Iniciar sessão ou registar-se
    • jforum
    • 22 janeiro 2018 editado

     # 1

    Bom dia.

    A minha última fatura da água sofreu um aumento para mais do dobro do que aquilo que costumava pagar. Nomeadamente de uma média 4-5 metros de água por fatura entre 11 Novembro a 11 de Janeiro faturaram 17 metros cúbicos de água. Sinceramente os hábitos são os mesmos, não houve nada que pudesse justificar este consumo de água..

    Fiz recentemente um teste de tirar uma foto, pois durante o fim de semana não se usou água, a foto da esquerda foi tirada na sexta à noite e a foto da direita no domingo à noite:

    Imagem

    Os valores parece que não se mexeram, a única coisa que rodou foram os indicadores vermelhos.. quererá dizer alguma coisa?

    Na realidade, eu se bater no visor os ponteiros mexem-se ligeiramente, se calhar pode ter sido isso que causou a diferença dos indicadores, mas não tenho a certeza.

    A minha preocupação é ter alguma fuga de água nos canos, mas para isso acredito que o vizinho de baixo já deveria de se ter queixado. Não sei se os contadores costumam avariar ou se é algo que não costuma acontecer..
    • NPM
    • 22 janeiro 2018

     # 2

    há uma diferença de 18 litros entre as duas contagens
    • jforum
    • 22 janeiro 2018 editado

     # 3

    Oh diabo.. vou então fazer uns testes com as torneiras e com a válvula de segurança fechada. :|

    Entretanto lembrei-me que a única coisa a nível da instalação de água que não está 100% (visível) é a torneira da cozinha, mas apenas verte um pouco quando se encontra aberta, como não é nada de mais não troquei ainda. Mas não deve ser a causa..
    • jforum
    • 22 janeiro 2018 editado

     # 4

    Abri as tampas das tubagens, de ambos os WC e a da cozinha. Reparei que existe uma torneira\válvula a pingar mas pelo que vejo não é suficiente para fazer este aumento de consumo.

    WC1
    IMG_1675



    WC2
    IMG_1676



    Cozinha
    IMG_1677


    IMG_1682


    IMG_1683


    IMG_1684


    esta torneira é que tinha uma pinga por baixo e o cimento\azulejo\chão tinham de facto água, mas não era nenhuma poça.. é como se vê na imagem..

    Acham que o contador pode avariar e contabilizar mais do que aquilo que é suposto? Nos SMAS dizem que o normal é avariarem mas deixarem de contar..
    Concordam com este comentário: JoãoEduardoDias
  1.  # 5

    conselho estupido
    tenta lá secar tudo em volta e voltas a ver amanha?

    sobre os contadores avariarem e o mais normal nao sei... esse de deixarem de contar talvez sim, mas e porque nao contarem tambem mais se avariarem? Algum tecnico de contadores aqui?
  2.  # 6

    Bom, liguei para o SMAS e não há a possibilidade de ir lá alguém ver o contador, teria de ir a um balcão, pedir uma aferição do contador e pagar 80€, depois iria para a fábrica para ser testado, se tivesse um problema devolviam o dinheiro caso contrário não.

    Vou esperar mais 1 mês para ver como corre e monitorizar o contador\leituras durante a noite para ver se há gastos.


    3 perguntas:

    - Aquela torneira da foto (vermelha) que parece estar a pingar de vez em quando (umas vezes aparece uma pinguinha outras não tem nada), é fácil de substituir?

    - No caso de ter dúvidas quanto a ter uma fuga nos canos (por dentro das paredes), pois visíveis não há nada a não ser aquela pequena gota na torneira, há algo que se possa fazer\testar? Já desliguei o contador, tirei a pouquíssima água dos canos e não oiço nada.. ar, nada..

    - A única coisa em que pensei foi nas máquina, de lavar roupa\louça, como estão sempre ligadas à água, será que pode ter algum problema e estarem sempre a gastar água\encaminhar para o esgoto, sei lá..?
  3.  # 7

    Colocado por: jforum- A única coisa em que pensei foi nas máquina, de lavar roupa\louça, como estão sempre ligadas à água, será que pode ter algum problema e estarem sempre a gastar água\encaminhar para o esgoto, sei lá..?


    pode ser,já tive um problema desses e era a torneira da maquina que estava avariada
  4.  # 8

    Colocado por: francopode ser,já tive um problema desses e era a torneira da maquina que estava avariada


    e avaria fazia com que a água se perdesse pelo esgoto automaticamente sem estar a lavar? ou gastava mais água quando lavava?
  5.  # 9

    Colocado por: jforumfazia com que a água se perdesse pelo esgoto automaticamente sem estar a lavar
  6.  # 10

    Pode ser aumento de pressão e diminuição na rua durante a noite se o contador não tiver anti retorno ele conta como consumo
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  7.  # 11

    Humm... isso da pressão por acaso noto que até tem pressão, por vezes parece que fica com mais outras com menos... oh god! nem sei o que fazer.. sinceramente aparece com cada treta
  8.  # 12

    Colocado por: Sergio RodriguesPode ser aumento de pressão e diminuição na rua durante a noite se o contador não tiver anti retorno ele conta como consumo


    Os que tenho visto quando isso acontece eles andam para trás, alias tive um problema numa empresa que trabalhei a uns anos em que a agua do furo estava na mesma rede da agua do municipio e só existia um passador para impedir a mistura , alguem abriu o passador , no mes seguinte fomos alertados pelo individuo que fazia a leiura que estavamos a injectar agua na rede pois a leitura actual era inferior a ultima leitura dele. Ou seja o contador andou para tras.
  9.  # 13

    Os novos não contam para trás podia era ser dos antigos ainda
  10.  # 14

    Colocado por: Sergio RodriguesOs novos não contam para trás podia era ser dos antigos ainda


    E possivel isto ja foi a uns 5 ou 6 anos
  11.  # 15

    Há uma maneira fácil de saber se era do contador ou não... Sem pagar os 80€... Mas não vou dizer que não quero ir preso ahahahah
  12.  # 16

    Colocado por: GT_racingHá uma maneira fácil de saber se era do contador ou não... Sem pagar os 80€... Mas não vou dizer que não quero ir preso ahahahah

    É facil.
    Retira o contador e depois faz queixa na polícia por roubo.

    Mas o melhor é pensar positivo.
    Se a fuga fosse de vinho era bem pior.
  13.  # 17

    18 litros num fim de semana é problemático em caso de fuga, mas não justifica os 17m3 (17000litros)que pagou,

    A sanita não ficou a correr nenhuma vez? boias ou válvulas de descarga com defeito por vezes não veda bem a água e tem pessoas que acontece deixarem um dia todo a correr... Vai uns milhares de litros nesse dia... Não aconteceu nada do género?
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  14.  # 18

    Colocado por: Sergio RodriguesOs novos não contam para trás podia era ser dos antigos ainda

    Ainda há muito contador que conta para a frente e para trás. Aqui na parvonia, já não contam para trás e alguns contam. até para a frente quando andam para trás. Agora por estranho que pareça, numa formação que estive, aí para as urbes, há muito contador a ser instalado dos que anda para a frente e para trás.
    • mec
    • 24 janeiro 2018

     # 19

    Boa noite, veja nas sanitas se corre algum fio de água, às vezes parece quase imperceptível, poderá ser dai.
    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    • jforum
    • 24 janeiro 2018 editado

     # 20

    Obrigado pelas respostas, não, as sanitas não deitam água nenhuma. Já colei o ouvido e não se ouve mesmo nada.

    Expliquem-me só como se lê as rodas vermelhas, a mais à direita conta as centenas certo?

    Ontem desde que cheguei monitorizei o contador, de gastos maiores foram 2 banhos e 1 máquina de roupa. Depois o consumo normal, lavar loiça e afins. Resultado:
    https://s18.postimg.org/ecgw5b09h/Resumo.png

    A diferença da noite para manhã são descargas do autoclismo e assim.

    O consumo desde que cheguei a casa e até hoje de manhã foi de 300l de água ? ou estou a ver mal as rodinhas vermelhas?
 
0.0223 seg. NEW