Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 941

    Colocado por: nunogouveiaHá ainda outro tema que permite poupar uns trocos e que consiste em fazer algumas partes menores da obra diretamente, e que não impliquem com as condições de garantia do empreiteiro nem com o projeto licenciado. Provavelmente entre vocês, familiares e amigos, há alguma parte da obra e possam executar diretamente. Na casa 100, alguns desses trabalhos foram por exemplo as portadas interiores e uma pérgola exterior controlo da insolação que ainda não executei (mas cuja madeira foi encomendada há uns 15 dias à empresa J.Pinto Leitão. :-)

    O controlo solar da CASA100 é feito com palas dimensionadas para deixar passar o sol no Inverno e impedir a sua entrada no Verão. Assim , o Sol só aquece a casa quando é necessário. Podem ver o efeito na animação anexa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982,Vítor Magalhães,MrVetable
      CASA100-sol.gif

    O conceito é ótimo, contudo a vista/condicionantes/terrenos vizinhos condicionam esta opção na grande maioria dos casos.
    Mesmo no meu caso, com possibilidade de implantar a casa a 360º, os grandes vãos não ficaram a sul, pois a vista a sul não era a mais agradável… . Tentou-se todavia maximizar a correta exposição solar apesar desta condicionante.
  2.  # 942

    Claro, há muitos fatores a considerar. Mas em muitos casos as pessoas esquecem que a casa também é uma "máquina" que para se poder usar convenientemente, pode ser eficiente ou um sorvedouro de dinheiro.
    Concordam com este comentário: zinna
  3.  # 943

    Há ainda outro tema que permite poupar uns trocos e que consiste em fazer algumas partes menores da obra diretamente, e que não impliquem com as condições de garantia do empreiteiro nem com o projeto licenciado. Provavelmente entre vocês, familiares e amigos, há alguma parte da obra e possam executar diretamente. Na casa 100, alguns desses trabalhos foram por exemplo as portadas interiores e uma pérgola exterior controlo da insolação que ainda não executei (mas cuja madeira foi encomendada há uns 15 dias à empresa J.Pinto Leitão. :-)


    Sem dúvida! O meu marido é marceneiro e estamos "mal habituados" porque vivemos numa casa que todas as carpintarias e móveis interiores foram feitos pelo avô dele há já 30 anos - e os móveis de madeira, que obviamente vão levando alguma manutenção estão novos!

    O nosso único problema em aguentar um inverno com 20kg de lenha é escoar as sobras que temos naturalmente eheh, mas isso é incrível!

    Obrigada pelas dicas, e boa sorte com a pérgula!
  4.  # 944

    Colocado por: DR1982umas portadas de madeira até gosto de ver


    Eu tb gosto de ver e muito, mas ter de as abrir/fechar manualmente, não é nada prático, sei bem por experiência pessoal na casa dos progenitores.
  5.  # 945

    Colocado por: nunogouveiaComo já fui anunciando em algumas conversas, iniciou-se a construção da moradia T4 por 100mil euros, cujo projeto é de minha autoria.
    Não é a arquiteura ideal, é a arquitetura possível, totalmente subordinada ao limite de orçamento imposto: 100mil euros, mais IVA.

    Convém destacar que se trata de uma obra em meio urbano consolidado, e com um acesso algo difícil, pelo que, em contextos mais desafogados será possível reduzir ainda o custo da obra.
    Mas, indo ao que interessa, preparei um site para ir atualizando as informações mais relevantes sobre esta casa.
    https://nsgarq.wixsite.com/casa100
    Brevemente irei colocar online grande parte do projeto de execução bem como uma descrição das quantidades devidamente orçamentadas para podermos ir discutindo opções, erros e soluções.
    Um abraço da cidade do Porto.
    Nuno Gouveia


    Muito boa tarde,
    Fiquei bastante interessado em tudo o que você nos disse aqui no forum..
    era possível dar me mais informações? eu agradecia imenso.
    [email protected]

    Muito Obrigado!
  6.  # 946

    Boas, qual foi o sistema de ventilação usado para garantir a norma de renovação de 0.4 ?
    Obrigado
  7.  # 947

    Atualmente, a ventilação da casa é feita de forma passiva, com aberturas de 75mm de diâmetro (com grelhas inox). No total existem 6 desse sistemas (2 por cada quarto de banho). A ideia era ainda implementar sistemas semelhantes nos quartos. Mas provavelmente já não será feito...
  8.  # 948

    Mas as grelhas admitem o ar pelos wcs? Usualmente a admissão é feita nas zonas limpas e a extração nas zonas sujas (wcs por exemplo).
  9.  # 949

    Isso acontece numa instalação de VMC. A instalação na CASA100 é 100% passiva.
  10.  # 950

    Boa noite Nuno, lamento que o motivo da venda seja esse. Boa sorte com a venda.
  11.  # 951

    Qual venda?
 
0.3052 seg. NEW