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  1.  # 521

    Não digo que não venha a acontecer. A minha bola de cristal avariou ontem 😁😁😁

    Não se esqueçam só que, apesar de a redução do consumo de combustível representar uma machadada significativa nos impostos que o estado recebe, também apresenta uma melhoria muito significativa na balança comercial (importações menores).

    Certamente que vai haver agravamento fiscal sobre os eléctricos, é inevitável. Da mesma forma que provavelmente vão aumentar as penalizações sobre os fumarentos. O que digo é que não deve ser tão simples e directo como se possa sugerir ;-)
    Concordam com este comentário: eu
  2.  # 522

    Colocado por: Bruno.AlvesNão digo que não venha a acontecer. A minha bola de cristal avariou ontem 😁😁😁

    Não se esqueçam só que, apesar de a redução do consumo de combustível representar uma machadada significativa nos impostos que o estado recebe, também apresenta uma melhoria muito significativa na balança comercial (importações menores).

    Certamente que vai haver agravamento fiscal sobre os eléctricos, é inevitável. Da mesma forma que provavelmente vão aumentar as penalizações sobre os fumarentos. O que digo é que não deve ser tão simples e directo como se possa sugerir ;-)
    Concordam com este comentário:eu


    É tão simples como isto: são 3500 milhões de euros - por comparação, é pouco menos de 1/3 do IRS, por exemplo. Como a despesa não vai diminuir, o dinheiro tem que vir de algum lado - e como não será fácil justificar aumentos de impostos noutros sectores.. .
  3.  # 523

    Colocado por: luisvvComo a despesa não vai diminuir, o dinheiro tem que vir de algum lado - e como não será fácil justificar aumentos de impostos noutros sectores.. .
    E cá estaremos depois, utilizadores de VEs, para pagar impostos a que estivermos sujeitos...

    Mas, voltando a esclarecer, um VE não é forçosamente um BVE (bateria apenas) pode ser um PHEV (bateria mais um extensor autonomia a gasóleo ou gasolina), logo, os impostos sobre os produtos petrolíferos não irão acabar para já....
    E quem diz gasóleo ou gasolina, também poderá ser hidrogénio ou outro qualquer... onde se paga impostos diretamente na "bomba".

    A vantagem de um BVE é que pode produzir o seu "combustível" (eletricidade) sem ter de ir forçosamente à bomba/posto de carga (pode é ser ou não economicamente viável... e uma vez mais, é fazer as contas).
    Mas um BVE é apenas um tipo de VE.

    E finalmente, nunca li em lado nenhum utilizadores de VEs (haverá sempre excepções obviamente) a dizer que estão contra a existência no futuro (próximo ou não) de um aumento de impostos sobre os VEs.
    Contudo, com tantas isenções e benefícios a percentagem de VEs no parque automóvel ainda é baixa, imaginem se houvesse impostos semelhantes aos dos CIs...
    Aliás, é dito por vários utilizadores de VEs, que para acabar com os abusos de alguns donos de BVE e PHEV, até se devia começar ontem a cobrança da energia consumida nos postos!
    Este estado de graça com as borlas, tem feito com que o estado de alguns postos estejam completamente degradados ou ocupados indevidamente.
  4.  # 524


    Mas, voltando a esclarecer, um VE não é forçosamente um BVE (bateria apenas) pode ser um PHEV (bateria mais um extensor autonomia a gasóleo ou gasolina), logo, os impostos sobre os produtos petrolíferos não irão acabar para já....
    E quem diz gasóleo ou gasolina, também poderá ser hidrogénio ou outro qualquer... onde se paga impostos diretamente na "bomba".


    O raciocínio é o mesmo: os 3500 MM€, com tendência a aumentar, vão continuar a ter que ser pagos e o mais natural é virem do sector automóvel.


    A vantagem de um BVE é que pode produzir o seu "combustível" (eletricidade) sem ter de ir forçosamente à bomba/posto de carga (pode é ser ou não economicamente viável... e uma vez mais, é fazer as contas).
    Mas um BVE é apenas um tipo de VE.




    E finalmente, nunca li em lado nenhum utilizadores de VEs (haverá sempre excepções obviamente) a dizer que estão contra a existência no futuro (próximo ou não) de um aumento de impostos sobre os VEs.
    Contudo, com tantas isenções e benefícios a percentagem de VEs no parque automóvel ainda é baixa, imaginem se houvesse impostos semelhantes aos dos CIs...
    Aliás, é dito por vários utilizadores de VEs, que para acabar com os abusos de alguns donos de BVE e PHEV, até se devia começar ontem a cobrança da energia consumida nos postos!
    Este estado de graça com as borlas, tem feito com que o estado de alguns postos estejam completamente degradados ou ocupados indevidamente


    Eu também não digo que os utilizadores querem ou deixam de querer pagar - só digo que os cálculos que aqui vemos dos custos de utilização são válidos hoje, nestas circunstâncias concretas que só existirão enquanto o parque de VE for muito reduzido.
  5.  # 525

    Colocado por: luisvvE depois, quando começar a haver uma massa crítica de veículos eléctricos e a receita fiscal dos combustíveis se for reduzindo, os custos de utilização dos VE rapidamente dispararão..
    Concordam com este comentário:Bricoleiro


    E o SBC vai ter efeitos positivos (por via de menor dependência do petróleo), podendo até viabilizar a exploração de lítio em solo nacional.

    O equilíbrio é dinâmico e não se consegue pensar numa variável isoladamente.
  6.  # 526

    Sim, sem dúvida 👍
  7.  # 527

    Colocado por: tostex
    E o SBC vai ter efeitos positivos (por via de menor dependência do petróleo), podendo até viabilizar a exploração de lítio em solo nacional.
    O equilíbrio é dinâmico e não se consegue pensar numa variável isoladamente.


    Por outro lado, apesar de toda a propaganda, boa parte da electricidade é produzida a partir de combustíveis fósseis, pelo que a fantasia da energia limpa vai obrigar a um aumento das importações para esse fim.

    E as energias ditas de origem renovável continuarão a ser mais caras e a ter grandes limitações em termos de previsibilidade e disponibilidade, o que obrigará a custos enormes para ter energia disponível..

    And so on, and so on..
  8.  # 528

    Sinceramente, acredito mais no futuro da mobilidade a hidrogénio do que a eletricidade.
  9.  # 529

    No entanto a hidrogénio ou a bateria o veículo continua a ser elétrico.
    Concordam com este comentário: mafgod, tostex
  10.  # 530

    O problema da poluição das centrais térmicas não deve ser um impedimento à utilização de veículos eléctricos, com a justificação que o combustível que abastece a rede elétrica também polui.

    Cada um deve fazer a sua parte. Eu conduzo um veículo elétrico sei que directamente não estou a poluir, não podemos falar pelos outros, mas da parte das grandes empresas tem havido um esforço grande para cada vez diminuir mais a pegada ecológica, não vai ser já para amanhã, mas cada um tem de fazer a sua parte, pois enquanto não houver procura não haverá oferta, e enquanto não houver oferta, não haverá procura.
  11.  # 531

    Só se é quando existirem avanços muito significativos no hidrogénio. Actualmente é inviável porque consome quantidades massivas de electricidade que, é bem de ver, pode ser usada directamente no carro.
    Mas a minha visão é um cenário misto: carros com autonomia média a bateria (até para que se parem de construir baterias gigantes) e pesados e carros que necessitam de grandes autonomias a hidrogénio e afins
    Concordam com este comentário: mafgod
  12.  # 532

  13.  # 533

    Colocado por: Bruno.AlvesE enquanto os combustíveis não param de subir
    https://www.publico.pt/2017/10/13/economia/noticia/preco-da-luz-desce-02-em-2018-1788844

    😎

    9 cêntimos em 45 euros?
  14.  # 534

    Sim. Neste momento gasto cerca de 25€ para (um pouco mais de) 2000km/mês. Vai baixar uns cêntimos. ✌️
    É você, quanto gasta para 2000km? Prevê que venha a baixar? 😝

    É certo que daqui a uns tempos/anos a realidade será diferente, mas por agora... É só fantástico
    Concordam com este comentário: mafgod, eu
  15.  # 535

    Colocado por: luisvv

    Por outro lado, apesar de toda a propaganda, boa parte da electricidade é produzida a partir de combustíveis fósseis, pelo que a fantasia da energia limpa vai obrigar a um aumento das importações para esse fim.

    E as energias ditas de origem renovável continuarão a ser mais caras e a ter grandes limitações em termos de previsibilidade e disponibilidade, o que obrigará a custos enormes para ter energia disponível..

    And so on, and so on..
    Nem sempre uma não verdade repetida várias vezes se torna verdadeira.
  16.  # 536

    no preço da luz não conta só o que desce, também conta o que já não vai subir, que costuma ser todos os anos uns 2%
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  17.  # 537

    Colocado por: ramos19999 cêntimos em 45 euros?


    dá para um paposseco com planta
  18.  # 538

    Colocado por: Bruno.AlvesSim. Neste momento gasto cerca de 25€ para (um pouco mais de) 2000km/mês. Vai baixar uns cêntimos. ✌️
    É você, quanto gasta para 2000km? Prevê que venha a baixar?

    e quanto é que custou o pópó?
  19.  # 539

    Colocado por: marvidá para um paposseco com planta

    todos os meses!!! é só vantagens
  20.  # 540

    Desculpem la mas EDP e petroleiras para mim são iguais,,,quando penso que na França o kilowat é vendido a 8 cêntimos para qualquer pessoa ou mortal a menos de metade que em portugal e aqui gabam por 2 cêntimos em 45 euros!eu não vejo futuro nenhum se a edp continuar a roubar como rouba em Portugal isto de VE vai ser mais um motivo para eles esfregarem as mãos!
 
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