Iniciar sessão ou registar-se
    • ammv
    • 19 setembro 2024
    Boas.
    Para evitar as humidades por capilaridade nos muros de vedação, o que devo fazer nas fundações/cabocos dos muros?
    Já ouvi falar numa manga plástica, estou certo? Se sim em que fase da construção do muro?
    Obrigado
  1. Colocado por: ammvBoas.
    Para evitar as humidades por capilaridade nos muros de vedação, o que devo fazer nas fundações/cabocos dos muros?
    Já ouvi falar numa manga plástica, estou certo? Se sim em que fase da construção do muro?
    Obrigado

O “mesmo” que (se devia fazer) nas fundações de uma casa.
    Brita com drenagem e pendente e protecção plastica(tela pitonada com pitoes para o muro) a envolver a zona enterrada.
    Linha longitudinal de brita que leve as águas para os drenos do fundo.

Abr.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui_Mendes
  2. Colocado por: DR1982Ha algum problema em passar um tubo de tije no betão de limpeza a cada 1.25m (na imagem a verde) ?
    Parece-me que será insignificante esses tubos, mas sei lá…
      14160B4B-1D84-4CA6-9FFA-2C6E4AE44462.jpeg

DR, não falta ai um plástico nessa sapata depois do betão de limpeza? 😓
    • ammv
    • 21 setembro 2024
    Colocado por: gil.alves
    O “mesmo” que (se devia fazer) nas fundações de uma casa.
    Brita com drenagem e pendente e protecção plastica(tela pitonada com pitoes para o muro) a envolver a zona enterrada.
    Linha longitudinal de brita que leve as águas para os drenos do fundo.

Abr.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rui_Mendes

Nas fundações da casa levou betão limpeza e em cima deste tela pitonada, agora leva cofragem e o ferro "calçado" para levar betão. Nas zona envolvente onde ficam terras encostadas leva imperkote e tela pitonada.
    No muro não existe outra solução mais "simples" ?
    Obrigado
  3. Colocado por: P@rAdiS3

DR, não falta ai um plástico nessa sapata depois do betão de limpeza? 😓
    plastico? Isso é um engalha meninos.
    Se mesmo tela asfaltica tem de se ter cuidado, colocar um plástico é quase o mesmo que não ter nada, principalmente com a qualidade de acabamento do betao de limpeza que vou vendo
  4. Colocado por: ammvsolução mais "simples" ?

Mas quer uma que resulte ou quer brincar aos muros e esperar que rezas façam o serviço de manter que a água suba?….
    :)

O que foi feito nas fundações da casa parece-me à primeira vista bem.
    Abr.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ammv
  5. Nestes cantos de vigas de fundação, onde entra uma viga na outra reforçam com esquadros?
      7F4D991F-6C98-455B-9321-550F8A535854.jpeg
  6. Ou com U
  7. E porque nao simplesmente atar uma viga a outra onde encaixam?
  8. Colocado por: RicardoPortoOu com U
    com U ? Para substituir as patilhas, para ser mais fácil envaixar?
  9. Colocado por: dmanteigasE porque nao simplesmente atar uma viga a outra onde encaixam?
    eu falava de reforço de L no canto, uns esquadros…
  10. Colocado por: DR1982eu falava de reforço de L no canto, uns esquadros…

Com que objetivo? Fazer uma das vigas com patilha e armar a outra nao e suficiente?
  11. Colocado por: dmanteigas

Com que objetivo? Fazer uma das vigas com patilha e armar a outra nao e suficiente?
    nao sei se é suficiente, normalmente metiamos (em França) uns esquadros “L’s” de reforço
  12. Bem, eu do que me recordo qd trabalhei com o meu pai nunca utilizamos isso. Regra geral era patilhas e depois armar uma viga a outra. Mas posso-lhe perguntar se isso e comum de fazer ou se ha sequer algum beneficio.
  13. Colocado por: DR1982com U ? Para substituir as patilhas, para ser mais fácil envaixar?

Sim e garante o empalme. U em duas direções são esquadros
  14. Colocado por: RicardoPorto

Sim e garante o empalme. U em duas direções são esquadros
    neste caso só precisa de U numa direção, na que entra na viga, a primeira viga pode ter as patilhas…
    • ammv
    • 5 outubro 2024
    Acham que deva cortar as "sobras" laterais da tela pitonada ou não há problema ficar assim?
      20241004_164528.jpg
  15. Cortava depois de desconfrado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ammv
  16. Se não a encostar bem nas laterais está sujeito a que o betão entre por tras da tela
  17. Tambem nao me parece que a tela pitonada seja a melhor solução para essa situação, na prática a sapata tera apenas metade da superfície em contacto com o solo (os pitoes)

0.0381 seg. NEW