Iniciar sessão ou registar-se
    • LC_83
    • 15 dezembro 2017 editado

     # 1

    Bom dia,
    Mais uma vez venho pedir ajuda, desta feita para a próxima "correcção" a fazer lá em casa.

    As ultimas 2 imagens são de uma janela em que as madeiras estavam "forradas" com uma chapa preta, daí a cola que se vê.
    Aquele espaço existente "vazio" entre a parece e a madeira está bem assim? Tenho que remover as madeiras para lixar e voltar a envernizar, pelo que tenho que perceber se mantenho assim ou é necessário algum enchimento.

    Por outro lado, como se pode ver, não falta condensação, e apesar de haver ali um perfil de "recolha" dessa água, o próprio perfil também condensa e a água ao escorrer deve passar para a madeira no canto.

    Isto é muito mais crítico noutra portada (primeira foto), em que o chão já absorveu bastante... neste caso ainda não sei qual a melhor opção a tomar, mas é certo que tenho que resolver em breve e não só "remediar".
    Estou a procurar soluções e se calhar uma delas passa tb por cortar o flutuante um pouco mais atrás e usar outro material nessa zona, mas ainda não sei qual...

    Do lado de fora a pedra é granito, mas pelo que vi em outras janelas, não está a bater na caixilharia.
    A caixilharia é de aluminio sem corte térmico e não tem estores.
      janela_chao_1.png
      IMG_20170907_151716.jpg
      IMG_20171115_085149.jpg
  1.  # 2

    O que você tem aí, pelo menos e sem margem para dúvidas, é um enorme problema de condensações nos caixilhos que, quando aquece a casa, no dia a seguir largam litros e litros de água pelos vidros, que depois acabam por correr pela janela.

    O perfil de recolha de condensados não sei exactamente como funciona, até porque se isso drenasse directamente para o exterior isso implicaria ter um buraco no caixilho e não me parece que seja o caso. Talvez um dos instaladores de alumínios que aqui andam possa ajudar com este ponto. Em todo o caso, eu não sei se o que se vê nas fotos é o perfil de recolha de condensados ou o próprio remate que o caixilho já traz para o apainelado de madeira encostar.

    E espaço de ar entre o apainelado e a parede parece-me normal, a madeira é colada à parede e a cola preenche o buraco que aí fica "em tosco".

    Já agora, quanto ao piso, isso não me parece flutuante, isso parece-me mesmo madeira de sucupira.

    Eu diria que trocando os caixilhos por uns melhores os problemas desapareceriam, mas dava jeito tirar fotos do remate das pedras/cantarias nos caixilhos, para perceber se isso estará a meter água, até porque é uma discussão que tem dado pano para mangas noutro tópico.
    Concordam com este comentário: Vasco Bento
  2.  # 3

    Obrigado Skinkx pela resposta.

    A condensação realmente ocorrerá perto da manhã, pois reparo nisso quando levanto os blackouts... aliás, também li algures que o facto de ter blackouts tb dificulta que essa zona junto à janela possa arejar melhor... mas como não tenho estores exteriores, tem que ser.

    Quanto ao dreno, há realmente um buraco na base do caixilho.. Anexo imagem...

    Sobre o pavimento, sim, será uma madeira mas não sei qual... envio imagem melhor sobre o pavimento...
      Screenshot_3.png
      Screenshot_2.png
  3.  # 4

    Tem aí um problema já grave de condensação, vamos ver se alguém dos alumínios pode ajudar com a questão do dreno.

    Uma nota: não ter estores faz com que a temperatura exterior do vidro seja efectivamente mais baixa durante a noite, baixando também a temperatura interior e aumentando as condensações na face interior do vidro. Não é por não ter estores que condensa, mas agrava um pouco isso... no fundo, o seu grande problema é a falta de qualidade dos caixilhos.
  4.  # 5

    Ora bem,
    Estava a tentar descobrir a referência da caixilharia, mas não chego a nenhuma conclusão. Isto porque para um leigo na matéria como eu, até parecia boa ao início... ;)

    Por outro lado, reparei numa das janelas que a água da condensação estava a sair por baixo da borracha exterior... Se não estivéssemos no inverno, até arriscaria desmontar a janela para perceber o que se passa, mas agora é melhor não.. ;)


    Sobre temperaturas/humidade, esta noite fiz medição num dos quartos em vários pontos, ponto mais baixo cerca das 6h da manhã, em que no exterior estaria 1ºC (pelo menos às 9h da manhã, no carro que estava ao relento)
    - Entre a caixilharia e blackout, a 10cm do chão - 7.45ºC / 88%
    - junto do blackout tb à mesma altura - 11.88ºC / 73.66%
    - Em cima da cómoda - 12.21ºC / 73.7%

    Como só cerca das 22h é que coloquei os sensores nos locais finais, não poderei indicar o máximo das temperaturas que chegou o quarto.
    O AC esteve ligado até cerca das 22H e a temperatura rondaria os 18º, sendo que o AC estava programado para 21/22º.. mas tinha a porta aberta para poder "aquecer" o hall dos quartos...

    O que eu queria confirmar era realmente a baixa temperatura que se cria entre a janela e o blackout, sendo provavelmente essa a principal razão da perda de calor.

    Infelizmente hoje não foi o melhor teste porque não registei horários. Os AC são samsung inverter de 9000btus se não me engano, tendo os quartos a rondar os 14m2.
      Screenshot_5.png
      Screenshot_22.png
      Screenshot_1.png
  5.  # 6

    Restantes imagens
      Screenshot_4.png
      Screenshot_32.png
  6.  # 7

    Colocado por: LC_83Ora bem,


    Por outro lado, reparei numa das janelas que a água da condensação estava a sair por baixo da borracha exterior... Se não estivéssemos no inverno, até arriscaria desmontar a janela para perceber o que se passa, mas agora é melhor não.. ;)



    Ainda bem que sai por ai. É mesmo por ai que tem de sair.
  7.  # 8

    Colocado por: sergioems
    Ainda bem que sai por ai. É mesmo por ai que tem de sair.


    Por baixo da borracha?!?!

    O normal é sair por aquele plastico preto acima... ?!
    está a sair por baixo da borracha a água da condensação que está a passar para a zona da madeira...

    E alguém consegue dizer-me que "tipo" de caixilharia se trata?... é que realmente está a custar-me substituir....... :(
    Gostava que a solução passa-se por colocar estores exteriores térmicos.
    Algo deste género:
      Screenshot_6.png
  8.  # 9

    Entendo que o assunto possa não despertar interesse, mas vou colocando questões e informando do que vou fazendo... Talvez seja útil a alguém um dia... Ou não.. :)

    Antes de colocar estores exteriores, estou a pensar fazer um teste simples: tapar a janela por fora com xps e fazer medições da temperatura no quarto para perceber se há impacto... Eu gostava que houvesse..

    Hoje tive preço para substituição da janela e são 920€..

    Oscilo-Batente 2 Folhas
    Cor: Cinza Texturado
    Largura: 1 540 - Altura: 2 020
    Sistema_LT
    Parsol Verde Temperado 6 +CX18+ Planitherm 6

    Um estore custa metade... E tb bloqueia a luz... Evito os blackouts..

    Opiniões?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: David_Santos
  9.  # 10

    Desculpem lá voltar à carga. Mas como passou 1 mês, acho que não estou a massacrar e talvez haja por aí alguém com mais "luzes".. ;)

    As condensações têm sido constantes (salvo nos ultimos dias) e no fim de semana removi o "silicone" dos cantos da caixilharia e parece-me que já estariam a absorver a água.. coloquei silicone básico só para fazer o teste.
    Em suma, o problema não será de humidade vinda do exterior mas sim da água da condensação que passa para a madeira.

    A questão de ter um dreno tem e terá o problema de existir um buraco directo ao exterior... :(
    Já procurei instalações deste género na net mas não encontrei nada...

    Por outro lado, já tenho orçamentos para os estores compactos e devo mandar instalar brevemente, por fora do vão da janela para não perder espaço. Espero que isto tb ajude a fazer algum "corte térmico".. ;)
  10.  # 11

    Penso que com os estores o problema vai diminuir.

    o preço da janela penso que arranjaria mais barato. ( tb depende da zona do pais mas...)
  11.  # 12

    Sim, é verdade que não contava com esse preço da janela... até porque o fornecedor costuma ter preços aceitáveis.
    Entretanto já pedi preços a outros fornecedores e tb na opção PVC.
  12.  # 13

    Colocado por: LC_83Sim, é verdade que não contava com esse preço da janela... até porque o fornecedor costuma ter preços aceitáveis.
    Entretanto já pedi preços a outros fornecedores e tb na opção PVC.


    Fale com a Sertalp em Terrugem costumam ter bons preços com boa qualidade.
  13.  # 14

    Obrigado larkhe.... Mas sou de Águeda (Aveiro)... ;)
  14.  # 15

    LC_83
    Chegou a fazer o teste de tapar a janela com xps?
    Como se comportou em relação aos condensados?
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  15.  # 16

    isso com as caixas de estore à vista vai ficar feio...
  16.  # 17

    Colocado por: zedasilvaLC_83
    Chegou a fazer o teste de tapar a janela com xps?
    Como se comportou em relação aos condensados?
    Concordam com este comentário:fernandoFerreira


    Não... :(
    Isto de ter 2 crianças pequeninas rouba muito tempo e não consegui ter tempo útil para comprar o material e fazer o teste...



    Colocado por: fernandoFerreiraisso com as caixas de estore à vista vai ficar feio...

    Pois... eu percebo... mas não vejo outra solução e queria evitar os blakouts...
    Imagem abaixo das 2 janelas que levariam o estore...
      Screenshot_2.jpg
  17.  # 18

    Em principio o seu problema como já disseram é mesmo só condensados.
    Esse canal de drenagem deve ser suficiente para os retirar para o exterior. O problema é que devem ter infiltrações para estão a passar para a madeira.
    Essa borracha exterior que tem no fundo da caixilharia não deveria existir para permitir uma boa ventilação.
    As pedras/soleiras tem inclinação suficiente para o exterior?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vasco Bento
  18.  # 19

    e a ventilação da propria habitação não deve ser suficiente.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  19.  # 20

    Colocado por: zedasilvaEm principio o seu problema como já disseram é mesmo só condensados.
    Esse canal de drenagem deve ser suficiente para os retirar para o exterior. O problema é que devem ter infiltrações para estão a passar para a madeira.
    Essa borracha exterior que tem no fundo da caixilharia não deveria existir para permitir uma boa ventilação.
    As pedras/soleiras tem inclinação suficiente para o exterior?


    A borracha exterior não deveria estar lá?!
    Inclinação é coisa que não deve haver ali... :(



    Colocado por: fernandoFerreirae a ventilação da propria habitação não deve ser suficiente.
    Concordam com este comentário:zedasilva


    Ai ventilação... pois... só tenho mesmo oscilobatentes no WC.. o resto só bate... ;) como é o caso das janelas que viram no post anterior...
 
0.0226 seg. NEW