Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 601

bom dia e parabéns pelo testemunho, em breve tb irei iniciar a construção da minha na ilha deesao miguel e algums dúvidas que tenho trouxeram-me aqui.

mas, tentando ajudar (baralhar) sobre essa pergula eu colocaria isolante térmico e tela de xisto e ainda acentuava a pendente mesmo que tivesse de desfazer qq coisa.
  2.  # 602

Entretanto, a obra prossegue com as carpintarias:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7, zinna
      P1218655.JPG
      P1218647.JPG
      P1218646.JPG
  3.  # 603

Olá Nuno. Finalmente encontro a sua publicação. Ainda no início do ano fui à página da internet ver se já tinha terminado a casa, achei que tivesse abandonado a ideia do site. Vou agora retroceder no tópico para estar a par das últimas atualizações.
    Parabéns, para já parece estar bem fixe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunogouveia
  4.  # 604

O exterior está quase pronto
      P1218651.JPG
      P1218652.JPG
      P1218654.JPG
  5.  # 605

Muito bom.
    A fatura da construção vai em quanto?
  6.  # 606

Dentro do orçamento...aliás um pouco abaixo porque o alpendre ficou um pouco mais barato do que inicialmente orçamentado.
    O resto da obra está descrita no orçamento que publiquei online: https://nsgarq.wixsite.com/casa100
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7, ruijorge.o.pereira, Aminhacasinha
  7.  # 607

O seu trabalho é um exemplo enquanto profissional.
    Parabens.
    Concordam com este comentário: eu
  8.  # 608

Nuno Gouveia, já escolheu o recuperador de calor/salamandra?
  9.  # 609

Parabéns pelo projecto, pela obra e pela partilha.
    Dá gosto ver um arquitecto a assumir a pasta com rigor e que secalhar teve de fazer concessões ao nível do projecto para ter a casa dentro do orçamento disponível.
    Isto prova que quando o arquitecto está imergido dentro de todo o processo, é uma mais valia para a obra. E não é necessáriamente mais caro para o DO (no custo total da obra).
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Aminhacasinha, M.Dias, ClioII
  10.  # 610

Tive agora a espreitar o site, ainda não tinha visto, que fixe Arq. Nuno Gouveia!
  11.  # 611

Obrigado a todos.
    Quanto ao recuperador, escolhi o Bronpi Paris 70 Vision (cerca de 850€ salvo erro), apenas porque foi quase o único que encontrei com queima estanque e com uma saída de 150mm. Entretanto já coloquei um tubo na parede da sala para admissão do ar primário (ver foto no post #711). Se fosse agora procurava um recuperador ainda menor. Acho que vai ser calor a mais dada a temperatura atual da casa em obra).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter, MRK
  12.  # 612

Colocado por: nunogouveiadada a temperatura atual da casa em obra

Isso é porque o pessoal aquece muito.. é muito trabalhador ;)

quantos Kw debita isso? para que volume?
  13.  # 613

Nuno, por curiosidade. Esta obra tem atraído clientes (reais) para algo do género ou proporcional?

Não é viável fazer clones desta casa?
  14.  # 614

Sim, tem atraído clientes, o que é bom. Dois potenciais clientes foram inclusive visitar a obra da Casa 100.
    E sim, é viável imaginar esta casa, ou parecida, em outro local, inclusive trocando a posição da cozinha com o escritório (se fosse hoje é o que faria). Mas o que importa reter aqui é que se trata de um edifício com pouca superfície específica - entenda-se no seu sentido científico. Menos superfície para igual volume. E isso torna menos oneroso cada metro quadrado ao mesmo tempo que facilita o aquecimento da casa.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  15.  # 615

Quanto ao recuperador:
    Potência de aquecimento: 11kw
    Rendimento: 78%
    Volume de aquecimento: 275m³
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter
  16.  # 616

Colocado por: nunogouveiaMas o que importa reter aqui é que se trata de um edifício com pouca superfície específica - entenda-se no seu sentido científico. Menos superfície para igual volume. E isso torna menos oneroso cada metro quadrado ao mesmo tempo que facilita o aquecimento da casa.

Para mim o truque foi fazer de um sótão um 1º andar, no fundo isso é uma casa de R/C com 75m2, com um sótão habitável. O projecto está perfeito, eu vivia perfeitamente nessa casa, apenas teria colocado a suite com wc privativa, já o tinha dito em tempos, ao Nuno Gouveia.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ADROatelier, tozepalma, two-rok, alexp
  17.  # 617

@nunogouveia,
    Obrigada pela disponibilidade e pela partilha do projecto e obra.
    Concordam com este comentário: carlos almeida
  18.  # 618

Colocado por: Picareta
    Para mim o truque foi fazer de um sótão um 1º andar, no fundo isso é uma casa de R/C com 75m2, com um sótão habitável. O projecto está perfeito, eu vivia perfeitamente nessa casa, apenas teria colocado a suite com wc privativa, já o tinha dito em tempos, ao Nuno Gouveia.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,ADROatelier,tozepalma
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nunogouveia

Mesmo a área que é no centro de uma grande cidade é um achado. Muitos DO iriam seguir esse modelo, ou outro idêntico e adaptado à orientação solar própria...
  19.  # 619

O problema é que a maioria dos DO, em fase de projecto, se o arquitecto propuser um projecto dentro deste conceito, recusa!!!

Parabéns Nuno.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, paulovalente, antonylemos, CMartin, CC_C&C
  20.  # 620

A ideia é aquecer a casa toda com a tal salamandra/ recuperador? Gem saidas de ar ou radiadores?

0.1189 seg. NEW