Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: tiagoctSimples, pagas os impostos como todos nos pagamos.

Claro que sim. É o que faço e provavelmente até já contribuí muito mais que uma boa parte desse "nós".

Regressando à questão inicial deste tópico,

Consideram que uma pessoa com rendimentos declarados de uns 14mil por ano pode comprar um terreno de 200mil sem ter problemas com as finanças? Ou tem mesmo que ter um IRS com os tais 20% = 40mil declarados no ano da compra?
  2.  # 22

Eu só gastava os 200k num lote que desse para um prédio.

E para construção da moradia também tem o capital?
    Há tantas casas abandonadas jeitosas na Granja/Miramar!!!
  3.  # 23

Colocado por: PalhavaHá tantas casas abandonadas jeitosas na Granja!!!

Casas-palacetes a ultrapassar 1milhão...com restauros de + meio milhão :)
    O terreno dá para 2 casas germinadas, daí também ter esse valor. Mas pretendia para casa térrea de 4 frentes. E terrenos na Granja/Aguda com + de 600m2 a menos de 500mts da praia e com boa exposição solar sem prédios de 2 andares ou mais em redor por menos que uns 150 eur o m2, não encontro.... Claro que este terreno se em vez dos 1300m2 tivesse 600m2, já seriam 90 mil....
  4.  # 24

Não tinha ideia que os lotes/casas estavam tão caros aí...
    É uma zona de luxo.

Casas "germinadas"!!!LoL

Enterrar o dinheiro em casas que não dão lucro.Só despesas...para mim não dá.
    Só se ganhasse os 14mil/mês e não por ano.
  5.  # 25

Colocado por: emadDeixem-Se de moralismos!
    Você vem para um forum público pedir opiniões para voce fugir a uma investigação de fuga aos impostos?
    Eu dizia-lhe como você contornava isso. Mas tinha de me pagar bem.
    E é bem simples.
    Concordam com este comentário:Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mysterium

Lool, é só inverter a equação.
  6.  # 26

Tenho um "amigo" que percebe desses assuntos de dinheiros.
    Ele também tem muitos amigos.Quando posta qualquer coisa no Facebook tem logo 200 likes...
    Tem amigos nos bancos e finanças que lhe arranjam negócios de bens penhorados...a troco de jantares e copos...
    Mas é uma pessoa que só pensa nele e nos interesses dele!
    Quando precisei que me ajudasse numa situação pediu-me 10%!
    Enfim...quem precisa de inimigos?
  7.  # 27

Colocado por: NTORIONLool, é só inverter a equação.

Como assim?
  8.  # 28

No seu caso, o que faria era um crédito para compra de terreno e construção da casa. Depois ia abatendo o saldo em dívida... Ao fim de uns anitos tinha o crédito pago.
    Perdia algum nos juros, mas era tranquilo...
  9.  # 29

Colocado por: Joao Dias
    Também tinha de excluir, Sintra, Cascais, Parte do Alentejo, Porto, Gaia, Lisboa, etc, etc, etc

Qualquer terreno de 1300 m2 em primeira linha de Mar em Portugal vale acima de 1 milhão de euros.
    Se for no cú-de-judas, mas for 1ª linha de mar, acredita que vale 1 milhão de euros.
    Se for 1ª linha de mar no Algarve, Cascais, Matosinhos ou Gaia, valerá uns 3 ou 4 milhões.

Agora quando deixa de ser primeira linha de mar, o valor cai a pique. O caso deste tópico é a 500 metros do mar. Assim sendo acho caro.
  10.  # 30

Colocado por: mafgodNo seu caso, o que faria era um crédito para compra de terreno e construção da casa. Depois ia abatendo o saldo em dívida... Ao fim de uns anitos tinha o crédito pago.
    Perdia algum nos juros, mas era tranquilo...

Certo, também me pareceu o mais sensato contudo esse é caso dos visados nos acórdãos de "Manifestação de fortuna". Todos eles fizeram pagamento via empréstimo ao banco e no entanto, no caso de um dos exemplos que aqui publiquei, eles foram alvo de investigação em 1º lugar para depois justificar a proveniência mas dos 450k do imóvel, só conseguiram justificar 350k que foi o valor do empréstimo, ficou por justificar os 100k de diferença. A parte estúpida é que a investigação e a "Manifestação de Fortuna" dá-se quando o valor do IRS é abaixo de 20% sobre o valor do imóvel (neste caso 450k) e não, sobre o dinheiro pago a pronto (neste caso, 100k), ou seja, a pessoa em causa teria que ter uma declaração de IRS de um valor de 20% dos 450k = 90mil euros e não, o que me parece que faz mais sentido, 20% dos 100k que tem = 20mil euros.
    Uma vez que comprou a casa de 450k e tinha declaração nesse ano bastante inferior, sofreu investigação e não conseguiu provar a proveniência dos 100k.

De qualquer forma, no meu caso, não poderia pedir crédito à habitação pois é um terreno. Só posteriormente é que se daria a construção.

Alguém sabe o que quer dizer, para um imóvel de 200mil, por ex: "haverá lugar a avaliação indirecta da matéria colectável quando o rendimento líquido declarado mostre uma desproporção superior a 50% para menos, em relação ao rendimento padrão resultante da tabela referida no nº 4 do mesmo artigo."
  11.  # 31

Já disseram como é que se faz isso. Não complique.
    Metade por baixo da mesa e outra metade oficial.

Agora atenção, quando for para construir a casa, se se lembrar também de pagar ao empreiteiro a pronto, aí já começa a dar muito nas vistas.
  12.  # 32

Colocado por: marcoaraujo

Qualquer terreno de 1300 m2 em primeira linha de Mar em Portugal vale acima de 1 milhão de euros.
    Se for no cú-de-judas, mas for 1ª linha de mar, acredita que vale 1 milhão de euros.
    Se for 1ª linha de mar no Algarve, Cascais, Matosinhos ou Gaia, valerá uns 3 ou 4 milhões.

Agora quando deixa de ser primeira linha de mar, o valor cai a pique. O caso deste tópico é a 500 metros do mar. Assim sendo acho caro.

Há uma condição sine qua non para que os terrenos junto ao mar valham alguma coisa!
    Estão numa zona sensível ambientalmente.
    Logo só valem alguma coisa se tiverem uma licença de construção aprovada.
    Além disso há terrenos a 500 metros ou mais longe da praia que continuam caros por causa da vista.Ex: Sesimbra devido às montanhas tem vistas panorâmicas ainda bem longinho da praia.
  13.  # 33

Colocado por: marcoaraujoJá disseram como é que se faz isso. Não complique.
    Metade por baixo da mesa e outra metade oficial.

Agora atenção, quando for para construir a casa, se se lembrar também de pagar ao empreiteiro a pronto, aí já começa a dar muito nas vistas.

Coisa pouca!...os nossos políticos fazem-no à descarada e quem paga é o Zé Povinho.
  14.  # 34

Não é 50%, mas sim 30%

VA=500.000
    Rendimento tem de ser pelo menos, 500000*0,2*0,7=70.000 devem ser os rendimentos declarados pelo agregado.

0,7=(1-0,3)
    • tnjp
    • 25 janeiro 2018

# 35

Aqui no Funchal, um terreno de 1300m2 por 200k é baratíssimo!
  15.  # 36

Colocado por: PalhavaHá uma condição sine qua non para que os terrenos junto ao mar valham alguma coisa!
    Valer valem ... até um dia em que a natureza reclame a propriedade :-)
    Concordam com este comentário: carlosj39, aacc
    • tnjp
    • 25 janeiro 2018

# 37

Acontece que ganhei mais do que declarei, desde poupanças, doações familiares não declaradas, e trabalhos no estrangeiro onde nenhum desses valores foi declarado - nem por cá, nem por lá.

As doações foram de pais para filhos? Sendo assim, se bem me lembro, estão isentos.

Os ganhos no estrangeiro foram quando?

E onde tem esse dinheiro? Se está no banco, um levantamento avultado será comunicado às finanças.
  16.  # 38

Colocado por: marcoaraujoJá disseram como é que se faz isso. Não complique

Certo, partindo do princípio que o vendedor aceita...+ implica o meu prejuízo nas mais valias, mas dependendo do valor até poderia aceder. Mas e se vendedor não aceitar? Até porque terreno sendo anterior a 1989 de venda, deve ser indiferente para o vendedor pois não se aplicam as mais valias para ele.
    Quando for para construir, aí já fazia o empréstimo à habitação. Para o terreno é que é complicado ir pela via do empréstimo porque o meu banco só faz para compra/construção habitação e não para terrenos.

Colocado por: NTORIONNão é 50%, mas sim 30%

VA=500.000
    Rendimento tem de ser pelo menos, 500000*0,2*0,7=70.000 devem ser os rendimentos declarados pelo agregado.

0,7=(1-0,3)

Essa percentagem e cálculo, onde a verificou? Significa que para o terreno de 200000*0,2*0,7= 28000eur deve ser o valor da minha declaração de IRS no ano de aquisição do terreno para que não sofra investigação enquadrada na "Manifestação de Fortuna"? Se sim, parece-me tudo bem pois já é bem abaixo dos 20%=40000eur que julgava ter que ter a declaração de rendimentos segundo o que interpretei.

Colocado por: tnjpAs doações foram de pais para filhos? Sendo assim, se bem me lembro, estão isentos.

Isentas, certo, mas sem registos na sua maioria... em dinheiro vivo. Logo, sem justificação de proveniência.

Colocado por: tnjpOs ganhos no estrangeiro foram quando?

Tem sido todos os anos.

Colocado por: tnjpE onde tem esse dinheiro? Se está no banco, um levantamento avultado será comunicado às finanças.

Sim, banco... fui recebendo transferências do estrangeiro ou trazendo em dinheiro e depositando.........
  17.  # 39

Para imóveis penso que se aplica o 89-A n°4, portanto só acima de 250.000

O pagamento por fora desse montante não é "aconselhável", é demasiado dinheiro. Na volta não é apanhado você mas o outro, que acaba por ir dar a você.

Mas já lhe disse inverta a equação ou faça uma permuta, há tantas formas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mysterium
  18.  # 40

O que fazer se se receber €€€ ou bens doados?
    http://www.fmachado.pt/news/read/o-que-deve-fazer-se-lhe-doaram-bens-ou-dinheiro

Não é ao levantar do banco, é ao depositar...que vai levantar a lebre.

0.0275 seg. NEW