Iniciar sessão ou registar-se
    • RCF
    • 3 janeiro 2018

     # 21

    Colocado por: Pedro Azevedo78Se todas, TODAS as habitações do mundo decidissem ter uma lareira/caldeira/recuperador era bonito era...

    Se houvesse lenha para todas essas lareiras era sinónimo de existência de árvores em número suficiente para produção de oxigénio suficiente para repor o monóxido de carbono produzido pela queima...
    Não podemos ver apenas o momento da queima, mas sim todo o processo da árvore até à sua queima.
  1.  # 22

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Faz-me uma confusão esse argumento Jorge....até parece que a queima não polui!!!
    Provavelmente sabem de alguma coisa que eu não sei...
    chama se ciclo 0 de carbono em que a matéria produz poluentes na combustão mas muito menos do que aqueles que absorveu durante a vida.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  2.  # 23

    Colocado por: sousa tavares

    Logo, tendo uma caldeira a lenha/pellets em casa já não preciso de colocar painéis solares para aqs. Certo?

    E a bomba de calor também produz energia renovável?
    legalmente desde que a solução renovável produza o mesmo ou mais do que a solução padrao termica pode ser dispensados os cectores solares termicos, pessoalmente acho um erro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousa tavares
  3.  # 24

    Colocado por: Skinkx

    A queima de biomassa produz emissões num momento do ciclo de vida da árvore, enquanto que todo o restante ciclo de vida da árvore se dedica à captação de emissões e produção de oxigénio...

    Acham que há alguma bomba de calor que contribua mais para o meio ambiente do que uma árvore que contribui toda uma vida para a eco-sustentabilidade e, no fim, ainda serve para aquecer uma casa?

    Por muito rudimentar que seja o processo de queima da biomassa, a biomassa ainda é "uma das/a" fonte de energia mais amiga do ambiente, porque não se trata de eficiência ou emissões no momento da queima, mas sim de todo um ciclo onde basicamente combate essas emissões.

    É uma questão de perspectiva. Em cima disso, a biomassa é uma fonte de energia local, que é um conceito que a pouco e pouco tem que ser entranhado na mente do consumidor...
    Concordam com este comentário:jorgealves


    Inverno de 2013 na Grécia, com a crise, a biomassa foi a solução:

    https://www.theatlantic.com/business/archive/2013/01/the-fog-of-austerity-this-smoke-cloud-is-the-ultimate-symbol-of-greeces-depression/272626/
    .
    ..
  4.  # 25

    Por aqui, na cidade, não se pode estender a roupa na rua, que fica toda a cheirar a fumo !!
    •  
      skypt
    • 3 janeiro 2018

     # 26

    Colocado por: jorgealvesA tabela está completamente errada,

    Faltam diferenciação no tipo de gas,
    Quer a lenha quer os pellets sao os mais amigos do ambiente e 100%renováveis.


    quais são os tipos tipos mais comuns ?
    - gás natural
    - gás propano

    ?
    •  
      skypt
    • 3 janeiro 2018

     # 27

    Quanto ao ponto "Renovável",
    refere-se a ponderação entre o resultado após o seu uso e a forma como é obtida.
    •  
      skypt
    • 3 janeiro 2018

     # 28

    PPL,
    a ideia não é propriamente quantificar em absoluto cada conceito/ponto de analise,
    pois tal seria impossível, conforme cada produto/condição em particular e tal não é viável,
    mas sim fazer uma analise com base em "lógica difusa".

    Se tiver tempo crio depois uma algoritmo de decisão (e voltar atrás 10 anos nos estudos...).

    Esta mesma tabela,
    sujeita as todas as vossa analises e melhores experiências/conhecimentos, está disponível em :

    https://goo.gl/Q44GNj

    Obr
  5.  # 29

    Não concordo.
    Aquecimento elétrico não polui menos que pellets, jamais.
  6.  # 30

    Colocado por: BricoleiroNão concordo.
    Aquecimento elétrico não polui menos que pellets, jamais.


    exatamente... mesmo se incluirmos as energias renováveis. que por si só não poluem, mas o fabrico das maquinas e componentes que vai buscar essa energia, o transporte etc... tem de se contabilizar tudo. desde o momento que se extrai o minério do solo.... polui-se para o tirar, polui-se para refinar e transformar.. e por aí fora. Li uma vez um estudo muito por alto (por isso também posso ter lido mal ) que para produzir os paineis solares é um processo muito poluidor.

    mesmo reciclar polui muito. mas menos que extrair nova matéria.. é uma coisa do mundo humano. o mundo moderno não escapa á poluição.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  7.  # 31

    E não nos podemos esquecer que enquanto os pellets criam um processo de limpeza e aproveitamento do lixo e do excesso das matas, o elétrico polui desde o zero.
  8.  # 32

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Esse argumento é cada vez mais incorrecto...
      EDP1.jpg


    Isso não é a media anual.
  9.  # 33

    Deve pensar que as torres eólicas não poluem a produzir?
  10.  # 34

    Colocado por: BricoleiroDeve pensar que as torres eólicas não poluem a produzir?


    poluem, mas acho que poluem menos que os paineis solares por exemplo, que poluem ao produzir onde é gastam um horror de energia em comparação com a que elas futuramente irão produzir... eu vou tentar desenterrar o estudo sobre isso.
  11.  # 35

    https://news.nationalgeographic.com/news/energy/2014/11/141111-solar-panel-manufacturing-sustainability-ranking/
    https://spectrum.ieee.org/green-tech/solar/solar-energy-isnt-always-as-green-as-you-think

    mas tambem a tecnologia evolui e recicla-se muito o que no futuro pode atenuar os gastos de produção com matéria prima virgem. e se deixarmos de importar esses produtos produzidos do outro lado do mundo melhor ainda pois o transporte tambem é um dos fatores mais importantes no ciclo de produção.
  12.  # 36

    Querendo fazer algo útil, eu pensava em exemplo tipo, nas mais elaborado .

    habitação de 170 m2.

    Aquecimento a caldeira a pellets, custo da caldeira 3mil e 800 euros, custo de radiadores 1700 euros, custo de exploração 1 saco pellets por dia por mês de aquecimento
    Piso radiante, piso 6mi euros, BC 4500 euros, caldeira só aquecimento 3800 euros, custo de energia BC 26kWh dia de aquecimento, meia estação 13 kWh, resto do ano X.
    Aquecimento a gás natural, caldeira 1800 euros radiadores xxx, aquecimento, 60 euros mês de aquecimento
    Caldeira a lenha
    etc

    Obviamente que cada casa é um caso, mas já se consegue perceber e ter uma ideia dos custos e hipóteses
  13.  # 37

    para mim, não existe nada mais ecologico que a lenha, mas eu nao mora na cidade, por isso poara os da cidade pode não ser um opção viável, não sei. lenha tenho muita, é só o trabalho de a ir cortar, e sei que ao plantar mais floresta o carbono que produzi ao queimar a lenha voltou a entrar no ciclo das novas plantas e das outras árvores.

    e mesmo assim, há a gasolina da motoserra, o oleo da motoserra, e o gasoleo da carrinha para ir ao monte e trazer a lenha. o resto é trabalho manual. por isso , mesmo assim, fontes de energia no mundo moderno , 100% renováveis não há-
  14.  # 38

    https://youtu.be/NETomvdHjj8
    Concordam com este comentário: larkhe
  15.  # 39

    https://youtu.be/BI3Cosn7mDQ
    Concordam com este comentário: antonylemos, larkhe
  16.  # 40

    Colocado por: Anonimo06082021tração animal
    que produz uma enormidade de metano.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro, ATTC
 
0.0240 seg. NEW