Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

O que dizem destas fundacoes, numa obra onde me cruzei a dias e por curiosidade fotografei?
    Concordam com este comentário: SrR
  2.  # 2

Colocado por: DR1982
    será que não ? Nao ha obrigação nenhuma nesse sentido? Fica ao critério do engenheiro ?

Isso nunca ouvi falar, sei que ha, pelo menos em frança, a respeitar o 'fora de gelo', isto é as sapatas estarem enterradas entre 60 a 80cms abaixo no solo findo de modo a nao sofrer ciclos de gelo e degelo...
  3.  # 3

Colocado por: dvd.ribeirofotografei
    faltam as fotos
  4.  # 4

Agora com anexo
      20230122_104226.jpg
  5.  # 5

Assim sim :)
    Concordam com este comentário: zinna
      0BB1AF8B-F59A-4D59-832D-A5C2069F74F8.jpeg
  6.  # 6

Quem são esses moços aí a "inspeccionar" sem capacete?

(parece que faltam espaçadores por baixo, mas deve ser de fraca resolução da imagem)
  7.  # 7

bom dia

Já que estamos a apresentar soluções que acham da solução de ensoleiramento apresentado para a minha casa:

- Brita
    - Betão limpeza 10cm
    - Tela impermeabilização betuminosa
    - XPS 10cm
    - Geotextil
    - Laje com 40cm
    - Enchimento agregados leves
    - Betonilha de regularização
    - Sistema de PRH schluter bekotec
    - Acabamento (mosaicos ou vinil (ou outro)
      Imagem WhatsApp 2023-01-19 às 08.55.38.jpg
  8.  # 8

Colocado por: ricardo.rodriguesQuem são esses moços aí a "inspeccionar" sem capacete?

(parece que faltam espaçadores por baixo, mas deve ser de fraca resolução da imagem)
    nao sei, tirei a foto das redes sociais…
    Apenas publiquei porque sai do mais visto, do pessoal enterradonem lama até aos joelhos
  9.  # 9

Colocado por: tiagodiafJá que estamos a apresentar soluções que acham da solução de ensoleiramento apresentado para a minha casa:

- Brita
    - Betão limpeza 10cm
    - Tela impermeabilização betuminosa
    - XPS 10cm
    - Geotextil
    - Laje com 40cm
    - Enchimento agregados leves
    - Betonilha de regularização
    - Sistema de PRH schluter bekotec
    - Acabamento (mosaicos ou vinil (ou outro)

Removia o geotextil para baixo da brita.
    Passava a tela de impermeabilização para cima do xps
    Prolongava o xps da base de maneira ao da fachada pousar no da base.

Nada mais.
    Abr.
  10.  # 10

Colocado por: gil.alvesRemovia o geotextil para baixo da brita.
    Passava a tela de impermeabilização para cima do xps
    Prolongava o xps da base de maneira ao da fachada pousar no da base.

Alguma razão especifica para essas alterações, para poder analisar melhor?
  11.  # 11

o geotextil para fazer apenas a separação de agregados e fazer "rebuçado" com o geodreno.
    a tela por cima do xps para permitir continuidade e poder selar tubagens.
    o xps de base por baixo do da fachada apenas para simplificar e ter base de arranque.

Abr.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagodiaf
  12.  # 12

O geodreno deveria descer para a cota da base da brita
  13.  # 13

Colocado por: zedasilvaO geodreno deveria descer para a cota da base da brita

concordo e vai ser isso feito
  14.  # 14

Colocado por: gil.alveso geotextil para fazer apenas a separação de agregados e fazer "rebuçado" com o geodreno.
    a tela por cima do xps para permitir continuidade e poder selar tubagens.
    o xps de base por baixo do da fachada apenas para simplificar e ter base de arranque.

Abr.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tiagodiaf

Obrigado, vamos analisar.

abr
  15.  # 15

O pormenor é de um piso interior, certo?
    Qual a função da lamina impermeável antes do pavimento cerâmico?
  16.  # 16

Deixo algumas questões...

Porque 10cm de XPS? PHPP? XPS 500 ou 700 kPa, certo?

Que tela(s) betuminosas vai colocar? Eu coloquei manta bentonitica (imediatamente antes da laje de betão) e até agora funciona bem.

Penso que há vantagem em colocar tela pitonada entre a brita e o betão de limpeza e depois esta subir até a cota do pavimento exterior, foi assim que fiz
  17.  # 17

Colocado por: zedasilvaO geodreno deveria descer para a cota da base da brita
    isso nao pode dar problemas?
  18.  # 18

Colocado por: DR1982isso nao pode dar problemas?

Porquê?
  19.  # 19

Colocado por: zedasilva
    Porquê?
    ja se falou nisso noutros topicos, o que percebi é que poderia causar assentamentos ou coisa do género ao ter o dreno mais baixo que a base da sapata.
    Segundo o meu engenheiro, a parte mais baixa do dreno deve ser a base da sapata, perguntei-lhe
  20.  # 20

Colocado por: DR1982o que percebi é que poderia causar assentamentos ou coisa do género ao ter o dreno mais baixo que a base da sapata.

Só existem assentamento se a água for em quantidade suficiente para criar caminhos (zonas ocas) nessa zona.
    Para isso é que servem os drenos, para drenar em permanência qualquer humidade antes que haja o acumular de água nessa zona.
    Os drenos devem ser estudados de forma a ter pendentes que realmente façam o eficiente escoamento das águas. Infelizmente isso nem sempre é garantido.
    Os drenos são colocados "à papo sêco" sem pendente ou muitas vezes com pendentes ao contrário do desejado.
    Ter este tipo de drenos é sim um erro. mais vale não ter nada
    Concordam com este comentário: gil.alves

0.5660 seg. NEW