Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Estou a construir e informaram-me que colocando piso radiante hidraulico só com ceramica é que temos condução de calor, visto que madeira e flutuante mesmo AC5 são isolantes logo não deixam passar o calor. Gostaria de saber melhor pela experiencia dos tecnicos existentes do forum.
    Obrigada
  2.  # 2

    Colocado por: Joana AlmeidaBoa tarde

    Estou a construir e informaram-me que colocando piso radiante hidraulico só com ceramica é que temos condução de calor, visto que madeira e flutuante mesmo AC5 são isolantes logo não deixam passar o calor. Gostaria de saber melhor pela experiencia dos tecnicos existentes do forum.
    Obrigada

    Ora bem, se não estou em erro, com o que presentemente estamos a aplicar, só este ano vamos aplicar mais de 800m2 de soalho em cima de PRH/E.
    A Madeira funciona lindamente quer seja maciça quer seja estratificada.
    Já os pavimentos laminados (vulgo flutuantes), embora também funcionem, já não são uma solução tão boa uma vez que obrigatoriamente não ficam em contacto com a base e ainda por cima levam com mais uma barreira de espuma para amortecimento de impacto.
    Resumindo, se gosta de madeira a sério, não se deixe influenciar pelo mito de que não dá pois não é verdade!
    Concordam com este comentário: nocas1
  3.  # 3

  4.  # 4

    Mais logo no PC se quiser já coloco aqui um soalho com 30mm de espessura, com 300mm de largura e com 6000mm/8000mm de comprimento que também está em cima de um PRH.
  5.  # 5

    Colocado por: Anonimo06082021não vou falar em m2 mas sim em muitos camiões TIR cheios....bem cheios.....

    Havemos de lá chegar.
    Nisto a idade ainda é um posto :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulos
  6.  # 6

    dos quase 4000m2 aplicados este ano uma quantidade considerável é com flutuante, seguido por madeira maciça colada e estratificado de madeira colada, os revestimentos em cerâmica ou pedra natural ocupam a 3ª posição.

    somente este mês que foi pouco produtivo por diversas razões foram 6 camiões cheios de material somente para PRH.
  7.  # 7

    Colocado por: jorgealvesdos quase 4000m2 aplicados este ano uma quantidade considerável é com flutuante, seguido por madeira maciça colada e estratificado de madeira colada, os revestimentos em cerâmica ou pedra natural ocupam a 3ª posição.

    somente este mês que foi pouco produtivo por diversas razões foram 6 camiões cheios de material somente para PRH.
    Fico um pouco surpreendido do cerâmico ficar em 3° lugar, especialmente porque há muitas zonas do país com necessidade de refrigerar
  8.  # 8

    Colocado por: jorgferrFico um pouco surpreendido do cerâmico ficar em 3° lugar, especialmente porque há muitas zonas do país com necessidade de refrigerar
    e somente o ceramico é que permite refrescar?!?!

    todo e qualquer revestimento aderido á betonilha permite retirar calor da base, obviamente uns mais do que outros mas o resultado final depende de muitos factores sendo que o acabamento final é somente um deles.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  9.  # 9

    Já falaram os técnicos.
    Agora os donos de obra! :)
    Prh com madeira estratificada colada, a funcionar há 7 anos.
    Não faria diferente hoje. Completamente satisfeito. Zero problemas. Conforto top.
    Quem lhe diz essas coisas, risque de imediato para a sua obra. Claramente não sabem o que fazem e como tal não os vai querer a trabalhar na sua casa...
    Concordam com este comentário: jorgealves, nocas1, Joao Dias, BM_18
    • nsf
    • 1 janeiro 2018

     # 10

    Aproveito a discussão para colocar a mesma dúvida.
    Estou neste momento a construir e a minha ideia sempre foi aplicar piso flutuante, no entanto, tenho algum receio relativamente ao rendimento ou eficácia do piso radiante neste tipo de matéria.
    Madeira mesmo está fora de questão devido ao custo. Preferia o flutuante, mas se a cerâmica for melhor para o piso radiante terei de ponderar.
    Quem já aplicou ou quem tem experiência, o que aconselha/recomenda.
  10.  # 11

    Colocado por: nsfmas se a cerâmica for melhor para o piso radiante terei de ponderar.

    Se por melhor quer dizer com um rendimento superior, isso é.
    Concordam com este comentário: trivial
  11.  # 12

    Colocado por: Joana AlmeidaBoa tarde

    Estou a construir e informaram-me que colocando piso radiante hidraulico só com ceramica é que temos condução de calor, visto que madeira e flutuante mesmo AC5 são isolantes logo não deixam passar o calor. Gostaria de saber melhor pela experiencia dos tecnicos existentes do forum.
    Obrigada

    Perguntou isso ao instalador do PRH ou ao instalador do pavimento, ou aos dois?

    Se o seu instalador diz isso, mude de instalador, pois provavelmente algum PRH que instale não funcionará em condições. Idem se for o caso do aplicador do pavimento.

    Tenho PRH com material cerâmico.
  12.  # 13

    Existe uma tese de doutoramento de um português sobre isso .. PRH para aquecer em flutuante ou cerâmica é igual . A única diferença é quando desligar o PRH o calor latente no flutuante demora mais tempo a dissipar . Em arrefecimento a cerâmica é ligeiramente melhor,
    • nsf
    • 1 janeiro 2018

     # 14

    Obrigado pelos comentários.
    Ainda não tenho essa especialidade entregue. Neste momento tenho apenas orçamentos, mas gostaria de estar informado para quando colocar essas questões estar minimamente informado.
    A minha questão prende-se com a eficácia e rendimento do flutuante vs cerâmica. Quais os pros e contras de um ou outro com uso de piso radiante. Tenho noção que a cerâmica tem, sem dúvida, muito melhor condutividade térmica e que no arranque do sistema, e se calhar até enquanto está em funcionamento, se sentirá mais e de uma forma mais rápida o aquecimento.
    Será que o flutuante, devido à melhor condutividade térmica da cerâmica, irá obrigar o equipamento a trabalhar mais para se conseguir o mesmo nível de conforto?
  13.  # 15

    Depois de inúmeros relatos de PRH com consumos exagerados, que não funcionam que dão problemas, que ficam aquém das expectativas, as suas dúvidas e incertezas não fazem grande sentido. Esta disposto a pagar bem pela instalação? está disposto a pagar mais pela instalação? Se o trabalho não for feito adequadamente é indiferente se o PRH é com cerâmico, madeira ou flutuante.
    Concordam com este comentário: trivial
  14.  # 16

    Colocado por: callinasEsta disposto a pagar bem pela instalação? está disposto a pagar mais pela instalação?

    Embora não tenha mas conheça quem tenha e esteja bastante satisfeito com as condições, julgo que a questão se prende aqui. Há que perceber que este investimento, tal como tantos outros, tem que ser feito por pessoas capazes e que conheçam bem os equipamentos. E perceber que será sempre algo que custará mais do que normalmente se paga de energia mensalmente mas com um conforto que se calhar outros sistemas não dão...
    Como tudo serão sempre opções de cada um e perceber até quanto é quer se quer e pode pagar pelo conforto que se tem em casa.
  15.  # 17

    ok, vou deixar o testemunho, e quem tiver instalado ou que tenha algo do género que vou falar que também diga o seu testemunho.

    Casa de um familiar, sistema antigo, só tem um termostato de modo que a agua quando anda nos tubos é sempre a mesma temperatura e mesmo tempo

    A casa tem flutuante e cerâmico

    As divisões com cerâmico são TODAS ELAS mais quentes que as com flutuante, quem tem um sistema híbrido flutuante e cerâmico que diga a sua justiça.

    Com madeira, flutuante etc, até com esferovite funciona, tudo é uma questão de tempo até que o calor passe pelo material, e como acho que ninguém vais discordar
    A MADEIRA é isolante quando comprado com o cerâmico
  16.  # 18

    Alguém ligado a materiais que coloque as resitividade térmica do cerâmico vulgar e madeira, flutuante, penso que será esclarecedor

    As casas antigas eram isoladas com o que? cerâmica ou maderia?
  17.  # 19

    Colocado por: Anonimo06082021

    com nada.


    Colocado por: Anonimo06082021

    com nada.


    Segundo entendo és adepto que o sistema funciona melhor com madeira.

    Certamente já tiveste a oportunidade de ver a reação na mesma instalação com os dois pisos
    Podes dar o teu sincero parecer do que se passou??

    ou seja, na mesma instalação com as duas soluções, qual aquecei mais rápido?
    Atenção, digo que uma casa com soalho, madeira, flutuante é muito mais bonita e confortável, mas a questão é qual o mais económico para aquecer

    Se me disseres que no verão é muito mais agradavel andar na madeira do que no cerâmico,... não discordo, mas a questão é sempre a mesma, qual reagem mais rápido? porque reage? porque não isola tanto quanto o outro
  18.  # 20

    http://www.protolab.com.br/Tabela-Condutividade-Material-Construcao.htm

    primeira tabela que me apareceu ao procurar, alguém consegue alguma a dizer que as madeiras são melhores?
 
0.0271 seg. NEW