Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: zedasilva
    Complicar porquê?
    Complica quando nada disto é considerado no projeto.
    Os nossos projetos continuam a ser documentos avulso sem qualquer relação entre eles, por isso depois em obra as coisa não batem umas com as outras.
    ha ai um exemplo que tem saidas em lados opostos, o que em muitos casos nao é possível, aliás eu diria que a maioria das caves dá jeito ter a apenas de um lado ate para reduzir a extensão dos ramais.
    Quanto aos projetos, se é apenas pedido licenciamento nao se pode esperar estes detalhes.
  2. Colocado por: DR1982Quanto aos projetos, se é apenas pedido licenciamento nao se pode esperar estes detalhes.

Ó DR, isso é paleio de arquiteto com o qual eu não concordo.
    Existe uma coisa que se chama termo de responsabilidade pela coordenação de projetos, se quem os assina não sabe o que isso é, que deixe de o fazer.
  3. Colocado por: zedasilva
    Ó DR, isso é paleio de arquiteto com o qual eu não concordo.
    Existe uma coisa que se chama termo de responsabilidade pela coordenação de projetos, se quem os assina não sabe o que isso é, que deixe de o fazer.
    ate pode ser paleio de arquiteto mas faz algum sentido.
    Basicamente nao é obrigatório ter uma rede de dreno desenhada pelo que de nao for contratada é normal qie não seja feita.
  4. Colocado por: DR1982Basicamente nao é obrigatório ter uma rede de dreno desenhada pelo que de nao for contratada é normal qie não seja feita.

Por essa ordem de ideias, o projetista também não é obrigado a dizer bom dia ao seu cliente quando este lhe entra pelo escritório adentro.
    Enquanto projetista apenas está obrigado a fazer um projeto que não seja chumbado pela câmara.
    Essas coisas da cortesia são muito lindas mas se querem paguem.
    Pensar e projetar uma rede de drenagem eficiente é algo que é feito em fase de projeto de arquitetura.
    Demora 10 minutos a pensar mais 5 minutos a fazer as devidas anotações para depois transmitir ao gajo das águas e esgotos.
    O gajo das águas e esgotos demora 15 minutos a desenha-las.
    1/2 hora de trabalho técnico. São 25€
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5. Sabe melhor que eu certamente que na prática nao é bem assim…
    Se assim fosse não se via as desgraças que se vê.
  6. Colocado por: DR1982Sabe melhor que eu certamente que na prática nao é bem assim…

Sei certamente melhor que o DR que na prática é mesmo assim.
    Quando disse 1/2 de trabalho já estou a exagerar. Muita vezes nem 10 minutos é preciso.

Colocado por: DR1982Se assim fosse não se via as desgraças que se vê.

As desgraças que nós vemos é o resultado dos maus técnicos que temos e não da complexidade dos processos
    • DR1982
    • 1 agosto 2024 editado
    Os técnicos nem entre eles se entendem quanto mais.
    La esta a questão dos drenos por exemplo nunca vi com 4 ou 5% de inclinação, quando não são de nível sao com 1% de inclinação,
    Com tubo sem furos em baixo e sem acima da cota de fundação e abaixo da cota do piso.
    Aqui ja se fala em 4-5% de queda :)
  7. epá não armem confusão que estou a preparar o meu agora...
  8. Colocado por: zedasilva
    O problema é que estão!
    Estão a fazer de deposito de águas.
    Por isso é que muita vezes ouvimos dos empreiteiros
    "Se quiserem eu faço mas em todas as obras em que me obrigaram a fazer só deu problemas"
    Muitas vezes gastamos dinheiro em soluções e materiais que por erros de execução acabam por ser efetivamente um poço de problemas.

Não estão a fazer nada de bom...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fjmartinho
  9. Colocado por: DR1982Os técnicos nem entre eles se entendem quanto mais.
    La esta a questão dos drenos por exemplo nunca vi com 4 ou 5% de inclinação, quando não são de nível sao com 1% de inclinação,
    Com tubo sem furos em baixo e sem acima da cota de fundação e abaixo da cota do piso.
    Aqui ja se fala em 4-5% de queda :)

O zedasilva que me desculpe, mas pendentes de 5% nesse tipo de drenagem não faz sentido nenhum.

Se você tiver uma cama de gravilha com um tubo de dreno de 125 ou 160mm com 1% de inclinação a água vai escoar sem dificuldade logo que o nível freático passe acima do tubo, até com pendente 0 ou perto disso.
  10. Colocado por: ghost12

O zedasilva que me desculpe, mas pendentes de 5% nesse tipo de drenagem não faz sentido nenhum.

Se você tiver uma cama de gravilha com um tubo de dreno de 125 ou 160mm com 1% de inclinação a água vai escoar sem dificuldade logo que o nível freático passe acima do tubo, até com pendente 0 ou perto disso.

Exato, desde que o ponto de recepção da água esteja a uma cota inferior. Mas tem de ter gravilha, antigamente até se fazia sem o tubo, só com gravilha. O tubo ajuda a um escoamento mais rápido.
  11. O que fazemos na Suíça é apoiar o tubo de dreno (sem furos por baixo) diretamente no betão de limpeza que sai sempre uns 50/60cms do limite da sapata para facilitar a cofragem e escoramento.
    Na maios parte das vezes fica sem pendente, mas como na saída tem inclinação ou um poço para bombar a água acaba por funcionar dizem os engenheiros.
  12. Colocado por: DR1982O que fazemos na Suíça é apoiar o tubo de dreno (sem furos por baixo) diretamente no betão de limpeza que sai sempre uns 50/60cms do limite da sapata para facilitar a cofragem e escoramento.
    Na maios parte das vezes fica sem pendente, mas como na saída tem inclinação ou um poço para bombar a água acaba por funcionar dizem os engenheiros.

Mesmo que fique sem pendente vai ter a inclinação do diâmetro do próprio tubo.

Imagine numa camada de 30cm de gravilha numa base nivelada, fazendo pendente no tubo pode ter a certeza que a parte mais alta do tubo não apanha água nenhuma.
  13. La esta, para fazer pendente no tubo a base do mesmo nao pode ser em gravilha, tem de ser em betao ou algo do género senão na parte mais alta do tubo a agua anda na gravilha por baixo do mesmo.
  14. Faz um poço no meio, a água vai lá parar :) gasta menos dreno
  15. Acho que esta questão se enquadra aqui. Quero aumentar a zona de terraço na imagem abaixo, em direção à zona com relva, e aplicar o mesmo tipo de pavimento. O que aconselham para fazer de base a isto ?

Obrigado
      Screenshot_20240818-1840132.png
  16. Mas já não tem um tópico aberto com a mesma questão?
  17. Ha algum problema em passar um tubo de tije no betão de limpeza a cada 1.25m (na imagem a verde) ?
    Parece-me que será insignificante esses tubos, mas sei lá…
      14160B4B-1D84-4CA6-9FFA-2C6E4AE44462.jpeg
  18. Colocado por: DR1982Ha algum problema em passar um tubo de tije no betão de limpeza a cada 1.25m (na imagem a verde) ?
    Parece-me que será insignificante esses tubos, mas sei lá…

Se pode passar nas sapatas e muros, também pode passar no betão de limpeza
    É para evitar colocá-lo na sapata?
  19. Colocado por: PickaxeÉ para evitar colocá-lo na sapata?
    neste caso é para segurar o betão de limpeza…

0.6988 seg. NEW