capilaridade da laje
Não evita humidade por capilaridade das fundações, e da estrutura de assentamento das paredes
É viável em termos térmicos e evita as humidades por capilaridade se aplicado em todo o piso até ao rodapé?
Na construção, para evitar a humidade capilaridade da laje de assentamento basta criar uma caixa de ar entre esta e o solo, digo eu.
Colocado por: kugu_eluSim,
Mas onde estou agora não posso fazer isso.
Não haveriam vantagens em substituir o floormate pelo "space reflex"(ou outro semelhante) e cobrir todo piso?Não, não faça isso, esse tipo de isolante serve mais para isolar transmissão de calor por radiação, e não por condução como você quer... para isso tem de ser um isolante com + espessura (maior que 30mm).
Colocado por: JancidoNão, não faça isso, esse tipo de isolante serve mais para isolar transmissão de calor por radiação, e não por condução como você quer... para isso tem de ser um isolante com + espessura (maior que 30mm).
Segundo o RCCTE só necessita de 1,5m na periferia, mas se cobrir o piso todo acho que faz bem. Coloque lá o xps no piso todo que vai bem servido.
CumprimentosEstas pessoas agradeceram este comentário:RESIDENT_EVIL
Não concordo com o cobrir o piso todo, especialmente porque não tem caixa de ar. Fala-se em 1.5m na periferia (regulamento pelo que diz) para precaver as perdas de calor lineares, pontes térmicas lineares na zona de intersecção entre as paredes e a laje. Esta é a razão para se isolar termicamente parte da laje, na periferia. Porque normalmente, quando não existe caixa de ar, não é necessário isolar a laje assente no solo pois o próprio solo funciona como isolante térmico.Necessário não é, mas fica melhor, o solo não é isolante está sempre perto de 12 a 13ºC logo se a habitação estiver a 20ºC vai haver permuta.., se estiver a pensar em piso radiante, nem pense duas vezes, coloque em todo o piso e bem mais que 30mm.