Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia e Feliz 2018 a todos do Fórum

    Adquiri uma casa a pouco tempo que tem parede dupla com caixa de ar, sem xps. Caixilharia é de PVC com vidro térmico planitherm ultra N.

    Para aquecimento pedi orçamentos para a Daikin.
    Mas nenhum coincide com as maquinas exteriores que cada um diz ser necessário montar para o sistema.

    pedi para montar duas multi split com 3 unidades interiores cada.

    Maquina1
    Divisões: Sala: 24m2
    Escritório: 14 m2
    Quarto: 17 m2
    É orçamentado: Unidade interior de 3,5 KW (12000 BTU) e 2 - Unidades interior de 2,5 KW (9000 BTU) Premium

    Maquina2
    Divisões: Cozinha: 14m2
    Quaro: 13 m2
    Quarto: 12,5 m2

    É orçamentado: Unidade interior de 3,5 KW (12000 BTU) e 2 - Unidades interior de 2,5 KW (9000 BTU) Premium

    Onde varia, máquinas exteriores:

    2 - Unidade Exterior 6,8KW
    ou
    2 - Unidade Exterior 8,0KW

    Agradecia a ajuda se poder ser para escolher a exterior?
  2.  # 2

    Do pouco que percebo, parece-me que um sistema de AC dimensionado para 125% (o caso do primeiro orçamento) é normal.
    No segundo caso o dimensionamento já se aproxima mais dos 100%, mas imagino que a unidade exterior seja também ela mais cara.

    O catálogo completo da Daikin tem uma série de páginas com as combinações possíveis em multisplit. Veja se está por lá essas duas combinações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vectragts
  3.  # 3

    Ambas sao configurações possiveis ms ambas estam erradas, deveria ser uma exterior 3mxm52 e outra 3mxm68 ou ate 2 3mxm52 dependendo de outros factores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vectragts
  4.  # 4

    Boa noite jorgealves / Ambas sao configurações possiveis ms ambas estam erradas


    sei que representa e instala Daikin, sigo a muito o seu trabalho "Bombas de calor e outros equipamentos termodinâmicos ", pudesse eu instalar um sistema de chão radiante!

    Pelo que entendi do seu comentário, acho eu, as maquinas interiores estão muito acima do esperado e assim podia ter outras maquinas exteriores como indica.

    A casa tem (22 anos) parede dupla tijolo de 11 com caixa de ar simples, sem xps. Caixilharia é de PVC/vidro duplo com vidro térmico planitherm ultra N e outro simples.

    Será que me podia elucidar sobre o que seria mais correto, mesmo que fique com alguma folga nas maquinas?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Azevedo78
  5.  # 5

    Qual a localização?
    E mais para aquecimento ou arrefecimento?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vectragts
  6.  # 6

    Qual a localização?
    Gáfete, concelho do Crato

    E mais para aquecimento ou arrefecimento?
    Mais aquecimento sentimos mais o frio do inverno, apesar de ser Alentejo, a casa está entre outras dão sombra, só tendo mais sol no escritório onde trabalho muito com o computador e no verão é sofrível.

    obrigado pela sua disponibilidade jorgealves
  7.  # 7

    Colocado por: vectragtsMaquina1
    Divisões: Sala: 24m2
    Escritório: 14 m2
    Quarto: 17 m2
    É orçamentado: Unidade interior de 3,5 KW (12000 BTU) e 2 - Unidades interior de 2,5 KW (9000 BTU) Premium

    na minha opinião e considerando que o principal uso é em aquecimento seria assim:
    1 int FTXM35M(12,5Kbtu´s) + 2 int CTXM15M ligadas numa 3MXM52N

    Colocado por: vectragtsMaquina2
    Divisões: Cozinha: 14m2
    Quaro: 13 m2
    Quarto: 12,5 m2

    É orçamentado: Unidade interior de 3,5 KW (12000 BTU) e 2 - Unidades interior de 2,5 KW (9000 BTU) Premium
    idem:
    3 int CTXM15M(6Kbtu´s) ligadas numa 3MXM40N.

    no total fica com 9,5Kw termicos instalados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vectragts
  8.  # 8

    Credo, estou a ver que estavam a dar um sistema a 200%,!!!

    Mesmo em termos de potencia elétrica do quadro irá facilitar.

    Muito Obrigado e bem haja pela sua ajuda
    jorgealves
  9.  # 9

    Aproveitando o topico e já que o Vectragts fala nisso

    Qual é a potencia electrica instalada necessaria para alimentar isto

    3 int CTXM15M(6Kbtu´s) ligadas numa 3MXM40N.

    Pelo que tive a ler a potencia consumida da 3MXM40N são cerca de 900 w ( isto confirma se? qual o consumo das unidades interiores? )

    sendo assim uma casa com 3,45kva (15A) poderia ter isto lá instalado?
  10.  # 10

    As und int creio que o consumo anda pelos 40w pelo teríamos um maximo total 1120w.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: larkhe, PedroGomes
  11.  # 11

    Colocado por: jorgealvesAs und int creio que o consumo anda pelos 40w pelo teríamos um maximo total 1120w.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:larkhe,PedroGomes


    Sendo assim e num futuro proximo se tudo correr bem vamos ter de falar :):)
  12.  # 12

    Quais são as marcas que já comercializam unidades mono e multi Split com o gás R32?
  13.  # 13

    Há uns meses instalei, numa obra que terminei, duas dessas unidades com gás R32, uma 2MXM50M e outra 3MXM68N, para 5 unidades interiores. Para já o feedback dos clientes é bom.
  14.  # 14

    Mas ainda é só a daikin? Não há outras marcas com R32?
  15.  # 15

    a Panasonic sei que ja tem a R32, outras marcas devem seguir o exemplo.
  16.  # 16

    Colocado por: Anonimo16062021
    A VW também tem 😇
      3134_c.jpg
    bah, isso é tao ou mais rasco que a BM,
  17.  # 17

    com o advento da nova vaga ecológica e de sustabilidade ambiental os fabricantes estam a confluir para soluções amigas do ambiente e no futuro vamos todos andar em ..........................................carroças puxados por cavalos e de bicicleta.
  18.  # 18

    Colocado por: Anonimo16062021
    Para o trabalho serve perfeitamente 🤒


    Boa tarde Anonimo16062021,

    Quero pedir-lhe um favor, será que pode enviar o seu email para lhe colocar algumas duvidas, às quais possivelmente poderá ajudar?

    Obrigado
  19.  # 19

    Colocado por: jorgealves3mxm52 e outra 3mxm68


    Caro Jorge Alves, pode dar-me uma ajuda neste tópico?

    https://forumdacasa.com/discussion/53370/dimensionamento-e-localizacao-de-aquecimentoar-condicionado/#Item_4

    Em função do exposto acha que uma 3mxm52 ou 3mxm68 servem bem os 3 quartos (2 FTXM25M e 1FTXM35M)

    Obrigado
 
0.0186 seg. NEW