Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Slaviko último piso tem uma dimensão de 8*12m


    Colocado por: SlavikTenho um telhado com 100 metros quadrados, estrutura em madeira, que precisa de ser substituído, tanto a estrutura como a cobertura.


    Boa Noite Slavik,
    A área de revestimento da cobertura é diferente da “área do seu último piso” pois a cobertura tem inclinação e o seu último piso não. Para a telha cerâmica a inclinação anda entre 25% a 30% aproximadamente. Logo vai ter mais de 100 m2.
    Para reabilitar uma cobertura exististe muito fator/variável que deve ter em consideração e que pode alterar muito o preço! Ficava mais fácil se colocasse aqui umas fotos/rascunho de forma a podermos avaliar o que existe no local.
    Se vai remover a cobertura existente na totalidade, avalie a necessidade do edifício precisar de ser “cintado” em todo o perímetro de forma a garantir a sua estabilidade. Vai ter beirado a portuguesa ou é descarga direta … e cornija?! Isto tudo altera o preço de uma cobertura.
    Se está a pensar em colocar subtelha, pondere em colocar como subtelha painel sandwich, pois o mesmo funcionara como subtelha, isolamento térmico e ainda poupara na estrutura de madeira pois poderá ser mais “aligeirada”.
    Não é muito correto lançar valores “as cegas”, mas fica aqui o meu palpite ( para ver seu acerto):
    - Levantamento de telha cerâmica existente e evacuação para operador licenciado - +- 3,50 € /m2
    - Fornecimento e aplicação de telhado (telha cerâmica), incluindo colocação ou substituição de ripado e varedo em madeira e telha +- 30,00 € /m2
    - Fornecimento e aplicação de sistema sub-telha do tipo "Onduline", incluindo ripado em PVC, incluindo peças de fixação e todos os trabalhos complementares. +- 20,00 €/m2


    Valor da cobertura/m2 (Só ) = 53.50 €/m2

    Obs. Depois diga se eu acertei no preço, para jogar também no EUROMILHOES :D
    Concordam com este comentário: jcorreiaa, Celso_Duarte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcorreiaa
  2.  # 22

    Ou então que tal painel sandwich a imitar telha de 6cm de espessura? resolve o problema de uma só vez e mais barato...
  3.  # 23

    Boa noite

    Vou tentar colocar aqui imagens do projecto

    Caro GANDAREZ, quem me dera que acerte no preço, era muito bom sinal!

    F Rodrigues, vou questionar se é possível essa solução
  4.  # 24

    Colocado por: F RodriguesOu então que tal painel sandwich a imitar telha de 6cm de espessura? resolve o problema de uma só vez e mais barato...


    E em noites de chuva ninguém dorme; já nem falo em granizo.
  5.  # 25

    Colocado por: lprolog

    E em noites de chuva ninguém dorme; já nem falo em granizo.


    Casa de familiar com painel sandwich a imitar telha de 6cm assente em vigas de cimento: no sotão ouve-se a chuva a bater. no piso inferior (laje de esteira sem isolamento) não se ouve nada...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bmgue
  6.  # 26

    Caros Amigos :
    E que isolamento a instalar ?? . É imperioso este requisito. Estão-se a esquecer-se que o calor e frio entra e sai na maior parte por este local ? O calor que produz no interior e custa-lhe muito dinheiro, sobe e vai-se. O frio ao contrario, desce e entra. Isolar o sótão com 20 / 30 cm de espessura em lã de rocha ou mineral NÃO É DEMAIS.
    Será assim um valor incomportavel no final gastar, apenas 700 ou mesmo 1000 € ? Estamos a referir que é 3 vezes mais que o mínimo legalmente exigido para a maior parte das zonas climáticas deste país.

    EDITADO pela MODERAÇÃO - publicidade inserida não cumrpe as regras do forum
  7.  # 27

    Boas,

    Leio esta publicação com muito interesse pois também tenho um telhado antigo para renovar e com uma área que deve ser parecida com esta. Peço desculpa por colocar aqui várias questões mas poderão ser úteis a todos os interessados.

    No meu telhado vou manter a estrutura de barrotes de madeira e pensei em colocar por cima paineis OSB de 22mm, depois subtelha (onduline?), ripado PVC e telha marselha. O mestre de obras diz que o isolamento (XPS? ou roofmate?) não pode ser colocado entre o OSB e a subtelha, que era onde eu pensei que seria melhor pois isolava o OSB, mas quer colocar o isolamento por baixo do OSB, entre os barrotes de madeira. Não sei bem como pensa em segurá-lo. Diz que o isolamento por cima do OSB não permite uma boa fixação da subtelha pois como é deformável não permite aparafusar e fixar devidamente pelo que a subtelha tem que fixar directa no OSB.

    Em relação à placa de tecto, por baixo do telhado, pensei que também devia levar algum isolamento para evitar que o aquecimento do piso inferior se perdesse através da placa do tecto e pensei em pousar algum tipo de isolamento como a lã de rocha ou lã mineral, mas tenho liso que esse material absorve muita humidade e fica podre e mal cheiroso. Alguma solução melhor ou bastará o isolamento no telhado?

    Desde já o meu obrigado e as desculpas por ter entrado no "post" do Slavik
  8.  # 28

    Colocado por: Miguel CunhaO mestre de obras diz que o isolamento (XPS? ou roofmate?) não pode ser colocado entre o OSB e a subtelha, que era onde eu pensei que seria melhor pois isolava o OSB, mas quer colocar o isolamento por baixo do OSB, entre os barrotes de madeira. Não sei bem como pensa em segurá-lo. Diz que o isolamento por cima do OSB não permite uma boa fixação da subtelha pois como é deformável não permite aparafusar e fixar devidamente pelo que a subtelha tem que fixar directa no OSB.


    Diga ao seu mestre de obras que quer assim.
    Osb
    roofmate
    Sub telha
    ripa metálica

    Quando colocar os parafusos eles devem fixar/apertar nos barrotes.

    Mas como o mestre de obras diz também dá....
    Existem várias soluções...
  9.  # 29

    Colocado por: zinna

    Diga ao seu mestre de obras que quer assim.
    Osb
    roofmate
    Sub telha
    ripa metálica

    Quando colocar os parafusos eles devem fixar/apertar nos barrotes.

    Mas como o mestre de obras diz também dá....
    Existem várias soluções...
    não sei se seria a melhor opção. Se algum dia o cliente me viesse dizer faz assim faz assado eu passava lhe a ferramenta para a mão pra ele fazer.
    Concordam com este comentário: Miguel Cunha, Smillefer
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel Cunha
  10.  # 30

    Ou faz como indica o fabricante...
    https://pt.onduline.com/sites/onduline_pt/files/Manual_OSB.pdf
    +
    https://pt.onduline.com/sites/onduline_pt/files/ManualAplicacao.pdf

    Mas quem é que fixa a subtelha ao isolamento!!!?.. ou fixa ao OSB, ou aos barrotes subsequentes!!!?
    Concordam com este comentário: PedroGomes, Miguel Cunha
  11.  # 31

    .
    Concordam com este comentário: jesuinovp
  12.  # 32

    Eu também acho que assim fica melhor até por ser mais simples de aplicação, o Roofmate aplicado por cima do OSB é muito mais fácil de aplicar do que por baixo, cortado, entre barrotes, a questão do mestre de obras era talvez que o roofmate cederia ao apertar a subtelha no OSB através dele...
    Qual a espessura de OSB e Roofmate que aconselham? OSB de 11mm e Roofmate de 30 ou precisa de ser mais grosso? Isto é para uma moradia no Porto.
    E é necessário uma barreira pára-vapor entre o roofmate e o OSB?

    E em relação ao isolamento térmico aplicado directamente por cima da placa de tecto? Não seria melhor aplicado do que no telhado, por baixo das telhas?
    Ao isolar imediatamente por cima da placa do tecto dos quartos não perderia calor através dessa placa de tecto e não precisaria de estar a aquecer o vão do telhado, que não é utilizado e nesse caso até talvez nem precisasse de OSB.
    Se for viável aplicar isolamento por cima da placa de tecto, o roofmate continua a ser a melhor opção ou há melhor?

    A isolar antes a placa de tecto, no telhado talvez pudesse aplicar a subtelha directamente nos barrotes e depois o ripado em pvc e as telhas. Dessa forma mantinha o telhado ventilado (a estrutura é em madeira) e isolava termicamente o que precisava de ser isolado - a placa de tecto.
    A subtelha aplicada directamente nos barrotes fica resistente ou fica muito frágil?

    Desculpem estas questões mas são tantas as opiniões e opções que não sei bem qual a melhor para o meu caso.
  13.  # 33

    Colocado por: Miguel CunhaRoofmate de 30

    A minha casa na térmica pede(obriga) 10cm ...em Gaia. No mínimo 6/8

    quanto as dúvidas ... é complicado... porque cada profissional tem a sua opinião.

    para colocar a sub telha diretamente aos barrotes , estes teriam de estar paralelos ao beiral... mas normalmente são colocados no sentido da agua ...

    Veja os links que o Pedro Barradas colocou, tem as situações que pode fazer.....

    Boa Sorte
    Concordam com este comentário: Miguel Cunha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel Cunha
  14.  # 34

    Colocado por: zinnapara colocar a sub telha diretamente aos barrotes , estes teriam de estar paralelos ao beiral... mas normalmente são colocados no sentido da agua


    Pois... já percebi que não consigo poupar no OSB.

    Vou sair deste "post" pois tem sido um abuso da minha parte ter entrado a meio com um problema meu e continuar aqui a colocar questões.
    O meu muito obrigado a todos
  15.  # 35

    Colocado por: zinna
    A minha casa na térmica pede(obriga) 10cm ...em Gaia. No mínimo 6/8

    quanto as dúvidas ... é complicado... porque cada profissional tem a sua opinião.

    para colocar a sub telha diretamente aos barrotes , estes teriam de estar paralelos ao beiral... mas normalmente são colocados no sentido da agua ...

    Veja os links que o Pedro Barradas colocou, tem as situações que pode fazer.....

    Boa Sorte
    Concordam com este comentário:Miguel Cunha
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Miguel Cunha


    Boa tarde Zinna, pode-me dizer qual o valor por m quadrado para a remoção e o novo telhado que fez? Obrigada.
  16.  # 36

    Boa tarde,
    Aproveitando aqui o tópico, quando ficaria +/- a troca de um telhado e respetiva estrutura de madeira para uma casa térrea com uns 85m2?

    A casa, incluindo a pestana, tem 10x9m.

    O telhado atualmente tem 4 águas, e a última telha está 'colada' na pestana da casa.
    A telha é a Marselha. O objetivo é manter o look original da casa. Não é necessário isolamento dado que a placa vai ser isolada e o sótão não vai ter uso.

    O beiral está a uns 2.6 metros de altura, e a Cumeira deve estar uns 2m acima da placa.

    A casa tem acesso desimpedido a toda a volta e encontra-se recuada da estrada (25m).

    A obra seria em Estarreja, Aveiro.

    Obrigado!
  17.  # 37

    Colocado por: SS1128Não é necessário isolamento dado que a placa vai ser isolada e o sótão não vai ter uso.
    Terá melhores resultados isolando na estrutura do telhado do que na placa.
    • box
    • 4 junho 2018

     # 38

    Colocado por: BelhinhoTerá melhores resultados isolando na estrutura do telhado do que na placa.

    Não se importa de explicar a sua afirmação?
  18.  # 39

    Colocado por: BelhinhoTerá melhores resultados isolando na estrutura do telhado do que na placa.

    Belhinho!!!?, então anda aqui à tanto tempo e ainda não aprendeu que o que escreveu está errado!!?
  19.  # 40

    Colocado por: Pedro Barradas
    Belhinho!!!?, então anda aqui à tanto tempo e ainda não aprendeu que o que escreveu está errado!!?

    Calma! Esta é a minha convicção. Eu exigi que assim fosse na minha obra e voltaria a fazer. Eu tenho aproveitamento do sótão mas mesmo que não tivesse. Conhecendo um pouco de física, acho que ao limitar a entrada na área do sótão das temperaturas exteriores conseguiremos melhor resultados.
    Em casa de minha mãe fez-se o mesmo. Tinha temperaturas absurdas (irrespirável mesmo) no sótão durante o verão. Colocou-se XPS e o resultado foi fenomenal. Sobre a placa é exigido um esforço de controlo térmico substancialmente inferior.
 
0.0240 seg. NEW