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    • mafgod
    • 9 fevereiro 2018 editado

     # 961

    Colocado por: hucruzPara se conseguir carregar o carro em casa, o que é necessário garantir?
    Uma qualquer tomada elétrica, preferência com terra :-)

    Já tem um VE ou pondera?
  1.  # 962

    Completando um pouco:
    Uma tomada em bom estado com fio de 2,5mm^2.
    A maioria dos carros consomem 10A (2,3kW), convém ter potência contratada suficiente para manter a casa a trabalhar quando carrega o carro. Eu tenho 6,9kVA e tudo eléctrico em casa, só por uma vez me lembro de desligar o disjuntor de entrada ;-)
    Concordam com este comentário: mafgod
  2.  # 963

    Os VEs e os PHEVs, trazem um cabo de carregamento doméstico que permite carregar a 10A.
    O equivalente a um aquecedor a óleo ou ferro de engomar de 2,3W :-)

    Se a tomada/instalação é segura para um aquecedor a óleo, também é para carregar o carro.

    Agora, se pretende mais potência, poderá optar por umas boxes domésticas que permitem carregar a 16A ou a 30/32A.
    • mafgod
    • 9 fevereiro 2018 editado

     # 964

    Colocado por: Bruno.AlvesEu tenho 6,9kVA e tudo eléctrico em casa, só por uma vez me lembro de desligar o disjuntor de entrada ;-)
    Eu tenho contratado 5,75kVA (25A), carrego a 16A (3,68kVA) à noite e nunca se desligou o quadro à noite.
    Durante o dia já.... forno elétrico e ou AC ao mesmo tempo, já não dá :-)

    Como o meu contador já é dos novos, é ele que se desliga quanto atinjo os 25A.
    Antes, com o anterior, o disjuntor dentro de casa é que cortava, já me permitia uns abusos :-)
  3.  # 965

    Colocado por: mafgodUma qualquer tomada elétrica, preferência com terra :-)

    Já tem um VE ou pondera?


    Começo a ponderar na próxima troca de carro optar por um elétrico. Como estou a construir casa, queria tentar deixar tudo preparado para ser possivel o carregamento sem problemas de um VE.
  4.  # 966

    Voltando um pouco atrás, à questão do Bricoleiro.

    Eu percebo que os clones são... para gostos apurados lol. Não sou particularmente fã do design, ainda assim não são estupidamente feios. E são MUITO espaçosos.
    Respeito o receio do não ter carga, ainda que como já tenhamos dito, é altamente improvável. Se quiser aliar muita poupança a algum espírito aventureiro ehehehe, em França os clones estão brutais. Some 1000€ para os ter cá a andar.
    https://www.lacentrale.fr/auto-occasion-annonce-87100923982.html (seria a minha opção, pela idade e poucos km)
    https://www.lacentrale.fr/auto-occasion-annonce-87100970925.html (posto cá a andar fica abaixo dos seus 8000€)
    Espreite o lacentrale.fr, filtre por Citroen C0 e Peugeot iOn.
  5.  # 967

    Colocado por: hucruzComeço a ponderar na próxima troca de carro optar por um elétrico. Como estou a construir casa, queria tentar deixar tudo preparado para ser possivel o carregamento sem problemas de um VE.
    Ok.... então, no seu caso, eu pediria ao eletricista que me fizesse uma (ou mesmo duas) ligação direta do quadro elétrico , com disjuntor próprio, a uma tomada na garagem, num sitio onde depois pudesse carregar o carro, com um cabo elétrico que suportasse pelo menos 32A em horas contínuas.
    O melhor até seria ser um cabo trifásico, mesmo que para já, opte por ter apenas monofásico e/ou o carro a comprar ter uma carregamento monofásico.
    Nunca se sabe o futuro. :-)
    A tomada seria daquelas vermelhos que se veem nalguns parques de estacionamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hucruz
  6.  # 968

    Colocado por: mafgodFalta de gasóelo em carros anteriores, sim.


    Só fica quem quer, se atestar um diesel faz pelo menos 800 kms e quando a reserva acende é para ir meter mais, não para esticar a sorte, há bombas de combustível em tudo o que é lado.
    É esta a diferença.
  7.  # 969

    Colocado por: BricoleiroSó fica quem quer,
    Idem para um VE :-)
    • PMir
    • 9 fevereiro 2018

     # 970

    Viva,

    Eu ainda só não penso num VE devido à pouca autonomia vs tempo de carregamento vs valor inicial do VE.

    Porque eu tão depressa faço 40kms por dia casa/trabalho/casa, como tenho que ir de Lisboa a Miranda do Corvo e voltar a Lisboa, ou outro qualquer trajecto...

    Ainda no final do ano passado sai de Lisboa -> Porto -> Aveiro -> Vila Real de Santo António -> Lisboa, em pouco mais de 26 horas... Com um VE qual o tempo de paragem para fazer esse mesmo trajecto?

    Cumpts,
    PMir
    • mafgod
    • 9 fevereiro 2018 editado

     # 971

    Colocado por: PMirAinda no final do ano passado sai de Lisboa -> Porto -> Aveiro -> Vila Real de Santo António -> Lisboa, em pouco mais de 26 horas... Com um VE qual o tempo de paragem para fazer esse mesmo trajecto?
    E nessas 26 horas, quantas horas o carro esteve parado? :-)

    O tempo de carregamento depende do carro, posto PCR, do estado da bateria.....
    Os postos PCR carregam na casa dos 37kw a 50kw, ou seja, carregariam uma bateria de 37kwh ou 50kwh numa hora.
    Traduzindo para Kms.... até uns 200km a 250km por cada hora de carregamento.

    Há quem tenha um Ioniq 100% elétrico e que faz, várias vezes por semana 600km, apenas com 3 ou 4 (e não 2) cargas rápidas.
    Quando encontrar o link meto aqui.

    https://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=9&t=7062&p=100699&hilit=600km#p100693
    Eu tenho um IONIQ 100% elétrico e faço 180km's diários (minimo) com ele! Não tenho como "precaver" o desgaste da bateria não carregando todos os dias e muitas vezes dos 10, 15% até aos 100%. Pois se não carregar a 100% posso não chegar ao meu destino. Muitas vezes (quase diariamente) só carrego até aos 94% (segurança do IONIQ) num PCR... Sou comercial e existem dias de fazer 600Km com o IONIQ e com 3 a 4 carregamentos rápidos nesse mesmo dia...
  8.  # 972

    Colocado por: mafgodSabendo que num CI, paga 8.000€ e depois por mês mais uns euros na bomba.... até quanto estaria disposto gastar num VE?
    E que modelo?


    Imaginemos que gasto 900€/ano em gasóleo com os kms +/- que faço.
    Consigo comprar por exemplo Ford C-Max Tdci, Vw Polo 9N2 tdi, Peugeot 207 1.4Hdi, todos por volta de 7000 euros.
    Óbvio que o custo anual face ao VE é superior mas são carros, não são Peugeots Ion que parecem bicicletas chinesas. Para isso comprava um Daweo Matiz CI usado que é quase dado.
  9.  # 973

    Um Leaf (feio ou bonito) é um carro.
    Agora um Peugeot iOn ? Por amor de Deus....
    Concordam com este comentário: filipee
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
    • PMir
    • 9 fevereiro 2018

     # 974

    Viva

    E nessas 26 horas, quantas horas o carro esteve parado? :-)


    Tempo seguido? Nunca mais do que 30 minutos, andei a fazer literalmente distribuição...

    Cumpts,
    PMir
  10.  # 975

    Colocado por: BricoleiroUm Leaf (feio ou bonito) é um carro.
    Estou a ver progressos lol :-)
    Então um Leaf por 12.000€, ao fim de 2 a 3 anos custaria quaase o mesmo que um CI de 8.000€:-)
  11.  # 976

    Colocado por: PMir

    Tempo seguido? Nunca mais do que 30 minutos, andei a fazer literalmente distribuição...
    Em 26 horas não dormiu? Não almoçou? Não descansou?
    • mafgod
    • 9 fevereiro 2018 editado

     # 977

    Colocado por: PMirPorque eu tão depressa faço 40kms por dia casa/trabalho/casa, como tenho que ir de Lisboa a Miranda do Corvo e voltar a Lisboa, ou outro qualquer trajecto...
    O novo Leaf, ou o Ioniq seriam o ideal. Bastaria uma carga rápida (30min na AS de Pombal na A1) ou duas pequenas (15min cada, em Santarém por ex.)..
  12.  # 978

    PMir, objectivamente precisa de um VE (100% eléctrico) que é caro na compra para cumprir esses trajectos.
    Lisboa - Miranda do Corvo é fácil com um ioniq, um e-Golf ou um Leaf de 30kWh, mais fácil ainda com o novo Leaf. Sai de Lisboa, carrega em Leiria e chega a Miranda. Lá carrega enquanto o carro está parado e volta a Lisboa com mais uma paragem (2 se estiver pouco tempo em Miranda).

    Dar a volta ao País depende. Para o exemplo dado:
    Lisboa - Porto 2 paragens, uma de 30min outra menos.
    Porto-Aveiro directo
    Aveiro - VRSA cruzesqueélonge. Eu fiz Coimbra - Monte Gordo em 7h de ioniq, para cima consegui tirar quase 1h ao percurso :-)
    VRSA - Lisboa pára 10min em Loulé, 30min em Aljustrel, 15min em Alcácer
    Assumindo que consegue sempre carregar nos destinos, faz-se bem, com pouco compromisso. Se for uma ou 2 viagens dessas por ano, diria que a poupança compensa largamente a necessidade de compromisso...
    O problema é ir para o interior, aí é que porca torce o rabo, infelizmente :-(

    Diria que um Ampera era uma excelente solução de compromisso para o seu caso. 30 minutos só rende carga se for num PCR, agora a fazer distribuição mesmo que encontrasse uma tomada não carregava praticamente nada. Aí fazia o dia a dia 100% eléctrico, nas viagens grandes lá teria de consumir o sumo de dinossauro :-P
  13.  # 979

    Colocado por: Bruno.AlvesDiria que um Ampera era uma excelente solução de compromisso para o seu caso
    Ou mesmo o Ioniq PHEV.
    • PMir
    • 9 fevereiro 2018

     # 980

    Viva,

    Pois, mas o mal e como disse, é o interior...

    E eu ainda não tenho posse para ter 2 carros para trabalho... (se vcalhar no fim até compensava, mas como escrevi, o dificil é o investimento inicial...

    Quando for normal uma carga de 20 a 30 minutos ter autonomia para 400 kms, começo seriamente a pensar num VE...

    Adoro o barulho dos motores de VEs...

    Cumpts,
    PMir
 
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