Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    comprei recentemente um terreno.
    procurei e entrevistei alguns arquitetos, descartei as situações que pelos preços percebi que eram tirar projectos da gaveta e andar.
    fiquei com 2 arquitetos os 2 para uma moradia de arquitetura moderna apresentaram-me preços +-identicos por volta dos 7000€+iva, preços médios com as especialidades.será uma moradia com cerca de 200m2 e plafond de 170k com iva, não será nada de xpto, será em Valença e não pretendia fazer mais entrevistas a outros.

    agora o perfil dos 2 é bastante diferente e as propostas tambem, apesar dos 2 terem à volta de 5a10 moradias construidas cada de raiz, os 2 tem pontos a favor e contra.



    Arquiteto 1 - proposta completa.
    Proposta completa, 3D interiores com mobiliario, e exteriores com projeto de jardim, projeto execução, mapa quantidades, faz a fiscalizaçao e medições de obra para pagar ao empreiteiro, revisões ao projeto se tiver as impressões dos projetos etc., mas na entrevista disse que não costuma ter reunião previa na camara o que me deixou com um pé atrás, mas faria um acompanhamento diferente pois iria mais vezes à obra.
    faz um maqueta simples, pareceu-me mais um desenhador.


    Arquiteto 2 - só faço projeto e assistencia à obra 10vezes,
    igual excepto:
    não faz os exteriores, só o minimo
    faz os interiores sem mobiliario.
    +de 2 revisões ao projeto pago extra
    não faz fiscalização.
    não inclui as impressões dos projetos.
    diz no entanto que primeiro tem que ter a reunião na camara e tive uma recomendação que ele teria bastantes conhecimentos na area.
    agora apesar do preço base ser igual no segundo caso seria sempre a somar.

    Qual seria o melhor? gostei dos 2 e fiquei na duvida com os 2 com pontos a favor e contra
  2.  # 2

    pois qual seria melhor... não lhe sei dizer.
    e comparando o trabalho concluído de um e do outro? talvez o ajude a escolher. Qualidade de pormenores, qualidade do produto final.. tente falar com os DO.... pode ser que seja mais por essa vertente. O preço sendo igual compare o produto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SNAGM2018
    • emad
    • 20 dezembro 2017 editado

     # 3

    Colocado por: SNAGM2018comprei recentemente um terreno.
    procurei e entrevistei alguns arquitetos, descartei as situações que pelos preços percebi que eram tirar projectos da gaveta e andar.
    fiquei com 2 arquitetos os 2 para uma moradia de arquitetura moderna apresentaram-me preços +-identicos por volta dos 7000€+iva, preços médios com as especialidades.será uma moradia com cerca de 200m2 e plafond de 170k com iva, não será nada de xpto, será em Valença e não pretendia fazer mais entrevistas a outros.

    agora o perfil dos 2 é bastante diferente e as propostas tambem, apesar dos 2 terem à volta de 5a10 moradias construidas cada de raiz, os 2 tem pontos a favor e contra.



    Arquiteto 1 - proposta completa.
    Proposta completa, 3D interiores com mobiliario, e exteriores com projeto de jardim, projeto execução, mapa quantidades, faz a fiscalizaçao e medições de obra para pagar ao empreiteiro, revisões ao projeto se tiver as impressões dos projetos etc., mas na entrevista disse que não costuma ter reunião previa na camara o que me deixou com um pé atrás, mas faria um acompanhamento diferente pois iria mais vezes à obra.
    faz um maqueta simples, pareceu-me mais um desenhador.


    Arquiteto 2 - só faço projeto e assistencia à obra 10vezes,
    igual excepto:
    não faz os exteriores, só o minimo
    faz os interiores sem mobiliario.
    +de 2 revisões ao projeto pago extra
    não faz fiscalização.
    não inclui as impressões dos projetos.
    diz no entanto que primeiro tem que ter a reunião na camara e tive uma recomendação que ele teria bastantes conhecimentos na area.
    agora apesar do preço base ser igual no segundo caso seria sempre a somar.

    Qual seria o melhor? gostei dos 2 e fiquei na duvida com os 2 com pontos a favor e contra

    Se os dois arquitectos tiverem qualidade eu oferecia-lhes ao invés de 7000€, oferecia-lhes 10000€. Mas colocava-lhes metas /objectivos.
    - prémio de prazo de projectos e especialidades a entrar na câmara= 1000€
    - cumprimento de tecto maximo para a construção=1000€
    - e prémio para cumprimento de prazos de execução da obra (Max 2 anos)= 1000€
    - 50% do valor que conseguisse reduzir dos 170k.
    Obrigue o arquitecto a aceitar a execução de todas as especialidades e a ajudar nas decisões de escolha dos profissionais por especialidade.
    E agora perguntam, mas isso é muito subjectivo e como controlar que o arquitecto não reduz a qualidade?
    Um profissional motivado é melhor que o melhor profissional desmotivado.
    Escolha o que tiver coragem de aceitar esta proposta. Se nenhum aceitar, então continue a procurar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SNAGM2018
  3.  # 4

    Colocado por: SNAGM2018Arquiteto 1 - proposta completa.
    faz a fiscalizaçao e medições de obra para pagar ao empreiteiro, revisões ao projeto se tiver as impressões dos projetos etc.

    Se é mesmo arquiteto saberá que existe conflito de interesses entre o papel de autor de projeto e fiscal. Inclusive existe uma recomendação da Ordem no sentido de os associados não acumularem as duas funções.
    Medições para pagar ao empreiteiro implica um orçamento por preços unitários. 90% dos nossos empreiteiros não está habilitado para dar orçementos dessas forma.
    Se há necessidade de revisão ao projeto é porque o mesmo foi mal feito, logo isso é uma responsabilidade do autor dos mesmo sem que o DO tenha que pagar por isso.
    Quanto às impressões, deve o autor do projeto fornecer sempre um exemplar em papel e outro em formato digital ao DO.

    Colocado por: SNAGM2018Arquiteto 2 - só faço projeto e assistencia à obra 10vezes,

    Se o projeto estiver bem feito, não é necessária nenhuma assistência à obra. Isso só acontece quando as coisa não ficam completamente definidas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SNAGM2018
  4.  # 5

    Colocado por: antonylemospois qual seria melhor... não lhe sei dizer.
    e comparando o trabalho concluído de um e do outro? talvez o ajude a escolher. Qualidade de pormenores, qualidade do produto final.. tente falar com os DO.... pode ser que seja mais por essa vertente. O preço sendo igual compare o produto.



    Concordo o preço sendo igual de base, acaba por não ser nada igual pois efetivamente o produto é diferente.

    O Feedback de trabalhos realizados não é fácil não sou da zona, se fosse era mais fácil.
    Fui ver 2 casas por fora do primeiro arquiteto e gostei do exterior e também dos desenhos.

    Também gostei dos desenhos do 2o arquiteto , mas a recomendação é de alguém que não conheço bem

    Tenho ideia que o primeiro passaria mais tempo em obra que o segundo, mas que o segundo teria mais experiência apesar de não ir tanto à obra
  5.  # 6

    Ofereça 500 euros a cada um para lhe apresentarem um estudo já com uns 3ds na condiçao que o que ganhar irá descontar esse valor já pago. Assim "perde" apenas 500 euros mas escolhe aquele que captou melhor o que pretende. Isto assumindo que o portfólio dos 2 é igualmente interessante.

    Www.gabineteop.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SNAGM2018
  6.  # 7

    Colocado por: Gabinete OPOfereça 500 euros a cada um para lhe apresentarem um estudo já com uns 3ds na condiçao que o que ganhar irá descontar esse valor já pago. Assim "perde" apenas 500 euros mas escolhe aquele que captou melhor o que pretende. Isto assumindo que o portfólio dos 2 é igualmente interessante.

    Www.gabineteop.com
    A maioria não aceita isso...
    Concordam com este comentário: SNAGM2018
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SNAGM2018
  7.  # 8

    Colocado por: emad
    Se os dois arquitectos tiverem qualidade eu oferecia-lhes ao invés de 7000€, oferecia-lhes 10000€. Mas colocava-lhes metas /objectivos.
    - prémio de prazo de projectos e especialidades a entrar na câmara= 1000€
    - cumprimento de tecto maximo para a construção=1000€
    - e prémio para cumprimento de prazos de execução da obra (Max 2 anos)= 1000€
    - 50% do valor que conseguisse reduzir dos 170k.
    Obrigue o arquitecto a aceitar a execução de todas as especialidades e a ajudar nas decisões de escolha dos profissionais por especialidade.
    E agora perguntam, mas isso é muito subjectivo e como controlar que o arquitecto não reduz a qualidade?
    Um profissional motivado é melhor que o melhor profissional desmotivado.
    Escolha o que tiver coragem de aceitar esta proposta. Se nenhum aceitar, então continue a procurar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SNAGM2018


    Emad gosto da sugestão em parte. Fez isso na sua moradia ou é sugestão depois de fazer?

    Estou a pagar renda de 500€ mês
    É óbvio que se a obra for mais rápida poupo nas rendas
    Agora quanto ao trabalho do arquiteto
    Fase de projeto, quer um quer outro é 4 a 6 semanas de arquitetura e igual período de especialidades
    O resto depende da câmara.
    Quer um quer outro não tem grandes projetos em curso o que é interessante pois podem dedicar-se mais ao meu.

    No segundo ponto acho pertinente, não vale a pena ele estar a fazer um projeto e eu depois não ter dinheiro para o pagar. Não posso pagar + 20.000€ que o que tenho previsto e não quero andar a remendar a obra pois quero uma casa modesta, mas este é um ponto sempre a pensar, alguém faria isto?

    O 3o ponto de rapidez de execução da obra penso que se aplica mais ao empreiteiro, mas também tenho receio que ele depois ponha a obra a andar rápido demais sem grande cuidado para receber mais uns k

    Eu acho um prazo normal 6 meses para a câmara dar o ok e depois mais 1 ano e pouco a construir que também não é muito grande e pretendo coisas simples e práticas

    Sim no maximo 2 anos para tudo
  8.  # 9

    Colocado por: zedasilvaSe o projeto estiver bem feito, não é necessária nenhuma assistência à obra. Isso só acontece quando as coisa não ficam completamente definidas.


    São mais 2 olhos para quem não vai estar muito presente, talvez 1 a 2 vezes por semana e não mais que 1hora

    Tenho em ideia que a fiscalização de um arquiteto e um fiscal não será a mesma coisa, um fiscal mais atento a tudo e um arquiteto mais com os acabamentos, mas na zona que é não há grandes fiscais e o trabalho normalmente é feito pelos arquitetos, pois não existe um bom fiscal ao virar da esquina e a maioria das casas construídas é sem fiscal muitas vezes sem o arquiteto sequer, mas concordo com a importância de um bom fiscal, deixo isso no entanto para quando já tiver o projeto mais adiantado e quando tiver as especialidades concluídas antes de meter o projeto na câmara pagar a alguém para analisar o projeto
  9.  # 10

    Colocado por: jorgferrA maioria não aceita isso


    Também tenho em ideia isso... por acaso falei nisso a um outro que não estes 2 e torceu o nariz, disse que me mostrava projetos que já tinha feito a ver se eu me identificava mais com algum...
    Não era seguramente pelos 500€, mas entre adjudicação e estudo prévio um quer 1500€ e o outro 1750€ e aí já é mais vinculativo.

    Fiquei em ideia do primeiro ser mais desenhador e fazer o projeto do jardim que foi para isso que comprei um terreno grande e depois acompanhar mais a obra.

    e do segundo ser mais de fazer um bom projeto por ter mais "escola" mas depois não estar tão ligado à obra, o segundo trabalhou 2 anos no gabinete de um grande arquiteto nacional ( onde também passam muitos arquitetos) mas abriu um gabinete próprio há 2 anos.
    O primeiro já abriu o seu gabinete há mais tempo... mas o número de obras de raiz é praticamente idêntico.
  10.  # 11

    Bom dia,

    Quanto à decisão de escolher o arquiteto, é um pouco complicado. Pelo que falou, ambos tem experiencia, mas não acompanham muito na construção da obra, excepto se pagar. Mesmo pagando, eles não entendem muito da parte das especialidades, estes só vão esclarece-lo na parte de acabamentos e na implantação da obra. Pelo que vai ter de chamar e pagar ao engenheiro que fez as especialidades para este também ir à obra.

    Quero com isto dizer, que além de pagar o projeto de arquitetura e as especialidades, vai ter de pagar também nas visitas necessárias à obra. É sempre a pagar.

    Sendo eu de Valença, conheço vários gabinetes de arquitetos, trabalhando com alguns arquitetos, pois também estou ligado à área da construção civil como (medidor orçamentista), portanto é uma questão de sorte, uns trabalham melhor que outros. Desejo lhe boa sorte.

    Cumprimentos
  11.  # 12

    Colocado por: bertomedQuero com isto dizer, que além de pagar o projeto de arquitetura e as especialidades, vai ter de pagar também nas visitas necessárias à obra. É sempre a pagar.

    Nem o arquitecto, nem os engenheiros projectistas precisam de ir à obra. Todas as dúvidas podem ser esclarecidas por telefone, mail ou no gabinete do arquitecto, e não tem que ser pagas.
    • emad
    • 2 janeiro 2018 editado

     # 13

    Colocado por: Picareta
    Nem o arquitecto, nem os engenheiros projectistas precisam de ir à obra. Todas as dúvidas podem ser esclarecidas por telefone, mail ou no gabinete do arquitecto, e não tem que ser pagas.

    Picareta isso é verdade na teoria. Na prática não resulta dessa forma.
    O meu arquitecto teve de ir à obra algumas vezes explicar ao construtor alguns pormenores de execução. Tambem com o pladur, electricidade, carpintaria e caixilharia. Nem sempre o mail e as fotos e o telefone resultam.
    Tudo é muito relativo.
    Para mim um arquitecto que não está disponível para acompanhar a execução era colocado de lado. E quando falo é a pagar.
    Deve ser negociado o plano e número de visitas. No orcamento inicial estavam incluídas 25 visitas de acompanhamento em todas as fases. Depois destas ainda paguei mais 1850€ de visitas.
    Não estou nada arrependido. O trabalho paga-se. Pelo menos na minha obra.
  12.  # 14

    Colocado por: emadO meu arquitecto teve de ir à obra algumas vezes explicar ao construtor alguns pormenores de execução

    Onde é que andava o fiscal?
  13.  # 15

    Colocado por: Picareta
    Onde é que andava o fiscal?
    Se calhar era o arquitecto
    • emad
    • 2 janeiro 2018

     # 16

    Colocado por: jorgferrSe calhar era o arquitecto

    O fiscal foi o arquitecto.
 
0.0205 seg. NEW