Colocado por: Bruno.AlvesNão digo que não venha a acontecer. A minha bola de cristal avariou ontem 😁😁😁
Não se esqueçam só que, apesar de a redução do consumo de combustível representar uma machadada significativa nos impostos que o estado recebe, também apresenta uma melhoria muito significativa na balança comercial (importações menores).
Certamente que vai haver agravamento fiscal sobre os eléctricos, é inevitável. Da mesma forma que provavelmente vão aumentar as penalizações sobre os fumarentos. O que digo é que não deve ser tão simples e directo como se possa sugerir ;-)
Colocado por: luisvvComo a despesa não vai diminuir, o dinheiro tem que vir de algum lado - e como não será fácil justificar aumentos de impostos noutros sectores.. .E cá estaremos depois, utilizadores de VEs, para pagar impostos a que estivermos sujeitos...
Mas, voltando a esclarecer, um VE não é forçosamente um BVE (bateria apenas) pode ser um PHEV (bateria mais um extensor autonomia a gasóleo ou gasolina), logo, os impostos sobre os produtos petrolíferos não irão acabar para já....
E quem diz gasóleo ou gasolina, também poderá ser hidrogénio ou outro qualquer... onde se paga impostos diretamente na "bomba".
A vantagem de um BVE é que pode produzir o seu "combustível" (eletricidade) sem ter de ir forçosamente à bomba/posto de carga (pode é ser ou não economicamente viável... e uma vez mais, é fazer as contas).
Mas um BVE é apenas um tipo de VE.
E finalmente, nunca li em lado nenhum utilizadores de VEs (haverá sempre excepções obviamente) a dizer que estão contra a existência no futuro (próximo ou não) de um aumento de impostos sobre os VEs.
Contudo, com tantas isenções e benefícios a percentagem de VEs no parque automóvel ainda é baixa, imaginem se houvesse impostos semelhantes aos dos CIs...
Aliás, é dito por vários utilizadores de VEs, que para acabar com os abusos de alguns donos de BVE e PHEV, até se devia começar ontem a cobrança da energia consumida nos postos!
Este estado de graça com as borlas, tem feito com que o estado de alguns postos estejam completamente degradados ou ocupados indevidamente
Colocado por: luisvvE depois, quando começar a haver uma massa crítica de veículos eléctricos e a receita fiscal dos combustíveis se for reduzindo, os custos de utilização dos VE rapidamente dispararão..
Colocado por: tostex
E o SBC vai ter efeitos positivos (por via de menor dependência do petróleo), podendo até viabilizar a exploração de lítio em solo nacional.
O equilíbrio é dinâmico e não se consegue pensar numa variável isoladamente.
Colocado por: Bruno.AlvesE enquanto os combustíveis não param de subir
https://www.publico.pt/2017/10/13/economia/noticia/preco-da-luz-desce-02-em-2018-1788844
😎
Colocado por: luisvvNem sempre uma não verdade repetida várias vezes se torna verdadeira.
Por outro lado, apesar de toda a propaganda, boa parte da electricidade é produzida a partir de combustíveis fósseis, pelo que a fantasia da energia limpa vai obrigar a um aumento das importações para esse fim.
E as energias ditas de origem renovável continuarão a ser mais caras e a ter grandes limitações em termos de previsibilidade e disponibilidade, o que obrigará a custos enormes para ter energia disponível..
And so on, and so on..
Colocado por: ramos19999 cêntimos em 45 euros?
Colocado por: Bruno.AlvesSim. Neste momento gasto cerca de 25€ para (um pouco mais de) 2000km/mês. Vai baixar uns cêntimos. ✌️
É você, quanto gasta para 2000km? Prevê que venha a baixar?
Colocado por: marvidá para um paposseco com planta