Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: mafgodHá 4 meses atrás gastei 500€ com a megane, correia distribuição e bomba de água.

Esse mecânico é dos bons :) Isso está para aí com 300% de lucro.
    Concordam com este comentário: jcp123
  2.  # 2

Colocado por: emad
    Parabens.
    Agora vamos por lenha na fogueira.

Investimento +consumo

Eu compro um leaf novo por 35000€.
    Se fizer 25000kms/ano e se custar 3€ cada 100km, dá ao fim de 20 anos um custo com carga de 15000€.
    Nao vou fazer contas a manutençoes ou subs. De baterias.

35000+15000=50.000€ ao fim de vinte anos.

Agora outro cenario. Compro um clio novo a gasoleo que custa novo 18000€.
    E faço na mesma 25000km / ano. Cada 100km custam 7€. Gasto em combustivel ao fim de 20 anos 35000€.

18000+35000€=53.000€ ao fim de vinte anos.

53000-50000= 3000÷20 anos= 150€/ano de poupança.

Conclusao.
    Os carros electricos têm de baixar o pvp o mais rapido possivel.

Podia ao menos começar por colocar carros comparáveis em termos de tamanho/comodidade
    Podia ao menos colocar custos que possam ser diferentes, tais como manutenção para ambos (incluindo um kit de baterias para o Leaf a meio da vida)
  3.  # 3

Se foi caro ou não, não sei.
    Mas foi numa oficina Renault oficial e não por um curioso.
    Fatura e IVA incluído.

Para ter 300% lucro, a substituição correia distribuição e bomba de água deveria de custar 125€ com IVA, mão de obra e peças incluídas.
    Se tal é o caso, favor indicar as oficinas que i fazem por esse preço.

Sei o que paguei, tenho fatura.
    Não digo valores sem saber do que falo...
    Concordam com este comentário: eu
  4.  # 4

Colocado por: mafgodNão digo valores sem saber do que falo...

Nem eu :)

O pessoal gosta muito de dizer que foi à oficina oficial e que não foi feito por um curioso... mal sabem de onde vem as peças para os fabricantes de automóveis. Isto não passa de um estereotipo criado.
    Se soubessem não falavam assim.
    Deixa rolar, ao menos dão trabalho e lucro a outras pessoas.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  5.  # 5

E.... confirmas então que esta manutenção deveria ter custado no máximo 125€, tudo incluído.

Então coloca aqui contatos para quem tenha um CI precisar.
    Concordam com este comentário: eu
  6.  # 6

Colocado por: jcp123esse mafgod margarets e etc deve estar a pensar que os outros são parvos

Tem algum argumento ou é mesmo só para criar discussão sem jeito?
    É que você esquece-se que todos nós já tivemos carros a combustão. Como é que não sabemos quanto gastámos neles?

Colocado por: BricoleiroEsse mecânico é dos bons :) Isso está para aí com 300% de lucro.

Tive um megane e um clio 1.5 dCi. Mais ou menos 250€ num mecânico de confiança era quanto custava a mudança da correia. Na marga pagou o meu cunhado com um megane igual ao meu. quase 700€ para aí em 2007.
  7.  # 7

Colocado por: Bruno.AlvesMais ou menos 250€ num mecânico de confiança era quanto custava a mudança da correia.

Sim é o normal, já com peças e lucro (honesto). os 500 não foge muito dos 300% de lucro.
    • emad
    • 20 abril 2018

# 8

Colocado por: jdeco

Podia ao menos começar por colocar carros comparáveis em termos de tamanho/comodidade
    Podia ao menos colocar custos que possam ser diferentes, tais como manutenção para ambos (incluindo um kit de baterias para o Leaf a meio da vida)

Eu podia fazer muita coisa.
    Mas apenas fiz uma comparaçao entre investimento e consumo.
    Porque manutençao quer em combustao e eléctrico é tudo muito relativo.
    Ate concordo que o carro da mesma gama poderia ser um megane.
    Isso de ser automatico e se tem estofos em pele ou jantes 17 é relativo.
  8.  # 9

Seria então 100% e não 300% de lucro.
    E seria se fosse numa oficina que não da marca.
    • emad
    • 20 abril 2018

# 10

Investimento+consumo

Conclusao.
    Os carros electricos têm de baixar o pvp o mais rapido possivel.
  9.  # 11

Colocado por: mafgodSeria então 100% e não 300% de lucro.

Não discuto mais. Quem quer ver abre os olhos.
    Se consegue as MESMAS peças iguais às originais sem tirar nem por, da mesma marca que fornece a origem, a 125,00 total e levam 500 o lucro é 100%? Ok...
  10.  # 12

É por estas e por outras que eu digo, gosto de discutir acerca dos VE, mas não atirem areia para os olhos a quem percebe um bocadinho de CI's.

Bom fim de semama :)
  11.  # 13

Eu podia fazer muita coisa.
    Mas apenas fiz uma comparaçao entre investimento e consumo.
    Porque manutençao quer em combustao e eléctrico é tudo muito relativo.
    Ate concordo que o carro da mesma gama poderia ser um megane.
    Isso de ser automatico e se tem estofos em pele ou jantes 17 é relativo.

Foi uma comparação tendenciosa à partida porque não considerou nem dados de partida equivalentes, nem grande parte do custo que se tem durante essa duração.

Mas ainda assim, um megane a gasoleo começa nos 25k, tal como o leaf começa nos 30k (e não nos 35)

Refazendo:

Custo do elétrico em 20 anos: 45k
    custo do CI em 20 anos: 60k
    diferença: 15000€ , dividindo por 20, dá 750€

Pode somar a isto a diferença de IUC entre um e outro, que são facilmente 100€ a favor do elétrico.
    Também pode considerar que abastece com eletricidade ligeiramente mais barata tirando partido do bi-horário.
    Também pode considerar a manutenção bem mais baixa no elétrico
    Também pode considerar as reparações para 500 mil km no motor de um mégane
    Também pode considerar a eventual substituição de uma bateria no Leaf
    Também pode considerar diferenças do valor do seguro
    Também pode considerar diferenças no valor final do carro ao fim de 20 anos
    Também pode considerar evolução do preço dos combustíveis ao longo do tempo (válido para os dois)

Só para tentar fazer ver que as contas não podem ser assim tão simples como parecem à primeira vista para comparar um cenário de CI vs Elétrico a longo prazo...
  12.  # 14

Colocado por: BricoleiroÉ por estas e por outras que eu digo, gosto de discutir acerca dos VE, mas não atirem areia para os olhos a quem percebe um bocadinho de CI's.

Porquê atirar areia? É um facto que as revisões na marca são caríssimas. Estarmos a discutir as revisões de um CI num tópico sobre VEs é que acaba por dar graça a isto :-)
    Num VE pode nem ir à oficina fazer nada: troca o filtro de habitáculo em casa, troca as pastilhas (se precisar) em qualquer sítio :-) Não tem mais nada para intervencionar.
    Bom fim de semana ;-)

Colocado por: jcp1232 otarios

Porquê, olhou ao espelho? marvi, és tu, voltaste? :-)

Colocado por: emadIsso de ser automatico e se tem estofos em pele ou jantes 17 é relativo.

É e não é. O ser automático não é de certeza. Como eu tinha dito, não há eléctricos baratos, é indesmentível. E sim, claro que têm de baixar de preço para poderem tornar-se acessíveis a mais pessoas, não ponho isso em causa.
    Poupa-se muito dinheiro num VE (como temos tentado demonstrar) mas neste momento tem de se estar disponível para fazer um investimento num carro de um segmento alto (sendo que há excelentes oportunidades no mercado de usados).
    Se formos só olhar para investimento + consumo, como eu disse comparemos com um Corsa 1.0. Ou com um Fiat Uno de 1995, porque não? A diferença de custo dá para comprar e manter 5 Unos...
  13.  # 15

Uma peça adquirida na marca, custava 150. A mesma peça com logotipo da mesma marca fundido na peça, portanto era original também, custava 90. Sabem qual a diferença? A mais cara vinha numa embalagem com logo da marca, a mais barata vinha numa embalagem branca.
  14.  # 16

Claro. O mecânico mostrou-me a correia do megane quando a troquei a primeira vez. Mesmo fabricante, mesma referência, tudo. A que estava no carro tinha além do resto o símbolo da Renault e por isso custava mais do dobro :-)
  15.  # 17

Quem mantém um carro por 20 anos hoje em dia?
  16.  # 18

Colocado por: jdecoSó para tentar fazer ver que as contas não podem ser assim tão simples como parecem à primeira vista para comparar um cenário de CI vs Elétrico a longo prazo...

Concordo, dão podemos pensar: neste momento é uma "asneira" comprar um CI e é uma "asneira" comprar um elétrico, porque daqui a um ano este carro já não é o "top".

Isto será sempre assim senão ninguém comprava o iPhone X este ano porque em setembro sai o X2 e o X já custa menos 300€...

O Leaf2 é o melhor carro elétrico no mercado custo/benefício (o Tesla S tem outros preços proibitivos), mas ainda não dá para fazer porto-lisboa a 120km/h.

No entanto e falando no meu caso que tenho 2 carros CI deparo-me com o aumento constante do gasóleo e a energia posso utilizar a energia solar ou bi-hórario.

Estou a adiar a troca no meu Renault de 2007 à espera de um carro com bateria de no mínimo de 60kwh (para fazer porto-lisboa a 120km/h sem paragens).
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  17.  # 19

Colocado por: valsascEstou a adiar a troca no meu Renault de 2007 à espera de um carro com bateria de no mínimo de 60kwh (para fazer porto-lisboa a 120km/h sem paragens).

Faz essa viagens muito regularmente? Não se esqueça só que 60kWh depois demoram muito tempo a carregar em Lisboa para poder voltar ;-)
    É mais que razoável fazer essa viagem com uma paragem. Neste momento já é possível.
    Entendo que não seja para todos (alguns profissionais por exemplo podem precisar de mais) mas para mim os 40kWh seriam o standard (e que permitiriam preços mais baixos, mais depressa)
    Concordam com este comentário: mafgod
  18.  # 20

Colocado por: Bruno.AlvesNão se esqueça só que 60kWh depois demoram muito tempo a carregar em Lisboa para poder voltar ;-)

Em carregamento rápido demorará 80 minutos ???

Prefiro esses 80 minutos no destino que fazer uma paragem, e passados 10 anos talvez ainda tenha 40kwh....

0.6334 seg. NEW