Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,
    Tenho um projeto de reabilitação de 2 caves no Feijó, em apreciação na câmara de Almada.
    Aquando da aprovação do desenho, questionei á arquiteta a sua previsão para a obra, por forma a eu analisar se se encontrava dentro do meu orçamento e se seria viável financeiramente, pois a intenção é a revenda. A mesma apresentou-me um custo entre os 70.000€ e os 80.000€ ( 2 apartamentos) , que já achei demasiado e juntas contabilizamos todas as despesas com os imóveis e o seu, provável, valor de venda e achamos viável avançar.
    O processo avançou e já só falta ser aprovado nas especialidades.
    O que me preocupa é que tenho empreiteiros a darem me orçamentos de 150.000€ (2 apartamentos) e outros, inclusivé o que cedeu os dados como responsável da obra, que nem sequer apresentaram qualquer orçamento.
    Sendo que o valor pedido me é insuportável, com que direitos posso eu reclamar á arquiteta?
    Ademais, a mesma nunca mencionou ser necessário pagar a um fiscal de obra, técnico de obra e coordenador de segurança, que em conjunto totalizam 920€+iva/mês, e a sua assistência técnica á obra outros 300€+iva/mês. Numa obra cuja previsão é de 6 meses, esta despesa havia de ter sido mencionada na previsão.
    Aguardo esclarecimentos de quem de direito.
  2.  # 2

Tem de fazer obras nas duas em simultâneo? Não poderá ser uma de cada vez?
  3.  # 3

O problema é que a estes valores nem sequer me compensa fazer qualquer obra. Fui iludida pela arquiteta!
  4.  # 4

Primeiro comprou e só depois é que falou com o arquitecto? Falou apenas com um arquitecto? Não falou com mais ninguém? Outras empresas? Vai fazer algum tipo de restauro exterior?
  5.  # 5

Os apartamentos são para revenda, e o custo dos mesmos acrescidos das despesas de reconstrução e estas novas despesas de fiscalização etc., tornam o apartamento tão caro que ninguém mo vai comprar...
    Estamos a falar de caves e no Feijó ( Margem sul de Lisboa)
  6.  # 6

Primeiro comprei as caves, vinham com licença de habitação ‘comprada’ pois não tinham a mínima condição de habitabilidade, não tinham sequer um cano ou cabo eléctrico, a conselho de um engenheiro da certiel e dos SMAS a meter projeto, ao falar com esta arquiteta que me apresentaram como estando habituada a projetos complicados, tive que a contratar para ela me apresentar uns projetos para eu aprovar. Os valores da reconstrução forma falados anteriormente á finalização das telas e entrada do projeto na câmara.
    Só depois andei a pedir orçamentos...
  7.  # 7

Neste momento já não pode voltar atrás. Já comprou. Já investiu. Agora tem de ir em frente. Procure mais opiniões e opiniões de outros arquitectos. A dificuldade aqui já não é o ganhar mas sim não perder tempo e dinheiro. Procure saber se realmente tem de ser como essa arquitecta disse
    Estas pessoas agradeceram este comentário: samina31
  8.  # 8

A actividade imobiliária é para profissionais, não é para amadores.
  9.  # 9

Colocado por: PicaretaA actividade imobiliária é para profissionais, não é para amadores.
    também podem ser para amadores se devidamente acompanhados o que provou se não ser este caso.
  10.  # 10

Colocado por: PedroGomestambém podem ser para amadores se devidamente acompanhados

Nem acompanhados ... a actividade imobiliária só pode ser exercida legalmente por profissionais.
  11.  # 11

Colocado por: Picareta
    Nem acompanhados ... a actividade imobiliária só pode ser exercida legalmente por profissionais.
    o que eu quero dizer é que se tiver dinheiro para investir é tiver um parceiro que perceba do assunto (até poderia ser você) poderia ser uma boa oportunidade para ambos fazerem negócio
  12.  # 12

Colocado por: samina31O problema é que a estes valores nem sequer me compensa fazer qualquer obra. Fui iludida pela arquiteta!

Ajudique a obra a sua arquitecta...
  13.  # 13

Já percebi que foi um erro, mas necessito de soluções e não recriminações...
  14.  # 14

Eu na realidade tenho uma empresa de compra e venda de imóveis. Mas a minha atividade não implica conhecimentos de ilucitudes nas licenças camarárias e nem sequer reforços estruturais e tudo o que adveio da necessidade de colocar o projeto á Câmara.
    Procurei ajuda especializada para o caso, ajuda essa que sim provou não ser credível, já anteriormente tive problemas neste projeto pois pelos vistos ao contratarmos um arquiteto, também devemos ter um advogado para certificar se todas as necessidades da obra estão contempladas no contrato.
    • ik
    • 10 dezembro 2017

# 15

O primeiro erro foi comprar duas caves para habitação,
    Concordam com este comentário: samina31, marvi
  15.  # 16

Eu no seu lugar iria em frente. Se a arquitecta lhe falou em 80 mil aperte com ela e se for necessário adjudique lhe a obra. Entretanto procure outro gabinete de arquitectura para ter sempre uma segunda opinião. Se conseguir vender no estado em que está também é bom. Se for teimosa como eu arranca com o projecto e há de arranjar forma de lucrar com a mesma. Pondere mudar a finalidade. Se não der para vender pode ser que dê para aluguer de longa duração ou até mesmo curta duração. Alojamento local air bnb se o mesmo tiver um pátio tentar um jardim de inverno ou um jacuzzi ou um local para festas uma danceteria há que fica localizada em duas caves. Salão de jogos até um salão de massagens também pode ser uma boa oportunidade. Coloque aqui fotos a ver o que se pode fazer. Tendo capital o céu é o limite.
  16.  # 17

Colocado por: ikO primeiro erro foi comprar duas caves para habitação,
    já passamos a fase da crítica agora estamos a ponderar soluções 😋
    • ik
    • 10 dezembro 2017

# 18

Colocado por: PedroGomesjá passamos a fase da crítica agora estamos a ponderar soluções 😋

LOL

A sério que não vejo como vá rentabilizar duas caves como habitação

Se puder que meta o projecto, se tivesse uma frente não enterrada e com acesso, o mais fácil era converter em comercio ou em armazem
  17.  # 19

Entrada é pelo prédio ou tem entrada independente? Tem janelas? Tem jardim ou terreno aberto? Pode dar para comércio
  18.  # 20

No novo projeto a entrada será independente pelas traseiras onde terá um pequeno pátio 25m2 cada, no mesmo projeto o quartos que agora não têm qualquer janela, passarão a ter portadas, pois o piso nas frentes será rebaixado por forma a criar uns fossos para a entrada de luz, o projeto implica arranjos exteriores.
    Está bonito é verdade, mas fora das minhas possibilidades, 150 mil!!! Sendo que são orçamentos, poderão ter derrapagens, acrescidas das taxas camarárias, os tais custos de fiscalização etc, irão totalizar um investimento de cerca de 260.000€, valor que nunca irei ter retorno pois um t2 no Feijó é vendido pelos 105.000€ e um t1 pelos 90.000€.
    Penso que a opção de revender antes de levantar as licenças será a melhor opção, mas estou muito desiludido com a atitude da arquiteta que me apresentou um projecto inacessível para mim, omitiu custos necessários.

0.0213 seg. NEW