Iniciar sessão ou registar-se
    • ATTC
    • 1 janeiro 2018

# 41

Colocado por: ljm1Eu tenho uma moradia com 2 pisos 1 piso todo em granito e cerâmica e 2 piso todo em flutuante com a barreira de esolaçao, os dois pisos com400m2, quando meto o aquecimento PHR en funcionamento

Boa noite ljm1,
    A sua moradia tem características parecidas a que vou construir....
    Seria possível informar qual a fonte de calor e quanto gasta em média para aquecimento central?! Que acha do PRH em termos de relação custo exploração /conforto?!
    Obrigado desde já.
  1.  # 42

Colocado por: trivialSe temos a mesma tubagem a mesa distância com a mesma temperatura da água, e o sistema está ligado a mais de 2 meses, a temperatura do cerâmico e madeira não deveria ser a mesma?

Colocado por: trivialnão só no arranque, é sempre

a esmagadora maioria das obras que executei tem acabamentos diferentes nos diferentes espaços em que o passo da tubagem NÃO PODE ser o mesmo, mas a temperatura de contacto é rigorosamente a mesma excepto no momento de arranque.

em mais de 40 instalações de PRH com os mais diversos acabamentos em serviço nos últimos 5 anos pode-se afirmar que tenho bastante experiência na matéria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ATTC
    • ljm1
    • 1 janeiro 2018

# 43

En termos de conforto para mim é o melhor, porque tem a mesma temperatura por toda a casa igual, e pode andar descalço que é bom.. o tipo de aquecimento é a gasóleo, lenha, solar todos em comum!! A casa é nas zonas mais frias de Portugal e gasto por mês mais ou menos 200litros Gasoleo e 1m2 de lenha , mas a casa està super esolada .....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ATTC, GANDAREZ, NPRP
    • ATTC
    • 2 janeiro 2018

# 44

Colocado por: ljm1
    En termos de conforto para mim é o melhor, porque tem a mesma temperatura por toda a casa igual, e pode andar descalço que é bom.. o tipo de aquecimento é a gasóleo, lenha, solar todos em comum!! A casa é nas zonas mais frias de Portugal e gasto por mês mais ou menos 200litros Gasoleo e 1m2 de lenha , mas a casa està super esolada .....

Obrigado pela Resposta ljm1,
    Estou a ponderar colocar PRH e todas as opiniões/experiências são valiosas principalmente de pessoas que utilizam este aquecimento no dia-a-dia.
    • nsf
    • 2 janeiro 2018

# 45

Colocado por: Joao Dias
    Como defensor acérrimo da Madeira eu coloco aqui a minha explicação matemática:
    Estou-me a borrifar para tabelas e tabelinhas. Eu quero pagar para ter duas coisas, conforto e estética. Inegavelmente a Madeira sempre foi e sempre será o topo da nobreza no que a revestimentos habitacionais diz respeito.
    Tudo o resto para mim são tretas e demagogias baratas.
    Só não o seriam se estivéssemos a falar de uma solução que não funcionasse. O que está longe de ser verdade!!!
    O mal disto é que são poucos os aplicadores de pisos radiantes que saibam ou queiram ter o trabalho de dimensionar e personalizar os sistemas de acordo com o desejo de revestimento do DO em alternativa ao "bota pra lá".
    Depois no fim, em pleno Séc.XXI ainda aparecem tópicos destes com DO na dúvida se a Madeira pode ou não ser aplicada sobre pisos radiantes. Enfim...
    Concordam com este comentário:XR2i

Nunca, em momento algum, questionei sobre se a madeira (no meu caso referi especificamente flutuante) poderia ser aplicada sob piso radiante. Não é essa a minha dúvida. Acho que podemos aplicar o que quisermos, desde que haja disponibilidade financeira para isso. Depois de vai funcionar ou se é o mais indicado/aconselhado, já é outra história.
    Também referi que ainda não abordei nenhum instalador com questões sobre a aplicação/funcionamento. Apenas tenho orçamentos.
    A minha questão foi saber se o rendimento é semelhante usando cerâmica ou flutuante, e pelo que tenho vindo a ler a diferença está, essencialmente, no tempo necessário para ser chegar ao mesmo nível de conforto.
    • ljm1
    • 2 janeiro 2018

# 46

Para chegar au nível de conforto o flutuante é mais lento aquecer, mas depois de ter a temperatura adequada o PHR fecha o circuito durante umas horas e nesse tempo com o circuito fechado é mais confortável o flutuante do que a cerâmica porque arrefece também mais lento,e para quem ande descalço na casa nota a diferença....
  2.  # 47

O rendimento é muito similar. O tempo de resposta é que é diferente. As diferenças não são substâncias.
    Por exemplo num PRH de baixo perfil e de baixa temperatura, imagine que tem uma tarde amena e o fim do dia vira um tempo muito mau, altera a temperatura de conforto e ao fim de 4 horas já nota o acréscimo de temperatura.
    Coloquei cerâmica no rc, por causa da ligação para o exterior.
    no piso superior dos quartos ia colocar madeira, mas acabei por colocar cerâmico a imitar madeira, não pela ideia da imitação, mas pelo conforto visual do aspecto madeira. Gostei particularmente do pavimento pela textura, é particularmente interessante andar descalço sobre ele.
  3.  # 48

Colocado por: nsf

Nunca, em momento algum, questionei sobre se a madeira (no meu caso referi especificamente flutuante) poderia ser aplicada sob piso radiante. Não é essa a minha dúvida. Acho que podemos aplicar o que quisermos, desde que haja disponibilidade financeira para isso. Depois de vai funcionar ou se é o mais indicado/aconselhado, já é outra história.
    Também referi que ainda não abordei nenhum instalador com questões sobre a aplicação/funcionamento. Apenas tenho orçamentos.
    A minha questão foi saber se o rendimento é semelhante usando cerâmica ou flutuante, e pelo que tenho vindo a ler a diferença está, essencialmente, no tempo necessário para ser chegar ao mesmo nível de conforto.

A minha resposta não era para si...
    • nsf
    • 2 janeiro 2018 editado

# 49

Colocado por: Joao DiasA minha resposta não era para si...

Nesse caso, as minhas desculpas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
  4.  # 50

1
      Screenshot_20180101-162646.png
  5.  # 51

2
      Screenshot_20180101-162655.png
  6.  # 52

3
      Screenshot_20180101-162730.png
  7.  # 53

meta ao o link da dissertação
  8.  # 54

Procure na net :
      Screenshot_20180103-215313.png
  9.  # 55

• PdC
    • 4 janeiro 2018

# 56

Já coloquei alcatifa sobre um PRE e funciona perfeitamente.

Simplesmente é preciso escolher a alcatifa certa e a cola apropriada.
  10.  # 57

Bom dia,

Para não estar a criar um novo tópico sobre um assunto plenamente debatido, mas com a leitura de quase todo o fórum não encontro resposta, gostaria de expôr aqui a minha duvida (espero que o autor do tópico não se importe).

Estamos a construir uma moradia, as paredes estão levantadas e agor surge a questão do revestimento que temos de meter no chão. A casa é terrea, (aprox.180m2 uteis) e vamos meter PRH, em principio com BC, deposito AQS instantâneas e paineis solares térmicos.

Flutuantes e vinilicos não queremos, a duvida consiste em meter madeira macica ou estratificada e cerâmica, pois queriamos ter piso igual em toda a casa.

A nossa dúvida é a seguinte: Na estação de aquecimento, teremos o PRH a funcionar continuamente, logo a sensação termica sera idêntica na madeira ou no cerâmico, correto?

Agora no tempo Primavera - Outono, é possivel/viavel ter o piso com uma ligeira temperatura (fornecida pelos paineis ou BC), de modo a não ter a sensação de choque térmico, sem aquecer depois o ambiente interior?

Obrigado
  11.  # 58

Colocado por: jota-cesensação termica sera idêntica na madeira ou no cerâmico, correto?
    no tocante a sensações são diferentes.
  12.  # 59

Colocado por: jota-cedeposito AQS instantâneas e paineis solares térmicos.
    quais as soluções que estava a pensar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jota-ce
  13.  # 60

Colocado por: jorgealvesquais as soluções que estava a pensar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jota-ce

Será em princípio depósito da Daikin de 300l.

0.0313 seg. NEW