Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: jorgealvespode adicionar depositos em cascata, mas depois precisa de mais potencia para os aquecer e manter dentro do necessario.


    Pode, mas não é a mesma coisa. Pelo menos para mim. Mesmo a solução que apresentou, sendo boa, acabo por preferir um volume único. Mas em plástico também não é fácil.
  2.  # 2

    Colocado por: MNeo

    Mas se temos baixas necessidades energéticas, não vai resultar também em depósitos com menor capacidade de acumulação de inercia?

    Se temos menos perdas na equação final resultantes de menores perdas do edifício, não resulta também que o depósito necessita que seja reposta menos energia resultante do aquecimento pelo PRH, dissipando a sua inercia mais lentamente? Não sei se me expliquei bem...


    Olhe para a inércia como olha para a bateria do telemóvel: se desse para 4 ou 5 dias em vez de um, não seria um upgrade? É mais ou menos por aqui.

    A inércia permite aumentar a elasticidade do sistema... melhorando ainda a energia que é consumida a partir de fontes renováveis (solar, lenha), pois permite uma acumulação superior, por mais tempo.

    Uma opinião pessoal minha, claro, não deixa de estar bem servido com a solução apresentada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MNeo
  3.  # 3

    Colocado por: SkinkxPode, mas não é a mesma coisa.
    em muitas aplicações até é preferível ter volumes separados que um único volume, por exemplo só fazer apoio a uma parte é mais rapido e eficiente que fazer a tudo, por outro lado na fase de retenção também é muito mais eficiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MNeo
  4.  # 4

    numa passivehouse certificada basta ter um simples recuperador a lenha para suprir todas as necessidades de aquecimento, no entanto se quiser optar pela solução PRH+BC+Solar termico tem que ver qual a potencia de pico (250m2x10W=2,5Kw), adicionar as necessidades para o apoio, deduzindo que é uma familia de 4 pessoas e tem um deposito de inercia solar com 500 Litros, precisa de pelo menos 2Kw, o que dá um total de 4,5Kw, tem que escolher um equipamento que á temperatura minima do local tenha uma potencia util superior ao calculado,

    vamos fazer um exercício pratico: habitação unifamiliar na zona centro interior com temperatura mínima a rondar os 0ºC, neste caso pode-se usar um equipamento com deposito bivalente a fazer AQS e apoio ao aquecimento ambiente (concretamente Daikin a versão EHSX), á temperatura minima do local a unidade que tem os 4,5Kw nominais requeridos é o modelo com 6Kw nominais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MNeo
    • MNeo
    • 11 abril 2018

     # 5

    Colocado por: SkinkxMas em plástico também não é fácil.


    Em plástico com performance superior à Daikin têm-se a Latento, mas ai estamos noutro campeonato, inclusive no preço... :)
    • MNeo
    • 11 abril 2018

     # 6

    Colocado por: ptugaAliás fala dos dois valores.
    Mneo tirava-me a dúvida?


    Para o pico considere os 10W/m2
  5.  # 7

    Colocado por: MNeocom performance superior
    cuidado com esta "performance" pois acumula muito mais calor mas como é obvio precisa tambem de muito mais calor para tirar partido da mudança de estado,

    pelo que na minha opinião este tipo de solução somente deve ser equiacionada em sistemas com enormes e prolongados picos de produção como por exemplo a fazer inercia a caldeiras a biomassa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MNeo
  6.  # 8

    Colocado por: MNeo

    Em plástico com performance superior à Daikin têm-se a Latento, mas ai estamos noutro campeonato, inclusive no preço... :)

    produto pouco ou nada apropriado para o consumidor doméstico.
  7.  # 9

    Colocado por: jorgealvesem muitas aplicações até é preferível ter volumes separados que um único volume, por exemplo só fazer apoio a uma parte é mais rapido e eficiente que fazer a tudo, por outro lado na fase de retenção também é muito mais eficiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MNeo


    Não concordo. Com um único depósito continua a poder estratificar, mete as entradas e saídas onde quiser, define as prioridades como entende e tem vários campos de temperaturas à medida do desejado. Com vários depósitos, se for em série como na instalação que mostrou antes, a temperatura do segundo está sempre condicionada pela do primeiro... para ter AQS tem que ter sempre um e outro depósitos a temperaturas superiores à do AQS, o que limita o aproveitamento da inércia.
    Cada cabeça sua sentença
  8.  # 10

    Colocado por: MNeo

    Em plástico com performance superior à Daikin têm-se a Latento, mas ai estamos noutro campeonato, inclusive no preço... :)

    O depósito Rotex é muito competitivo, face ao que permite e ao que custa.
    Concordam com este comentário: MNeo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MNeo
  9.  # 11

    Colocado por: callinas
    produto pouco ou nada apropriado para o consumidor doméstico.


    Porque não?
  10.  # 12

    Colocado por: Skinkx

    Porque não?

    Preço por exemplo
  11.  # 13

    Colocado por: SkinkxO depósito Rotex é muito competitivo, face ao que permite e ao que custa.
    mas extremamente limitado no que concerne a potencia de entrada, a solução que tenho usado para ultrapassar esta limitação é conjugar em paralelo com outro convencional somente de inercia para a biomassa debitando depois para o Sanicube ou a bomba de calor com deposito incorporado, existem soluções no mercado em que não precisava deste esquema no entanto os valores são muito diferentes
  12.  # 14

    Colocado por: SkinkxCom um único depósito continua a poder estratificar, mete as entradas e saídas onde quiser, define as prioridades como entende e tem vários campos de temperaturas à medida do desejado
    não é bem assim, pois existem muitas limitações na estratificação, nas saídas\entradas e nas funcionalidades,
    uma das minhas ultimas dor de cabeça é exactamente com um acumulador topo de gama com 750 litros que está com "problemas" na gestão da energia e tem isso tudo que referiu, mas em grande parte também derivado ao instalador original que não introduziu nenhum elemento de gestão na instalação.
  13.  # 15

    Colocado por: callinas
    Preço por exemplo


    Isso não significa que não seja apropriado.
  14.  # 16

    Colocado por: Skinkx

    Isso não significa que não seja apropriado.
    para um gajo teso significa
  15.  # 17

    Colocado por: Sergio Rodriguespara um gajo teso significa


    Pouco apropriado a um consumidor doméstico pode levar alguém a pensar que é tecnicamente inadequado ou inviável.

    Um PRH também pode ser inadequado para um consumidor doméstico, na medida em que dá para aquecer de forma mais barata. E agora?

    O depósito não tem problema nenhum de adequabilidade, faz o mesmo que os outros e até mais. É caro, da mesma maneira que quase todos os que eu conheço, em plástico, são também eles caros.
  16.  # 18

    Se não tem dinheiro não é adequado seja prh seja depósito seja o que for,
  17.  # 19

    Boa noite. Qual seria o deposito adequado de água para aquecer água, que desse para AQS e para aquecer piso radiante, com os paineis solares e BC? Neste momento tenho o sistema a trabalhar, BC para piso radiante e paineis solares termossifão para AQS. E queria interligar tudo. Obrigado
  18.  # 20

    Bom dia,

    Quem pode ajudar, para as necessidades de climatização de moradia (150m2) com recurso a VC Olímpia + AQS (4 pessoas) a BC Daikin Altherma BT 11kw (pode ainda existir apoio de painéis solares, opcional) é suficiente ou tenho de ir para a 14kw?
 
0.2121 seg. NEW