Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 601

    Colocado por: Bruno.AlvesE o ruído urbano. Não é o caso na parvónia onde moro, mas em grandes cidades o ruído urbano é um problema muito significativo.


    as buzinas...não se esqueçam de tirar as buzinas aos eletrodomesticos...essas sim são irritantes,e poluem mais que o barulho dos motores...hoje em dia os motores das principais marcas quase nem se ouvem a trabalhar
  2.  # 602

  3.  # 603

    Colocado por: Bricoleiro
    (...) queimei uns euros mas venho com um sorriso de orelha a orelha, fiz o que gostei.

    Não ponho isso minimamente em causa e é obviamente uma forma válida de ver as coisas. É a piada de sermos diferentes :-)
    Posso dar a minha experiência a esse respeito. Há uns 13-15 anos ia quase semanalmente à Figueira com a minha esposa comer um gelado à Emanha. É uma telha como outra qualquer lol. Coisa de 100km ir e vir, talvez menos um bocadinho.
    Por essa altura começou a ficar tão caro o combustível para lá ir como o gelado... Fomos reduzindo a frequência até que deixámos de ir completamente. Uma ou duas vezes durante o verão e mais nada.
    Neste momento já posso lá voltar quando quero, custa-me 1€ e pico a viagem. Lá está, gastei uns € mas chego a casa com um sorriso :-)
    Concordam com este comentário: Paramonte
  4.  # 604

    Colocado por: Bruno.AlvesPor essa altura começou a ficar tão caro o combustível para lá ir como o gelado... Fomos reduzindo a frequência até que deixámos de ir completamente. Uma ou duas vezes durante o verão e mais nada.
    Neste momento já posso lá voltar quando quero, custa-me 1€ e pico a viagem. Lá está, gastei uns € mas chego a casa com um sorriso :-)


    Para o comum mortal é claro que as apetências não podem ser postas acima dos euros, mas aqui há duas coisas diferentes:
    - Mais eficiência
    - Mais gozo / gostar mais

    Sem olhar a euros o que me dá mais gozo a conduzir jamais será um VE.
    Foi nessa perspectiva que respondi.
    É um jogo de contas que tem de ser feito, não me importava de ter um VE para fazer casa-trabalho dia a dia e um verdadeiro maquinão na garagem para soltar a franga ao fim de semana.
  5.  # 605

    Quanto á saude não sei não, faltam estudos cientificos, quem mora por baixo de um poste da EDP - isto sujeita-se a radiações e a cancros e afins, ora quem garante que quem anda num carro electrico tambem não está exposto a radiaçoes ?


    Colocado por: BricoleiroPara mim as vantagens são poder carregar em casa e (por enquanto, não se sabe até quando nem como) ter um custo por km mais reduzido. Isto do ponto de vista do utilizador.
    A vantagem que mais prezo e valorizo é oimpacto directo da ausência de fumosno meio ambiente e saúde das pessoas.
    Concordam com este comentário:mafgod,Bruno.Alves
  6.  # 606

    Colocado por: BricoleiroPosso-lhe dizer que gozo na condução é ouvir um motor a gasolina a cantar 8 cilindros em V

    Há 2 anos atrás fiz um test-drive de um Volvo elétrico que nunca chegou a lançar em produção. Uma das opções que tinha era poder escolher o barulho que queria ouvir pela aparelhagem de som. Apenas música ou em fundo um motor que tanto podia ser tipo Ferrari e até de um F1. E estava sintonizado com o acelerador. O condutor gozava mas não chateava os outros.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  7.  # 607

    Colocado por: Carvai
    Há 2 anos atrás fiz um test-drive de um Volvo elétrico que nunca chegou a lançar em produção. Uma das opções que tinha era poder escolher o barulho que queria ouvir pela aparelhagem de som. Apenas música ou em fundo um motor que tanto podia ser tipo Ferrari e até de um F1. E estava sintonizado com o acelerador. O condutor gozava mas não chateava os outros.
    Concordam com este comentário:mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod

    isso não é comparativo,,,quem adora motores como é o meu caso não vai la com um som artificial,,adoro o som dos 6 cilindros em linha da BMW,os v6 da alfa Romeo,,etc ,,,mas também adorava mandar umas gazadas num tesla sem som,,,cada veículo com a sua característica,,,
    assisti sempre ao motogp pela televisão quando fui ver ao vivo parecia de outro mundo
    Concordam com este comentário: mafgod
  8.  # 608

    Já me converti. Quarta feira fará uma semana que ando a eletrões. Primeiros aspetos: a autonomia anunciada é sempre inflacionada, para uma condução normal. As subidas são a morte do artista... O receio de ficar sem bateria ainda não desapareceu. De resto, posso dizer que de todos os carros que andei, este (Nissan leaf), é o mais confortável, quer pelo silêncio, quer pela falta de vibração, quer pela sua estabilidade. Até agora já fiz 600kms quase sempre de borla. Nos postos rápidos o máximo de tempo que fiquei num a carregar foram 15 minutos, para carregar 10kw. A minha mulher não quer outra coisa...
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, mafgod, Bruno.Alves
  9.  # 609

    Boa nandogonca!

    Qual é o Leaf? 24 ou 30kWh? Já agora, pode "contar a história" da sua compra, como eu e o mafgod fizemos? Incluindo o porquê, contas, etc?
    Concordam com este comentário: mafgod
  10.  # 610

    Noutras notícias, transporte público convertido a eléctrico:
    Na Madeira: http://www.rtp.pt/madeira/sociedade/autocarro-100-eltrico-em-demonstrao-na-madeira-_13954
    (já andou - ou anda? - um em Lisboa também)
    Cá acho que isto faz muito sentido. Temos autocarros muito velhos, alguns parecem autênticos fogareiros, as rotas são sempre as mesmas, logo é fácil e possível determinar pontos de carga.

    Na China:
    http://www.diariorenovables.com/2017/11/shenzhen-se-prepara-para-su-flota-de-autobuses-100-electricos-en-2017.html
    Neste momento Shenzhen já tem mais de 14.000 autocarros eléctricos (!!!) e estão a trabalhar para os converter todos até ao final do ano (vá, até ao fim do ano se calhar não eheheheh)
    A China tem alguma da produção eléctrica mais fóssil do mundo, mas são também quem mais tem investido em renováveis (e em força!)
    http://www.diariorenovables.com/2017/08/china-continua-instalando-energia-solar-de-forma-masiva.-Otros-10.52-GW-en-julio.html
  11.  # 611

    Colocado por: Bruno.AlvesBoa nandogonca!

    Qual é o Leaf? 24 ou 30kWh? Já agora, pode "contar a história" da sua compra, como eu e o mafgod fizemos? Incluindo o porquê, contas, etc?
    Concordam com este comentário:mafgod

    Bem já há bastantes anos atrás acompanhava os vê, sendo o Tesla rodster o que despertou atenção e credibilidade na me. Depois comecei a casa e os carros passaram para 2 plano. Ainda há 2 semanas atrás estávamos a pesquisar carrinhas de 7 lugares, mas apenas a sondar, nada que fosse uma necessidade. Depois de ler este tópico, voltei à carga na pesquisa de informação dos vê, mais concretamente no fórum Nissan leaf. Sendo o carro elétrico mais fiável, a decisão não poderia ser outra. Fui fazer um teste drive e se já estava convencido, depois de experimentar então ficou decidido. Comprei um de 2014 importado de 24kw. Os de 30kw, estão muito caros. Contas não as fiz, mas pelo que andava a gastar em reparações, revisões e afins, este vai-me livrar disso tudo.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, mafgod, Paramonte, eu
  12.  # 612

    Colocado por: nandogoncaComprei um de 2014 importado de 24kw.


    :))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
  13.  # 613

    Boa Nando e parabéns!
    A Nissan também tem um VE de 7 lugares, caso fosse necessário.
    Compraste a algum dos importadores de lá?
    Já abriste um DB?
  14.  # 614

    Colocado por: Carvai
    Há 2 anos atrás fiz um test-drive de um Volvo elétrico que nunca chegou a lançar em produção. Uma das opções que tinha era poder escolher o barulho que queria ouvir pela aparelhagem de som. Apenas música ou em fundo um motor que tanto podia ser tipo Ferrari e até de um F1. E estava sintonizado com o acelerador. O condutor gozava mas não chateava os outros.
    Concordam com este comentário:mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod

    Pois pois, é isso e as bonecas insufláveis a substituir mulheres. Também há quem goste. Eu não.
  15.  # 615

    Colocado por: mafgodBoa Nando e parabéns!
    A Nissan também tem um VE de 7 lugares, caso fosse necessário.
    Compraste a algum dos importadores de lá?
    Já abriste um DB?

    Ainda não. Sim foi ao Orlando.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  16.  # 616

    Colocado por: marvivou comprar um eletrodomestico quando os preços sejam equivalentes aos Ci

    haja tantos postos de carregamento com há de gasolina

    o carregamento não demore mais de 5 minutos e já estou a facilitar,imaginem uma fila de eletricos a 5 minutos cada um...para carregar dez tinha que esperar uma hora até chegar a minha vez

    o preço da eletricidade compense em relação á gasolina ou diesel

    é mais ou menos isto
    Há VE ao preço de um CI equivalente (depende da definição de equivalente)
    Há tomadas elétricas em qualquer casa, basta uma tomada elétrica para carregar o seu BVE (é lentinho sim, a 10A ou a 16A, mas melhor que nada) ... contudo há os PHVE, os tais com e extensor de autonomia, que basta ir a uma bomba de combustível atestar de gasóleo/gasolina.
    Numa bomba normal, o tempo de abastecimento deverá de ser na casa dos 5min.... quando houver tantos postos de carga para os BVEs como para os tradicionais... é um problema minimizado (se comprar Tesla, os postos deles são para vários... mais de 10 ao mesmo tempo)
    O preço da eletricidade (carregando em casa, fora ainda nada se sabe) já compensa e bem o preço do combustível! Isto se o tiver de comprar... obviamente.

    Resumindo, e uma vez mais.
    Um VE não é um carro exclusivamente com bateria!
    Posso ter um VE e nunca o carregar à tomada e gastar apenas combustível!
    Dou três exemplos de VEs onde posso andar apenas a combustivel:
    BMW i3 REX
    Opel Ampera
    Mitsubish OutLander PHEV
  17.  # 617

    Colocado por: mafgod
    Posso ter um VE e nunca o carregar à tomada e gastar apenas combustível!

    Porra isso é que não 🙁
    Aliás, por isso ser possível, e por haverem benefícios fiscais bem apetecíveis para empresas é que os "VE" (porque o são à luz da lei) mais vendidos neste momento são o BMW 530e e 330e, o Mercedes C350e e misérias similares. Fazem uns vergonhosos 25km eléctricos (porque a legislação não permite menos...) e depois dispõem de generosos motores a gasolina a fazer tracção. Não posso discordar mais que existam benefícios para estas aberrações.

    O Ampera, o i3, etc, são diferentes porque só o motor eléctrico faz tracção mas, aos olhos da lei são iguais ao 530e. Por isso para mim VE não tem escape. Exactamente porque é possível ter um VE que só vê combustíveis e isso deturpa completamente o princípio 🙁
    Concordam com este comentário: mafgod, 21papaleguas
  18.  # 618

    Só estava a esclarecer porque há ainda quem diga que os VEs tem o problema da autonomia, as tomadas, o tepo para carregar, ... e afins. :-)
    Em resumo, a autonomia é um problema maior, menor ou nulo, que apenas se põe a quem tem um BVE, ou seja, que tenha apenas uma bateria para dar energia ao motor elétrico.

    Sendo da tua opinião no geral, prefiro que comprem esses "VE" com autonomias ridiculas em modo 100% elétrico do que sejam 100% CI.
    É que ao usarem as poucas vezes o modo 100% elétrico, muitos não vão querer outra coisa lol.
    E quando forem eles a pagar o combustível, de certeza que vão querer ligar à tomada o seu maquinão....

    O maior problema é que depois, os que tem BVE, ficam prejudicados porque quem tem esses "VE" por comodidade (leia-se estacionamento gratuito ou facilitado) deixem o dito a carregar ou a fazer de conta. E quem tem um BVE e esteja "á rasca" tenha de se resenrascar.
    Infelizmente quem faz estas espertices também são alguns donos de BVEs....
    • jcfcid
    • 19 dezembro 2017 editado

     # 619

    Colocado por: mafgodSó estava a esclarecer porque há ainda quem diga que os VEs tem o problema da autonomia, as tomadas, o tepo para carregar, ... e afins. :-)


    Qual é neste momento o “híbrido” tipo Ampera com maior autonomia somente a eletricidade?

    Janto custa um 530e? Ou um 330e? Não se comprava já um tesla com esse dinheiro?
  19.  # 620

    O i3 REX. Mas não se podem comparar em preço, os Ampera encontram-se de 2012-2013, os i3 são muito mais recentes, logo mais caros. Daí o sucesso (brutal) que os Ampera importados estão a fazer, parecem cogumelos😁

    Edit: os bmw estão obviamente no tecto máximo permitido pela legislação para terem IVA dedutível. Coincidências...

    Por esse preço é possível comprar um Tesla S mas importado é já com alguns anos. Mas esta malta quer lá saber do eléctrico... Têm é um carro a gasolina MUITO bem equipado, cheio de cavalos a gasolina e o preço ao fim dos 4 anos de abate imobilizado ficaram mais baratos que um Golf...

    Edit2: ah e estacionamento gratuito nos grandes centros, depois deixam as "coisas" penduradas nos postos a carregar praticamente nada, enquanto eu me lixo sem poder carregar. Ao fim do ano deduziram IVA e reduziram a tributação autónoma e fizeram 2000km eléctricos se tanto. Eu faço 30k km 100% eléctricos e olha, aguenta 😥
 
0.2057 seg. NEW