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  1.  # 821

    No caso de uma empresa fica muito mais barato. Por isso é que os top de vendas em Portugal são encabeçados por este tipo de viatura, praticamente todos comprados por empresas: dedução total do IVA, descontos significativos na tributação autónoma, etc. Podem não fazer sequer 1km em modo eléctrico, que ao fim dos 4 anos normais nas empresas ficam mais baratos que o equivalente "normal".

    Esse consumo médio está elevadíssimo, mas claro que depende dos circuitos e do pé :-)
  2.  # 822

    Colocado por: Bruno.Alvesdedução total do IVA,


    Isto não é argumento, um CI também tem dedução total do IVA para uma empresa.
  3.  # 823

    Um PHEV económico e com boas prestações é o Opel Ampera ou o Chevrolet Volt... cerca de 70km 100% elétrico e o gerador tem um consumo médi ode 5L/100km a gasolina.
    Concordam com este comentário: jcfcid
  4.  # 824

    Colocado por: BricoleiroIsto não é argumento, um CI também tem dedução total do IVA para uma empresa.

    Atenção que eu discordo destas benesses exageradas dadas a empresas para carros com autonomia eléctrica ridícula mas, pelo que li não deduz o IVA em carros de passageiros convencionais
    http://condutente.pt/pt/noticias/detalhes/as-viaturas-ligeiras-de-passageiros-e-a-deducao-do-iva_132/
    Assim, se estivermos na presença de viaturas convencionais (movidas por exemplo a gasóleo ou a gasolina) de acordo com o disposto na alínea a) do n.º 1 do art.º 21.º do Código do IVA (CIVA), é excluído do direito à dedução, o imposto contido nas despesas relativas à aquisição, fabrico ou importação, à locação, à utilização, à transformação e reparação de viaturas de turismo.


    Talvez o possa ser em comerciais, mas aí estamos a comparar carros diferentes.

    Encontrei este quadro que parece confirmar isso:
    fiscalidade
  5.  # 825

    Sim, mas ao preço de um PHEV compra 4 comerciais e além do mais só os comerciais podem usufruir da dedução do IVA nas manutenções.
  6.  # 826

    Continuo a não ver vantagem nenhuma nos PHEV para empresas.
    • mafgod
    • 5 fevereiro 2018 editado

     # 827

    Colocado por: BricoleiroContinuo a não ver vantagem nenhuma nos PHEV para empresas.
    Talvez aqui fiques esclarecido.
    E aqui e aqui.
  7.  # 828

    Calma, estamos a comparar coisas diferentes. Estes PHEV de autonomia "reduzida" (para ser simpático) não se destinam ao "colaborador", são os carros para os gestores/donos! Ninguém compra um BMW 530e/330e ou uma Mercedes C350e ou um Volvo V60 para o técnico...
    http://ev-sales.blogspot.pt/2018/01/portugal-december-2017.html
    Nessa lista os carros a azul são os 100% eléctricos, todos os outros são plugins. Acha mesmo que há ali algum carro que se pretenda comparar a um comercial? ;-)
    Por isso é que eu discordo deste benefício fiscal...
  8.  # 829

    Colocado por: manelvcSe for de gama alta/cilindrada alta ou suv o consumo não está mau... Se for um citadino já a vantagem não é muita...
    Interessante seria saber a diferença de preço para a versão sem assistência eléctrica se houver...
    Concordam com este comentário:Bricoleiro


    Não é 'alta cilindrada', isso é um termo que se usa nos telejornais. É apenas um 2.0, mas tem mais de 400cv.

    Não faço ideia do preço sem motor eléctrico, mas também duvido que se venda sequer um exemplar no nosso país.
  9.  # 830

    Colocado por: mafgodTalvezaquifiques esclarecido.
    Eaquieaqui.


    Estou a par disso, e continuo a afirmar que o preço final de um PHEV é um handicap demasiado elevado para ser indemnizado a curto ou médio prazo.
  10.  # 831

    É curioso que nenhuma das marcas pioneiras em desenvolvimento dos primeiros automóveis híbridos (Toyota e Honda) aparecem no top ten de vendas dos VE na Europa.
  11.  # 832

    Leu o meu comentário? Você está a comparar carros diferentes, pensados para pessoas diferentes ;-)

    O meu chefe tem uma carrinha Passat da empresa. Se lhe comprassem uma Passat PHEV, ficava MUITO mais barata à empresa ao fim dos 4 anos que a trocam. Logo à compra, com a dedução do IVA, já era mais barata. Agora, a carrinha faz uns miseráveis 30-40k eléctricos, se eu concordo que possa deduzir o IVA? Não, não concordo. Mas a lei diz que sim, pode.

    Você tem razão: se for comprar um comercial, uma Berlingo, etc, aí o factor "custo" é mais complicado de igualar. Mas veja a tabela no link que indiquei acima, encontra lá algum carro desses ou dessa gama? :-)
  12.  # 833

    Colocado por: Bruno.AlvesLeu o meu comentário? Você está a comparar carros diferentes, pensados para pessoas diferentes ;-)

    O meu chefe tem uma carrinha Passat da empresa. Se lhe comprassem uma Passat PHEV, ficava MUITO mais barata à empresa ao fim dos 4 anos que a trocam. Logo à compra, com a dedução do IVA, já era mais barata. Agora, a carrinha faz uns miseráveis 30-40k eléctricos, se eu concordo que possa deduzir o IVA? Não, não concordo. Mas a lei diz que sim, pode.

    Você tem razão: se for comprar um comercial, uma Berlingo, etc, aí o factor "custo" é mais complicado de igualar. Mas veja a tabela no link que indiquei acima, encontra lá algum carro desses ou dessa gama? :-)


    Sim li, quando se fala em empresas a frota abrange mais (muito mais) unidades automóveis para vendas/assistência/pessoal técnico/equipas de apoio ao cliente, do que carros com sofás para denominar o status aos chefes.
    A fazer contas justas, não vejo (ainda) vantagens, falando na globalidade do teor de uma empresa, de recorrer a VE's ou PHEV'S. Seria um investimento inicial muito mais elevado que continua a ser um acto de fé.
    Talvez e dependendo do sector de actividade, você tenha razão que para algumas empresas já será benéfico, contudo continua a não representar o target das frotas empresariais.
  13.  # 834

    Por exemplo acho (que já o conduzi) o Zoe um excelente citadino e utilitário, não fosse o preço desajustado com a opção sem mensalidade das baterias, e tenho a certeza que apesar se já ser o número 1 de vendas na Europa muito a par com o Leaf, as vendas multiplicavam.
    Em estética e interiores está muito melhor concebido que o Nissan Leaf. (edit: mais consensual para grandes massas, digamos assim)
  14.  # 835

    Colocado por: Bricoleiro(...)para algumas empresas já será benéfico, contudo continua a não representar o target das frotas empresariais.

    Sim, tem razão sem dúvida. Há partes de algumas frotas que dificilmente ficam satisfeitas com a gama actual de EV/PHEV. Mas também é verdade que (mais uma vez dependendo da empresa e do tipo de frota) boa parte dos carros podiam ser electrificados e atingir poupanças significativas.
    Julgo que ninguém sugeriu (e se passou essa ideia, não era a intenção) que se estalava os dedos e se mudava uma frota inteira. Por enquanto há casos em que compensa muito (demasiado até...) sobretudo os
    Colocado por: Bricoleiro(...) carros com sofás para denominar o status aos chefes.

    Outros casos também podem ser benéficos (ocorre-me de repente um comercial que trabalhe num raio delimitado bem conhecido e que teria sempre um carro de 5 lugares) e esses teriam de ser estudados caso a caso. Mas, no geral, carros de passageiros são largamente interessantes.
    O vídeo da UVE que já aqui foi colocado compara um Polo de 5 lugares com um Zoe, ao fim de 4 anos dava para comprar 2 Zoes com o custo de um Polo (combustível excluído). Nesse vídeo o Zoe é considerada a versão de compra mais cara, sem aluguer de bateria.
    Mas sim, se nos concentrarmos em carros comerciais e carrinhas de tamanhos vários, o impacto do factor custo é menor, sem dúvida.

    No caso dos particulares, como não temos esses benefícios fiscais todos (que eu discordo largamente, nos particulares é que se podia potenciar a poupança ambiental e não o passear gestores em carros de gama alta...), o melhor mercado é mesmo o dos usados, importados de preferência.
  15.  # 836

    Não, essa não é tuga, é estratégia do grupo... Cá podemos comprar sem aluguer, em França por exemplo só se vende com aluguer.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  16.  # 837

    Colocado por: JoelM

    essa de alugar baterias é a coisa mais ridícula que já vi! Típico tuga, sempre a arranjar novas maneiras de cobrar... Só falta começarem a vender telemóveis e portáteis com aluguer de baterias também...


    Eu ia jurar que a Renault é francesa, mas se calhar não tomei os comprimidos de manhã... :)
    Concordam com este comentário: rjmsilva, Bricoleiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nasf
  17.  # 838

    Colocado por: ClioIIEu ia jurar que a Renault é francesa


    E não é que até acertou? :)
  18.  # 839

    Será que é típico do português dizer que alguma situação que não concordamos é 'típico tuga'?
  19.  # 840

    Atenção que quem define as regras é o importador e não o fabricante. Renault = Renault Portugal, vag= siva, etc etc
 
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