Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caro zeportuga,
    Estava a achar os seus consumos mensais de 15 euros muito baixos, realmente teria um bom isolamento.
    Com os últimos dados que colocou, o acréscimo diário com os AC anda entre 8 a 11Kw, o que atira o consumo mensal para perto de 50 euros, e com as máquinas em 18 graus, que nem é muito.
    Por um lado parecem-me consumos mais normais, contudo com esses consumos inclino-me para que os isolamentos não sejam assim tão bons, o que vai de encontra o que disse de descida rápida da temperatura interior quando baixa a exterior.
    é normal que uma baixa da temperatura exterior aumente o consumo. Por um lado as perdas térmicas da casa são maiores, e por outro lado o ar condicionado fica um pouco menos eficiente.
    No meu caso a minha casa fica mais fria em dias de chuva do que em dias de sol com temperaturas baixas, visto que costumo deixar entrar o sol em casa o que ajuda bastante no aquecimento de dia.
  2.  # 2



    Um factor pode ser que o sótão a abertura cria pressões diferentes entre os dois andares. Através do stack effect, a convecção do ar cria corrente de ar com o ar a fluir para o sótão. Em termos energético, o ar estava a mesma temperatura mas como estava a circular dava lhe uma sensação de mais frio. Algo comum sobretudo junto janelas


    Estava a referir precisamente o contrário.
    Quando estava aberto o acesso, estavam por conseguinte os dois pisos aquecidos, sendo a sensação térmica melhor que agora que está o acesso fechado, isto claro, sentido no piso inferior.
    O que não deixa de ser estranho.
    Tendo o acesso fechado, obrigo o calor a espalhar só pelo piso inferior mas a sensação de conforto é pior.
  3.  # 3



    Se me disser a sua localização consigo arranjar-lhe os valores de HDD de cada período... É que assim você está só em adivinhação homem. Diga me os períodos das datas e vemos logo qual a percentagem justificada pela diminuição da temperatura


    Barreiro.

    Se tiver, mande desde o dia 2 de Janeiro.
  4.  # 4

    Colocado por: dfserraCaro zeportuga,
    Estava a achar os seus consumos mensais de 15 euros muito baixos, realmente teria um bom isolamento.
    Com os últimos dados que colocou, o acréscimo diário com os AC anda entre 8 a 11Kw, o que atira o consumo mensal para perto de 50 euros, e com as máquinas em 18 graus, que nem é muito.
    Por um lado parecem-me consumos mais normais, contudo com esses consumos inclino-me para que os isolamentos não sejam assim tão bons, o que vai de encontra o que disse de descida rápida da temperatura interior quando baixa a exterior.
    é normal que uma baixa da temperatura exterior aumente o consumo. Por um lado as perdas térmicas da casa são maiores, e por outro lado o ar condicionado fica um pouco menos eficiente.
    No meu caso a minha casa fica mais fria em dias de chuva do que em dias de sol com temperaturas baixas, visto que costumo deixar entrar o sol em casa o que ajuda bastante no aquecimento de dia.


    Penso que o calcanhar de Aquiles é mesmo a cobertura; ainda assim tem isolamento por baixo da telha.
    Visto estar muito próximo ao mar / rio, e o empreendimento ser numa baixa e com indicações de ser húmida, não ajuda à festa.
    A maiores perdas são quase se certeza na cobertura.
  5.  # 5

    Colocado por: zeportuga

    Barreiro.

    Se tiver, mande desde o dia 2 de Janeiro.


    Desde dia 2 até hoje tem 141 HDD para base de 65

    Qual o período que queria comparar antes de ter IAU fechado?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeportuga
  6.  # 6

    Tradução, precisa-se...
    Concordam com este comentário: zeportuga
  7.  # 7

    Colocado por: sbcnv

    Desde dia 2 até hoje tem 141 HDD para base de 65

    Qual o período que queria comparar antes de ter IAU fechado?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zeportuga


    Fechei o acesso no final do dia 05.

    Conte coisas !!!

    Já agora, ajude a decifrar essas contagens.

    Obrigado!!!
  8.  # 8

    Colocado por: JotaPTradução, precisa-se...
    Concordam com este comentário:zeportuga


    Os HDDs sao denominados por Heating Degree Days, ou seja, e' a soma dos deltas diarios entre a temperatura minima diaria e uma temperatura base interior de 18-19C.

    Isto permite calcular as necessidades de energia para uma casa, quanta energia perde uma casa - logo qual o tamanho dos aparelhos a comprar, etc ...

    Por exemplo, se eu em Dezembro gastei 5% mais de gas em aquecimento, e aumentei a temperatura interior de 18 para 19C nao sei realmente quantificar, mas conseguimos calcular atraves dos HDDs, imaginando que dezembero deste ano os HDDs foram 300 e o ano passado foram 150, significa que as necessidades de aquecimento duplicaram.

    Se o consumo so aumentou 10%, entanto poupamos bastante ainda que quem olhe para a conta diga que nao. Com estes numeros, estamos a quantificar exactamente quantos kWh de energia foram necessarios para manter a casa a 18C face as temperaturas exteriores e depois comparar com o outro periodo.

    No meu caso, o meu inverno onde estou esta a ser 15,7% mais frio que o ano passado em termos de HDD e a partir daqui posso fazer os calculos.

    Sabendo estes valores, para uma construcao nova por exemplo, e ao usar os varios isolamentos, posso calcular aquilo que faz sentido em termos de $$ e se traz retorno ou nao... apos saber os HDDs e aplicando os valores de isolamneto conseguimos saber qual o escape de BTUs por hora da casa ( calculado as varias areas etc) e a partir dai dimensionar a caldeira ou ACs ...

    Neste caso do zeportuga significa que nesse periodo, o delta foi de 141 HDD ...nao sabendo os Us da paredes nao consigo saber quantos kWh seriam necessarios, mas pelo menos conseguimos fazer um ponto de comparacao entre os dois periodos.

    Na minah casa como sei esses valores, sei que eu por inverno, em media preciso de 3.4 milhoes de BTUs para compensar as perdas pelo tecto apenas (cerca de 1000 e tal kWh) ... isto porque sei que os invernos onde vivo, em media andam a volta dos 5500-6000 HDDs
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo1710, zeportuga
  9.  # 9



    Neste caso do zeportuga significa que nesse periodo, o delta foi de 141 HDD ...nao sabendo os Us da paredes nao consigo saber quantos kWh seriam necessarios, mas pelo menos conseguimos fazer um ponto de comparacao entre os dois periodos.


    Obrigado pela explicação. Deu para perceber mas em termos práticos não consigo chegar à questão inicial.

    Quando estava aberto o acesso ao sótão, estavam por conseguinte os dois pisos aquecidos, sendo a sensação térmica melhor que agora que foi fechado; estou a referir-me à sensação actual no piso inferior.
    O que não deixa de ser estranho.
    Tendo o acesso fechado, o calor já não se espalha ao piso superior mas a sensação de conforto é pior no inferior.


    Os dados que forneci foram desde o dia 02 até ontem, tendo você dito que correspondia a 141 HDD para base de 65
    A partir do dia 05 ao final do dia foi colocada a protecção entre pisos.
    Volto a frisar, foi a partir dessa data q
  10.  # 10

    (continuação)

    Volto a frisar, foi a partir dessa data que notei o piso inferior menos confortável.

    Consegue verificar os HDD e comparar entre as datas de 02 a 05, e depois de 05 até ontem??

    Obrigado

    Se me disser a sua localização consigo arranjar-lhe os valores de HDD de cada período... É que assim você está só em adivinhação homem. Diga me os períodos das datas e vemos logo qual a percentagem justificada pela diminuição da temperatura
    • alc
    • 15 janeiro 2018 editado

     # 11

    Colocado por: dfserraCaro zeportuga,
    Estava a achar os seus consumos mensais de 15 euros muito baixos, realmente teria um bom isolamento.
    Com os últimos dados que colocou, o acréscimo diário com os AC anda entre 8 a 11Kw, o que atira o consumo mensal para perto de 50 euros, e com as máquinas em 18 graus, que nem é muito.
    Por um lado parecem-me consumos mais normais, contudo com esses consumos inclino-me para que os isolamentos não sejam assim tão bons, o que vai de encontra o que disse de descida rápida da temperatura interior quando baixa a exterior.
    é normal que uma baixa da temperatura exterior aumente o consumo. Por um lado as perdas térmicas da casa são maiores, e por outro lado o ar condicionado fica um pouco menos eficiente.
    No meu caso a minha casa fica mais fria em dias de chuva do que em dias de sol com temperaturas baixas, visto que costumo deixar entrar o sol em casa o que ajuda bastante no aquecimento de dia.


    Segundo a minhas contas dá uma média de 13Kw diários, o que andará muito longe dos 50€, nem lá perto!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeportuga
  11.  # 12



    Segundo a minhas contas dá uma média de 13Kw diários, o que andará muito longe dos 50€, nem lá perto!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zeportuga


    Estive a fazer contas e confirmo esse valor de kw diário.

    A média até hoje, dia 15, também é essa.
    Tenho 291 kw em 21 dias de consumo.

    Concordo com o valor acima dos 50,00 €.

    Se tiver um aumento de sensivelmente o dobro de consumo antes de ter o AC, manda-se para os setenta e tal euros.

    O que não sendo pouco, também não considero um valor excessivo, atendendo que o equipamento está sempre ligado.

    Na minha anterior casa, a qual tinha de origem aquecimento central a gás natural, ligava +/- entre 3 a 5 horas diárias e só em gás eram contas de 100,00 € no mínimo !!!
    • alc
    • 16 janeiro 2018 editado

     # 13

    Colocado por: zeportuga

    Estive a fazer contas e confirmo esse valor de kw diário.

    A média até hoje, dia 15, também é essa.
    Tenho 291 kw em 21 dias de consumo.

    Concordo com o valor acima dos 50,00 €.

    Se tiver um aumento de sensivelmente o dobro de consumo antes de ter o AC, manda-se para os setenta e tal euros.

    O que não sendo pouco, também não considero um valor excessivo, atendendo que o equipamento está sempre ligado.

    Na minha anterior casa, a qual tinha de origem aquecimento central a gás natural, ligava +/- entre 3 a 5 horas diárias e só em gás eram contas de 100,00 € no mínimo !!!


    Com essa contagem e com essa média, vai passar acima dos 100€
    Ainda assim não acho demasiado, uma vez que tem os Ac’s ligados 24h
  12.  # 14



    Com essa contagem e com essa média, vai passar acima dos 100€
    Ainda assim não acho demasiado, uma vez que tem os Ac’s ligados 24h


    Com a média a manter-se, incluindo consumos, taxas e impostos, contribuição audiovisual e um tal de Serviço Funciona (o qual já pedi rescisão no final do contrato de um ano), dá 96,80 € de Electricidade.
    Juntando o gás natural que faz parte da factura, se for idêntica ao consumo mês passado que foi 15,00 €, perfaz um total de 111,80 €.
    Se a factura anterior foi 75,10 €, a diferença será de 36,70 €.

    Se efectivamente forem estes os valores, tendo os equipamentos AC ligados 24 horas, pagar os tais 36,70 €, penso que é muitíssimo bom.

    Darei noticias no fecho da factura, para confirmarmos ou não estes valores.
  13.  # 15

    Colocado por: Antonio BarrosMuito obrigado,
    tenho tentado obter essa resposta há muito tempo e ninguém expôs conforme agora fizeste.

    Era mesmo isto que procurava.
    Parece que vais poder testar este fim de semana, aproxima-se frio, vento e coisas semelhantes.

    Fico aguardar,

    Um bem haja e obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zeportuga



    Ora cá estamos de novo para dar os resultados finais do 1º Mês do Ar Condicionado.

    Os 3 equipamentos estiveram sempre a funcionar durante 24 horas, excepto aos sábados, os quais estiveram desligados durante aproximadamente 8 horas, para limpezas da casa e arejamento da mesma.

    OS RESULTADOS FORAM OS SEGUINTES:

    MÉDIA TOTAL DIÁRIA - 13,99 Kw, c/ temperaturas médias exteriores de Máx. 14,9 º / Min. 8,6 º

    Como tenho a situação do acesso ao sótão, também efectuei experimentações e respectivas medições com ACESSO ABERTO e ACESSO FECHADO:

    MÉDIA COM ACESSO AO SÓTÃO ABERTO - 13,20 kw, c/ temperaturas médias exteriores de Máx. 16,2 º / Min. 9,4 º

    MÉDIA COM ACESSO AO SÓTÃO FECHADO - 14,79 kw, c/ temperaturas médias exteriores de Máx. 13,6 º / Min. 7,8 º

    Em resumo e atendendo aos resultados finais, aponto a minha factura para os 115,00 € (máximo), a qual inclui o gás natural.

    Se no mês anterior (sem AC) paguei 75,00 €, perfaz 40,00 € de diferença, valor que acho perfeitamente razoável atendendo às 24 horas em funcionamento.

    Quanto à ligação ao sótão ser melhor aberta ou fechada, os valores mostram menor consumo com a ligação aberta !!!
    Também é de referir que os dias em que contabilizei com o acesso fechado, estavam temperaturas mais baixas, conforme se pode verificar nos acima indicados.

    Como já tinha referido em comentário anterior, a sensação térmica no piso inferior (que é onde passamos praticamente todo o tempo), com o sótão aberto parece funcionar melhor do que fechado.

    Só falta recepcionar a factura para comprovar o valor a pagar.

    Espero que este estudo possa ajudar !!! :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Antonio Barros
  14.  # 16

    Como é que é menor consumo se os números mostram precisamente o contrário?

    So houve um aumento médio de 1, 5 kwh/dia... Com temperaturas mais baixas e você atribui o aumento do consumo ao sótão estar fechado?
  15.  # 17

    Colocado por: sbcnvComo é que é menor consumo se os números mostram precisamente o contrário?

    So houve um aumento médio de 1, 5 kwh/dia... Com temperaturas mais baixas e você atribui o aumento do consumo ao sótão estar fechado?


    O consumo foi menor com o sótão aberto, porêm coincidiu com temperaturas mais altas quando estava efectivamente aberto.

    A única forma de ter 100% de certezas, sería ter uma média igual em termos de temperatura, com e sem o sótão aberto, o que logicamente não é possivel.

    Contrariamente ao que você refere, eu não atribuo o aumento do consumo ao facto do sótão estar fechado.
    Como já indiquei, coincidiu com temperaturas exteriores inferiores.

    Volto a referir que a sensação térmica no piso inferior parece ser pior com o sótão fechado (mesmo em dias que as temperaturas estejam mais altas).
    Os resultados foram obtidos em diversos periodos; umas vezes tinha o sótão aberto e outras não.
    Foi tudo devidamente anotado, para chegar a estes valores.
  16.  # 18

    zeportuga... o diferencial foi apenas de 1,4 kWh na media com temperaturas bem mais frias!!

    Por isso nao... voce consome MENOS com o sotao fechado. Sim, aumentou-lhe a media em 1 kWh - completamente irrelevante.

    Para isso e' que serve os HDDs ... veja o topico onde faco os calculos do meu sotao. Sim as temperaturas sao diferentes, gastei a mesma energia face ao ano passado, mas consigo perfeitamente saber quanto "poupei" ao normalizar os calculos. No meu caso, a poupanca foi na ordem dos 27-30%

    Use o site wunderground e consegue saber os HDDs de N localizacoes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeportuga
  17.  # 19

    Colocado por: sbcnvzeportuga... o diferencial foi apenas de 1,4 kWh na media com temperaturas bem mais frias!!

    Por isso nao... voce consome MENOS com o sotao fechado. Sim, aumentou-lhe a media em 1 kWh - completamente irrelevante.

    Para isso e' que serve os HDDs ... veja o topico onde faco os calculos do meu sotao.


    Caro sbcnv,

    Aceito e percebo a sua análise.
    Ou seja, 1,5 Kw de diferença é irrelevante, quando as diferenças médias de temperatura andaram nas máximas 2,6 º e nas mínimas 1,6º.

    Estive a ver o seu tópico no qual diz o seguinte:
    "Sabado foi o dia para preparar... ao colocar barreiras de ventilacao para que o ar continue a entrar no sotao mesmo com o isolamento ...

    Tambem foi o dia de tapar com espuma todos os orificios e buracos que encontrei assim como pequenas rachas ou qualquer outro orificio por onde pudesse passar ar...


    No meu caso tenho as duas clarabóias com telha de vidro no sótão nas quais coloquei lã de rocha, ou seja, deixei de ter qualquer ventilação e luz natural.

    Acha que deva retirar a lã de rocha para que exista alguma ventilação no local (sótão) ??
    Mantinha os acrilicos à face do tecto (ver fotos).

    Deste modo e visto ser melhor ter o acesso fechado ao sótão, o mesmo não vai receber o calor do piso inferior.
    Pelo menos durante o dia recebia entrada de sol, o que ajudaria a aquecer um pouco.

    Qual a sua opinião??
      Clarabóia sótão 4.jpg
      Clarabóia sótão 3.jpg
 
0.0357 seg. NEW