Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Estou a reunir ideias para dar seguimento ao projecto para construir uma moradia térrea com 3 quartos.

    O orçamento é limitado, estou a apontar para 200 m2 de área coberta e uns 140 de área útil, construção simples entre os 550€ a max 600€ m2.
    O terreno é direito (não precisa de escavações exceto fundações).
    O terreno já esta murado.
    Não vou fazer garagem, apenas cobertura para deixar o carro.
    Cobertura plana.

    A minha primeira ideia é a seguinte (foto).

    Gostava de ter algumas opiniões :)

    Obg
      Capturar3.JPG
  2.  # 2

    sendo o orçamento limitado e o seu plafond é de 600€ o metro quadrado no máximo, eu repensava o projecto, para algo mais simples

    uma casa em L (na verdade a sua é em T) obriga a mais áreas de circulação. se o orçamento é limitado não faz sentido estar a gastar dinheiro em corredores.
    os telheiros, tb se pagam, tem ai um a nascente que é desnecessario.

    diz que o carro irá ter um cobertura, no entanto arrecadações nunca são demais numa casa, existem que não goste, mas uma casa rectangular com um telhado de duas águas, permite o acesso fácil ao sotão por um dos alçados. acho um desperdício todo aquele espaço de um sotão desaproveitado, quando se planeia uma casa apenas com uma cobertura para o carro e nenhuma arrecadação.
    Concordam com este comentário: Jota5
  3.  # 3

    Seria necessário conhecer melhor o terreno, mas acho que não está a tirar o melhor partido da disposição solar. a distancia entre cozinha e sala não é confortável, aliás acho que esse volume não está bem resolvido. deveria tambem ter cuidado com o hall de entrada, afinal é o cartão de visita da sua casa.

    Acho que já tem ideias suficientes para apresentar a um arquitecto.

    Força.

    Boa sorte
    Nuno Costa

    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira, Pedro Barradas, Anonimo1710, mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brcosta1981
  4.  # 4

    Explique-nos lá como é que pretende viver a casa (exercício que não é mau fazer desde já para depois expor isso ao arquiteto).
    Por exemplo, essa planta sugere que em termos de refeições quer apenas um espaço único (e muito bem), integrado na cozinha, ou seja que pretende que os momentos das refeições, haja visitas ou não, sejam vividos de forma plenamente integrada entre quem prepara a refeição e quem a degusta.
    Já menos normal é o afastamento da sala de estar em relação à cozinha, pois hoje em dia tende-se a privilegiar a proximidade entre os membros da família no pouco tempo que se passa habitualmente em casa, mas pode haver boas razões para querer isso assim.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Jota5, antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brcosta1981
  5.  # 5

    Colocado por: pauloagsantossendo o orçamento limitado e o seu plafond é de 600€ o metro quadrado no máximo, eu repensava o projecto, para algo mais simples

    uma casa em L (na verdade a sua é em T) obriga a mais áreas de circulação. se o orçamento é limitado não faz sentido estar a gastar dinheiro em corredores.
    os telheiros, tb se pagam, tem ai um a nascente que é desnecessario.

    diz que o carro irá ter um cobertura, no entanto arrecadações nunca são demais numa casa, existem que não goste, mas uma casa rectangular com um telhado de duas águas, permite o acesso fácil ao sotão por um dos alçados. acho um desperdício todo aquele espaço de um sotão desaproveitado, quando se planeia uma casa apenas com uma cobertura para o carro e nenhuma arrecadação.
  6.  # 6

    Obrigado Paulo,

    A posição em "T" é com a intenção de ter entradas de luz na cozinha e sala viradas a sul e dos quartos para nascente.
    Quanto aos telheiros/varandim a intenção de reduzir a exposição das fachadas aos escorridos da agua.
    Quanto ao sótão poderá ser uma possibilidade.
  7.  # 7

    Colocado por: JoelMComo já foi referido pelo doisarquitectos, a distância entre a cozinha e a sala de estar é considerável. Porquê a colocação dos dois compartimentos no meio e a dimensão dos mesmo? os 2 juntos têm a mesma ou mais área que a sala...
    Se a planta estiver orientada a norte, parte da fachada sul está subaproveitada. O hall de entrada está uma soluçao muito pobre.
  8.  # 8

    Obrigado Joel

    A intenção dos dois compartimentos seria lavandarias/maquinas e arrumo com entrada pelo exterior.
    Sim a planta está orientada para norte.
  9.  # 9

    Colocado por: mhpintoExplique-nos lá como é que pretende viver a casa (exercício que não é mau fazer desde já para depois expor isso ao arquiteto).
    Por exemplo, essa planta sugere que em termos de refeições quer apenas um espaço único (e muito bem), integrado na cozinha, ou seja que pretende que os momentos das refeições, haja visitas ou não, sejam vividos de forma plenamente integrada entre quem prepara a refeição e quem a degusta.
    Já menos normal é o afastamento da sala de estar em relação à cozinha, pois hoje em dia tende-se a privilegiar a proximidade entre os membros da família no pouco tempo que se passa habitualmente em casa, mas pode haver boas razões para querer isso assim.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
  10.  # 10

    Obrigado Pinto,

    Actualmente vivo num apartamento que adoro, com áreas generosas e vistas agradáveis, mas é um apartamento, vizinhos blá blá. Nasci e cresci na aldeia, a intenção de construir casa é principalmente ter uma área envolvente e desfrutar de um espaço.
    A questão da sala ficar um pouco afastada é com a intenção de virar a entrada de luz para sul uma vez que a nascente já tem uma construção.
    Concordam com este comentário: Jota5
  11.  # 11

    O terreno é o que está limitado com a linha vermelha.
      Capturar 1.JPG
  12.  # 12

    Brcosta1981
    , Boa tarde, onde vai construir a sua moradia,zona do pais ?

    Eu tambem vou avanzar no verão com a construção da minha moradia, com uns valores por m2 no rango que voce aponta 5xx /600 Euros x m2.

    Realizando como bem apontan e pode imaginar, uma construção simples e sem sem luxos nem a nivel de materiais, nem a nivel de dificuldades arquitectonicas, tudo com o objectivo de realizar uma construção simples mas não por isso disfuncional, ao menos , a os olhos do DO.

    Boa sorte e espero receba bons conselhos

    Cumprimentos
  13.  # 13

    Se calhar rodando isso e em L....
    • RCF
    • 30 janeiro 2018 editado

     # 14

    A mim até me parece bastante interessante o projeto. Acho a exposição solar e o seu aproveitamento bastante razoáveis.
    O que eu consideraria alterar:
    - a WC não a colocaria entre os quartos, mas sim no topo dos quartos, mais próximo da zona da cozinha e sala, de modo a evitar que visitas tenham de ir tanto ao interior da zona mais privada da casa para aceder ao WC.
    - reduzia a área da dispensa e casa das máquinas. Eventualmente colocava apenas uma única arrecadação, maior que uma das atuais mas mais pequena que as duas juntas e talvez com acesso direto pela cozinha.
    Concordam com este comentário: Brcosta1981
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brcosta1981
  14.  # 15

    550€ a max 600€ m2.
    ...desculpa como?
  15.  # 16

    Colocado por: Jota5, Boa tarde, onde vai construir a sua moradia,zona do pais ?

    Eu tambem vou avanzar no verão com a construção da minha moradia, com uns valores por m2 no rango que voce aponta 5xx /600 Euros x m2.

    Realizando como bem apontan e pode imaginar, uma construção simples e sem sem luxos nem a nivel de materiais, nem a nivel de dificuldades arquitectonicas, tudo com o objectivo de realizar uma construção simples mas não por isso disfuncional, ao menos , a os olhos do DO.

    Boa sorte e espero receba bons conselhos

    Cumprimentos
  16.  # 17

    Boa noite,

    A construção é no concelho de Penafiel.
  17.  # 18

    Colocado por: antonylemos...desculpa como?
  18.  # 19

    Impossível!?
  19.  # 20

    Colocado por: JoelMSe pretende ter a cozinha e sala a aproveitar a fachada sul (o que nao recomendo ter a cozinha orientada dessa maneira), pode ser rodar a planta e inverter a zona dos quartos com a zona comum.
    Contudo eu deixaria a cozinha a norte, movia tudo (sala e cozinha) para o lado poente (para ter mais area da sala a aproveitar o sul) e colocaria os arrumos e lavandaria entre a zona de estacionamento do carro e a cozinha. (podes ver os 2 esquissos rápidos que fiz em anexo)

    Contudo eu entregava essa planta a um arquitecto (caso essa planta tenha sido elaborada por um, eu trocava de arquitecto), e faria uma proposta completamente diferente!
      Capturar32.JPG
      Capturar3.png
 
0.0222 seg. NEW