Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Peço ajuda urgente a alguém que me possa informar que marcas ainda adicionam chumbo nos seus perfis. Das que conheço, parece que só a kommerling não adiciona...
    Obrigado
    José Borges
  2.  # 2

    Sim, acho que a Kommerlig não adiciona, a Rehau embora tenha, ou pelo menos ia fazer um investimento grande na fábrica do Reino Unido, para um novo modelo sem chumbo, não sei se funciona já, ou sequer se é esse o fornecido em Portugal (?).
    Por outro lado, já leu a discussão https://forumdacasa.com/discussion/157/2/aluminio-ou-pvc/
    onde se fala sobre o chumbo no pvc, (isto é tudo muito relativo).
    Com cumprimentos,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J Borges
  3.  # 3

    Colocado por: J BorgesPeço ajuda urgente a alguém que me possa informar que marcas ainda adicionam chumbo nos seus perfis.
    Qual é o problema?
    Está a pensar ingerir perfis de PVC? :-)

    Não se esqueça que no passado todas as canalizações de água eram em chumbo.
    Durante todo o século passado (estou a falar de há 10 anos) as canalizações de água passavam por duas "pontas" de chumbo - que eram utilizadas em volta do contador.
    E não é, por cá, nada frequente ouvir falar de envenenamento por chumbo...

    E se o seu problema é esse, o que dizer do Cádmio e do Cromo utilizados por outros materiais de construção (tintas, ferragens, caixilharias, etc....)?
  4.  # 4

    Está a pensar ingerir perfis de PVC? :-)

    Pelo menos à noite não faça isso , torna-se uma refeicão pesada ...
  5.  # 5

    Colocado por: Luis K. W.E se o seu problema é esse, o que dizer do Cádmio e do Cromo utilizados por outros materiais de construção (tintas, ferragens, caixilharias, etc....)?

    Para não falarmos de trens de cozinha.
  6.  # 6

    Colocado por: CMartinSim, acho que a Kommerlig não adiciona, a Rehau embora tenha, ou pelo menos ia fazer um investimento grande na fábrica do Reino Unido, para um novo modelo sem chumbo, não sei se funciona já, ou sequer se é esse o fornecido em Portugal (?).
    Por outro lado, já leu a discussãohttps://forumdacasa.com/discussion/157/2/aluminio-ou-pvc/
    onde se fala sobre o chumbo no pvc, (isto é tudo muito relativo).
    Com cumprimentos,
    Estas pessoas agradeceram este comentário:J Borges
  7.  # 7

    Obrigado CMartim pela sua referência.
    Li quase todo o tema e há muita discussão sem interesse o que é pena porque há lá pessoas bem intencionadas.
    Eu já contactei várias marcas e defacto a Rehau respondeu-me que só no final do ano vão abandonar o chumb (é pena porque era uma das minhas escolhas e nessa altura já terei que ter a casa fechada). Quanto à Veka e Finistral dizem que não têm chumbo mas é um não muito duvidoso. Alguém sabe a certeza?
    Alguém sabe de outras marcas que nãu utilizem este e outros como cádmio?
    Cumprimentos J Borges
  8.  # 8

    J BOrges, não acha que está a ser um pouco "radical" neste assunto?
  9.  # 9

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: J BorgesPeço ajuda urgente a alguém que me possa informar que marcas ainda adicionam chumbo nos seus perfis.
    Qual é o problema?
    Está a pensar ingerir perfis de PVC? :-)

    Não se esqueça que no passado todas as canalizações de água eram em chumbo.
    Durante todo o século passado (estou a falar de há 10 anos) as canalizações de água passavam por duas "pontas" de chumbo - que eram utilizadas em volta do contador.
    E não é, por cá, nada frequente ouvir falar de envenenamento por chumbo...

    E se o seu problema é esse, o que dizer do Cádmio e do Cromo utilizados por outros materiais de construção (tintas, ferragens, caixilharias, etc....)?
  10.  # 10

    Eu não estou a pensar ingerir PVC. Mas, se puder utilizar um material menos mau para o ambiente, todos ficamos a ganhar.
    Também não é pelo facto de se terem utilizado anteriormente outros elementos nocivos, que agora podemos abusar deles..
    Como já referi num outro tema, sei que não há materiais perfeitos e se podermos utilizar os menos agressivos,tanto melhor...


    Colocado por: Pedro Azevedo78J BOrges, não acha que está a ser um pouco "radical" neste assunto?
  11.  # 11

    Não senhor, Sr. Pedro Azevedo!
    Ora se podermos ter as mesmas condições de conforto, a um preço semelhante, porque é que não utilizamos os materiais mais amigos do ambiente?
    E porque é que a U.E. limitou ao ano 2015 o uso destes aditivos?
    Cptos. JB.
  12.  # 12

    Sem criar polêmicas, pensou na madeira? É a solução mais ecológica é que o pvc contêm eteno-derivado do petróleo cerca de 40%, se for exequivel a madeira é a melhor solução a nível ecológico, desde que não seja uma madeira protegida claro :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J Borges
    • lobito
    • 13 julho 2009 editado

     # 13

    Pelo que vejo esta mesmo preocupado com a pegada ecologica do PVC(que é horrivel), coisa que eu pessoalmente acho muito bem. Por isso, tal como o Fernando Gabriel, não percebo porque é que não considera a possibilidade de madeira. Sabe que não é mais cara do que bom PVC e que a manutenção que se diz por ai é bastante exagerada?

    Perguntei preços e disseram-me cerca de 300 euros o m2 (infelizmente não apontei as dimensões porque era so uma primeira abordagem, mas posso perguntar outra vez). Penso que madeira pordentro e aluminio por fora, que também fazem, ronda os 400 euros por m2. Quanto à manutenção, recomendam de dois em dois anos Os textos belgas que tenho visto mandam rever as janelas todos os dois anos e pintar de 10 em 10. No meu prédio em Bruxelas, que é muitissimo bem cuidado, o condominio manda pintar as janelas de cinco em cinco anos.

    Os belgas reembolsam penso que 30% da substituição de vidros simples por vidros duplos. Pela forma como os documentos oficiais que li chegam a madeira à frente, pensei de mim para aqui "un dia destes vão começar a pagar menos por PVC do que por madeira ou qualquer coisa do género". Tanto por razões ecologicas como por razões estéticas, porque com todas as janelas Art Nouveau para recuperar em Bruxelas, não se esta realmente a ver outra solução que madeira, ou duplas janelas.

    Penso que o facto de em Portugal a alternativa se colocar entre aluminio e PVC unicamente é so uma questão comercial...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J Borges
  13.  # 14

    Colocado por: J BorgesEu não estou a pensar ingerir PVC. Mas, se puder utilizar um material menos mau para o ambiente, todos ficamos a ganhar.
    Utilizar PVC, com ou sem chumbo, em caixilhos NÃO É mau para o ambiente!
    Só é mau se você os atirar para o "ambiente" (por exemplo: para o ar - queimando-os - ou para o mar).
    Vai-me dizer que aquilo é mais difícil de reciclar... mas estes caixilhos são para aí uns 90% metálicos!

    Com uns caixilhos que isolam bem a sua casa, já está a melhorar o ambiente (ao consumir menos energia para aquecer/arrefecer a casa).

    Confesso que a opção «madeira» (lembram-se do que está a acontecer à Amazonia?) com o consumo de energia e com todos os tratamentos químicos a que é sujeita para estabilizar e proteger da bicharada, não me parece ser assim "tão" ecológica...
  14.  # 15

    Colocado por: lobitoPelo que vejo esta mesmo preocupado com a pegada ecologica do PVC(que é horrivel), coisa que eu pessoalmente acho muito bem. Por isso, tal como o Fernando Gabriel, não percebo porque é que não considera a possibilidade de madeira. Sabe que não é mais cara do que bom PVC e que a manutenção que se diz por ai é bastante exagerada?
    (...)
    Penso que o facto de em Portugal a alternativa se colocar entre aluminio e PVC unicamente é so uma questão comercial...
    lobita.
    Pense melhor.
    Uma coisa que necessita de tintas, esmaltes, vernizes, diluentes, etc., de 10 em 10 anos é que deixam uma pegada ecológica do caraças!
    Aliás, tudo o que consome (no$$o$) recursos excessivos (mesmo que seja mão de obra) em manutenção, sendo mau para o nosso bolso é mau para o NOSSO ambiente. :-)
    A sério!
    Se tivermos menos dinheiro disponível, quando formos às compras iremos escolher alguns produtos dos mais baratos i.e., geralmente menos ecológicos!

    Como já disse em cima, não me parece que gastar energia em estufas para estabilizar a madeira, enchê-la de químicos para matar e bicharada e resistir ás variações de temperatura e humidade sem fendilhar, seja altamente ecológico...

    Não percebi a sua última frase.
    • asc_
    • 13 julho 2009

     # 16

    Bom dia,

    Penso que o J Borges quer dizer é que o PVC das janelas poderá libertar quanitdades mínimas (não o suficiente para ser nocivo) de gases. Há uma directiva comunitária que obriga os extrusores de perfil de PVC a fabricar os perfis isentos de chumbo e de outro componente (que neste momento nao me recordo do nome) a partir de janeiro de 2010. Assim tornará o perfil de PVC reciclável ilimitadamente em numero de vezes.
    A Deleme, através dos perfis TRYBA, já possui todos os seus perfis sem estas substâncias desde Setembro de 2008 aquando o lançamento da série T70.
    Só uma chamada de atenção; Nem todo o PVC tem a mesma composição que os perfis de PVC (Cloreto de vinil) por isso não deve ser comparado como por ex. a trens de cozinha, etc... as características que se exige a um tupperware é diferente das exigencias, exposições, etc.. de uma janela.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J Borges
    • lobito
    • 13 julho 2009 editado

     # 17

    É verdade que ser amigo do ambiente não é fácil, e se calhar tem razão... Mas não me disse o que é que acontece aos seus caixilhos de PVC em fim de vida. São biodegradáveis???

    Eu desde que há uma data de tempo parti um pequeno pinchavelho de plástico de uma daquelas janelas triplas (que agora devem ser quíntuplas) que os suecos têm por lá, e me apercebi que a janela tinha de ser toda substituída porque não tinha conserto, fiquei um bocado mal impressionada com a utilização de materiais não recuperáveis em estruturas duráveis.

    Quanto à madeira, eu não percebo nada do assunto, mas o meu marido americano que, como material de construção só concebe madeira, acha que tudo se resolve com umas baldadas de óleo de linhaça ou, melhor ainda, de um mítico tung oil de que ele anda sempre à procura na Europa, em vão (estou a exagerar um bocadinho, mas não muito). E fica aliás altamente escandalizado com os vernizes que se usam por cá. Portanto, se calhar, alguns desses produtos tão inimigos do ambiente também não são indispensáveis e são, mais uma vez escolhas comerciais (de vistas curtas, digo eu).

    A minha útima frase refere-se às razões porque em certos mercados se usam umas coisas e noutros outras. Não é forçosamente porque A ou B seja a melhor solução, mas porque houve uma penetração assim ou assado do produto A ou B, por várias razões em que a qualidade é só um dos factores. Eu constato que caixilharia de madeira em Portugal praticamente não é opção (as pessoas estão convencidas de que é muito mais caro do que tudo o resto, por exemplo), o que não é o caso "lá fora". E não é forçosamente uma questão de preço (nem de mão de obra, que é normalmente mais cara "lá fora").
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J Borges
  15.  # 18

    Concordo com a lobito a opção madeira será sempre mais ecológica, sempre foi, e basta utilizar um protector orgânico como disse, sem utilizar vernizes bomba"" que existem no mercado. também podiamos falar das tintas produtos sintéticos altamente nocivos vs cal.
    Agora eu não sou apoiante extremista de nenhum cada caso é um caso( menos o pvc esse não me convence :) ) agora se falarmos de ecologia a madeira ganha mesmo.
  16.  # 19

    Obrigado a todos, se calhar áinda vou ver as condições da madeira mas tem o problema da manutenção...
    Já recebi informação não oficial de mais duas marcas que afirmam não adicionar chumbo aos seus perfis. Estou à espera de confirmação concreta.
    Cup. J B.
  17.  # 20

    J Borges, não sei em concreto como é que trabalham as empresas que fazem janelas de madeira em Portugal (hei-de averiguar mais tarde quando precisar). Mas ontem por acaso jantei com uma amiga minha em Bruxelas e falou-se de janelas, nomeadamente de uma amiga comum que fez umas obras de renovação grandes (e caras), substituiu as janelas mas, porque o arquitecto insistiu em que fossem de uma cor por fora e outra por dentro, o pintor (presume-se) deve ter usado um produto qualquer, talvez para as limpar, que deu completamente cabo das borrachas, que caem agora aos bocados (o fabricante diz que não tem culpa, o pintor diz que ele também não, etc). A amiga com quem eu estava disse também que, quando ela própria fez obras noutra casa, também queriam duas cores diferentes e a própria empresa desaconselhou-os formalmente. Segundo ela, se a cor vier dada de fábrica, antes de serem postos os vidros, vedantes, etc, dura imenso tempo: no caos deles, faziam a manutenção de três em três anos e estavam absolutamente impecáveis (eles eram uns donos de casa super cuidadosos). Portanto, caso se incline para a madeira, verifique como e quando as janelas são pintadas ou envernizadas, porque é muito importante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J Borges
 
0.0239 seg. NEW