Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

capilaridade da laje

Eu estou a falar apenas da laje, da humidade que sobe pela laje por esta estar em contacto com o solo.

Até porque eu disse:
    Não evita humidade por capilaridade das fundações, e da estrutura de assentamento das paredes

Em resposta à solução do RESIDENT_EVIL, na qual perguntou:
    É viável em termos térmicos e evita as humidades por capilaridade se aplicado em todo o piso até ao rodapé?

Ou seja, uma solução que apenas, e em termos hipotéticos, evita a capilaridade da laje, ao qual eu referi, que para tal poderia-se apenas:
    Na construção, para evitar a humidade capilaridade da laje de assentamento basta criar uma caixa de ar entre esta e o solo, digo eu.

Espero ter-me feito entender agora :)
  2.  # 42

Claro que fez mas eu hoje acordei com vontade de dar porrada nos engenheiros.

A caixa de ar funciona, mas não funciona a 100%. Mesmo bem ventilada essa caixa vai ser sempre uma zona bastante húmida e quente. Como as ventilações são por norma feitas ao nível da viga cinta isto é próximo da laje esta vai estar sempre mais fria que o resto da estrutura (sapatas pilares e vigas) Isto faz com que nesta zona (lage) haja condensação. Condensação esta que acaba por ser absorvida pela laje. A solução ideal era que esta laje fosse impermeabilizada na sua face inferior, bem como todas as superfícies de betão desta caixa de ar, ou seja sapatas vigas e pilares.
    Concordam com este comentário: kuGu_eLu
  3.  # 43

Concordo plenamente consigo...mas se quer dar porrada em engenheiros, dê nos engenheiros, não em mim (já que o título de eng. só é dado aos que pertencem à dita ordem) :)
  4.  # 44

Olhe que não olhe que não. Não se lembra do nosso antigo 1º?
    Deixe de ser calão e acabe lá o estágio e envie o relatório para a ordem que eles agora aprovam tudo. O que é preciso é que tenha dinheiro para pagar as cotas.

:)))
  5.  # 45

o que o ze faz para ter mais alguém em quem dar porrada...o problema não é fazê-lo, mas sim a burocracia :)
  6.  # 46

Qual burocracia?
    Arranja um patrono que no final assine uma carta que o próprio Kugu_elu redige a dizer maravilhas de si.
    Arranja um tema sobre o qual ninguém perceba patavina.
    Redige 50 paginas sobre isso onde 30 são de fotografias e 15 de gráficos que ninguém saiba o que são.
    Faz uma capinha bonita e põe uma citação poética na contra capa e tá feito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kuGu_eLu
  7.  # 47

Sim,
    Mas onde estou agora não posso fazer isso. Por tal ,tenho que esperar :)
  8.  # 48

Colocado por: kugu_eluSim,
    Mas onde estou agora não posso fazer isso.

Não me diga que está preso? :)))
    Os senhores da odem não se importam. Aproveite e faca uma tese sobre a problemática dos trabalhos em espaços confinados com especial relevância na abertura de túneis de fuga.
  9.  # 49

Eu sei que os senhores da ordem não se importam, que mse importa são so senhores do estado para os quais eu trabalho.
  10.  # 50

Ou seja está num daqueles programas do Pepal certo? Não me diga que não arranja aí alguém que lhe assine o estágio. Faz um relatório sobre as actividades que desenvolveu e fica com o assunto arrumado.
    Concordam com este comentário: kuGu_eLu
  11.  # 51

Desde já obrigado a todos pelas respostas.
    A minha questão (embora não especificasse no início) prende-se com o facto de haver uma laje apoiada no solo sem a existência de caixa de ar. A mesma tem drenagem (forma de "espinha de peixe"), 20cm de rachão devidamente acondicionado, 20 cm de "tout venant" humedecido e prensado a cilindro e vibrado, +- 15 cm de betão de limpeza ( tem plástico preto em toda a superfície da laje que foi aberto em função da colocação do referido betão) e 30 cm de betão hidrofugado. Penso sinceramente que as humidades não terão vida fácil. No projecto térmico está prevista a aplicação de floormate de 30mm no perímetro interior da habitação até 1,5m.
    Não haveriam vantagens em substituir o floormate pelo "space reflex"(ou outro semelhante) e cobrir todo piso?
  12.  # 52

Não haveriam vantagens em substituir o floormate pelo "space reflex"(ou outro semelhante) e cobrir todo piso?
    Não, não faça isso, esse tipo de isolante serve mais para isolar transmissão de calor por radiação, e não por condução como você quer... para isso tem de ser um isolante com + espessura (maior que 30mm).
    Segundo o RCCTE só necessita de 1,5m na periferia, mas se cobrir o piso todo acho que faz bem. Coloque lá o xps no piso todo que vai bem servido.
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RESIDENT_EVIL
  13.  # 53

Colocado por: JancidoNão, não faça isso, esse tipo de isolante serve mais para isolar transmissão de calor por radiação, e não por condução como você quer... para isso tem de ser um isolante com + espessura (maior que 30mm).
    Segundo o RCCTE só necessita de 1,5m na periferia, mas se cobrir o piso todo acho que faz bem. Coloque lá o xps no piso todo que vai bem servido.
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RESIDENT_EVIL

Não concordo com o cobrir o piso todo, especialmente porque não tem caixa de ar. Fala-se em 1.5m na periferia (regulamento pelo que diz) para precaver as perdas de calor lineares, pontes térmicas lineares na zona de intersecção entre as paredes e a laje. Esta é a razão para se isolar termicamente parte da laje, na periferia. Porque normalmente, quando não existe caixa de ar, não é necessário isolar a laje assente no solo pois o próprio solo funciona como isolante térmico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RESIDENT_EVIL
  14.  # 54

Não concordo com o cobrir o piso todo, especialmente porque não tem caixa de ar. Fala-se em 1.5m na periferia (regulamento pelo que diz) para precaver as perdas de calor lineares, pontes térmicas lineares na zona de intersecção entre as paredes e a laje. Esta é a razão para se isolar termicamente parte da laje, na periferia. Porque normalmente, quando não existe caixa de ar, não é necessário isolar a laje assente no solo pois o próprio solo funciona como isolante térmico.
    Necessário não é, mas fica melhor, o solo não é isolante está sempre perto de 12 a 13ºC logo se a habitação estiver a 20ºC vai haver permuta.., se estiver a pensar em piso radiante, nem pense duas vezes, coloque em todo o piso e bem mais que 30mm.
    Cumprimentos
  15.  # 55

Que solo? a que profundidade? Solo por baixo da casa ou solo em contacto com o ar livre?
    Se tiver uma parede de betão de 1 metro não será melhor isoladora que uma de 0.2m? não tem o solo uma espessura que se pode considerar de infinita?
  16.  # 56

Segundo me informaram, deveria preocupar-me mais com o isolamento da laje de tecto, pois as perdas são mais acentuadas nesta parte. Mas chega apenas o floormate conforme o projecto, ou será mais eficiente a colocação na laje inteira (piso)?
    Obrigado
  17.  # 57

Preciso de opiniões...
    Só tenho cerca de 10cm para regularizar o chão...
    Sendo que 4cm são precisos para cobrir os tubos, a colocação de floormate (era o que eu pretendia) está fora de questão?
    Há algo mais que se possa fazer para ajudar no comportamento termico?
    Ou meto só a tradicional argamassa?

0.0231 seg. NEW