Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    estou para construir uma moradia em LSF ou Madeira (ligeira), apesar de estar mais inclinado para o LSF em contacto com um construtor de madeira ele fez referência ao facto de o LSF trazer problemas de saúde associados à alta concentração de metal. E agora, a minha mulher não aceita o LSF. Isto tem algum fundamento? Conseguem enviar alguns dados de forma a tranquilizar?
    Obrigado
    Pedro Pereira
  2.  # 2

    Colocado por: pepe23Boa tarde,
    estou para construir uma moradia em LSF ou Madeira (ligeira), apesar de estar mais inclinado para o LSF em contacto com um construtor de madeira ele fez referência ao facto de o LSF trazer problemas de saúde associados à alta concentração de metal. E agora, a minha mulher não aceita o LSF. Isto tem algum fundamento? Conseguem enviar alguns dados de forma a tranquilizar?
    Obrigado
    Pedro Pereira


    O do lsf diria que a madeira apanha bicho e apodrece toda, caindo de seguida a casa!

    Nunca ouvi tal coisa e ja muito pesquisei sobre LSF! :O
    Concordam com este comentário: mhpinto
  3.  # 3

    Colocado por: pepe23Boa tarde,
    estou para construir uma moradia em LSF ou Madeira (ligeira), apesar de estar mais inclinado para o LSF em contacto com um construtor de madeira ele fez referência ao facto de o LSF trazer problemas de saúde associados à alta concentração de metal. E agora, a minha mulher não aceita o LSF. Isto tem algum fundamento? Conseguem enviar alguns dados de forma a tranquilizar?
    Obrigado
    Pedro Pereira


    E o construtor explicou-lhe acerca dessa suposta "alta concentração de metal" e quais os supostos malefícios?
  4.  # 4

    explica-lhe que a madeira é tratada com arsénio. e é prejudicial á saúde. e ao decompor polui as águas, contaminando as plantas da horta e mata peixes.
  5.  # 5

    Olá boa tarde,
    agradeço os vossos comentários. Na altura não valorizei nada essa opinião. Mas, lembrei-me que a casa dos meus pais foi construida num sistema de finais dos anos 70 (chamado, em túnel) que era todo em betão armado (estão num 10ª andar). E já li que, realmente essa concentração de ferro não é benéfica ao corpo humano.
    De aí até ao LSF atual, acho que já demos grandes passos. Eu continuo a preferir o LSF, não só pelos custos de construção mas também pela sua manutenção… o problema vais ser convencer a mulher……
  6.  # 6

    ela que pesquise os quimicos com que se trata a madeira que ela muda logo de opinião.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pepe23
  7.  # 7

    Colocado por: pepe23Eu continuo a preferir o LSF, não só pelos custos de construção mas também pela sua manutenção…


    como assim?
  8.  # 8

    os custos do LSF pelo que tenho visto não fogem muito da construção normal, ganhas é em tempo de montagem e no peso da estrutura.
  9.  # 9

    O construtor poderia estar a referir-se ao campo eletromagnético gerado pela estrutura em aço. Já se falou disso por aqui.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira, pepe23
  10.  # 10

    o construtor quer puxar a sardinha pro lado dele..
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  11.  # 11

    Colocado por: antonylemoso construtor quer puxar a sardinha pro lado dele..

    não é a sardinha... é a brasa

    :)
  12.  # 12

    a brasa jé ele a tem.. mas o lambão também quer a sardinha do pepe
  13.  # 13

    fernandoFerreira
    pelos orçamentos que tenho recebido, o LSF é sempre mais barato que a Madeira (a mesma planta), e pelo que os fabricantes comentam a madeira obriga a maior manutenção (seja na periodicidade como nos custos).
    rjmsilva
    Sim, eu estou convencido que será por aí… mas, será mesmo assim? Por isso falei do prédio dos meus pais (mas, estamos a falar de um grande edifício todo em betão).

    NOTA: Saindo um pouco do tópico, pensei colocar uma eólica (pequenina) e também me falaram do efeito da estática… será alguma coisa semelhante com o LSF?…
  14.  # 14

    a sério... o LSF é a estática, o granito é radioativo, a madeira tem arsénio, o betão tem o ferro... nem sei se vale a pena construir assim!
    Concordam com este comentário: mhpinto
  15.  # 15

    Colocado por: antonylemosa sério... o LSF é a estática, o granito é radioativo, a madeira tem arsénio, o betão tem o ferro... nem sei se vale a pena construir assim!


    Pois, voltamos às palhotas…
    Concordam com este comentário: mhpinto, antonylemos
    •  
      mhpinto
    • 11 janeiro 2018 editado

     # 16

    Colocado por: antonylemosos custos do LSF pelo que tenho visto não fogem muito da construção normal

    Pois do que eu vi fogem sim, mas para cima ;)

    Agora quanto aos malefícios do LSF, esse construtor que vá dar uma curva.
    Não me vou dar ao trabalho de pesquisar, mas duas coisas me surgem assim de repente:
    1 - Mesmo que o aço pudesse libertar algum produto tóxico, há que não esquecer que o aço não fica à vista, pelo que, se já será residual o que liberta, muito mais residual ou nulo será o que consegue passar através dos vários revestimentos. E se libertasse, estávamos bem tramados que temos aço por todo o lado.
    2 - Se tem a ver com o campo eletromagnético, pois desculpem lá mas sou obrigado a rir-me numa época em que tudo é wireless e anda toda a gente horas por dia com um aparelho que emite radiações encostado à cabeça!! Aliás, provavelmente mais forte será o campo eletromagnético criado por uma banal instalação eléctrica, já para não falar na quantidade de eletrodomésticos que metemos dentro de casa!

    Quando andei para optar por um método de construção estudei bastante o LSF e o woodframing, pois nunca estive muito inclinado para a alvenaria.
    Do meu ponto de vista, em termos práticos, a diferença é mínima. Uns usam perfis de aço para segurar a casa os outros usam perfis em madeira. Tudo o resto é essencialmente igual.
    Pequenas vantagens do LSF: maior resistência ao fogo, se é que interessa ficar só com a estrutura em pé depois de um incêndio; maior longevidade, se bem que o woodframing já tem para mim longevidade que chegue; ausência de risco de a estrutura da casa ser devorada por uma praga qualquer, mas isso já não é válido para os restantes componentes e os tratamentos a que as madeiras hoje em dia estão sujeitos tornam esse risco insignificante.
    Pequenas vantagens do woodframing: sendo a madeira um isolante, será mais fácil ter a certeza de que não ficam pontes térmicas na casa, mas isso no LSF deve estar mais que pensado, dependerá do construtor saber o que está a fazer.

    Acabei por optar (se é que a coisa algum dia se irá concretizar) pelo woodframing apenas por ter conseguido descobrir construtores que trabalham com preços muito competitivos oferecendo uma qualidade que me pareceu muito aceitável, para os meus padrões. Mas isto foi porque para woodframing encontrei vários construtores com uma dimensão ainda modesta, essencialmente centrados na região onde vou construir. Para LSF apenas encontrei os nomes que se encontram na net, de empresas com expressão nacional, e esse puxam muito mas mesmo muito pelos preços. Se pedir orçamentos a empresas desse nivel em woodframing a diferença esbate-se bastante.
    Concordam com este comentário: pepe23
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pepe23
  16.  # 17

    Colocado por: pepe23os fabricantes comentam a madeira obriga a maior manutenção (seja na periodicidade como nos custos)

    Só se ficar à vista, coisa a que não é de todo obrigado.
    E numa casa de alvenaria ou em LSF, não é preciso pintar de vez em quando? Para mim isso é uma não questão.
  17.  # 18

    Colocado por: pepe23

    Pois, voltamos às palhotas…
    Concordam com este comentário:mhpinto


    Era já!

    http://pajaconstruction.com/portfolio/straw-bale-house-kent-potter/
    Concordam com este comentário: pepe23
  18.  # 19

    Colocado por: pepe23pelos orçamentos que tenho recebido, o LSF é sempre mais barato que a Madeira (a mesma planta)

    E esses orçamentos contemplam os mesmos acabamentos e equipamentos?
  19.  # 20

    No início, quando tudo parecia fácil, contactei mais de 30 construtoras.
    Excluindo as que não responderam, ou as que praticavam preços absurdos fiquei com umas 10, retirando as que não fazem serviço chave na mão (e da minha preferência) fiquei com 4:
    Madeira: Casema; LogHomes.
    LSF: Conmarfel; Criatus.
    Será dentro destas que a decisão será tomada, contudo a LogHomes é a que me transmite menos confiança (tal como o proprietário diz: "Sou um pato bravo".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
 
0.0195 seg. NEW