Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ola a todos!
    É a primeira vez no forum :)
    Estou a pensar colocar piso radiante com bomba de calor na casa toda (esta a ser reconstruida, e tem 107.4 m quadrados)

A minha questão é em relação aos preços de consumo mensal de electricidade ...
    é que não faço a mínima ideia qual seria o consumo ... Vivo na Zona Norte (Famalicão)

Alguem pode ajudar ? Obrigada
    • emad
    • 9 janeiro 2018

# 2

E porque vai optar por essa solução?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcoveri
  2.  # 3

Nao gosto muito de ar condicionado ...
    Radiadores nao sao a coisa mais bonita ...
    E um recuperador de calor nao me aquece a casa toda ...
  3.  # 4

Se vir vários casos no fórum, com áreas até maiores que a sua, conseguem consumos até 50 euros.
    Duas coisas vitais:
    - casa bem isolada (não poupe aqui!)
    - sistema de prh bem dimensionado e bem instalado.

Para essa área consegue consumos muito interessantes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RMRODRIGUES
  4.  # 5

Um recuperado de calor com ventilador não aquece 100 metros quadrados ? Veja melhor essa opção. Para um espaço pequeno acho o ideal excepto se não tiver tempo para ligar ou limpar o recuperador .
    Ps : tem de escolher um recuperador adequado para a área a aquecer.
  5.  # 6

Colocado por: enf.magalhaesUm recuperado de calor com ventilador não aquece 100 metros quadrados ?

Então não dá. É ver a casa do nandogonca...
    http://anossacasinha-nando.blogspot.com/
  6.  # 7

Na minha casa atual tenho um recuperador de calor com ventilador e tubos de ventilação que saem na sala e noutro num corredor ...
    Em termos de poupança sem duvida que é a melhor , a questão mesmo sao os horarios para aquecer a casa... O problema na actual casa onde moro é ter mais de 25 anos, e as janelas não serem de vidros duplos e todo o isolamento é antigo ... por isso é que nao pensei nesta opçao ...

O piso radiante atrai-me pelo conforto em toda a casa, mas tenho receio em relaçao aos custos mensais de eletricidade ...
  7.  # 8

Pois , mas se calhar começava pelas janelas , isolamento paredes e tectos
  8.  # 9

Colocado por: RMRODRIGUESO piso radiante atrai-me pelo conforto em toda a casa, mas tenho receio em relaçao aos custos mensais de eletricidade ...

O conforto e a comodidade são imbatíveis.
    Dos consumos tb não me parece que precise ter medo.
    O pior mesmo € o custo da instalação.
    Concordam com este comentário: ATTC
  9.  # 10

Eu gostava mesmo era de ter noção do consumo mensal ...
    A instalação nao me livro de uns 10.000 € , mas prefiro investir agora, do que um dia mais tarde nao gostar do aquecimento que posso vir a ter ,e ter que mudar e gastar mais ...
  10.  # 11

Então vai investir em piso radiante sem colocar no mínimo umas janelas com vidro duplo ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ffp123
  11.  # 12

Segundo o que fui tentando perceber (e também estou a considerar a mesma opção que o RMRODRIGUES) o consumo mensal varia muito. Desde logo pelo isolamento da moradia e por outro lado pelo subdimensionamento ou não do sistema usado o que pode fazer com que o consumo seja superior...
    Já ouvi relatos de pessoas que gastam 80€/mes de electricidade e outros que gastam 200...
  12.  # 13

Colocado por: RMRODRIGUESEu gostava mesmo era de ter noção do consumo mensal ...
    A instalação nao me livro de uns 10.000 € , mas prefiro investir agora, do que um dia mais tarde nao gostar do aquecimento que posso vir a ter ,e ter que mudar e gastar mais ...

Já nos disse a área da casa.
    E o resto?
    Onde fica?
    Isolamento das paredes?
    Isolamento tectos ?
    Caixilharia e vidros? Vãos grandes ou pequenos?
    Tudo isto tem influência nos consumos...
    Mas se procurar no fórum encontra vários relatos de consumos com piso radiante. Mas tem de se comparar o comparável... Uma casa bem construída e bem isolada vai sempre, sempre ter consumos muito melhores que uma outra com isolamento faz de conta. E a culpa nao vai ser do sistema do piso radiante ou da bomba de calor. Vai ser das enormes perdas térmicas que a casa tem.
    Concordam com este comentário: jorgealves, NJ76
  13.  # 14

Colocado por: enf.magalhaesJá ouvi relatos de pessoas que gastam 80€/mes de electricidade e outros que gastam 200...

O Callinas por exemplo gasta menos que 80€ (procure o tópico dele), para uma área maior.
    Já eu gasto à volta de 150€/mes, nestes dois meses mais frios (Dez e Jan) e os 50€ nos do inicio do inverno. (250m2)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeppelin
    • emad
    • 9 janeiro 2018

# 15

14.  # 16

Vou colocar o piso porque vai ser a reconstrução de uma casa, isolamento térmico, paredes e tetos+ janelas de vidro duplos e isso tudo :) a parte do isolamento é importante e eu vou colocar. Só estava era a ver mesmo qual seria o consumo médio mensal da parte electrica deste piso :)
    • emad
    • 9 janeiro 2018 editado

# 17

Já que quer uma resposta exacta aqui vai.
    107X0,35€=+- 37,5€
    Espero ter ajudado.
    • ATTC
    • 10 janeiro 2018

# 18

Colocado por: Pedro Azevedo78Já eu gasto à volta de 150€/mes, nestes dois meses mais frios (Dez e Jan) e os 50€ nos do inicio do inverno. (250m2)

Sr. Pedro estou a fazer o projecto da minha moradia e tenho +ou- a mesma até que você...250m2 para aquecer. Que sistema colocou ...PRH + Bomba de calor +....?! Quanto custou colocar o seu sistema de PRH ?!
    Obrigado
  15.  # 19

Colocado por: RMRODRIGUESOla a todos!
    É a primeira vez no forum :)
    Estou a pensar colocar piso radiante com bomba de calor na casa toda (esta a ser reconstruida, e tem 107.4 m quadrados)

A minha questão é em relação aos preços de consumo mensal de electricidade ...
    é que não faço a mínima ideia qual seria o consumo ... Vivo na Zona Norte (Famalicão)

Alguem pode ajudar ? Obrigada

Colocado por: RMRODRIGUESVou colocar o piso porque vai ser a reconstrução de uma casa, isolamento térmico, paredes e tetos+ janelas de vidro duplos e isso tudo :) a parte do isolamento é importante e eu vou colocar. Só estava era a ver mesmo qual seria o consumo médio mensal da parte electrica deste piso :)

Antes de se focar a pensar neste ou noutro sistema, deve pensar no todo e ser coerente.
    Deve perceber a disponibilidade que tem para fazer manutenção, limpezas, acesso a energia etc, e depois também a questão da vivência da habitação, isto é, o horário que a habitação é realmente habitada.

Posteriormente adequar os diversos sistemas e tentar potenciar cada um deles promovendo assim a sinergia entre eles.
  16.  # 20

Colocado por: ATTC

Sr. Pedro estou a fazer o projecto da minha moradia e tenho +ou- a mesma até que você...250m2 para aquecer. Que sistema colocou ...PRH + Bomba de calor +....?! Quanto custou colocar o seu sistema de PRH ?!
    Obrigado

PRH uponor, aquecimento/arrefecimento com termostatos individuais em todas as divisões via rádio
    BC Daikin ALtherma 16Kw
    Painéis solares circulação forçada (não recordo a marca) com apoio da BC
    Ventilação de fluxos cruzados (Prometeo HR400)
    Total 31k, ja com IVA (isto foi à mais de 7 anos)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ATTC

0.0210 seg. NEW