Iniciar sessão ou registar-se
    • riscos
    • 6 dezembro 2021 editado

# 961

Colocado por: ricardo.rodrigues

Pois... Postei do telemóvel, não sei o que aconteceu com a compressão da imagem (há uns dias tinha colocado noutro tópico, e ficou bem).

Segue aqui, diretamente do pc.
    Concordam com este comentário:RUIOLI
      Impermeabilização2.png
    o Ricardo é vendedor da mapei?para te mete uma membrana betonitica entre o betão de limpeza e a sapata, ou entre o betão de limpeza e a laje? E já agora mapelastic foundation á talocha? A foundation é um cimenticio como o Sika lastic 1k, o webertec 824 nonanoflex da kerakool entre tto outros...são dados normalmente a trincha ou rolo.
  1.  # 962

Colocado por: riscoso Ricardo é vendedor da mapei?

Claro que não. Troco de marcas de produtos sem problemas, desde que tenham prestações idênticas e preços melhores:)

Colocado por: riscospara te mete uma membrana betonitica entre o betão de limpeza e a sapata,

É verdade que já li por aqui que é discutível a necessidade de impermeabilizar a base das sapatas. Mas mal não faz ( embora o meu terreno não tenha nível freático elevado).

Colocado por: riscosentre o betão de limpeza e a laje

Então, penso que aqui é mesmo necessária impermeabilização, e a manta é mais barata que as telas asfálticas (e funciona é bem assim comprimida)

Colocado por: riscosmapelastic foundation á talocha

Isto da talocha deve ter sido um copy-paste qualquer (lapso meu). Vou corrigir para rolo. Obrigado.
  2.  # 963

Posso estar redondamente errado na estratégia. Mas julgo que é preferível partir de uma solução mais elaborada (por ventura, com produtos mais caros... não andei a ver preços de nada disto) e, depois, poder até simplificar em obra (de forma mais informada pelos técnicos) e optar por outros produtos que fiquem mais em conta (ou, simplesmente, que estejam disponíveis).

Pode, por exemplo, afinar-se isto com a fiscalização, em momento de criação de MQT/caderno de encargos.
  3.  # 964

Ricardo, como vai fazer a ligação da manta bentonitica com a impermeabilização cimenticia?
  4.  # 965

Colocado por: RUIOLIcomo vai fazer a ligação da manta bentonitica com a impermeabilização cimenticia?

Não sei (já pensei nisso, mas não vi nenhuma receita para tal).

Há produtos de reforço em esquinas a afins. Não sei é se resultam em contacto com a bentonite.

Também não sei se vale a pena, diga-se.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  5.  # 966

Colocado por: ricardo.rodriguesEntão, penso que aqui é mesmo necessária impermeabilização, e a manta é mais barata que as telas asfálticas (e funciona é bem assim comprimida)

esta enganado ricardo, eu tive esse caso o ano passado, num terreno com agua , fez-se uma camada de betão de limpeza de 5 a 10cm de espessura, para trabalho mais limpo e porque o empreiteiro dizia que assim nao aparecia água mesmo dizendo-lhe 30 vezes que a pressao da agua ia partir o betão de limpeza. depois da estrutura feita e em tempo de chuva o desvão tinha uns 20cm de agua lá dentro e o betão de limpeza estava todo fissurado, como se vé quando as raizes das arvores rebentão com o betuminoso.
    O que o ricardo ai tem é identico, mas pior ainda, porque para alem de betão de limpeza ainda mete uma tela, que nao aguenta pressões negativas da agua, ou seja se tiver agua, a fazer pressao no betão de limpeza, vai acabar por partir o betao de limpeza e automaticamente a tela rasga e nao aguenta a pressao negativa da mesma. Ou seja gastou dinheiro em betão de limpeza e em tela desnecessáriamente.
  6.  # 967

Colocado por: ricardo.rodriguesÉ verdade que já li por aqui que é discutível a necessidade de impermeabilizar a base das sapatas. Mas mal não faz ( embora o meu terreno não tenha nível freático elevado).

Na minha opiniao é irrelevante, se tiver um bom recobrimento à armadura inferior e um betão hidrofugo. ja tive obras com lajes de cobertura com 3 meses , 20cm de agua em cima e não aparecer uma gota por baixo da laje. Outras opinioes diferem....
    • RUIOLI
    • 8 dezembro 2021 editado

# 968

Colocado por: riscostela rasga

A tela bentonitica? Nop, negativo! Aquilo tem uma resistência enorme, tenho lá na obra um resto se quiser testar....
  7.  # 969

Colocado por: ricardo.rodriguesembora o meu terreno não tenha nível freático elevado).

Eu não tenho o nível freático elevado. Se tivesse, isso tinha que levar enrocamento/brita com fartura e drenagem interior, antes da laje.

Supostamente, uma das vantagens da bentonite é ser autocicatrizante a pequenas agressões, precisamente pelo efeito de pressão (incha em contacto com a humidade). Agora se é não recomendado para situações de pressões hidrostáticas positivas elevadas, é algo que desconhecia.
    • RUIOLI
    • 8 dezembro 2021 editado

# 970

Mapeproof
    Tela bentonítica impermeabilizante para
    estruturas enterradas em superfícies
    verticais ou horizontais.

DADOS TÉCNICOS:
    Geotêxtil inferior: tecido em polipropileno de 140 g/m².
    Geotêxtil superior: não tecido em polipropileno de 220 g/m².
    Camada de bentonite: sódica natural.
    Massa areica bentonite (EN 14196) (12% de humidade): 5,1 kg/m².
    Índice de intumescência (ASTM D 5890): 27 ml/2 g.
    Coeficiente de permeabilidade (ASTM D 5887): < 1E-11 m/s.
    Punçoamento estático (EN ISO 12236): 2400 N (-50 N).
    Resistência à tração longitudinal (EN ISO 10319): > 14,0 kN/m.
    Resistência à tracão transversal (EN ISO 10319): > 14,0 kN/m.
    Peeling: (ASTM D 6496): > 600 N/m
    Aderência ao betão (ASTM D 903): > 3,5 N/mm.
    Espessura do produto (EN 964-1): 6,5 mm.
    Segurança das sobreposições: o geocomposto é autoselante.
    Concordam com este comentário: NMGS
  8.  # 971

Colocado por: ricardo.rodrigues

Eu não tenho o nível freático elevado. Se tivesse, isso tinha que levar enrocamento/brita com fartura e drenagem interior, antes da laje.

Supostamente, uma das vantagens da bentonite é ser autocicatrizante a pequenas agressões, precisamente pelo efeito de pressão (incha em contacto com a humidade). Agora se é não recomendado para situações de pressões hidrostáticas positivas elevadas, é algo que desconhecia.
    admito que posso estar enganado, pois nunca usei tela betonitica..mas tenho alguma reticencias
    • NMGS
    • 16 janeiro 2022

# 972

Colocado por: RUIOLIMapeproof
    Tela bentonítica impermeabilizante para
    estruturas enterradas em superfícies
    verticais ou horizontais.

DADOS TÉCNICOS:
    Geotêxtil inferior: tecido em polipropileno de 140 g/m².
    Geotêxtil superior: não tecido em polipropileno de 220 g/m².
    Camada de bentonite: sódica natural.
    Massa areica bentonite (EN 14196) (12% de humidade): 5,1 kg/m².
    Índice de intumescência (ASTM D 5890): 27 ml/2 g.
    Coeficiente de permeabilidade (ASTM D 5887): < 1E-11 m/s.
    Punçoamento estático (EN ISO 12236): 2400 N (-50 N).
    Resistência à tração longitudinal (EN ISO 10319): > 14,0 kN/m.
    Resistência à tracão transversal (EN ISO 10319): > 14,0 kN/m.
    Peeling: (ASTM D 6496): > 600 N/m
    Aderência ao betão (ASTM D 903): > 3,5 N/mm.
    Espessura do produto (EN 964-1): 6,5 mm.
    Segurança das sobreposições: o geocomposto é autoselante.
    Concordam com este comentário:NMGS

As telas bentoníticas até algum tempo atrás pouco ou nada se falava, para além do que estava no papel. Actualmente qual os produtos com mais provas dadas neste material ou feedback de aplicação?
  9.  # 973

Colocado por: NMGSActualmente qual os produtos com mais provas dadas neste material ou feedback de aplicação?

As minhas estão em teste, quando voltar a chover a sério meto aqui feedback. Até agora parecem funcionar bem...
  10.  # 974

Sapatas independetes pode levar massame armado com vigas ou tem de ser ensoleiramento ?
  11.  # 975

Pode por o que quiser
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  12.  # 976

Colocado por: RicardoPortoPode por o que quiser
    Ha alguma desvantagem em usar poços de anilhas de cimento cheios a betão ciclopico ?
  13.  # 977

No meu caso que ja tenho cerca de 2m de aterro acima do firme numa das zonas caso quisesse fazer ensoleiramento tinha de retirar o aterro e ir compactando o terreno por camadas (50cms?) ou basta levar la um cilindro ?
  14.  # 978

Colocado por: DR1982ou basta levar la um cilindro ?

Um simples saltitão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
      Fundações 5.JPG
    • DR1982
    • 16 março 2022 editado

# 979

Colocado por: zedasilva
    Um simples saltitão.
      Fundações 5.JPG
    Mas nesse caso as vigas de fundação foram ao firme, a minha ideia era uma vez que ja tenho tudo à cota certinha, só compactar sem andar a escavar mais nada e dessa forma evitar de ter de ir ao firme
  15.  # 980

Colocado por: DR1982sem andar a escavar mais nada...

Eu não arriscaria a assentar as sapatas em cima desse aterro.
    Mesmo compactado, não é boa ideia

0.3190 seg. NEW