar o aquecimento quando estão 7 ou 8 ºC na rua, mas quando estão 1 ou 2º se demonstra insuficiente. Isto tem que ser estudado e quantificado, dizer que os meus são diferentes dos outros é para confundir, porque os tubos são os mesmos, as centralinas também, as bombas de calor a mesma coisa. Não há segredos, ou o sistema é suficiente ou é insuficiente.
  8. Tinha para aqui um grande testamento escrito mas como se há coisa de que este forum não precisa é mais ruido fico-me por desejar um bom Domingo a todos em especial ao MLeal para quem foi um absoluto previlégio trabalhar. Um DO exemplar, preocupado, interessado e sobretudo um dos melhores seres humanos que tive a oportunidade de conhecer até aos dias de hoje. Alguem a quem actualmente gosto de chamar "amigo". Embora longe, estaremos sempre perto.
    Aquele abraço e um beijinho para a tua Senhora.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  9. Colocado por: ASM2523/24 graus dentro de casa e atribuir esse facto ao prh é, na minha humilde opinião, um absurdo completo, pois é perfeitamente possível ter esses valores não possuindo qualquer prh...

Se viver junto ao mar sim.
    Se viver onde estejam 35 (é mais!) graus durante o dia e 24/26 durante a noite dias a fio não.
    Estamos sempre a esquecer que não moramos todos junto ao mar...
    E EU moro a 35 km da costa! E sei como eram as minhas noites na casa dos meus pais toda em granito! Horríveis!
    Tem noção da inércia de uma casa dessas? Aquilo depois de aquecer é tipo forno de lenha!
    Concordam com este comentário: Joao Dias, Anonimo16062021, jorgealves, two-rok
  10. Colocado por: Skinkx, também falou o Pedro Azevedo que sabemos que tem este sistema em casa e que já passou por vários verões com ele, mas também julgo que o mesmo, algures neste fórum, já admitiu que o sistema não é totalmente suficiente em picos de maior demanda

O meu sistema, da forma que foi feito, tenho quase a certeza que por exemplo numa cidade como Portalegre não seria suficiente.

Colocado por: Skinkxtenho sérias dúvidas da sua auto-suficiência em zonas interiores ou raianas, onde a temperatura exterior de verão atinge 40º. E é para os 40º que eu quero sistemas de frio, não é para os 30º, porque com 30º na rua ainda se está bem dentro de casa.

Vamos ter certamente o testemunho do Callinas durante este verão para vermos isso.
    Creio que vai ser um testemunho importante.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, jorgealves, callinas, zinna, two-rok
  11. Colocado por: Pedro Azevedo78
    O meu sistema, da forma que foi feito, tenho quase a certeza que por exemplo numa cidade como Portalegre não seria suficiente.

Vamos ter certamente o testemunho do Callinas durante este verão para vermos isso.
    Creio que vai ser um testemunho importante.
    Concordam com este comentário:Joao Dias

Se o verão for como tem sido não será prova de nada. E mesmo esta semana, que vai ser a ferro e fogo, não é grande exemplo porque aproveita uma curva de inversão de temperatura, as casas ainda estão "frias".

Já um verão como o do ano passado serve como melhor exemplo, porque testa efectivamente as capacidades do sistema.

Mas você já disse algo que acrescenta à discussão: o seu sistema, sendo suficiente para si (e julgo que mesmo assim já algures descreveu algumas limitações) não seria totalmente eficaz num clima mais agressivo. Ou seja, as limitações do sistema estão lá, as condições ambientais é que não as deixam expostas como tal.

No fundo, todo o meu ponto desde o princípio. E isto deve ser dito sem subterfúgios semânticos, como me acusaram de andar a fazer, quando é precisamente o contrário.
  12. Colocado por: Skinkxnão andar com semânticas de refrescamentos e passivos, porque uma confunde e a outra simplesmente não é mesmo verdade
    quem falou em refrescamento fui eu desde o início, foi a minha opinião é mantenho-a, e se procurar aí para trás indico também limites do sistema, não andei nem tentei confundir o que seja, e traduzindo por miúdos o que para MIM diferencia um sistema a frio e um refrescamento, basicamente um sistema a frio mantém o seu débito de potência mais ó menos igual seja quais forem as condições, já no refrescamento radiante por exemplo, o próprio sistema é limitado quanto á potência que débita sendo que à medida que a temperatura baixa dentro de casa menos débito tem, mas também sou eu que digo que estás limitações inerentes ao sistema podem ser suficientes para criar um clima de conforto dentro de casa, mesmo que a diferença seja de 10graus pro exterior nota bem a diferença, e mais posso dizer que mesmo estando limitado na potência há varias coisas que pode fazer para colmatar o menor débito, seja com sistemas a frio tipo VC ou ac ou até uma solução multi radiante, prh mais uma parede radiante por exemplo na mesma divisão
    Concordam com este comentário: jorgealves
  13. Colocado por: ASM25Esses 23/24
    nas fotos estam 18°C interiores com 28°C ext.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  14. Colocado por: Sergio Rodriguesprh mais uma parede radiante por exemplo na mesma divisão
    vê lá se tás calado o frio é psicológico, o calor também.
  15. Colocado por: Skinkxtenho um curso de engenharia
    desculpe, eu corrigo

Papagaio licenciado

Não tem mestrado nem doutoramento?

A licenciatura já não dá para quase nada.
  16. Eu até nem sou contra o facto de se dizer às pessoas que por mais X%, normalmente 20%

Como tem agravamento de zero, zero x zero, repito 0.
  17. Colocado por: jorgealvesnas fotos estam 18°C interiores com 28°C ext.
    Concordam com este comentário:Joao Dias

Desculpe que lhe pergunte , mas estavam 18 graus quando? ontem ? anteontem?

é que há 2/3 dias atras estavam18 graus era no exterior... por isso estar 18 graus no interior de uma moradia, que parto do principio seja bem isolado, no PRIMEIRO dia de calor que o ano teve, e daí concluir que é graças a um sistema de arrefecimento/aquecimento, é de todo intelectualemente desonesto....

abraço
  18. Colocado por: jorgealvesdesculpe, eu corrigo

Papagaio licenciado

Não tem mestrado nem doutoramento?

A licenciatura já não dá para quase nada.

A questão aqui não é ser papagaio, é eu ter apresentado uma série de factos que você nem sequer consegue responder e porque, no fundo, se não for isto você é um inútil, que não tem mais trabalho nenhum, porque se não fosse o fórum era um mendigo profissional.

Por isso, agradeço a consideração, mas foi uma licenciatura quando as mesmas eram de 5 anos.

Não foi nem um bacharelato nem uma licenciatura de 3 anos, muito menos um curso técnico numa escola técnico-comercial, de onde saem tipos que são aspirantes a um dia ser engenheiros, que dizem que fazem projectos, mas que na prática não passam de esquiços sem qualquer validade legal.
  19. Colocado por: Sergio Rodriguesquem falou em refrescamento fui eu desde o início, foi a minha opinião é mantenho-a, e se procurar aí para trás indico também limites do sistema, não andei nem tentei confundir o que seja, e traduzindo por miúdos o que para MIM diferencia um sistema a frio e um refrescamento, basicamente um sistema a frio mantém o seu débito de potência mais ó menos igual seja quais forem as condições, já no refrescamento radiante por exemplo, o próprio sistema é limitado quanto á potência que débita sendo que à medida que a temperatura baixa dentro de casa menos débito tem, mas também sou eu que digo que estás limitações inerentes ao sistema podem ser suficientes para criar um clima de conforto dentro de casa, mesmo que a diferença seja de 10graus pro exterior nota bem a diferença, e mais posso dizer que mesmo estando limitado na potência há varias coisas que pode fazer para colmatar o menor débito, seja com sistemas a frio tipo VC ou ac ou até uma solução multi radiante, prh mais uma parede radiante por exemplo na mesma divisão

Não, não foi só você. Pode ter sido agora, mas esta conversa tem barbas e você sabe disso. E é engraçado que o parágrafo final termina exactamente com algo que eu já disse. Eu, "papagaio".
  20. Colocado por: ASM25

Desculpe que lhe pergunte , mas estavam 18 graus quando? ontem ? anteontem?

é que há 2/3 dias atras estavam18 graus era no exterior... por isso estar 18 graus no interior de uma moradia, que parto do principio seja bem isolado, no PRIMEIRO dia de calor que o ano teve, e daí concluir que é graças a um sistema de arrefecimento/aquecimento, é de todo intelectualemente desonesto....

abraço

A maior parte das pessoas ainda tem cobertores na cama e eles já estão a demonstrar que isso não interessa para nada, se estão 18 ºC no interior, então só pode ser do PRH a fazer frio!!!

Por aqui se vê a boa-fé dos argumentos.

E depois lá aparece um ou outro que vem defender a honra do convento, como o Sérgio ou o Pedro Azevedo, que acabam por dizer exactamente aquilo que eu disse, mas se eu não falasse nisso ninguém ia assumir, como por exemplo o facto do PRH ser limitado e de ser muitas vezes complementado (quase sempre!) com outros sistemas, radiantes ou não.

No fim, um artolas qualquer ainda vem questionar se eu tirei um curso de 5 anos ou não... um artolas que não passa de um passa-fome, a quem o fórum da casa orientou na vida. Enfim.

Mais, um gajo que é de Lisboa e que anda a fazer os PRH da marca na Barra de Aveiro, quando a marca tem instaladores bem mais perto, por exemplo em Leiria, mas nas obras do fórum só entra este...

Então se eu for de Coimbra e ligar para a marca esta manda-me um instalador de Lisboa quando os há em Leiria? WTF. Bela panelinha.

Mas hey, há que calar os papagaios. Passa bem, ó passa-fome.

0.3924 seg. NEW