Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: fsilva106retire todo isolamento que está em volta do tubo dos fumos (mas deduzo que o limpa chamies tenha feito isso)
    verifique só o tubo dos fumos está em boas condições
    tem a chaminé por dentro limpinha, pode voltar a acender o recuperador e vai ver que até vai aquecer mais, isto porque o calor do tubo dos fumos já não vai ficar retido na lã.
    tem alguma grelha na hotte? (em cima junto ao tecto)

    Eu digo mais: retire todo o isolamento, excepto o que estiver nas costas do recuperador se der para alguma parede exterior.
    Alguns (fracos) instaladores gostam de embrulhar o recuperador em isolamento, vá-se lá perceber porque.
    Tire tudo e ventile bem a hotte. Grelhas em baixo e grelhas bem lá em cima. Assim apreveita bem mais o calor da recuperador e deixa d ter problemas com isolamentos a arder e a deitar cheiros.
    Veja alguns exemplos aqui nesta espécie de "biblia" sobre lareiras e recuperadores:
    http://www.sitiodaslareiras.com/reparacoes.htm
    Concordam com este comentário: fsilva106, nocas1
  2.  # 22

    Alguns (fracos) instaladores gostam de embrulhar o recuperador em isolamento, vá-se lá perceber porque.
    os recuperadores que conheço requerem uma distancia minima entre estes e o isolamento térmico. nunca devendo estar encostado ao equipamento. Todas as marcas que conheço têm manuais de instalação. Procure na net pelo manual de instalação do seu equipamento e verifique que esteja tudo correcto.
  3.  # 23

    Colocado por: larkheessa lenha é maligna .... faz muito calor, não vai poder usar muito mais dessa lenha ou se usar tem de ser com precaução...

    Então o que se vai usar? lenha que não arda?mas que logica vai aqui!!!o recuperador è feito para aguentar qualquer lenha e quanto maior o poder calorifico melhor ou senão para que se quer um recuperador quase apagado? o pinheiro arde o dobro de o eucalipto mas tem resina!
    se eu meter um cavaco de eucalipto e que me mande 200 graus de temperatura e puser 3 cavacos de sobreiro e mande a mesma temperatura qual o perigio de se aquecer com eucalipto?
    eu aqueço a anos e zero de problemas!ja instalei e instalo recuperadores e ca para mim o problema è que puseram lã com papel Kraft,,
  4.  # 24

    use la o eucalipto que é bom... agora evite ao máximo lenhas resinosas como pinho e cedro.
  5.  # 25

    Obrigada pelas opiniões e dicas, vamos falar com o senhorio é ver o melhor a fazer. Para já nao ligamos a lareira porque temos receio q volte a acontecer já q se vê o revestimento onde ardeu. Não foi muito porque intervimos rápido. O senhorio também referiu q com a água(q foi pouca é com o calor secou rápido) pode enferrujar. O recuperador é de ferro e supostamente os tubos n enferrujam certo?!.. será q a prata do revestimento se danifica?!
  6.  # 26

    Colocado por: RaqueloliveiraObrigada pelas opiniões e dicas, vamos falar com o senhorio é ver o melhor a fazer. Para já nao ligamos a lareira porque temos receio q volte a acontecer já q se vê o revestimento onde ardeu. Não foi muito porque intervimos rápido. O senhorio também referiu q com a água(q foi pouca é com o calor secou rápido) pode enferrujar. O recuperador é de ferro e supostamente os tubos n enferrujam certo?!.. será q a prata do revestimento se danifica?!

    o senhorio parece me que fala demais,,,quase um incêndio numa habitação e fala em ferrugem!eu gostava de ver uma foto do que ardeu,pois assim andamos todos com palpites e ficamos todos a nadar!
  7.  # 27

    venha de lá uma foto

    e realmente deve ser o tal papel da lã que ardeu mas isso deve ser muito estranho
  8.  # 28

    Colocado por: antonylemosuse la o eucalipto que é bom... agora evite ao máximo lenhas resinosas como pinho e cedro.


    Então porque é que os pellets certificados são obrigatoriamente feitos de resinosas?
  9.  # 29

    Não consigo partilhar imagem com muita pena minha... N ardeu quase nada nem se consegue ter bem a percepção.. o alumínio q embrulha a lã ficou ligeiramente "defumado". Se em 20min de ligar a lareira ardia bastante bem, com uma labareda forte mas não em demasia demoramos 2 min a apagar. o q ardeu n se consegue ver bem até porque é junto a uma grelha lateral pequena e até nas fotos n tem uma boa imagem.
    Bem fiquei esclarecida, e vejo q a maioria não acha normal arder. Obrigada mais uma vez.. entretanto se conseguir público imagem e tento dizer qual a resolução do problema.
  10.  # 30

    Esta imagem é da grelha da frente.. lã a vista pq foi retirada alguma para perceber q material era.
      IMG_20171214_144311.jpg
  11.  # 31

    Não sei se conseguem ver mas junto ao tubo tem um material é junto ao pladur tem outro de revestimento..
  12.  # 32

    Junto ao tubo é lã de vidro, vê-se bem. Aquilo não deveria estar ali. O seu senhorio teve um princípio de incêndio devido a má construção e anda preocupado com a água, deve ser uma personagem muito sui generis...
  13.  # 33

    Colocado por: Raqueloliveirasenhorio afirma q devem ser limpas a cada ano. E agora em quem acredito.


    No senhorio. Os recuperadores exigem manutenção anual, caso contrário perdem a garantia.
    Pelo menos o meu - que tem garantia de 5 anos - vem lá explicito que se não fizer manutenção todos os anos perde a garantia.


    Colocado por: fsilva106nunca vi o tubo dos fumos isolado com qualquer que seja, o que costuma ser isolado é as paredes da hotte.


    Aqui está o problema. NUNCA se isola o tubo, mas sim as paredes da hotte.
    Assim de repente, trata-se de um problema de instalação de quem fez o serviço.
  14.  # 34

    Colocado por: ClioII

    Então porque é que os pellets certificados são obrigatoriamente feitos de resinosas?


    Os pellets certificados têm no máximo X% de resina e Y% de humidade. Estes valores de X e Y são valores escolhidos a dedo na fábrica, de modo que não ponham em causa potenciais problemas no recuperador.

    Agora quando você compra lenha, a percentagem de resina e humidade lá presentes são uma incógnita. É o que a natureza lá pôs. Se esses valores forem muito elevados, vão dar azo a problemas no recuperador.
  15.  # 35

    Colocado por: marcoaraujoNUNCA se isola o tubo,
    errado, dependendo de muitos factores mas regra geral o tubo TEM que ser isolado.
  16.  # 36

    Colocado por: jorgealves
    1. errado, dependendo de muitos factores mas regra geral o tubo TEM que ser isolado.


    Se falarmos de tubos de distribuição de calor para outras divisões, sim, tem de ser isolado.
    Se falarmos do tubo de exaustão de fumos para o exterior, é pura burrice isolá-lo. Aliás, a maioria dos fabricantes de recuperadores faz referência ao perigo que isso constitui.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  17.  # 37

    Já agora, a zona da hotte que é isolada, deve sê-lo sempre com lã de elevada densidade/dureza (mais dificil de se desprenderem 'tufos' de lã) e sempre com folha de aluminio na face que dá para o tubo.
  18.  # 38

    Colocado por: jorgealveserrado, dependendo de muitos factores mas regra geral o tubo TEM que ser isolado.

    O tubo de exaustão? Na zona da hotte isolado para que?
    Ou está a falar na zona de passagem pela laje?
  19.  # 39

    O tubo de exaustão desde que circule em oco de construção ou falso obrigatoriamente tem de ser isolado,.

    A hotte isolada é uma burrice.
  20.  # 40

    Imagem da grelha lateral
      IMG_20171215_214408.jpg
 
0.0173 seg. NEW