Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: emadA questao é faz as duas coisas ao mesmo tempo. Aquece Aqs e arrefece Prh ao mesmo tempo?

Não. Uma de cada vez...
    EDIT: AFINAL PARECE QUE HÁ BOMBAS QUE PODEM FAZER AS DUAS COISAS.
  2. Colocado por: emadUma pergunta ignorante. Alguem que tenha PRH que tambem arrefece e nao tenha mais nada para AQS, como é que aquece as AQS e arrefece ao mesmo tempo?

O sistema para completamente de fazer frio, obviamente. E a inversão de ciclo, não tenho a certeza, mas não é assim tão rápida. Ou seja, além de parar, ainda tem esse tempo adicional de comutação de serviços.

No entanto, os sistemas que aqui são montados têm apoio solar, julgo que essa questão não se colocará, só se for muito residualmente.
  3. ,
  4. Colocado por: Pedro Azevedo78
    Não. Uma de cada vez...
    deppend da bc
  5. Colocado por: ASM25

Bom dia,
    Não entendi o seu comentário.

O que o comentário quis dizer foi que a temperatura mostrada de 18ºC foi conseguida baixando a temperatura que já estava mais alta no interior da habituação.
    Ou seja se a casa estava a 22ºC ( mera suposição) e depois passou para 18ºC após ter sido ligado o PRH a fazer frio, creio que se pode tirar a conclusão que foi por acção desse. Ou não?
    Concordam com este comentário: jorgealves
  6. Colocado por: Sergio Rodriguesdeppend da bc

Ups... Já editei a minha resposta.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  7. Colocado por: Pedro Azevedo78
    Não. Uma de cada vez...
    EDIT: AFINAL PARECE QUE HÁ BOMBAS QUE PODEM FAZER AS DUAS COISAS.
    existem versoes que permitem aqucimento das AQS e arrefecimemto em simultaneo, no entanto a esmagadora maioria dos equipamentos disponiveis no mercado so faz uma das funcoes de cada vez,

Tem por aqui algumas instalacoes sem ligacao solar termica.
  8. Colocado por: ASM25primeiro dia de calor do ano
    o DO em causa ja referiu o que era importante e nao mee pareceu chateado,

Nao pode chegar a uma discussao que é repetida por um unico elemento discordante vezes sem conta e mesmo perante os comentarios de diversos DO, do fabricante e do instalador e ainda sem nunca ter visitado, acompanhado ou presenciado qualquer instalacao quer em execucao quer em exploracao nao tem pudor em chamar de mentiroso para baixo e tomar partido por causa de um unico comentario, que nao passa da mais pura verdade

Repito sem qualquer prova real.

Tire as suas conclusoes que eu tirei as minhas ha mais de um ano atras quando isto surgiu pela primeira vez.

Ps: este e um topico inserido na categoria correcta sendo de promocao do que eu executo, pelo vistos incomoda muitos interesses instalados.
    Concordam com este comentário: two-rok
  9. Colocado por: ASM25

Bom dia,
    Não entendi o seu comentário.
    O que eu disse, e repito, é que apresentar uma moradia a 18 graus no primeiro dia de calor do ano, em que nem muito calor fazia se estavam 28 graus no exterior, como um mérito do prh, é de uma completa desonestidade intelectual.

Essa temperatura era a temperatura de qualquer habitação por esse país fora quer tenha ou não prh, mas que tenham uma dúzia de outros fatores que influenciam, tanto ou mais, como o prh.

Fatores esses dos quais vocês se esquecem quando a coisa corre bem mas dos quais se lembram quando a coisa corre mal.
    Abraço

Ontem, a partir das 18h30, estava frio em Aveiro/Costa Nova, não se podia estar de manga curta. Como é óbvio para quem esteja disposto a pensar, não são estas as condições que permitem aferir a eficácia (ou falta dela, seja o que for) de um sistema de frio.

Colocado por: ASM25

Também não quero fazer de advogado de ninguém, mas quem partiu para a ofensa pessoal foi o Jorge, com a história do papagaio...

Até aí a discussão não passava disso mesmo, de uma discussão teórica interessante sobre um tema interessante.. o que me parece, muito honestamente, é que o Skinks apresenta argumentos teóricos e técnicos que custam a contra argumentar... Daí a história do papagaio... porque assim personalizam a dscussão, entram no insulto, os outros fazem o mesmo e os argumentos perdem-se.

Convém não desvirtuar a verdade ☺️
    Abraço
    Concordam com este comentário:Anonimo06082021
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Skinkx

E como é óbvio ninguém lhe vai explicar como é que o PRH a fazer frio, tendo muito mais material consumível, pode algum dia custar o mesmo. Essas e tantas outras são deixadas cair no esquecimento e é para isso que servem as histórias do papagaio.

Colocado por: MRKÉ lamentável o que se lê por aqui, não percebo nem quero perceber o ódio que aqui se respira.
    Skinkx, independentemente se tem razão ou não, se diz que o Jorge não teria de comer se não fosse o fórum pergunto:sente orgulho e pretende que este deixe de ter trabalho para poder viver?
    Não estou a fazer de advogado de defesa porque o Jorge seguramente não precisa, apenas a constatar que para certas pessoas vale tudo.... Isto é muito triste e sério...
    Concordam com este comentário:jorgealves

Quando uma pessoa se arroga competências que claramente não possui, como fazer projectos de AVAC para os quais não tem reconhecimento de competências legais, e depois vem questionar as competências ou as licenciaturas de quem efectivamente está dotado delas (não de AVAC, mas noutro âmbito), como é que você reage a isso? É que foi isto que foi feito.
    Ele, que não tem formação académica nenhuma, é que ainda questiona a minha e eu é que sou o papagaio. Tem classe não tem? E eu, no fim de tudo, ainda tenho que ficar calado, certo?

Se ainda pudessem dizer que eu sou mal educado com o trolha ou o carpinteiro ou o canalizador porque tenho a soberba do curso... mas não, trato todos por igual, desde o Picareta ou do jcardoso até ao nmex ou rvsaluminio ou ao Ivo, nunca tratei ninguém por doutor nem faltei ao respeito a ninguém por não o ser. Se sou bem-educado sou com todos, se sou mal-educado sou com todos e não é por terem curso ou não, mas porque entendo que perderam o dirito ao meu respeito.
    O que não admito é que um tipo ande armado ao pingarelho e ainda me questione as aptidões ou competências, quando é do lado dele que elas faltam. Mas isto sou eu, cada um faz o seu juízo de valor, incluindo sobre mim.

Eu estou aqui com ZERO trabalhos prestados via fórum, a minha presença aqui é meramente lúdica e sem qualquer intuito económico. Digo aquilo que penso sem qualquer compromisso com ninguém e cada um aproveita o que quer, se entender que tem um argumento legítimo. Outros não fazem o mesmo, muitas vezes ajudam (é verdade) mas outras tantas confundem para daí retirar proveito económico e ainda se armam em vedetas da barraca, quando se não fosse ela se calhar não facturavam 20% do que facturam e andavam aí a mendigar, aos caídos, porque pelos vistos lá fora, sem o tecto da barraca, é mais complicado arranjar trabalho. Ter uma pessoa destas a chamar-me "papagaio", santa paciência, essa não levo para casa.

Ponham a mão na consciência e pensem se quem é bom, realmente bom, precisa disto para alguma coisa. Quem gosta disto anda aqui por hobbie ou necessidade. E por necessidade deveriam andar apenas os DO.

Fica a explicação para quem a quiser entender, porque quem não quer entender também não vai entender.

_______________________________________________________________________________________________________________________________

Mais, há aqui uma confusão na sede da O2 Energy, que é em Leiria e não em Cantanhede. Quem tem relação profissional com Cantanhede sou eu, não a O2 Energy, por isso há ali um lapsus linguae qualquer, que quem sabe que eu tenho essa relação com Cantanhede são os representantes de marcas aqui no fórum, que por acaso estão no consórcio, a quem disponibilizei os meus dados pessoais e se foi daí que veio essa informação, agradeço que sejam mais briosos na gestão de dados que, por princípio, deveriam ser confidenciais. Não foi ao Jorge que eu disse que tenho relação com Cantanhede e é um tiro no submarino ele confundir Leiria com Cantanhede, é que não é ali propriamente ao lado. Fica a nota.

E agora, fora por uns dias. Um bom dia a todos.
    Concordam com este comentário: rsvaluminio
  10. ASM

fale com um engenheiro mecânico ou uma firma especializada em sistemas radiantes, ouça pelo menos mais que uma pessoa.

Eu dizer que faço e aconteço é fácil, pode ser verdade ou não. Se ouvir mais pessoas você próprio chegará a uma conclusão.

Os tubos são os mesmos, as placas são as mesmas, as betonilhas são as mesmas, as bombas de calor são as mesmas e as gestões do sistema são as mesmas. Não há milagres, isto não é ambíguo nem ciência de foguetões, só tem é que procurar informação FORA do fórum, de preferência.

E no fim pode perfeitamente optar por um PRH que faça frio, não tem problema nenhum, nem eu disse que tinha. Convém é estar informado das potencialidades e limitações do sistema, só isso.

Um bom dia a todos como tinha dito.
    Concordam com este comentário: rsvaluminio
  11. Colocado por: SkinkxO2 Energy
    que a semelhanca de anos transactos vai estar presente na Expofacic com um stand proprio que creio ser realizada em Cantanhede e nao em Leiria
  12. Os tubos são os mesmos, as placas são as mesmas, as betonilhas são as mesmas, as bombas de calor são as mesmas e as gestões do sistema são as mesmas
    a unica coisa que é mesmo diferente é o instalador e somente aí faz toda a diferenca.

Ps: os sistemas tambem sao diferentes, pelo menos as placas, o recobrimento, as prestacoes, a garantia, os acessorios, os complementos, etc, etc...
  13. Colocado por: Schlüter-PortugalTambém o Sr Dias é danado. Como não esteve na festa de inauguração já está com agoiros?

Mau... Houve festa e eu não sei de nada? Vai cair de certeza!...
    • Skinkx
    • 18 junho 2018 editado
    Colocado por: jorgealvesque a semelhanca de anos transactos vai estar presente na Expofacic com um stand proprio que creio ser realizada em Cantanhede e nao em Leiria

Claro, foi daí que veio a confusão. Aliás, a Schlutter estava presente esta ano na Tektónica, logo a sede é em Lisboa. Ou então não. Pode continuar a atirar areia para os olhos. Você confundiu a sede da O2 com o local onde trabalho, isto para toda a gente perceber, porque entre Cantanhede e Leiria ainda são uns bons 100 kms.

Eu percebi o lapso, fugiu-lhe a boca para informação que você não devia possuir. Informação que, por acaso, o seu representante oficial possui. E que me leva a crer que não gere adequadamente. Aquelas coisas de protecção de dados e afins, mas quem quer saber dessas coisas quando é tudo gente de bem?

Colocado por: jorgealvesa unica coisa que é mesmo diferente é o instalador e somente aí faz toda a diferenca.

Temos aqui um Oppenheimer dos tempos modernos, mas cujo reconhecimento profissional teima em não aparecer fora da barraca. Vivemos num mundo cão.

EDIT: a ver se é desta - passe bem e um bom dia.
  14. Nao seja ridiculo.

O Socio gerente da O2 é natural de Cantanhede, deduzo eu que seja por isso que ele faz a Expofacic.
  15. falam aqui tanto em DO, isso é o quê? :=(
  16. Dono de Obra
    Concordam com este comentário: zinna, jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joedualmar
  17. Colocado por: ptugaDono de Obra
    Concordam com este comentário:zinna

DO = O entalado...
    Concordam com este comentário: zinna, jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joedualmar
  18. Colocado por: Pedro Azevedo78
    O que o comentário quis dizer foi que a temperatura mostrada de 18ºC foi conseguida baixando a temperatura que já estava mais alta no interior da habituação.
    Ou seja se a casa estava a 22ºC ( mera suposição) e depois passou para 18ºC após ter sido ligado o PRH a fazer frio, creio que se pode tirar a conclusão que foi por acção desse. Ou não?
    Concordam com este comentário:jorgealves

Nao , nao pode.

Se reparar o Jorge apresenta duas fotos... uma com a temperatura de 20 graus, com algo que assumo que seja um relógio, a marcar 00:08, e outra com 18 graus e com o suposto relógio a marcar 00:02.... pelo seu raciocínio a casa terá ficado mais quente e nao mais fria....

Mas isso nem sequer é importante para a discussão... em verdade é totalmente irrelevante pois o que se debatia era a relevância e eficácia do sistema.. no entanto, desculpe que lho digam , muita gente aqui nao quis, nem quer, debater o assunto, ou porque nao sabe ou porque nao quer... e assim sendo preferem reverter a discussão para a estupidez,a má-criação e a deselegância pessoal e profissional... coisa que nao faz parte da minha natureza...

Desde o inicio que o Skinks afirma que o sistema arrefece, o que ele debate é o grau da sua eficiência ... e isso sim interessava-me...

Abraço
    Concordam com este comentário: Skinkx, rsvaluminio, Anonimo06082021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Skinkx
  19. Desculpem a minha ignorância, mas com o clima de Portugal no Verão ( temperaturas altas de dia e relativamente baixas de noite) não faz muito mais sentido um sistema VMC para arrefecer a casa durante a noite?

Em relação ao consumo da bomba de calor, o consumo é variavel só nas bombas de calor aquecimento semi-instantaneo ou as outras normais também o consumo é variavél?

0.4304 seg. NEW