Iniciar sessão ou registar-se
    • J
    • 15 dezembro 2017

     # 1

    Boa noite,
    Estou com um problema com a minha caldeira de chama invertida que não consigo resolver.
    A caldeira por vezes faz pequenas explosões e deita fumo pela parte de trás, pela entrada de ar.
    Chega a deitar fumo suficiente para me disparar o alarme de incendio.

    Claro que a primeira hipótese é a falta de tiragem da chaminé. Mas o problema é que só faz de vez em quando. Logo se fosse a chaminé não deveria fazer sempre?

    Eu noto que ela faz quando está a arder mais, e claro quando está a deitar mais fumo pela chaminé.~

    A chaminé é de 12 metros com tubo de 150, e tem uma pequena curva na parte final, em cima.

    Só me falta fazer uma chaminé nova. O que já estou a equacionar, mas tenho medo que não resolva, e lá se vai um investimento mais ou menos de 1000 euros.

    Tenho receio que seja um problema da caldeira. Porque na maior parte dos dias ela não faz este problema, mas depois lá vem um dia que faz. O que é muito desagradável.
    No outro dia estava sentado no sofá descansado, disparou o alarme, ficou toda a gente em pânico em casa.

    Existe alguma hipótese da saída dos fumos ficar estrangulada pela própria lenha, uma vez que o buraco é em baixo.

    Preciso mesmo de ajuda.

    Quem me vendeu a caldeira, diz que é da chaminé. Mas já os questionei, se por acaso fizer uma chaminé nova e não resolver, se eles assumem. E é claro que não. Ainda por cima está fora da garantia.

    Aceitam-se sugestões.....
  1.  # 2

    Colocar uma tampa barométrica
    • J
    • 15 dezembro 2017

     # 3

    Colocado por: Sergio RodriguesColocar uma tampa barométrica


    Podia dizer-me o que é , e para que serve.

    Obrigado.
  2.  # 4

    Pesquise por barometric damper, serve para estabilizar a exaustao da caldeira pelo tubo acima
  3.  # 5

    Veja se tem as entradas de ar limpas, desmonte e limpe. A caldeira é nova? Ou começou a fazer ultimamente? Pode tambem ter alguma entrada de ar entupida.
    • J
    • 16 dezembro 2017

     # 6

    Tenho a caldeira limpa. Curiosamente, ainda ontem tinha limpo a caldeira toda, ao pormenor. Quando a liguei à noite voltou a fazer.
    A caldeira tem três anos. Mas desde sempre que faz isto.
    Já tentei diversas soluções, mas nada resolve.

    O que me deixa mais chateado, é que não faz sempre. Antes de ontem esteve duas semanas a trabalhar de forma impecável.

    Já experimentei alterar a questão das entradas de ar, mas também não consegui uma solução consistente.

    Fiquei no entanto com a sensação que quanto mais ar, mais a caldeira faz este problema.

    A caldeira tem uma entrada de ar primário, direto para a câmara de combustão, que está praticamente fechado, como aconselha o fabricante. Não está fechado, porque não dá para fechar totalmente.
    Depois tem uma entrada de ar secundário, que vai dar ao canal onde a chama inverte, no meio da caldeira. Penso que esta entrada de ar é que alimenta a combustão. Está neste momento com uma abertura de 3 milimetros. O fabricante aponta 2 milímetros como abertura óptima. Já tive a 2 milímetros, mas fez na mesma o problema

    Eu fico com a impressão que este problema acontece, quando a lenha na câmera de combustão está a arder muito, para baixo e para cima, acumulando os gases na câmera até ao ponto em que explode.

    Neste momento já tenho tudo pensado para fazer uma chaminé nova de 200, mas tenho receio de a fazer, e ficar tudo na mesma.....
  4.  # 7

    Colocado por: Sergio RodriguesColocar uma tampa barométrica
  5.  # 8

    Primeiro experimente isto é depois veja se funciona ou não, fica mais barato que trocar a chaminé toda
    • J
    • 16 dezembro 2017

     # 9

    Pois, já estive a ler sobre isso.

    Uma coisa que eu noto, quando a caldeira faz as explosões, é uma grande turbolencia nas entradas de ar.

    Causa um ruído abafado... É difícil de descrever.
    • J
    • 16 dezembro 2017

     # 10

    Esta tampa barométrica pode ser colocada na chaminé na divisão onde não está a caldeira? Porque a minha chaminé atravessa uma parede para uma divisão ao lado da divisão da caldeira, e aí é que sobe para o telhado.
  6.  # 11

    pode
    • J
    • 16 dezembro 2017

     # 12

    Quanto ao ajuste das entradas de ar da caldeira, acham que pode ser feito alguma coisa?
    • dedao
    • 16 dezembro 2017 editado

     # 13

    Não tem uma porta de limpeza da chaminé? Nesse acesso é onde acumula a cinza toda que o ar empurra para cima. Tipo isto
    • J
    • 16 dezembro 2017

     # 14

    Sim tem. Costumo limpar aos fins de semana.
    Do que se pode limpar penso que está tudo limpo. A não ser que não conheça tudo, ou que haja algo onde eu não consigo chegar.
    • J
    • 16 dezembro 2017

     # 15

    Colocado por: JSim tem. Costumo limpar aos fins de semana.
    Do que se pode limpar penso que está tudo limpo. A não ser que não conheça tudo, ou que haja algo onde eu não consigo chegar.


    Ups, enganei-me.

    Pensei que se estava a referir à caldeira. Essa é que limpo praticamente todas as semanas, na parte de trás. A camera de combustão limpo todos os dias.

    A chaminé costumo limpar duas vezes ao ano.

    Como tem feito este problema, este ano limpei-a em Outubro, antes de começar a queimar e já a limpei outra vez a semana passada. Mas estava praticamente lima, não saiu resido praticamente nenhum.
    • J
    • 16 dezembro 2017

     # 16

    Colocado por: Sergio Rodrigues


    No local onde daria para colocar esta peça, tenho tubo de 200.
    Já vi que existem mais que um tipo destas valvulas, simples, duplas....

    Existem para esta medida e qual a mais indicada para esta situação? Existem em portugal, nas lojas normais?
  7.  # 17

    Só procurando, lá fora em sites encontra facilmente isso.
  8.  # 18

    E o facto de não acontecer sempre não pode estar relacionado com dias de diferentes ventos?

    Do que entendi tem alguns metros de chaminé na horizontal, desde a caldeira até à divisão ao lado (?)

    Como é definida a quantidade de lenha que queima dentro da camera de combustão?
    • J
    • 17 dezembro 2017

     # 19

    Colocado por: JotaPE o facto de não acontecer sempre não pode estar relacionado com dias de diferentes ventos?

    Do que entendi tem alguns metros de chaminé na horizontal, desde a caldeira até à divisão ao lado (?)

    Como é definida a quantidade de lenha que queima dentro da camera de combustão?


    Tenho 60 cm na horizontal. Depois sobe na vertical.
    Hoje confirmei nas instruções de intalacao, o fabricante recomenda para chaminés de 12 metros o diâmetro de 150. É o caso da minha.
    Por acaso foi uma novidade para mim, porque em Portugal sempre que falo deste problema, sempre me dizem que a chaminé deveria ter no mínimo 180 de diâmetro.
    Segundo me parece a chaminé se muito alta e com um diâmetro grande, pode reduzir o rendimento da caldeira.
    Embora isso nem preocupa muito. Tenho lenha de graça. Se gastar mais lenha, gasto mesmo dinheiro.

    A lenha. Costumo queimar mistura. Normalmente mais fina. Diâmetros entre 3/4 cm até dar para entrar na caldeira.

    O vento. Ainda ontem aconteceu e não havia vento praticamente nenhum.


    Já pensei em reduzir a entrada de ar ao mínimo. O que acham?
  9.  # 20

    Eu acho é que é ar a menos, consegue ver a temperatura de fumos? Se tiver muito alta, acima de 200, é ar a mais senão é o contrário.
 
0.0219 seg. NEW