Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Ando a ver emissores térmicos secos para minha casa, e estou com algumas dúvidas, que gostaria de esclarecer, caso saibam.

    - Watts necessários por m2?
    - Para a mesma potência em watts diferentes marcas, têm diferentes números de elementos, será que isto tem importância?
    - Existem algumas marcas ou modelos superiores e mais económicos, ou a evitar?
    - Algum local de referência, com bons preços?

    Obrigado
    Nuno Carvalho
  2.  # 2

    Olá.

    Acabei por comprar uns emissores térmicos da De Longhi. são uns modelos novos, que em vez de resistência, têm uma pedra Filandesa, pelo que me venderam, conseguem aguentar o calor por mais tempo que os normais secos.

    Acontece que ao experimentá-los, verifiquei que demoram muito tempo a aquecer, diria mesmo muito (comparando com um normal radiador a óleo). apenas cerca de 1 hora depois começam a largar calor em condições.

    Sabem se os outros ecoemissores secos normais (a resistências), também são lentos a aquecer, ou se realmente o calor surge rapidamente como os normais a óleo?

    obrigado.
    Nuno Carvalho
  3.  # 3

    Todos esses emissores térmicos têm resistência.

    Os de pedra têm resistência "embutida" na pedra, por isso a pedra leva mais tempo a aquecer.

    Todos esses aquecedores (óleo, pedra etc) têm todos resistência, e basicamente o mesmo "rendimento", e não vejo real vantagem nos de pedra, a menos q queira aproveitar o bi-horário para aquecer a casa de dia, mesmo assim só até a pedra arrefecer (1 hora, pelo q disse, pois leva o mesmo tenmpo a arrefecer). Ou seja não há milagres com aquecedores de resistência-
    Concordam com este comentário: Bricoleiro, nunogouveia
  4.  # 4

  5.  # 5

    Eu na minha antiga casa tinha uns emissores térmicos "haverland" http://www.ventilnorte.com/haverland/_rctt.html, e nunca tive esse problema aqueciam bastante rápido e tinham um baixo consumo.
    O que me disseram quando os comprei foi que mais valia estarem sempre ligados do que andar sempre a ligar e a desligar, eu tinha-os programados para no rés-do-chão manterem uma temperatura de conforto durante o dia e uma temperatura económica durante a noite, já no 1º andar, ou seja, nos quartos tinha ao contrário e funcionava muito bem.
    O que acontece é que muita gente desliga os emissores quando sai de casa ou de uma divisão e liga quando chega e espera que fique imediatamente quente, e isso não funciona assim, não é essa a função dos emissores, funcionam muito melhor e são mais económicos se mantiver uma temperatura constante.

    Não sei se é este o seu caso, até porque os seus emissores não são iguais, pelos vistos é uma tecnologia diferente, de qualquer forma espero ter ajudado.

    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kiliam
  6.  # 6

    Ou até estes, http://www.ventilnorte.com/haverland/_rctt.html

    A nível de consumos susaguedes que tem a dizer?? que médias faziam??

    Cumps.
  7.  # 7

    Isso de manter os aquecedores sempre ligados é uma treta de vendedor.

    Se quer manter a casa sempre a uma temperatura de conforto ou quase, ok muito bem, mantenha lá isso sempre ligado, no problem, é assim que se faz nos países frios do norte, agora dizer que isso poupa energia, é uma falácia.

    Já agora qual é a sua conta de electricidade?
  8.  # 8

    Colocado por: JpauloVe quanto ao eco-emissores fagor??
    http://www.fagor.com/pt/_bin/port/ficha.php?id_producto=281&tabla=Calefaccion


    Também vi esses, mas são mais carotes. Os da De Longhi estavam em promoção e disseram-me que era o último grito, que eram mais economícos por a pedra manter melhor o calor. Mas realmente quase uma hora para aquecer...

    Os da fagor realmente referem aquecimento imediato. Se calhar vou trocá-los pelos da Junkers (tb estão em promoção), têm preço equivalente, e também referem aquecimento rápido.

    Quanto a essa conversa de ter sempre ligado, também acho um bocado estranho. Tenho um aquecedor a óleo, que passa dos 18º aos 20º numa hora. Por isso e assumindo que os emissores térmicos têm o mesmo rendimento (pelo menos é isso que estou à espera, senão devolvo tudo), apenas tenho de os ligar 1 hora antes de chegar a casa. Para quêm ter aquilo tudo ligado durante o dia para aquecer as moscas?

    Obrigado.
    Nuno Carvalho
  9.  # 9

    Colocado por: JpauloVOu até estes,http://www.ventilnorte.com/haverland/_rctt.html

    A nível de consumos susaguedes que tem a dizer?? que médias faziam??

    Cumps.


    Eu pagava cerca de 45€ por mês, ou seja, uma média de 540€ anuais, sendo que como disse nunca os desligava e apenas durante cerca de 3 meses por ano é que eles não precisavam de aquecer.
  10.  # 10

    Colocado por: carvalhonQuanto a essa conversa de ter sempre ligado, também acho um bocado estranho. Tenho um aquecedor a óleo, que passa dos 18º aos 20º numa hora. Por isso e assumindo que os emissores térmicos têm o mesmo rendimento (pelo menos é isso que estou à espera, senão devolvo tudo), apenas tenho de os ligar 1 hora antes de chegar a casa. Para quêm ter aquilo tudo ligado durante o dia para aquecer as moscas?


    Não é bem assim porque se a casa já estiver nos 20º mesmo que estiver ligado não está a libertar calor porque não tem necessidade. Se o aquecedor está programado para manter uma temperatura de conforto (no meu caso associei à temperatura de conforto 20º) e a casa já estiver nessa temperatura ela não está sempre a trabalhar apenas o faz quando é necessário, já o programa económico permitia que por exemplo se eu estivesse fora de casa uma semana a casa nunca ficasse com uma temperatura abaixo dos 16º.
  11.  # 11

    Colocado por: susaguedesPara quêm ter aquilo tudo ligado durante o dia para aquecer as moscas?


    Eu mantinha-os ligados no rés-do-chão, porque estava em casa com os meus filhos, não era para aquecer as moscas. :)

    Colocado por: susaguedesapenas tenho de os ligar 1 hora antes de chegar a casa.


    Quando ainda trabalhava fora de casa também deixava na temperatura económica e programava para a partir das 17H passar ao conforto porque chegava às 18h.
    Quando eu digo deixar sempre ligado refiro-me a não fazer como certas pessoas que eu conheço que carregam no botão OFF quando saiem de casa e quando regressam carregam no ON e esperam que a casa fique automáticamente quente e que gaste pouco.
  12.  # 12

    Colocado por: susaguedesEu mantinha-os ligados no rés-do-chão, porque estava em casa com os meus filhos, não era para aquecer as moscas. :)


    Obviamente, no meu caso falo em aquecer moscas, porque não está ninguém em casa. Normalmente as marcar recomendam a tal temperatura ECO, que é de 3 graus abaixo da de conforto, e não me parece que a temperatura desça esses graus todos durante o tempo que não se está em casa. Mas eu sou dos tais que não carrego no OFF, mas tenho a temperatura ECO tão baixa, que ele nunca lá chega.

    Realmente estava à espera que um equipamente tão caro, tivesse uma capacidade de aquecimento bem mais rápida. Daí as minhas dúvidas.
    • eu
    • 17 fevereiro 2010

     # 13

    Nos últimos tempos surgiram produtos de aquecimento que são uma verdadeira banha da cobra. São basicamente as velhas resistências eléctricas, mas disfarçadas de várias formas, com nomes pomposos começados por "eco".

    Tudo tretas! Gastam e aquecem o mesmo que qualquer aquecedor a óleo de 40 euros...
  13.  # 14

    É mesmo isso!
    A unica vantagem seria ao utilizar a tarifa bi-horaria, era só os ligar À noite que eles devolviam o calor durante o dia, o problema que não consegem acumular tanto calor assim!

    Logo, à noite quando chegamos a casa já arrefeceu!!

    ou seja o rendimento é o mesmo de um aquecedor a oleo, temoventilador, etc... Electrico só mesmo os AC's para terem rendimentos até x5 mais, mas tem outro custo de aquisição...

    Colocado por: euNos últimos tempos surgiram produtos de aquecimento que são uma verdadeira banha da cobra. São basicamente as velhas resistências eléctricas, mas disfarçadas de várias formas, com nomes pomposos começados por "eco".

    Tudo tretas! Gastam e aquecem o mesmo que qualquer aquecedor a óleo de 40 euros...
    •  
      FD
    • 17 fevereiro 2010

     # 15

    E esses emissores térmicos têm algum tipo de programador horário?

    Um termostato funciona bem mas, se tiver um programador horário e viu que demora 1 hora a "emitir" calor, programe-os para 45 minutos ligados, 45 minutos desligados por exemplo.
    Se este tempo não resolver o problema, é uma questão de tentativa e erro.
  14.  # 16

    Colocado por: FDE esses emissores térmicos têm algum tipo de programador horário?

    Um termostato funciona bem mas, se tiver um programador horário e viu que demora 1 hora a "emitir" calor, programe-os para 45 minutos ligados, 45 minutos desligados por exemplo.
    Se este tempo não resolver o problema, é uma questão de tentativa e erro.


    tem programador horário. Mas se o objectivo disto é ter conforto com o mínimo gasto possível, se me levanto às 07h00, não queria ter de ligar o aparelho uma carrada de tempo antes, senão vai passar a maior parte do tempo ligado.
  15.  # 17

    Ando a pensar mesmo apostas nos eco-emissores...mas preciso mesmo de saber se não são uma treta.

    cumps
  16.  # 18

    fiquei um pouco desiludido com estes da deLonghi, estava à espera de um aquecimento mais rápido.. mas pelo que tenho lido os emissores termicos acho que não são uma treta. Acho que aquecem bem, quanto a consumos, já é outra coisa.
  17.  # 19

    Colocado por: carvalhontem programador horário. Mas se o objectivo disto é ter conforto com o mínimo gasto possível, se me levanto às 07h00, não queria ter de ligar o aparelho uma carrada de tempo antes, senão vai passar a maior parte do tempo ligado.


    O que acontece é que se estiver bem programado, apesar de estar sempre ligado, uma boa parte do tempo não vai estar a gastar nada.
    Não sei se todos os modelos ou marcas são assim mas os meus podiam ser programados para cada dia e para cada hora do dia de forma diferente, eu por exemplo tinha uma programação de segunda a quinta, uma diferente para sexta e sábado e outra diferente para Domingo, só mexia nos emissores quando ia de férias e mais nada.
    Atribuí à temperatura de conforto 20º e à temperatura económica 16º. No entanto quando estavam no programa económico praticamente nunca trabalhavam.
  18.  # 20

    Colocado por: susaguedesEu pagava cerca de 45€ por mês, ou seja, uma média de 540€ anuais


    O que acham destes consumos?
    Já que ninguém comentou...
 
0.0265 seg. NEW