Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Muito boa tarde

    Possuo um terreno com projeto de construção e com licença de construção válida até fevereiro.
    Contudo, já havia pedido a prorrogação desta pois não tinha condições e, não tenho de imediato, para começar a construir.
    Hoje fui ao arquiteto para pedir um prolongamento da licença e ele informou que teria que construir, pelo menos a estrutura, pois o meu terreno segundo o novo PDM, passou a agrícola. Mete-me confusão como um terreno que fica no meio de outras moradias perca a classificação de urbano.
    Fica um alerta para quem tenha terrenos com projetos.

    Desculpem o testamento
  2.  # 2

    é normal, tanto pode passar de agrícola para urbano como o contrário... qual o espanto?
  3.  # 3

    Colocado por: antonylemosé normal, tanto pode passar de agrícola para urbano como o contrário... qual o espanto?

    Se o terreno fosse seu também ficava 'espantado" não era?

    A Câmara não devia poder desclassificar um terreno construivel!As expectativas do proprietário numa determinada época não deviam ser extintas por uma vontade política.
  4.  # 4

    tb acho estranho um terreno passar de urbano para agrícola....

    será que à partida já não era urbano, mas mesmo assim podia-se construir e agora com a revisão do PDM vai deixar de ser possível?
  5.  # 5

    Colocado por: PalhavaAs expectativas do proprietário numa determinada época não deviam ser extintas por uma vontade política.

    Se houve alteração ao PDM, houve um período de discussão pública. Nesse período foi dada ao dono do terreno oportunidade de se opor aquela intensão.
    Não o fez, é como se tivesse aceite.
    Concordam com este comentário: zeuza, antonylemos
  6.  # 6

    Colocado por: zedasilva
    Se houve alteração ao PDM, houve um período de discussão pública. Nesse período foi dada ao dono do terreno oportunidade de se opor aquela intensão.
    Não o fez, é como se tivesse aceite.


    Discussão publica? Se o dono não residir naquele concelho / freguesia, como tem conhecimento? È informado por alguma carta que isso poderá acontecer?

    Tive muita sorte, pois estive quase para comprar um terreno nestas condições... Vim depois a saber que ou contruia ou ele iria passar a agricola.... Muitas das vezes, tem casas construidas em todos os lados (nesto caso que falo, tinha casas pela esquerda, pela direita e pela frente. So nao tinha na traseira porque era uma ribanceira). Agora, como é que isto é possivel?
  7.  # 7

    Colocado por: jcfcidSe o dono não residir naquele concelho / freguesia, como tem conhecimento?

    Azar! :))

    Colocado por: jcfcidÈ informado por alguma carta que isso poderá acontecer?

    Não!
    É publicitado no site da câmara, juntas de freguesia e DR
    Concordam com este comentário: luisms
  8.  # 8

    No concelho de Cascais muitos terrenos deixaram de ser urbanizáveis devido a probabilidade de estes serem inundáveis. (se falhei em termos peço desculpa mas já não me recordo dos termos certos)
  9.  # 9

    Colocado por: PalhavaSe o terreno fosse seu também ficava 'espantado" não era?

    A Câmara não devia poder desclassificar um terreno construivel!As expectativas do proprietário numa determinada época não deviam ser extintas por uma vontade política.


    talvez se nao soubesse ir ler os PDM e propostas de PDM aos sites das respectivas CM, mas não é o primeiro caso que conheço.. um deles dum primo meu que queria construir.. eu sabia que ia mudar e sempre o avisei que se não andasse da perna ia deixar de ter o terreno para construir.. foi o que aconteceu.

    As CM tem todo o direito de o fazer. nao digo que este seja um caso desses parece que nao é mas em muitos casos tem zonas de construção que nunca deviam ser.. como disse o Zé e bem, é azar.

    agora so porque o dono de um terreno ter um expectativa têm de ceder a esse dono do terreno? não. planeamento urbano não é ceder. é planear. aqui ao contrário se encheres os bolsos de alguem eles até te mudam o teu terreno para urbano nem que seja no meio do deserto.
  10.  # 10

    Colocado por: antonylemosAs CM tem todo o direito de o fazer.

    Algumas são mesmo obrigadas a fazê-lo.
    Não se pode aumentar as áreas urbanas assim à papo seco, existem regras e limites.
    Numa revisão de PDM são analisadas as zonas de pressão urbanística, se existe pressão significativa numa zona é logico que se pretenda aumentar aí o perímetro urbano.
    Para o fazer e cumprir os índices, muito provavelmente terá que se reduzir em zonas de menos pressão.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  11.  # 11

    Colocado por: zedasilva
    Algumas são mesmo obrigadas a fazê-lo.
    Não se pode aumentar as áreas urbanas assim à papo seco, existem regras e limites.
    Numa revisão de PDM são analisadas as zonas de pressão urbanística, se existe pressão significativa numa zona é logico que se pretenda aumentar aí o perímetro urbano.
    Para o fazer e cumprir os índices, muito provavelmente terá que se reduzir em zonas de menos pressão.
    Concordam com este comentário:antonylemos


    isso é tudo certo e faz todo o sentido quando falamos em zonas ou areas......mas o que pode levar a uma camara alterar um terreno urbano para agricola que até está no meio de outras edificações de habitação?


    EDIT: ou por outras palavras, ao passar este terreno para agricola tambem os restantes terrenos a volta mesmo ja tendo edificações de habitação, passaram para agricola? que implicações traz isso?
  12.  # 12

    Colocado por: loverscoutao passar este terreno para agricola tambem os restantes terrenos a volta mesmo ja tendo edificações de habitação, passaram para agricola?

    Não!
    O que está construído fica urbano, o resto é que passa a agricola.
    500m2 aqui e mais 500m2 acolá já dá para aumentar noutro sitio
  13.  # 13

    Colocado por: zedasilva
    Não!
    O que está construído fica urbano, o resto é que passa a agricola.
    500m2 aqui e mais 500m2 acolá já dá para aumentar noutro sitio


    ou seja nao faz sentido..... é uma aldrabice para poder dar de outro lado!
  14.  # 14

    nao, não é aldrabice nenhuma.
  15.  # 15

    Colocado por: loverscouté uma aldrabice para poder dar de outro lado!

    É!
    Mas a isso chama-se planeamento.
    Planeamento urbano tem como objetivo responder aos interesses públicos, não aos interesses privados.
    :)
  16.  # 16

    vá aldrabice não é a não ser que estejamos a falar de Celorico de Basto...
  17.  # 17

    Não, Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia - concelho Guimarães.
  18.  # 18

    conheço bem Briteiros
  19.  # 19

    mas, o que eu acho estranho é que tendo um projecto aprovado pela Cm eles não permitem construir. Ligue para a CM. eu lembro-me no caso do meu primo que um dos técnico na altura disse me para meter um PIP que depois daria pra construir na mesma. mesmo depois de mudarem o PDM pois já teria a aprovação feita antes dessa mesma mudança ... mas como ja referi moro na terra da trafolhice.. em Guimarães pode n ser assim.
  20.  # 20

    Enquanto tiver projeto aprovado, pip ou licença de construção validos, os direitos estão garantidos
    Depois de caducar já ninguém lhe garante nada
 
0.0209 seg. NEW