Colocado por: Anonimo06082021
também fizemos operacionais com eles.....e trocas,eles davam-nos treinos com armamento deles e nós dávamos-lhes prisioneiros de guerra.
Colocado por: Anonimo06082021os GOE da PSP também iam lá Amadora....nos seus Range Rover V8 azuis.
fazia-mos treinos na torre,eles com nós e nós com eles......foi no inicio da "corda rápida",ainda só eles tinham na altura.
Colocado por: Tyrande
Fogo oh Branco, isso nem parece uma questão sua!
É bastante fácil de perceber... (não quer dizer que seja correto...mas...)
O soldado é a espinha dorsal de uma tropa. São eles que fazem a maior parte do "trabalho sujo" (na falta de melhor expressão). A "missão" do soldado é dar o corpo, o litro, carregar a ML, o Carl Gustav, a mochila, o morteiro ligeiro...seja o que for!
É rastejar, cair, levantar, ir ao assalto...é tudo!
Ser soldado (atenção que estou a referir-me a armas...não a serviços) é estar sempre a dar o sangue, o corpo ao manifesto, é ser-se corajoso e inconsequente muitas vezes...é dar tudo o que aJUVENTUDEtem para dar.
Um soldado de infantaria "acaba-se" em 4-5 anos. Acaba mesmo. O corpo já não rende aquilo que deveria render para o desempenho daquela função.
Já volta a ser preciso alguém mais novo novamente. Basicamente a tropa (qualquer tropa, não é só a nossa) suga tudo o que a pessoa tem de melhor a dar, nos melhores anos que a pessoa tem. Depois passa o "pico" e já não dá mais para aquilo...
Você está a ver um soldado com 30 anos a "render" o mesmo que um soldado com 20?
Sem contar a parte do "conforto". E isso vi eu já ao vivo e a cores, com pessoal praça QP na Marinha (fuzos)
Soldados muito antigos começam a ganhar muito "peito" e a querer impor-se a oficiais e sargentos mais novos (mesmo que não tenham razão). Isso é impensável de acontecer numa estrutura hierarquizada como as FA.
É cruel? Sim.
As FA roubam a juventuda de a uma pessoa. Há quem deixe tudo o que teve de melhor cá...
Mas infelizmente é essa juventude que mantém kkr FA do mundo operacionais...
EDIT: agora se me referir que há certas especialidades que poderiam englobar praças no QP? Sim! Sem dúvida... Mas certamente poucas...
Colocado por: nandogonca
O Ctoe so da a 1 fase do curso de sniper a pesdoal de fora dos rangers. A 2 fase só para o pessoal de lá. Pelo menos na altura era assim, quer a Gnr, quer outra força, apenas tirava a 1 fase.
os GOE nasceram com pessoal da Amadora....aliás,nessa altura os chefes eram todos ex Comandos...fui lá nessa altura acompanhar 2 colegas que foram visitar esses mesmos chefes que foram colegas no ultramar.
ainda estive há pouco tempo lá....e tenho colegas lá na UEP
Colocado por: Anonimo06082021e eram os Boinas Verdes Americanos
Colocado por: Anonimo06082021intercâmbios sempre houveram entre países/forças....hoje se calhar é ao contrario.
tínhamos muita gente de outros países na unidade a receber instrução.
Colocado por: Anonimo06082021depois tínhamos uma Companhia profissional que era quem representava os Comandos no exterior
Colocado por: branco.valter
Em primeiro lugar, você?! Prefiro que mandasses-me para um sítio que eu cá sei, do que tratares-me por você. Apesar de não nos conhecermos pessoalmente fazes parte daquele núcleo de pessoas pelo qual eu tenho demasiada estima para tratar-tepor você ou ser tratado por você.
Continuando... estas frases saíram daí de dentro, apesar de serem realistas e objetivas, senti aí algo como que tivesses libertado um peso do teu ser. Estou certo ou enganado?
Agora vou ter que voltar atrás no tempo quase duas décadas para relembrar-me do que aconteceu a meio da minha recruta. Os Belgas estavam lá para mais uns saltos e nós estávamos a ser fornicados toda a semana porque um certo bosta (que até tinha Boina Verde), resolveu descontar numa porta as suas frustrações e meter as culpas nos catatuas. O resultado final foi Fo#$ à noite até a altas horas da madrugada (ainda mais do que era habitual). Houve uma manhã um Furriel que queria mostrar trabalho ao Capitão praxou-nos logo pela manhãzinha, aquilo foi completas, os pulos de galo eram aos 100 e 200 de cada vez, enfim, um horror. Lembro-me de um Cabo Belga de barbas grisalhas a olhar para mim da zona dos sanitários gerais com cara de que achava aquilo completamente surreal. Ele um dia depois ainda falou connosco porque fixou curioso. Ele devia ter uns 40 e tal anos, muita missão em cima, muito curso em cima e provavelmente dava-nos uma abada total no mato. Eu tenho quase 40 anos e estou gordo, mal consigo correr 5 minutos porque a minha vida é completamente sedentária. Conheço um rapaz da minha incorporação que foi para a Legião (2º REP) e da última vez que nos "falamos" ele estava em melhor forma física que qualquer um daqui. Reconheço que a vida de um Pára/Ranger/Comando, faz com que o corpinho seja submetido a muita carga, a muita lesão e que os mesmos fiquem desgraçados em muito menos tempo que um simples Atirador e que esse sofra muito mais que um “guerreiro da papelada” que há por esse país fora, mas isso não quer dizer que essa mão de obra não possa ser aproveitada. Hoje em dia com os contractos de curta duração (limite de 7 anos), já não acontece, mas eu ainda apanhei Cabos com quase 10 anos de tropa que ainda eram do tempo da FAP. Um deles como só faltava 2 anos para acabar os 10 anos de contratos, foi fazer o Curso de Auxiliar de Precursor e acabou bem classificado (segundo disseram-me), mas também conheci pessoal que estava ainda no tempo de voluntário e já estavam todos podres. Eu próprio só consegui recuperar de algumas mazelas (especialmente nos tendões das pernas) anos depois e graças às artes marciais. O que é verdade para mim ou para ti, pode não ser para o fulano ao lado. Conheci muito Sargento e Oficial da velha guarda com mais pulmão do que eu com 20 anos e também conheci muito Sargento e Oficial que se corressem 5 minutos caiam para o lado, apesar de terem cursos atrás de cursos, alguns que já nem sequer existem.
Voltando atrás no tempo... havia um certo Cabo em Tancos que apesar de ser disciplinado e nunca o ter visto a faltar ao respeito a um graduado, metia tanto medo nos catatuas e nos checas como nos graduados. O tipo fez com muito rapazinho desistisse no final da recruta num simples discurso que fez a toda a companhia (CFP). Via-se que o Furriel checa que estava presente sentia-se tudo menos confortável por o ter ao lado... quem tem $% tem medo e aquele tipo metia MESMO medo!
Dito isto, queria ver qualquer desses Cabos dos Fuzos a fazer peito a um Sargento-Ajudante Pi... a um 1º Sargento Farf..., a uma 1º Sargento Ro... nestas coisas não é só ter uns dourados ao ombro, há que saber impor-se. Sabias que nós (a mui digna e nobre Tropa Paraquedista) já tivemos Praças QP? Pois é, já tivemos!
Porque é que achas que eu nem sequer fiz contracto? Vi que não ia fazer carreira e ficar ali seria estar a perder o meu tempo. Se o tempo como voluntário fosse 9 meses, eu ficava esse tempo, se fosse 4 anos, eu ficava esse tempo, MAS nem mais um dia. Adorei ter lá passado, conheci algumas das melhores pessoas que conheço, conheci alguns dos maiores **** que tive o desprazer de conhecer, mas fez tudo parte da "experiência".
Pois, mas há muita forma de rentabilizar esses efectivos. sabes que há cursos carissimos que o Exército raramente tira proveito dos militares que formou? Não estou a falar dos óbvios cursos no seio das Tropas Especiais, mas também um curso de Operador de Equipamento Pesado de Engenharia (carissimo), carros de combate, etc. Para além disso o que se fazia no meu tempo era agarrar no pessoal mais velho e colocá-lo em funções administrativas ou nas Companhias de Apoio e Serviço. Se na Armada um tipo que queira ir para o DAE ou para os Submarinos tem que ser do quadro, porque é que isso não acontece nas especialidades/cursos mais caros no Exército?
Colocado por: Tyrande
Mas nenhum sargento qp tem menos de 2 anos de tropa. Antigamente aceitavam pessoal vindo do civil, hj já não.
Nao esquecer que nao é kkr soldado que tem competencia para ser sargento/oficial. Carregar a mochila kkr um carrega, desde que tenha saude para isso...seguir é "fácil". Ser graduado não é para todos..
Uma comparacao em cima do joelho, ja que estamos no fdc, era perguntar se uma individuo para ser engenheiro devia ser 5 anos trolha antes disso.
Se calhar até que era bom para alguns...
Mas enfim, acha que todos os trolhas tem capacidade para serem engenheiros?
A diferenca deste exemplo é que se calhar um engenheiro nunca assentou massa, enquanto um graduado das armas ENSINA o soldado, porque ele já fez TUDO o que o soldado vai fazer. Nao há nada que um praca de infantaria faça que um sargento de infantaria nao tenha feito antes. O mesmo vale para cav, art, etc...
Quanto ao outro ponto...facil.
Nem toda a gente tem perfil, capacidades fisicas ou mesmo vontade de ser das armas. No entanto nao quer dizer que nao possam servir em outras areas...
O 128.º curso de Comandos iniciou-se a 7 de abril com 57 instruendos, dos quais quatro oficiais, 14 sargentos e 39 praças. A primeira novidade na instrução deste ano, face aos cursos anteriores, foi integrar o período de estágio que visava preparar fisicamente os alunos para as exigências da formação nessas forças especiais. Nessa primeira fase, de três semanas, desistiram dez recrutas (dois sargentos e oito praças). Dos 47 que seguiram para a segunda fase de treino individual, desistiram entretanto mais 23 instruendos (um oficial, oito sargentos e 14 praças), indicou o Exército.
Assim, há ainda 24 instruendos (três oficiais, quatro sargentos e 17 praças) que podem chegar ao fim do 128.º de Comandos, numa cerimónia de imposição das míticas boinas vermelhas agendada para 29 de junho no quartel da Carregueira - no Dia dos Comandos.
O consumo sem restrições de água "durante os picos de maior atividade" física foi outras das alterações feitas para este e futuros cursos, "prevenindo e antecipando eventuais incidentes sanitários", adiantou o Exército. "Precisamos de mais tempo, de mais cursos para perceber uma tendência, pois cada curso é diferente. Os próprios candidatos são diferentes", observou ao DN o porta-voz do Exército, tenente-coronel Vicente Pereira, sobre a redução significativa de casos de rabdomiólise surgidos neste 128.º curso.
Colocado por: Anonimo06082021Jaime Neves
o mais condecorado não nenhum deles!!
Comandos portugueses em Bangassou (Fronteira com a Republica Democrática do Congo), foto de Gaétan Kabasha, que refere: «... les commandos portugais viennent de prendre le contrôle de la mosquée et assurent le site des déplacés à la Cathédrale!».
A Força de Reacção Rápida portuguesa na United Nations Multidimensional Integrated Stabilization Mission in the Central African Republic, acaba de ser empenhada a mais de 700Km da sua base em Bangui, nesta região fronteiriça onde nos últimos dias já foram mortos em combates com os rebeldes, 6 militares da ONU (do Cambodja e de Marrocos), e um numero indeterminado de populares.
« These attacks led to significant population displacement, an undetermined number of civilian casualties and the death of one Moroccan peacekeeper, bringing to six the number of peacekeepers killed in the Central African Republic this week,” the spokesperson said, noting that Mr. Guterres offered his condolences to the family of the bereaved peacekeeper and the Government of the Kingdom of Morocco (ONU)».
Os comandos portugueses continuam a sua missão de contribuir para a estabilização deste país africano, onde o conflito tem por base confrontos entre rebeldes muçulmanos (Séléka) e milícias de raiz cristã (anti-Balaka).
Colocado por: branco.valterA sério?!
http://taskandpurpose.com/special-operations-super-soldiers-performance-enhancing-drugs/