Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,
    Estou a remodelar uma moradia, a norte do Porto, com rés-do-chão e 1º andar, com cerca de 100m2 cada piso.
    No rés-do-chão situa-se a cozinha, e as salas de jantar e de estar. No 1º andar serão os quartos.
    No 1º andar estou a prever o aquecimento por emissores eléctrico, uma vez que não vou intervir no chão e o AC não é opção (por causa das alergias).
    Estou a prever fazer o aquecimento de águas sanitárias por esquentador/caldeira de gás natural.
    No rés-do-chão o chão será todo alterado. As paredes da casa serão revestidas a etics e as caixilharias também serão todas mudadas.
    A questão é qual o sistema mais eficiente e económico para aquecer o rés-do-chão. A bomba de calor parece-me demasiado dispendiosa, pelo que fico entre o aquecimento aquecimento por gás natural, com radiadores e o aquecimento por emissores electricos.
    No forum tenho visto muito poucas referências ao aquecimento electrico e ao seu consumo.
    Pedia assim as vossas opiniões e, se possível, a partilha de experiências de quem use estes sistemas de aquecimento.
    Obrigado.
  2.  # 2

O problema dos emissores eléctricos é o consumo, bem como a potência contratada que obriga a ter (tudo junto ajuda a subir consideravelmente a factura da electricidade).

https://forumdacasa.com/discussion/9274/emissores-termicos/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Serafim Fim
    • eu
    • 22 janeiro 2018

# 3

O gás natural é bastante mais barato...
  3.  # 4

Caldeira a lenha ou pellets não é opção?
  4.  # 5

Colocado por: PedroGomesCaldeira a lenha ou pellets não é opção?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Serafim Fim

Não vejo como opção muito viável porque não queria fazer furos nas placas de piso e telhado para passar a chaminé e não tenho lugar para armazenar lenha.
    Sendo assim, pelo que vejo, a opção com consumos mais económicos ainda será a caldeira a gás natural e aquecimento por radiadores.
    Obrigado a todos pelas respostas.
    • eu
    • 23 janeiro 2018

# 6

Colocado por: Anonimo18072022AMais barato do que elétrico?

Sim.
    •  
      larkhe
    • 23 janeiro 2018 editado

# 7

Colocado por: Anonimo18072022A
    Tenho sérias dúvidas que assim seja...mas já sei (sabemos) que as nossas opiniões são diferentes neste assunto!

No meu caso pago a Energia electrica a 0,162Euros/kwh e pago o gaz natural a 0,063euros/Kwh

Em ambos os casos sem taxas e taxinhas .

Por isso sim O gaz natural é muito mais barato que a Energia electrica.

Se for necessario posso colocar ai uma factura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: M.Dias, Serafim Fim
    • eu
    • 23 janeiro 2018

# 8

Colocado por: Anonimo18072022ATenho sérias dúvidas que assim seja.

Não sei porque é que tem essas dúvidas, pois os custos do KWh de gás natural e eletricidade são bem conhecidos.

É só ler e comparar...
  5.  # 9

Colocado por: larkhe

No meu caso pago a Energia electrica a 0,162Euros/kwh e pago o gaz natural a 0,063euros/Kwh

Em ambos os casos sem taxas e taxinhas .

Por isso sim O gaz natural é muito mais barato que a Energia electrica.

Se for necessario posso colocar ai uma factura.

Agora falta comparar o consumo/emissão de calor de cada aparelho.

PS: Está a pagar caro. Veja no site da Endesa...
  6.  # 10

Eu diria que depende muito do tipo de aquecimento.
    O gás permite queimar para aquecer água para aquecer radiadores, não conheço muitas outras alternativas. A eficiência desta solução é limitada (muitas conversões de energia pelo caminho)
    Aquecimento eléctrico há "n" variantes. Se forem radiadores eléctricos pois, também não ficam nada económicos.
  7.  # 11

Colocado por: Belhinho
    Agora falta comparar o consumo/emissão de calor de cada aparelho.

PS: Está a pagar caro. Veja no site da Endesa...

Estou na EDP e eu sei que ha outras mais baratas . mas prefiro estar descansado e receber as facturas a tempo e horas
  8.  # 12

Colocado por: larkhe

Estou na EDP e eu sei que ha outras mais baratas . mas prefiro estar descansado e receber as facturas a tempo e horas

Claro. Cada um sabe de si.
    Eu pago na Endesa por ex o gás natural a 0508. Escalão 2.
    • eu
    • 23 janeiro 2018

# 13

Colocado por: BelhinhoAgora falta comparar o consumo/emissão de calor de cada aparelho.

Mesmo que a caldeira a gás natural tenha uma eficiência de 80%, a diferença do custo do KWh é tão grande, que o gás natural continua a ser a opção mais económica.

Claro que se estivermos a comparar com uma bomba de calor, aí as contas são diferentes. Mas neste tópico, a pergunta foi: entre uma caldeira a gás natural ou emissores térmicos, qual a opção mais barata ?
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  9.  # 14

Colocado por: Bruno.AlvesAquecimento eléctrico há "n" variantes. Se forem radiadores eléctricos pois, também não ficam nada económicos.

E que variante é que me recomendaria?
  10.  # 15

Não sou a melhor pessoa para lhe responder a isso. Eu se pudesse escolher (que não posso), era AC. Extremamente eficiente e faz quente e frio. Reparei no post original que falou em alergias, também não sei sobre isso, por isso digo que não sou a melhor pessoa para opinar.

Colocado por: eu(...)a diferença do custo do KWh é tão grande, que o gás natural continua a ser a opção mais económica.

Já não tenho gás há uns anos, mas o gás não é por escalões de consumo como a água? Ou seja, fica mais caro quanto mais se consome?
    • eu
    • 23 janeiro 2018

# 16

Colocado por: Bruno.AlvesJá não tenho gás há uns anos, mas o gás não é por escalões de consumo como a água? Ou seja, fica mais caro quanto mais se consome?

Não, normalmente até é mais barato nos escalões de maior consumo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves, Serafim Fim
  11.  # 17

Colocado por: Serafim FimBom dia,
    Estou a remodelar uma moradia, a norte do Porto, com rés-do-chão e 1º andar, com cerca de 100m2 cada piso.
    No rés-do-chão situa-se a cozinha, e as salas de jantar e de estar. No 1º andar serão os quartos.
    No 1º andar estou a prever o aquecimento por emissores eléctrico, uma vez que não vou intervir no chão e o AC não é opção (por causa das alergias).

Boa noite,

Sou utilizador de AC há precisamente um mês.

Na minha anterior residência, tinha aquecimento central, caldeira a gás com 4 aparelhos, e digo-lhe com toda a certeza que ligava umas 4 a 5 horas por dia, e pagava cerca de 100,00 € / mês !!!

Realizei um estudo neste 1º mês com o AC; gastei cerca de 40,00 € a mais na factura EDP, e tenho o equipamento com 3 aparelhos ligados 24 horas por dia!!!!

Em termos de gastos mensais, não há comparação possível. O gás é mais barato mas sai muito mais caro.

Veja o tópico com as medições.

https://forumdacasa.com/discussion/52907/8/ponte-termica-do-diabo--ou-nao/#Item_6

Disponha!!!
    • XR2i
    • 26 janeiro 2018 editado

# 18

Zeportuga, mas isso provavelmente é porque tinha aparelhos gastadores de gás e com 20 anos em cima. Dai esse consumo todo.

Agora tá a comparar AC's actuais eficientes as fuck! Hehe.
  12.  # 19

Colocado por: XR2iZeportuga, mas isso provavelmente é porque tinha aparelhos gastadores de gás e com 20 anos em cima. Dai esse consumo todo.

Agora tá a comparar AC's actuais eficientes as fuck! Hehe.
    e qual é a temperatura pedida? Isso também é importante. O rendimento da máquina que pede 21 é diferente de uma que pede 28
    • XR2i
    • 26 janeiro 2018

# 20

Também. Lá esta há tantas variáveis que é dificil chegar-se a uma conclusão nestas coisas.
    Concordam com este comentário: zeportuga

0.0211 seg. NEW