Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

Vítor, Depende do tamanho da bateria e dos km diários.
    Eu com o Leaf carregava todos os dias a 80% para fazer cerca de 60km. Chegava à noite com cerca de 30-35%, carregava novamente até aos 80% durante a noite.
    Quando precisava de sair e fazer mais kms, carregava a 100%
    Com o ioniq, como a bateria é maior, carrego a cada 3 dias na totalidade.

Ou seja, para responder à sua pergunta, eu carrego quando a carga não chega para o dia seguinte.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  2.  # 282

Colocado por: DR1982Ou saber escolher, ha carros que compra hoje novos que daqui a uns anos consegue vender pelo mesmo preço ou mais caro!
    Concordam com este comentário:mafgod

Estamos a falar de carros normais para pessoas normais, não de superdesportivos que só o CR7 e os sultões das arábias compram. Um carro é um bem que desvaloriza brutalmente e tem encargos altíssimos ao longo da sua vida útil. Por alguma razão as empresas recorrem aos rentings e leasings e outros instrumentos do género para gerir a sua frota automóvel.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  3.  # 283

Colocado por: mafgodÉ fazer as contas...
    O meu VE com quase 115.000km, mais de 5 anos, atingiu o limite para receber uma bateria nova em garantia há pouco e ainda me serve para o dia-a-dia (80km).

O muito ou pouco é relativo.
    Se o carro novo tem autonomia de 100km, a garantia diz que terá no minimo uma autonomia de ~70km ao fim do periodo da garantia.
    Se tiver 300km, terá no minimo 210km....

Quem vai comprar um BVE terá de ter em conta essa realidade obviamente.
    E saber o preço de uma nova... claro.

Nos PHEV, a questão da bateria é quase irrelevante.

Ou seja mesmo que o autonomia do seu carro ainda lhe sirva, para todos os efeitos a bateria necessita de ser trocada. Ou seja para ver o consumo/manutenção que o seu carro gastou até agora, tem que incluir o valor da bateria nova. Se calhar assim as contas já não são tão bonitas...
    Concordam com este comentário: carlosj39
    • mafgod
    • 28 novembro 2017 editado

# 284

Colocado por: manelvcOu seja mesmo que o autonomia do seu carro ainda lhe sirva, para todos os efeitos a bateria necessita de ser trocada.
    Não, não precisa. E se durante a garantia tivesse atingido os minimos, só a mudava o mais tardar possivel.

Colocado por: manelvcOu seja para ver o consumo/manutenção que o seu carro gastou até agora, tem que incluir o valor da bateria nova. Se calhar assim as contas já não são tão bonitas...
    As minhas contas, foram no excel sem floreados.
    Quando decidi pela compra obviamente que fui para o caso pior:
    - carregar em casa sempre
    - ter de mudar a bateria ao fim de 5 anos
  4.  # 285

Não, não *necessita* de ser trocada. Se o carro continua a servir, porque é que tem de trocar?

Além disso, o carro do mafgod é um "mk1", a primeira geração dos Leaf onde a Nissan "meteu as patas" na bateria. Trocaram muitas muitas em garantia pelo mundo fora, muitas outras ficaram degradadas já fora do período de garantia mas, em resumo, degradavam de forma acentuada. Os "mk2" e seguintes têm uma bateria diferente, resiste incomparavelmente melhor à degradação. E estamos a falar dos Leaf porque têm o indicador do estado de degradação no painel, é fácil saber o estado. Os outros fabricantes nem mostram isso em lado nenhum
    Mas não hajam enganos, a degração é como a morte e os impostos, é certinho que temos de os apanhar :-)
  5.  # 286

Engraçado, que eu, quando comprei os CIs nunca tinha usado um excel para saber o quanto me gastaria ao fim de anos de utilização.
    Só fiz essas contas quando poderei um VE e assustei-me a quantidade de dinheiro que deitei fora enquanto mantive o CI.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  6.  # 287

Colocado por: Bruno.AlvesMas não hajam enganos, a degração é como a morte e os impostos, é certinho que temos de os apanhar :-)
    E quanto mais tarde melhor LOL
    • marvi

# 288

o que vai acontecer é quando estiver a acabar a garantia da baterias todos vão querer trocar o carro antes que lhes "estoire" nas mãos,mas depois levam a martelada que os donos dos stands não são parvos e por lei são obrigados a dar dois anos de garantia nas baterias e no resto a quem os venderem
  7.  # 289

Colocado por: marvio que vai acontecer é quando estiver a acabar a garantia da baterias todos vão querer trocar o carro antes que lhes "estoire" nas mãos,
    A bateria degrada.... e essa informação é dada ao utilizador sempre que anda com o carro (Leaf) ou quando tem de ir ao concessionário (outras marcas).
    E para a substituir em garantia a custo ZERO tem de ter um minimo.
    Se a bateria estiver abaixo desse minimo fora da garantia, só muda quem precisa.

O negócio de venda dos VEs ou CI usados é coisa que me passa ao lado e cabe a cada um vender consciente do que está a vender!
    Enquanto que num CI os stands estão formatados para adulterar os Kms, nos VEs tem de perceber que o que interessa é o estado da bateria.
    Também dá para alterar, mas se o fizerem, sujeitam-se ás mesmas condições que se forem apanhados a adulterar os Kms.

Duvido que um stand venda um VE com menos de 2 anos de garantia do fabricante sobre as baterias e que dê garantia das mesmas.
    Algum stand dá garantia de consumíveis? A bateria é como se fosse um...
    • marvi

# 290

Colocado por: mafgodAlgum stand dá garantia de consumíveis? A bateria é como se fosse um

eheehhee...e o comprador vai nisso se for burro
    • mafgod

# 291

Colocado por: marvieheehhee...e o comprar vai nisso se for burro
    Assim como quem vai comprar um CI... e sabe lá quando o filtro anti particulas (se lá existir ainda) "estoira" ou quando a embraiagem vai quebrar... ou quando a bateria de 12V dá o berro.

Um comprador de qualquer coisa, se não estiver bem informado, é comido sempre.

A ideia desta discussão uima vez mais, é para esclarecer, desmistificar mitos e mostar o que é um VE (BEV, PHEV....).

É a última coca-cola do deserto? Não, mas que dá para matar a sede dá.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas
  8.  # 292

Oh mafgod... Mas tu ainda dás troco?

Até porque é impossível dar a "martelada" no estado de uma bateria sem que ela volte quase imediatamente ao valor real. Atenção, é possível, mas em um mês está no valor real.
    Nós até conhecemos um caso em que aconteceu exactamente isso (carro importado de fora da Europa e mais alguns por essa net fora), por isso é que conhecemos a resposta do carro mas, para quem não sabe e só quer dizer mal, qualquer teoria da conspiração serve.

O que há é vendedores desonestos, que se aproveitam do desconhecimento das pessoas para lhes enfiar carros que não valem nem de perto nem de longe o que pedem por eles. Mas isso é para eléctricos e fumarentos. Tem a ver com a natureza das pessoas e não com os eventuais problemas dos carros.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    • mafgod

# 293

Colocado por: Bruno.AlvesOh mafgod... Mas tu ainda dás troco?
    A ideia é esclarecer...
    Enquanto que uns aceitam sem contestar, outros inventam ou dizem o que ouvem.... e a estes é preciso mostrar por a+b a realidade.

Se conseguir com esta discussão fazer com que alguém pondere um VE na próxima compra de um carro, já valeu o trabalho.
    Se esse alguém comprar um VE, melhor ainda!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PMir
  9.  # 294

O engraçado é que quem compra um CI nunca pergunta:
    - custo da manutenção do dito cujo
    - peças caras que tem de ser substituídas (filtro particulas...)
    - consumo
    - IUC
    - preço de um motor/embraiagem/....
    - particularidades (tipo ter de andar com o CI a queimar combstível para fazer as regenerações)
    - ....

E quando se fala num VE:
    - ah e tal a bateria é carissima
    - ah e tal são muito caros
    - ah e tal desvalorizam muito

E num CI, já fizeram as contas?
  10.  # 295

Colocado por: mafgodAssim como quem vai comprar um CI... e sabe lá quando o filtro anti particulas (se lá existir ainda) "estoira" ou quando a embraiagem vai quebrar... ou quando a bateria de 12V dá o berro.

está a comparar o que não é comparavel,uma bateria para o eletrico deverá custar nesta altura do campeonato 30% ou 40% do valor total do veiculo,enquanto um kit de embraigem ficará no máximo por 1000 euricos...para um mercedes..já com mão de obra
    • DR1982

# 296

Colocado por: larkhe

Isso ja foi chão que deu uvas ... diga me lá um ..... que ainda não seja considerado classico.
    Concordam com este comentário:marvi
    Um Evo 6, , um M3 e46( principalmente o CSL), BMW 1M, entre outros...
  11.  # 297

Se quando substituir a bateria (Leaf) tiver poupado mais do que o valor em combustível, estarei mais que satisfeito.

Voltemos a contas, e apenas no combustível,... e tomando como exemplo o meu Leaf 24kWh.

A garantia para a bateria do meu:
    - 100.000km ou 5 anos, a uma média de 5,5L em gasóleo que tinha, são 5,500L de gasóleo necessários.
    - Como uma bateria nova custa 7,300€ tudo incluído, é equivalente a 1,32€/L gasóleo
    - Quantos mais kms fizer, mais económico me fica a opção por um VE

Se fosse um de 8 anos ou 160.000km:
    - 160.000km ou 8 anos, a uma média de 5,5L em gasóleo que tinha, são 8,800L de gasóleo necessários.
    - Valores de uma nova bateria, não se sabe mas deverá ser o mesmo valor, assim é equivalente a 0,83€/L gasóleo

Resumindo, se tiveesse um Leaf 30 hoje estaria mais bem servido?
    Sim, sem dúvida alguma!
    Mas quando o comprei em 2014, ainda não existia o de 30.
  12.  # 298

Colocado por: mafgodQuantos mais kms fizer, mais económico me fica a opção por um VE

mas não pode fazer muitos km,os elétricos é só para as "voltinhas" senão tem que andar sempre a parar para carregar
  13.  # 299

Colocado por: DR1982Um Evo 6, , um M3 e46( principalmente o CSL), BMW 1M, entre outros...

só a manutenção desses meninos deitava logo o lucro à vida
  14.  # 300

Colocado por: marvios elétricos é só para as "voltinhas" senão tem que andar sempre a parar para carregar

Pois são. É o que toda a gente diz antes de começar a andar num ;-) Por isso é que o meu Leaf fez 26.000km num ano, por isso é que ainda há pouco mencionei 2 Leaf que fazem quase 50.000km/ano.

0.1242 seg. NEW