Colocado por: zedasilvaha ai um exemplo que tem saidas em lados opostos, o que em muitos casos nao é possível, aliás eu diria que a maioria das caves dá jeito ter a apenas de um lado ate para reduzir a extensão dos ramais.
Complicar porquê?
Complica quando nada disto é considerado no projeto.
Os nossos projetos continuam a ser documentos avulso sem qualquer relação entre eles, por isso depois em obra as coisa não batem umas com as outras.
Colocado por: DR1982Quanto aos projetos, se é apenas pedido licenciamento nao se pode esperar estes detalhes.
Colocado por: zedasilvaate pode ser paleio de arquiteto mas faz algum sentido.
Ó DR, isso é paleio de arquiteto com o qual eu não concordo.
Existe uma coisa que se chama termo de responsabilidade pela coordenação de projetos, se quem os assina não sabe o que isso é, que deixe de o fazer.
Colocado por: DR1982Basicamente nao é obrigatório ter uma rede de dreno desenhada pelo que de nao for contratada é normal qie não seja feita.
Colocado por: DR1982Sabe melhor que eu certamente que na prática nao é bem assim…
Colocado por: DR1982Se assim fosse não se via as desgraças que se vê.
Colocado por: zedasilva
O problema é que estão!
Estão a fazer de deposito de águas.
Por isso é que muita vezes ouvimos dos empreiteiros
"Se quiserem eu faço mas em todas as obras em que me obrigaram a fazer só deu problemas"
Muitas vezes gastamos dinheiro em soluções e materiais que por erros de execução acabam por ser efetivamente um poço de problemas.
Colocado por: DR1982Os técnicos nem entre eles se entendem quanto mais.
La esta a questão dos drenos por exemplo nunca vi com 4 ou 5% de inclinação, quando não são de nível sao com 1% de inclinação,
Com tubo sem furos em baixo e sem acima da cota de fundação e abaixo da cota do piso.
Aqui ja se fala em 4-5% de queda :)
Colocado por: ghost12
O zedasilva que me desculpe, mas pendentes de 5% nesse tipo de drenagem não faz sentido nenhum.
Se você tiver uma cama de gravilha com um tubo de dreno de 125 ou 160mm com 1% de inclinação a água vai escoar sem dificuldade logo que o nível freático passe acima do tubo, até com pendente 0 ou perto disso.
Colocado por: DR1982O que fazemos na Suíça é apoiar o tubo de dreno (sem furos por baixo) diretamente no betão de limpeza que sai sempre uns 50/60cms do limite da sapata para facilitar a cofragem e escoramento.
Na maios parte das vezes fica sem pendente, mas como na saída tem inclinação ou um poço para bombar a água acaba por funcionar dizem os engenheiros.
Colocado por: DR1982Ha algum problema em passar um tubo de tije no betão de limpeza a cada 1.25m (na imagem a verde) ?
Parece-me que será insignificante esses tubos, mas sei lá…
Colocado por: PickaxeÉ para evitar colocá-lo na sapata?neste caso é para segurar o betão de limpeza…