Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: PickaxeAntes de betonar a laje, faz uns furos na cofragem para os ferros passarem para o exterior.

Também pode ser.
    Mas o que é mais comun?
    Dobrar o ferro (com risco inerente)?
    Essa “técnica”? :)
    Ou caixas de espera?
  2. Colocado por: gil.alvesMas o que é mais comun?

O mais comum é aquilo que eu disse

Colocado por: gil.alvesDobrar o ferro (com risco inerente)?

Dobrar o ferro usava-se há muitos anos quando o aço mais corrente era o A360, que era bastante dúctil, agora com o A500 não se pode fazer isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gil.alves
  3. Colocado por: PickaxeAntes de betonar a laje, faz uns furos na cofragem para os ferros passarem para o exterior.

O ideal é deixar passar já os ferros a direito para fora.
    Se for só um ou 2 pode furar.
    Agora se for por exemplo ferro todos os 10 /15cm e/ou malha dupla, é melhor cofrar em vários bocados porque para descontar se for furado vai ver se negro
  4. Colocado por: marcocarO ideal é deixar passar já os ferros a direito para fora.
    e como seguras a cofragem?...
    Ferros na vertical, claro que é tranquilo, mas para uma laje de deck que só vai ser betonada mais tarde (com múltiplos ferros em espera necessários)?
  5. Mete tábuas ou barrotes na horizontal,entre as malhas do ferro,depois uns barrotes ao alto para reforçar.
    Se não tiver nada para apertar isso, faz como fiz na minhas lajes, fura o barrote vertical e a tábua horizontal, passa um ferro de 6, faz uma argola que fica presa no ferro da laje e do lado de fora mete uma castanha de mola.
  6. https://ibb.co/FqHqzfNH

Não é perfeita mas dá para ver alguma coisa.
    Isto feito sozinho,com ajuda talvez seja mais fácil outra maneiras, mas na minha obra sozinho correu muito bem o uso das castanhas de mola e o ferro de 6 a prender nas armaduras
    • DR1982
    • 3 fevereiro 2026 editado
    Em França e Suiça sempre usei aos caixas de espera/“stabox”, em Portugal queria fazer algo tipo isto *, ou seja deixava ja o ferro nomsitio dele e uma reservaçao (mancha amarelo) para depois o betao da laje apoiar no muro, não deixou, tem de a laje apoiar totalmente no muro, como na imagem de baixo.
    Ou seja tem de ser betonado ate a cora de baixo da laje e depoi a laje em cima do muro.
      IMG_5154.jpeg
      IMG_5153.jpeg
  7. Bom dia, falando um pouco de sistemas anti-sismo , o que aconselham a por por baixo das sapatas de betão? ou o que diz as directrizes nesse sentido? Sei que existem 4 sistemas com espaçadores de borracha que são para pontes agora para vivendas como é que se pode realizar? Obrigado.
  8. Colocado por: pancho1Bom dia, falando um pouco de sistemas anti-sismo , o que aconselham a por por baixo das sapatas de betão? ou o que diz as directrizes nesse sentido? Sei que existem 4 sistemas com espaçadores de borracha que são para pontes agora para vivendas como é que se pode realizar? Obrigado.

Tem de discutir a praticabilidade de utilização de meios complementares com o autor do projeto de estrutura da moradia.

Pergunta: Faz sentido isso em edifícios isolados e de pequena altura?
  9. Só se tiver a linha comboio encostada ou uma nacional de paralelos á antiga

https://www.construcaomagazine.pt/noticias/isolamento-base-garantir-operacionalidade-infraestruturas-critic/
  10. Bom dia,

Iniciei a minha obra, casa de apenas de 1 piso térreo, sem desvão sanitário, vai ser em massame de betão, tendo previsto dreno com tela pitonada a toda a volta do lado exterior. Sapatas foram feitas, neste momento estão a pôr o bloco a ligar as sapatas porque é preciso subir um pouco por causa da cota de soleira, para depois betonar vigas e pilares.
    Para o piso térreo o projeto prevê:
    - terreno natural compactado, camada de brita10cm, manga plástica polietileno, betão pobre 5cm regularizado, emulsão betuminosa, uma camada de tela asfáltica armada com fibra de poliester 4kg (tela anti radão), betão armado com malha de 8mm//.15, numa espessura de 10cm
    Ao falar com o pedreiro sobre isto ele disse que não estava a contar com a tela asfaltica no piso. Disse que não era muito comum e aconselhou a pôr tela sim, mas nas laterais da casa por causa da terra que encosta à parede pois o projeto não previu isso, apenas uma pintura de emulsão betuminosa. Está a dar-me a opção de escolher entre pôr a tela no piso todo ou nas laterais.

Tendo em conta que vou fazer piso radiante depois, se fosse para optar entre uma coisa e a outra, onde colocariam a tela asfaltica, no piso ou nas laterais?
  11. Colocado por: LX_2509onde colocariam a tela asfaltica, no piso ou nas laterais?

Nos dois!
    Não é isso que está no projeto?

Colocado por: LX_2509Ao falar com o pedreiro sobre isto ele disse que não estava a contar com a tela asfaltica no piso.

O pedreiro não fez o orçamento com base no projeto?
  12. Colocado por: LX_2509Ao falar com o pedreiro sobre isto ele disse que não estava a contar com a tela asfaltica no piso
    e ele pretende impermeabilizar o piso com quê? com cuspe?

se está no projecto ele tem de cumprir o que está no projecto. se não estava a contar com a tela problema dele.
  13. não vejo necessidade do betão pobre( betão de limpeza)
    e entre o terreno compatado acho que devia levar um geotextil
    depois a brita fina camada de saibro, manga plastica, massame de 10 cm, impermeabilização e depois o sistema de piso radiante a começar com isolamento.
    nas laterais se a pintura e a tela ficarem bem executadas sem "buracos" talvez não seja necessário fazer a tela, talvez preferisse encostar umas placas de xps
  14. Colocado por: zedasilvaNos dois!
    Não é isso que está no projeto?

Não, no projeto só está tela no piso. Nas lateriais só leva uma pintura de emulsão betuminosa.

Colocado por: antonylemosO pedreiro não fez o orçamento com base no projeto?

Sim mas não reparou no pormenor da tela. Ele diz que se for para fazer, faz, mas não coloca tela nas laterais porque o projeto não previu.

Eu sei que o ideal seria colocar nos 2. Mas gostava de saber qual consideram mais importante?
  15. Colocado por: LX_2509Nas lateriais só leva uma pintura de emulsão betuminosa.

E tem alguma proteção a essa pintura? Se sim é o suficiente.

Colocado por: LX_2509Ele diz que se for para fazer, faz, mas não coloca tela nas laterais porque o projeto não previu.

Sem problema.
    Mesmo que o projeto não contemple a proteção da emulsão, você suporta esse custo que não deve chegar a 20€
  16. Colocado por: LX_2509Sim mas não reparou no pormenor

Este é um grande sinal de alerta par o resto da obra.
    Se ele não reparou numa questão das mais graves imagine o resto.
    O seu fiscal terá que ter um acompanhamento mais efetivo dos trabalhos
  17. Colocado por: zedasilvaE tem alguma proteção a essa pintura? Se sim é o suficiente.

Como se protege a pintura? Está previsto tela pitonada nas laterais, chega?

Colocado por: zedasilvaO seu fiscal terá que ter um acompanhamento mais efetivo dos trabalhos

Por acaso o fiscal é a favor de, a ter que optar, ele colocaria nas laterais porque são na verdade os elementos enterrados.
    Esqueci de referir que vou colocar 6cm de XPS para isolamento do piso, e só depois o sistema de piso radiante.
  18. LX... tem de questionar os seus projetistas as opções. E ainda mais importante, saber se há mesmo necessidade de prever uma barreira ao radão!

Quanto ás camadas, eu prefiro fazer assim genericamente:
    - Solo compactado
    - Cama de brita 30cm (nesta camada incluir drenagens perimetral de fundações)
    - Pelicula polietileno ou geotextil ou Tela bentonitica (consoante o orçamento e condições do terreno)
    - Massame armado hidrofugado, 10/15cm
    - Isolamento termico (XPS com espessura prevista no projeto termico)
    - Camada de enchimento e regularização (cerca de 10cm)- Aqui tem de ver como incorporar passagens de instalações e o PRH
    - Revestimento final

NOTA: perimetralmente nas sapatas e vigas de fundçaão efetuar um sistema de impermeabilização e drenagem.

NOTA": não entendo porque consideram massame armado e depois ainda uma laje em BA. Se tem laje em Betão armado, não precisa de massame e vice versa...
  19. As VMC não são actualmente obrigatórias? Se sim, a questão do radão é inexistente, mesmo nas zonas de maior risco

1.3829 seg. NEW