Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: trivialmas a questão é qual o mais económico para aquecer
    é quase irrelevante pois o cerâmico é mais rápido a aquecer mas também arrefece mais depressa, madeira tem outro encanto mesmo um rasco estratificado.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  2.  # 22

Jorge, é simples na mesma casa, porque onde está com cerâmico está sempre mais quente que onde tem madeira?
  3.  # 23

até digo mais, na mesma cozinha onde metade é madeira e metade cerâmico, andas descalço e notas bem a diferença da temperatura de um material para o outro

Instaladores façam o teste

O sistema funciona bem com madeira, mas não queiram que aquece melhor que o cerâmico
  4.  # 24

o sistema de aquecimento não deve condicionar os acabamentos
    Concordam com este comentário: trivial, ATTC, andcalvario, Jpires76
  5.  # 25

James bond, é muito fácil explicar isso, não ha comparação na beleza de um e outro, madeira fica muito mais bonito.

até digo mais, na mesma cozinha onde metade é madeira e metade cerâmico, andas descalço e notas bem a diferença da temperatura de um material para o outro

com tantos m2 instalados e ninguém reparou nisso? façam o teste

O sistema funciona bem com madeira, mas não queiram que aquece melhor que o cerâmico
  6.  # 26

Tenho piso cerâmico no 1o piso e soalho madeira no 2o piso. Quando ando descalço sinto o piso cerâmico mais quente mas quando leio a temperatura ambiente nos termostatos, a temperatura está igual e o conforto idem.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021, trivial, Joao Dias
  7.  # 27

E assim que deve ser, independente do material os termostatos controlam os circuitos para ter a temperatura homogénea.
    isso pode ser devido a vários fatores, termostatos independentes, o calor sobe para o 2 piso, etc
    mas se sentes mais calor no cerâmico do que na madeira .... algo que dizer
  8.  # 28

Colocado por: trivialJorge, é simples na mesma casa, porque onde está com cerâmico está sempre mais quente que onde tem madeira?
    errado pois a temperatura é mais rapida de atingir na ceramica mas ao fim de algum tempo (dependendo da espessura do sistema) a temperatura é sensivelmente a mesma mas a sensação é muito mais agradável na madeira,
  9.  # 29

Colocado por: trivialna mesma cozinha onde metade é madeira e metade cerâmico, andas descalço e notas bem a diferença da temperatura de um material para o outro
    só se o aplicador não souber compensar o diferencial de rendimento do sistema ou se estiver mal configurado ou ainda se mudarem o revestimento posteriormente..
  10.  # 30

Colocado por: trivialindependente do material os termostatos controlam os circuitos para ter a temperatura homogénea.
    os termostactos reagem á temperatura ambiente e a temp de contacto (solo) é controlada pelo elemento de impulsão pelo que somente existe diferença no arranque.
  11.  # 31

Essa tese considerou flutuante e cerâmica, foram as variáveis.... não meteu madeira , mas eu não sou o autor ! Além do mais a dúvida do user é entre flutuante e cerâmica, nesta questão para aquececimento entre estes dois segundo o estudo as diferenças não são muito relevantes... mas para mim é indiferente , cada um que escolha o acabamento que quiser , acho isso mais importante , ter o piso que se deseja ou que se pode ter.
    Concordam com este comentário: trivial
  12.  # 32

Ok, nem mostrando por tabelas la vamos

Podem os defensores da madeira colocar alguma explicação matemática, tabelas etc?

Pois só encontro a tabelas a informar que a madeira isola mais que o cerâmico ao contrário não encontro.
    Até lá não faço mais comentários sobre o assunto
  13.  # 33

É irrelevante ser um pouco mais isolante ou não, a única diferença é mesmo no início, em que uns materiais como a tijoleira são mais reativos.
    Concordam com este comentário: jorgealves, Joao Dias
  14.  # 34

Ao toque a cerâmica/pedra sente-de mais quente. Isso é inegável no meu caso.
    Mas tendo mais de 90% da casa em madeira posso afirmar que o sistema funciona bem com a mesma.
    Em arrefecimento, as zonas em cerâmico pedra São bem mais eficientes na tarefa...
  15.  # 35

Colocado por: jorgealvessó se o aplicador não souber compensar o diferencial de rendimento do sistema ou se estiver mal configurado ou ainda se mudarem o revestimento posteriormente..

Afinal voltei, mas porque penso a resposta a tudo está nas palavras do jorge

"O aplicador não souber compensar" ora aí esta, compensar, mas compensar porque?
    Se temos a mesma tubagem a mesa distância com a mesma temperatura da água, e o sistema está ligado a mais de 2 meses, a temperatura do cerâmico e madeira não deveria ser a mesma?
    pois mas não é, para ter a mesma temperatura haveria de haver uma compensação

assim já entendem? com a mesma solução por baixo (chão) colocar a madeira ou o cerâmico por cima existe uma diferença, não só no arranque, é sempre

Se eu colocar esferovite e fizer uma compensação também tenho a mesma temperatura, mas a energia gasta para estar a atravessar a esferovite é sempre superior para passar a madeira, como a da madeira é superior a do cerâmico, como a do cerâmico é superior ao metal

Querem entender entenda, não querem continuem na mesma

Para findar.... com madeira fica mais bonito e confortável e possivelmente a solução escolhida pela grande maioria, mas nunca o mais económico, e isso é o que estava em causa não o resto (quando digo madeira, digo derivados, flutuante o princípio da lógica é o mesmo , ou seja resistência térmica superior a do cerâmico)
  16.  # 36

eu sou defensor que se deve aplicar o que se deseja devendo os técnicos adequar da melhor forma possivél a solução ao acabamento escolhido.
  17.  # 37

Colocado por: trivialJ

Isto apenas têm a ver com o simples facto do valor da condutividade térmica de cada material, o facto de "parecer" que um está mais frio/quente, não quer dizer que não estejam à mesma temperatura.

Agora uma questão em relação a esses flutuantes que "funcionam" com o PRH, podem dizer algumas das marcas que utilizam sff?
    Concordam com este comentário: Picareta
  18.  # 38

Colocado por: rjmpiresalgumas das marcas que utilizam sff?
    quase todos os fabricantes têm versões especialmente indicadas para sistemas radiantes electricos ou hidraulicos.
  19.  # 39

Colocado por: trivialOk, nem mostrando por tabelas la vamos

Podem os defensores da madeira colocar alguma explicação matemática, tabelas etc?

Pois só encontro a tabelas a informar que a madeira isola mais que o cerâmico ao contrário não encontro.
    Até lá não faço mais comentários sobre o assunto

Como defensor acérrimo da Madeira eu coloco aqui a minha explicação matemática:
    Estou-me a borrifar para tabelas e tabelinhas. Eu quero pagar para ter duas coisas, conforto e estética. Inegavelmente a Madeira sempre foi e sempre será o topo da nobreza no que a revestimentos habitacionais diz respeito.
    Tudo o resto para mim são tretas e demagogias baratas.
    Só não o seriam se estivéssemos a falar de uma solução que não funcionasse. O que está longe de ser verdade!!!
    O mal disto é que são poucos os aplicadores de pisos radiantes que saibam ou queiram ter o trabalho de dimensionar e personalizar os sistemas de acordo com o desejo de revestimento do DO em alternativa ao "bota pra lá".
    Depois no fim, em pleno Séc.XXI ainda aparecem tópicos destes com DO na dúvida se a Madeira pode ou não ser aplicada sobre pisos radiantes. Enfim...
    Concordam com este comentário: XR2i
    • ljm1
    • 1 janeiro 2018

# 40

Eu tenho uma moradia com 2 pisos 1 piso todo em granito e cerâmica e 2 piso todo em flutuante com a barreira de esolaçao, os dois pisos com400m2, quando meto o aquecimento PHR en funcionamento o primeiro piso precisa de 2 dias para atingir os 20 graus o segundo piso é mais lento precisa de 3 dias e meio para alcançar os 20 graus , mas depois o conforto é melhor no piso de madeira.. espero ter ajudado este é o meu caso..
    Concordam com este comentário: Joao Dias, nunopinho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP, pabade

0.0267 seg. NEW