Iniciar sessão ou registar-se
  1. Se se despachar ainda consegue falar com PQ e com o TIM que conhece.
    Concordam com este comentário: two-rok
  2. Colocado por: jorgealvessim, e????

O que tem uma unidade de tratamento de ar novo a ver com o assunto?!?!?!

As VMC que ele tem falado sempre desde que por aqui anda tem recuperação de calor no inverno e bypass no verão. Quando muito, mencionou também um modelo da Nilan que tem uma BC acoplada à insuflação e por isso faz algum arrefecimento activo.

Qual foi a parte que não percebeu ou em que eu me enganei?
  3. Colocado por: jorgealvesSe se despachar ainda consegue falar com PQ e com o TIM que conhece.

Não preciso, vou sair por umas horas, você tem tempo mais que suficiente para explicar o meu erro.

o que ele disse foi isto:

Se for fechado o Bypass em vez de fazer a recuperação de calor não poderá efetuar a recuperação do arrefecimento dentro de casa?
  4. Colocado por: Skinkx

O que é que o MNeo perguntou?
    o Mneo nunca se armou ao pingarelho a falar do que nao domina, pelo que os termos que usou sao desculpaveis,

No caso de si e na sequencia das ultimas paginas, nao existe desculpa para algo que se aprende no 8° ano e ainda mais vindo de alguem que esgrime o canudo como argumento.

E isto nem nada a ver com tecnica.
  5. Colocado por: Skinkxo que ele disse foi isto:
    e você respondeu isto

não estar a fazer recuperação de calor e aquecimento no verão
  6. Amanhã quando souber a resposta pode vir cá colocar que eu espero.
  7. Colocado por: jorgealveso Mneo nunca se armou ao pingarelho a falar do que nao domina, pelo que os termos que usou sao desculpaveis,

No caso de si e na sequencia das ultimas paginas, nao existe desculpa para algo que se aprende no 8° ano e ainda mais vindo de alguem que esgrime o canudo como argumento.

E isto nem nada a ver com tecnica.

O que eu quis dizer foi que o bypass não deve ser desligado porque no verão é mais favorável ter a máquina a trabalhar com o bypass em certas situações (por exemplo à noite, em que o ar exterior está mais fresco que o interior) do que estar a fazer recuperação de calor e aquecer o espaço interior quando poderia estar a arrefecê-lo se fizesse uso do bypass.

A resposta está ambígua e até contradiz aquilo que eu disse atrás, quando disse que a VMC permite diminuir as necessidades de arrefecimento. Mas no que toca ao bypass está correcta, ele é benéfico e não deve ser fechado.
  8. Colocado por: jorgealvesAmanhã quando souber a resposta pode vir cá colocar que eu espero.

Peço desculpa se tive um compromisso social daqueles mais infelizes a que ninguém gosta de ir, juro que preferia ter ficado aqui a aturá-lo.
    • Skinkx
    • 19 junho 2018 editado
    Colocado por: jorgealvese você respondeu isto

Se não tiver bypass, de noite a máquina vai estar a aquecer o ar que vem do exterior. Como tal o bypass não deve ser fechado. Isto eu mantenho, o modo como enquadrei é que não, está confuso e ambíguo, como já assumi.

Quando digo algo que está errado, assumo. E aquelas frases não estão correctas.
    • Skinkx
    • 19 junho 2018 editado
    ...
  9. A sua ideia sobre o funcionamento ideal do bypass está errada, assim como a "mecânica" envolvida.

Não espere que eu lhe diga mas pense bem sobre o assunto que vai chegar lá.
  10. Colocado por: Skinkxaquelas frases não estão correctas.
    não são somente aquelas frases que estam erradas mas também esta

Colocado por: Skinkxmáquina vai estar a aquecer o ar que vem do exterior.

Pense pela sua cabeça que vai lá chegar.
  11. Colocado por: jorgealvesnão são somente aquelas frases que estam erradas mas também esta

Pense pela sua cabeça que vai lá chegar.

O que está errado está assumido.

A parte do bypass está correcta. O erro/confusão não está aqui.

Se no verão, por exemplo à noite, estiverem 18º na rua e 26º dentro de casa, o que é que a VMC vai fazer ao ar fresco que vem da rua se não tiver bypass?
  12. Como disse, mantenho este ponto. A minha confusão não foi aqui.
    • VCAC
    • 19 junho 2018 editado
    A recuperação de calor acontece quer no verão quer no inverno.

No inverno - temperatura interior de conforto superior à temperatura exterior - há recuperação de "calor"

No verao - temperatura interior de conforto inferior à temperatura exterior - há recuperação de "calor" (de noite, desde que a temperatura exterior esteja abaixo da temperatura interior de conforto e o recuperador tiver by-pass pode fazer-se freecolling - não há recuperação de "calor")

"Calor" quantifica frio e quente...mais calor e menos calor!
    Concordam com este comentário: jorgealves
  13. Colocado por: jorgealvesAmanhã quando souber a resposta pode vir cá colocar que eu espero.

O Jorge, desculpe que lhe diga, tem uma capacidade argumentativa de uma criança de 5 anos...

"O meu brinquedo é melhor que o teu, nhenhenhe, eu sei fazer um avião de papel e não te digo como se faz...nhe nhe nhe"

Oh homem explique lá o funcionamento dessa coisa, como um adulto, para ficarmos a perceber a lógica da coisa... O Skinks já admitiu que estava enganado, a isso chama-se maturidade... Siga o exemplo....
  14. Alguém me consegue quantificar a diferença de:
    1 mono-split fdxm25 vs multi-split 3mxm68 com uma via fdxm25 a trabalhar?
  15. Colocado por: valsascAlguém me consegue quantificar a diferença de:
    1 mono-split fdxm25 vs multi-split 3mxm68 com uma via fdxm25 a trabalhar?
    consome 1,4 vezes mais para fazer o mesmo,

Tá na tabela de potência do modelo.
  16. Colocado por: ASM25Oh homem explique lá o funcionamento dessa coisa, como um adulto, para ficarmos a perceber a lógica da coisa... O Skinks já admitiu que estava enganado, a isso chama-se maturidade... Siga o exemplo....

Colocado por: Skinkxporque é que ninguém pede a quem instala isso que QUANTIFIQUE as necessidades da fracção e as potencialidades do sistema?
    Como é que é sobre mim que recai essa espécie de ónus da prova?

Resposta a uma pergunta do alexp....

Maturidade....
  17. Colocado por: Anonimo18072022A
    Comentando como mero espectador, sem considerar os vários argumentos esgrimidos, será como pedir ao cozinheiro o segredo da receita que tem sucesso.
    Concordam com este comentário:jorgealves

Colocado por: ASM25tem uma capacidade argumentativa de uma criança de 5 anos...
    espera que uma criança o elucide???

Não me parece possivel

0.4548 seg. NEW