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  1.  # 1

    Colocado por: tostex

    Não sei, nem sei se há estudos nesse sentido.

    No entanto, os prognósticos antes do jogo são ainda mais difíceis de fazer do que os depois do jogo.


    Ou seja, politiquice.
  2.  # 2

    Um video muito interessante.
  3.  # 3

    Bem o resumo do mês de janeiro.
    1911km
    271kw consumidos pelo carro
    Fazendo as contas temos 1911km, com um gasto de 27€.
    Estas contas neste mês não são as corretas, porque só a partir de 17jan, que mudei para bi horário, com o preço de vazio nos 0,10€ já com IVA.
    Depois será preciso retirar aos 271kw, os que foram carregados na rede mobie que não são pagos.
    Resumindo, com o outro carro a gasoleo, desde 8jan fiz 440km e gastei 30€ para o abastecer (ainda não chegou à reserva).
    Por isso, durante este mês se tivesse utilizado o carro a gasoleo teria gasto 111€, em vez dos 27€ (estimado por cima), para fazer os 1911kms.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, Bruno.Alves
  4.  # 4

    Colocado por: nandogoncaResumindo, com o outro carro a gasoleo, desde 8jan fiz 440km e gastei 30€ para o abastecer (ainda não chegou à reserva).
    E tiveste mesmo que fazer estes kms no CI?
    Ou seja, seria possível teres feito estes kms com o Leaf?
  5.  # 5

    Colocado por: JoelMQuanto ao lobby da eletricidade ficar pior que o do petróleo, pelo menos a eletricidade todos poderemos eventualmente produzir, já o petróleo...
    Por enquanto :-)
  6.  # 6

  7.  # 7

    Colocado por: mafgodE tiveste mesmo que fazer estes kms no CI?
    Ou seja, seria possível teres feito estes kms com o Leaf?


    Preciso sempre de 2 carros... O próximo será também elétrico, mas terá que ter uma autonomia maior, para substituir de vez o fumarento.
  8.  # 8

    Hoje por curiosidade fiz contas ao combustível que gastei no pequeno Lupo. Em 240.000km, a uma média de 4,5l/100, e a um preço médio de 1,10€ o litro, gastei em 11 anos 10.800 litros de gasoleo, custando 11880€. Sem contar com as revisões, imposto e avarias, dá um valor elevado....
    Tomando o meu exemplo a consumir cerca de 14,20kw/100km, esses 240.000km, gastaria 34.080kw, ou seja 3.408€.
    Concordam com este comentário: mafgod, Bruno.Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  9.  # 9

    Agora é só calcular o TCO.
    • XR2i
    • 2 fevereiro 2018

     # 10

    Qual é o carro que tem nando?
  10.  # 11

    Colocado por: rjmsilvaAgora é só calcular o TCO.

    Quando comprei o carro, não fiz contas se compensa ou não. Tinha está ideia já antes de construir casa. Por isso não sei se ganharei ou perderei com a mudança. Mas algo, não posso negar, os gastos agora serão diminutos, podendo ser superiores a quem consiga carregar na rede enquanto for grátis.
  11.  # 12

    Colocado por: XR2iQual é o carro que tem nando?
    Nissan Leaf de 24kw mk2
    Concordam com este comentário: XR2i
    • eu
    • 3 fevereiro 2018 editado

     # 13

    Colocado por: nandogoncaNissan Leaf de 24kw mk2

    E que tal? Superou as expectativas?

    Quais são os pontos fortes e fracos do carro?
  12.  # 14

    Colocado por: eu
    E que tal? Superou as expectativas?

    Quais são os pontos fortes e fracos do carro?

    Claro que a autonomia será sempre o seu handicap... Mas com uma utilização racional consegue-se..
    Como tento ao máximo carregá-lo no bi-horário, as vezes fico sem KMS para fazer à espera para carregar à noite.
    Àquelas viagens que fazia assim a decidir na hora, tem que ser programadas, para ter o carro "atestado" antes de sair.
    Os PCR ainda são poucos. O carro em si, até agora só maravilhas... Muito confortável, condução elevada, um espetáculo. Noto que em qualidade de construção a Nissan fica muito atras da VW por exemplo. A chapa parece ser mais frágil, pontos de ferrugem prematura, etc.
    Mas com tudo o resto estou super contente. A minha mulher estava reticente com a compra, agora não quer outra coisa...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, XR2i
  13.  # 15

    Colocado por: nandogonca A minha mulher estava reticente com a compra, agora não quer outra coisa...

    Típico 😁 A malta dos VE diz "tenho um eléctrico", mas está normalmente errado. É mais "a mulher tem um eléctrico" ehehehe

    Bom relato 👍
  14.  # 16

    Comprei um PHEV de 10,2kW.

    Para as voltinhas na cidade dá perfeitamente para usar 100% em modo eléctrico, no entanto em AE gasta muito.

    Na cidade cheguei aos 300 e muitos km e ainda tinha o indicador do combustível no máximo. Com média total estou nos 5,30L/100.
  15.  # 17

    A gasóleo ou gasolina?
  16.  # 18

    Gasolina.

    Os PHEV a gasóleo estão a desaparecer.
  17.  # 19

    Se for de gama alta/cilindrada alta ou suv o consumo não está mau... Se for um citadino já a vantagem não é muita...
    Interessante seria saber a diferença de preço para a versão sem assistência eléctrica se houver...
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  18.  # 20

    Colocado por: manelvcInteressante seria saber a diferença de preço para a versão sem assistência eléctrica se houver...


    No caso do Toyota Prius o preço é exorbitante para o carro que é.

    https://www.toyota.pt/new-cars/prius-plugin/index.json
    Concordam com este comentário: eu
 
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