Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Estou neste momento a pensar em construir mas o orçamento é limitado e gostava das vossas opiniões.
    Já tenho terreno, bastante plano e não necessita de ser trabalhado.
    Já pesquisei sobre os vários métodos de fabrico.

    Pretendia uma Moradia T3 com as seguintes características:
    - 1 suite c/WC
    - 1 quarto normal
    - 1 quarto/escritório que pode ser um pouco mais pequeno
    - Cozinha e sala open space
    - Lavandaria
    - 1 WC geral
    - Linhas modernas
    - Paredes interiores pladur
    - Paredes exteriores c/isolamento térmico e acústico
    - Telhado telha sandwich ou tela
    - Materiais e acabamentos normais/standard
    - Área 100-150m2
    - Plafon de 80.000€ (IVA Incluído) para solução chave na mão

    Para estas características teria de conseguir um orçamento da ordem dos 500-600€/m2 (IVA Incluído) certo?
    A zona é Montemor-o-Velho (Coimbra).

    1- Consigo construir por estes valores na construção tradicional, tijolo ou bloco? Exemplo: http://casas-lowcost.com/
    2- Vale a pena pensar nas construções em aço leve, LSF? Exemplo: http://www.bloken.pt/aco-leve/
    3- E painéis de betão leve fica mais barato e mais rápida a construção? É fiável? Exemplo: https://www.euromodular.com/modulares
    4- Outro tipo de construção modular é a de painéis de poliuretano? Vale a pena comparando com as de betão leve? Exemplo: http://clickhouse.pt/pt
    5- Contentores vale a pena pensar também? Exemplo: http://www.csj.pt/pt/index.php?url=casas-modulares.php

    Podem esclarecer-me as perguntas anteriores?
    Que solução sugerem?

    Obrigado pela vossa contribuição.
  2.  # 2

    Se pagar o IVA na totalidade, então esqueça lá o seu T3.. Estamos a falar de uma casa a 64 mil euros. por esse preço nem um apartamento
    Concordam com este comentário: Ivo M, Picareta, GANDAREZ
  3.  # 3

    Colocado por: zalho1- Consigo construir por estes valores na construção tradicional, tijolo ou bloco?

    não. pode conseguir um LOWCOST, até por esse Valor, mas será também um LOW Quality



    Colocado por: zalho2- Vale a pena pensar nas construções em aço leve, LSF?

    na minha opinião fica mais caro



    Colocado por: zalho3- E painéis de betão leve fica mais barato e mais rápida a construção?

    não sei preços...



    Colocado por: zalhoOutro tipo de construção modular é a de painéis de poliuretano? Vale a pena comparando com as de betão leve?

    tenho duvidas acerca da sua durabilidade, resistência ao vento, ...

    contentores também não sei preços

    Pra 80.000 tem de sacrificar alguma coisa. 150 m2 parece-me dificil, muito dificil... com 100 m2 julgo que não consegue fazer os compartimentos que descreveu

    tente uma situação intermédia
    e trabalhe com o projetista de forma a não ultrapassar o Plafond.

    se o máximo são 80.000, diga-lhe que faça um estudo para 70.000
  4.  # 4

    Colocado por: ****isto é um fórum de ajuda


    Se este é um fórum de ajuda, então ajude esclarecendo, não critique gratuitamente. Não é este tipo de "ajuda" que as pessoas precisam.

    Enquanto técnico dê a sua ideia, diga que muito dificilmente conseguirá construir o que tem mente, mesmo que sejam só 100 m2 de área total.

    Sr. arquiteto, seja paciente com quem pretende ser informado porque não domina esta arte. Isto se pretender ajudar...

    "Esta gente fazem os outros perderem o seu tempo,..."

    Só dois pontos:

    - Esta gente, sr. arquiteto? Que gente? Acha que está a ser respeitoso?

    - Não é obrigado a vir a este fórum perder o seu precioso tempo, sr. arquiteto. Só o faz porque quer.


    E se fosse o sr. arquiteto, em qualquer lado, a pedir informações sobre assunto que não domina gostaria de ser "acarinhado" desta maneira? Pense bem...
    Concordam com este comentário: treker666, ALMEIDAM, pepe23, pmquelhas, Diogo999, migjac, Tyson, Jota5, Verita, pedrosatre
  5.  # 5

    Com 80.000€ tem duas opções na minha opinião:
    construir por etapas, (caso nao precise já de um T3)
    Construir um T3 e deixar algumas coisas por acabar, construir apenas o min8mo indispensável e depois ir acabando...

    Construir um T3 com 150m2 por 80.000€ parece me muito dificil!
    Concordam com este comentário: pedrosatre
  6.  # 6

    vou tentar ser construtivo.

    terreno já tem, o que é bom, e se é plano, melhor ainda.

    seria bom ter mais 5.000 para projectos/licenças, não sei se os tem

    e precisa de ser muito contido nas areas, se pondera fazer um T3 em que um quarto pode ser escritório, eu assumia antes um t2+1, para fazer apenas um wc, para isso esquecia a suite, esqueça tb a lavandaria, coloque as máquinas na cozinha

    um quarto de casal com 12m2
    um quarto individual com 9m2 (encoste a cama uma parede para maximizar o espaço)
    outro quarto individual com 9m2(no projecto pode ficar como escritório, sala de tratamento de roupa, etc)
    um wc com 4m2
    uma cozinha com 9m2 (pode ser pequena já que num contexto de open-space a zona de refeições não será na cozinha)
    uma sala com 25 m2 (no prolongamento da cozinha com zona de refeições e sala de estar)
    uma dispensa com 4m2
    terá que haver tb zonas de circulação vamos supor 10m2 para isso

    tudo somado dá 82m2 de área util, usando a regra que já vi aqui no forum que 20% da area bruta de uma casa é para as paredes, dá uma area bruta de 100m2

    a um custo de construção de 750€ por m2 já com iva (610€ + 140€(IVA)) fica com um preço final de 75.000€, ficando com uma pequena margem de 5.000 para derrapagens

    por isso impossível não deve ser, o problema é que para mim uma moradia não se resume à casa, engloba tambem a envolvente:
    - onde vai colocar o carro? na rua
    - onde vai colocar a tralha? no sotão ? com uma arquitectura moderna não dá
    - e vai andar a pisar lama no inverno e pó no verão?
    - e a segurança? não vai fazer muros e colocar um portão?

    costuma-se dizer que enxoval que não vai com a noiva, tarde ou nunca lá chega.e depois é preciso ver que a euribor vai começar a subir, o Mario Draghi já dá indicações que os incentivos do BCE à economia (leia-se taxas baixas) vão diminuir por isso se está a pensar fazer a envolvente com as poupanças que vai fazer no futuro, o mais provável é que a prestação da casa suba e lá se vai as poupanças e lá se vai a envolvente e vai andar a comer pó e lama durante uns bons anos.
  7.  # 7

    Boas "Zalho",
    O que quer dizer é que pode gastar até 65.000€+Iva (fora projetos, licenças …etc)!
    Para uma construção de 150,00m2 o custo médio fica a 433€/m2 +iva (FICA DIFICIL).
    Não se iluda com o marketing das casas “low cost”. Metem uma foto de uma casa de 200.000€ e dizem que a fazem por 75.000€! PURO MARKETING!
    Optando por construção tradicional ou LSF (mais caro), os valores que dispões consegue fazer “qualquer coisa” mas não sonhe muito alto…ou melhor …nem sei se dá para sonhar.

    O resto dos métodos construtivos/modulares que referiu desconheço … não comento!

    Caso avance com alguma solução, depois poste aqui …! Estou curioso!

    Obs. Você é da terra que é a Capital das Quintas de Casamentos :D
  8.  # 8

    OLá boa tarde,
    estou neste momento para decidir que construção fazer na minha nova moradia, e como particular interessado no tema posso dizer que será muito difícil o que pretende. Para não correr riscos deverá considerar 700€ a 1000€ m2, mais despesas camarárias/instalações. Parece-me um orçamento muito limitado para o que pretende.
    •  
      mhpinto
    • 15 janeiro 2018 editado

     # 9

    Como já aqui dito, possível será, mas será mesmo muito mas mesmo muito difícil.

    Quanto aos métodos alternativos (fiz uma pesquisa bastante alargada sobre o assunto há coisa de um ano atrás), regra geral ficam ao mesmo preço da construção convencional, muitas vezes até mais caros, quando se fazem as contas a tudo mas mesmo tudo o que é preciso para além daquilo que eles apresentam nos anúncios/sites.
    Terá alguma hipótese de construir barato seguindo esses métodos se o seu terreno permitir instalar um dos modelos deles sem alterar absolutamente nada do projeto que eles apresentam, seja para satisfazer uma vontade/capricho seu seja porque, e aqui é que a porca torce o rabo, os projetos deles não cumprem a legislação.

    A minha recomendação é procurar pequenos construtores na zona do seu terreno, seja em alvenaria seja noutro método. Se vendo o trabalho deles algum lhe der o mínimo de garantias de qualidade que procura por um bom preço, a ideia que eu tenho neste momento é que assim terá mais hipóteses do que simplesmente vendo o que está publicitado na net.

    Colocado por: pauloagsantosseria bom ter mais 5.000 para projectos/licenças, não sei se os tem

    Eu, só nisso, para uma casa de 180m2, já estou perto dos 10 000 e ainda não acabou :\
  9.  # 10

    vivo perto de Coimbra com esse valor e possivel..
  10.  # 11

    Uma construção de 180m fica em media de 85000... nos arredores de Coimbra.. Depende muito também quanto o construtor quer ganhar..
  11.  # 12

    85 mil uma moradia com 180 m2 ??
  12.  # 13

    • DR1982
    • 15 janeiro 2018 editado

     # 14

    Colocado por: nunogouveiaPara terem uma ideia mais precisa de um caso concreto:

    https://forumdacasa.com/discussion/52536/1/moradia-t4-por-100mil-euros-em-construcao/
    Ha por aí plantas dessa T4 por 100000€? Não encontrei...
  13.  # 15

    Colocado por: vitor mansoUma construção de 180m fica em media de 85000... nos arredores de Coimbra..

    Você é um tolo e não sabe nada do que fala.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 16

    Eis as plantas da Mordia de 100 mil euros em construção, e uma imagem do modelo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
      RED-k-0004b.jpg
      A115-arquit-plantas-01.jpg
    • ATTC
    • 16 janeiro 2018

     # 17

    Colocado por: nunogouveiae uma imagem do modelo.


    Gostei do pormenor do Renault Clio....normalmente nos 3D,s é só topos de Gama....😂😂😂😂
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zinna, Supporter, vitor_fernandes
  15.  # 18

    É igual ao carro que temos na realidade :-) Assim é mais realista. No fim faço uma fotografia da obra pronta com um Clio preto.
  16.  # 19

    Por 500€ + IVA por m2 constrói-se perfeitamente uma moradia a cumprir todas a normas legais, desde acessibilidades a requisitos térmicos para ter eficiência B-

    Há flutuante a 4€/m2, sanitários chineses, portas de contraplacado, janelas com vidro duplo de apenas 4 mm, ar condicionado marca GRE, tinta marca Maxmat, etc.
    Obviamente que tem de se ter a consciência de que a qualidade é proporcional ao dinheiro que se gasta.

    Descontando 10 mil euros para licenças e projectos, sobram 70 mil euros para gastar na moradia.
    A 615 €/m2 (IVA incluído) dá para uma moradia de 110 m2 de área bruta. Mas atenção, são acabamentos muito fraquitos. Mas que é possivel construir moradia nova por 80 mil euros, é, claro que sim. Se eu vivia nessa moradia? Provavelmente não.
    • DR1982
    • 16 janeiro 2018 editado

     # 20

    Uma moradia T3 com 110m2 de area bruta é possível ?
    Isso deve dar uns 90m2 de área útil...
 
0.0228 seg. NEW