Bom, no seguimento de um tópico já aqui aberto há uns anos, finalmente encontrei uma empresa em Tomar que estará disposta a tentar solucionar o meu problema de passagem de ar nas janelas (https://forumdacasa.com/discussion/15321/2/vento-dentro-de-casa-ate-assobia/#Item_19) Sei que o indicado seria substituir a caixilharia e vidros, mas não há orçamento para tal.
Assim sendo, a solução será uma de duas: - substituição dos vedantes existentes e aplicação de um kit vertical de fecho central (600€ +/-); - substituição dos vedantes existentes e aplicação de um kit vertical de fecho central + mudança de vidros com argon (1800€ +/-). Terei de pedir mais especificações em relação aos vidros porque no orçamento que me enviaram a informação é parca
Um dos meus vizinhos fez esta intervenção com esta empresa de Tomar e disse-me que está satisfeito com as diferenças que notou em casa (no entanto ele tem janelas em vez de portas de sacada, que é o meu caso, por isso poderia não ter tantos problemas com passagem de ar).
Não basta o desconforto que sinto em casa nos meses de mais frio (a temperatura das divisões nesta altura ronda os 15/16ºC durante o dia. De madrugada desce um pouco mais, com a humidade a rondar os 65-70%), como em dias de mais vento, para além de sentir o vento a passar nas janelas, ouvir uma assobiadela que só faz lembrar as casas assombradas deixa-me com os nervos em franja e com vontade de sair porta fora!! Por outro lado, custa-me ter os AC's a funcionar e pouco tempo depois a temperatura voltar ao mesmo...
Estou bastante tentado a (pelo menos) tentar a primeira solução e ver como corre... Só não avanço de cabeça porque tenho algum receio das deformações que a caixilharia já possa ter e que possam reduzir as possibilidades de algum sucesso...
Em relação à segunda opção, sabendo que a maior superfície de perda de calor são os vidros, já que se vai mexer, poderia compensar fazer logo tudo apesar de implicar mais algum esforço financeiro...
Olá! Não totalmente. Consegui encontrar uma empresa local para fazer a substituição das borrachas e avancei. Ficou mais ou menos barato e melhorou. Só em. Dias em que há mesmo muito vento é que continua a passar algum ar. Não é o ideal, mas é tolerável e evitou (para já) ter de estar a investir 7000€ ou mais em janelas... Vai acabar por acontecer, mas pronto...