Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá boa tarde, tenho uma casa térrea que a minha avó me deixou, a mim e aos meus outros 3 irmãos.

    A minha ideia era ir para la morar permanentemente, tudo já falado entre irmãos e acordado sem problema, mas a casa precisa de obras, a minha ideia era pedir um empréstimo para obras, poderei pedir o empréstimo e o nome dos meus irmãos continuar na escritura?

    Obrigado desde já
  2.  # 2

    muito provavelmente não, o banco só vai aceitar uma hipoteca como garantia para o empréstimo se todos os donos assinarem, caso contrario só pode hipotecar a sua percentagem (25%) da casa, o que pode ser pouco como garantia para o banco.

    isso para ficar bem feito era você comprar a parte dos seus irmãos, ou eles doarem a si a parte deles. Vai querer empatar dinheiro numa casa que é sua e dos seus irmãos? não faz muito sentido
  3.  # 3

    E as obras que a casa precisa são substanciais ou é coisa pouca?
    Talvez com um crédito pessoal dê para fazer o que pretende.
  4.  # 4

    Colocado por: pauloagsantosmuito provavelmente não, o banco só vai aceitar uma hipoteca como garantia para o empréstimo se todos os donos assinarem, caso contrario só pode hipotecar a sua percentagem (25%) da casa, o que pode ser pouco como garantia para o banco.

    isso para ficar bem feito era você comprar a parte dos seus irmãos, ou eles doarem a si a parte deles. Vai querer empatar dinheiro numa casa que é sua e dos seus irmãos? não faz muito sentido


    Também já tinha pensado em comprar a parte deles, a compra poderia ser um valor simbólico ou precisa ser uma percentagem do valor do imovel? Desculpe este tipo de perguntas mas estou mesmo fora do assunto. Obrigado
  5.  # 5

    Colocado por: rjmpiresE as obras que a casa precisa são substanciais ou é coisa pouca?
    Talvez com um crédito pessoal dê para fazer o que pretende.


    As obras são ainda muito trabalho, renovar paredes e chão, tectos, electricidade nova, canalização nova porque a casa era antiga com fossa, alumínios todos novos, e equipar a casa toda.
    • smst
    • 12 fevereiro 2018

     # 6

    Compre a parte dos seus irmãos legalmente (escritura) ou se eles não tiverem interesse na casa que lhe façam uma doação (escritura), e só depois pense nas obras.
    Imagine que faz obras na casa por sua conta, continuando eles também como proprietários da casa, eles é que sairão beneficiados numa possível venda da casa.
    Se eles estiverem interessados na venda da casa, estipulem um preço para a mesma, compre a parte dos seus irmãos e peça crédito para o valor que lhe faltar (compra + obras).
    Certos problemas que por aí se vêem seriam evitados se as pessoas tivessem as devidas cautelas.
  6.  # 7

    Colocado por: smstCompre a parte dos seus irmãos legalmente (escritura) ou se eles não tiverem interesse na casa que lhe façam uma doação (escritura), e só depois pense nas obras.
    Imagine que faz obras na casa por sua conta, continuando eles também como proprietários da casa, eles é que sairão beneficiados numa possível venda da casa.
    Se eles estiverem interessados na venda da casa, estipulem um preço para a mesma, compre a parte dos seus irmãos e peça crédito para o valor que lhe faltar (compra + obras).
    Certos problemas que por aí se vêem seriam evitados se as pessoas tivessem as devidas cautelas.


    Terá mesmo que ser essa opção sim, comprar a parte deles, doação está fora de questão, tive a informar me, e os bancos não emprestam dinheiro para obras em casas doadas. Outra dúvida minha é, a casa está avaliada em 40mil € nas finanças, será que eu podia comprar ou fazer negócio com cada um dos meus irmãos por uma quantia mais baixa ? Por exemplo 2000€ a cada um, claro que eles não tem interesse em ganhar dinheiro com a casa, simplesmente é para ficar em papel registrado a compra.
  7.  # 8

    Colocado por: FSantos89doação está fora de questão, tive a informar me, e os bancos não emprestam dinheiro para obras em casas doadas

    Tem a certeza disto? Não estou a ver qual o motivo para isso? Se a casa está em seu nome (já tenha sido comprada, doada, etc)...
  8.  # 9

    Colocado por: FSantos89doação está fora de questão, tive a informar me, e os bancos não emprestam dinheiro para obras em casas doadas


    fsantos.... não faz muito sentido!!! ou percebeu mal ou lhe informaram mal.

    numa doação o banco não é achado para nada, ok existe o imposto de selo 0,8% do valor do imovel, se diz que é 40.000€, e que alem de si são mais 3 irmãos, estamos a falar de 240€ de imposto de selo, mais escrituras o que são trocos no processo. Não irá fazer um financiamento ao banco para isso.

    depois quando chegar ao banco o imóvel já é seu, se ele chegou às suas mãos por doação ou por compra, para o banco lhe emprestrar dinheiro para as obras é irrelevante.
  9.  # 10

    Colocado por: FSantos89doação está fora de questão, tive a informar me, e os bancos não emprestam dinheiro para obras em casas doadas


    fsantos.... não faz muito sentido!!! ou percebeu mal ou lhe informaram mal.

    numa doação o banco não é achado para nada, ok existe o imposto de selo 0,8% do valor do imovel, se diz que é 40.000€, e que alem de si são mais 3 irmãos, estamos a falar de 240€ de imposto de selo, mais escrituras o que são trocos no processo. Não irá fazer um financiamento ao banco para isso.

    depois quando chegar ao banco o imóvel já é seu, se ele chegou às suas mãos por doação ou por compra, para o banco lhe emprestrar dinheiro para as obras é irrelevante.
  10.  # 11

    Olá desculpem só responder agora.



    fsantos.... não faz muito sentido!!! ou percebeu mal ou lhe informaram mal.

    numa doação o banco não é achado para nada, ok existe o imposto de selo 0,8% do valor do imovel, se diz que é 40.000€, e que alem de si são mais 3 irmãos, estamos a falar de 240€ de imposto de selo, mais escrituras o que são trocos no processo. Não irá fazer um financiamento ao banco para isso.


    Tinha ideia que tinha que pagar 10,8% de imposto de selo, ou estou errado?
  11.  # 12

    IMT... tem aqui um siimulador.. O imposto de selo é um complemento...
    http://apemip.info/info/imt.cfm
  12.  # 13

    Bem tive me a informar, no que toca a obras, a casa praticamente precisa duma reabilitação geral. Desde paredes, telhado, eletricidade, canalização, precisa de construir uma casa de banho, renovar chão, pavimentar a entrada da casa. O empreiteiro que é um conhecido meu, assim por alto falou me em 35.000€ já a contar com o recheio da casa (mobílias e etc). Ora isto mais projectos e licenças e arquitectos posso contar com gastar mais uns 10,000€ pelo que entendi. Mas para meu azar, o banco só empresta para obras até 80% do avaliação da casa. Ou seja a casa valor 40.000€, eles só emprestam 32.000€, fica fora daquilo que terei que fazer. Mas vou falar com outros empreiteiros ou mesmo arquitecto, para ter outras ideias. Vou tentar meter fotos da casa. Um abraço
  13.  # 14

    Acham que vale a pena aproveitar? A parte amarela é a casa do vizinho, a parte dos arbustos faz parte do meu terreno. Na primeira foto a parte que está descoberta seria para preencher com outra divisão, e passar a porta de entrada para a parte da segunda foto.
      IMG_20180227_162837.jpg
      IMG_20180227_162758.jpg
      IMG_20180227_162753.jpg
  14.  # 15

    A avaliaçao do Banco não tem nada a ver com o O valor Nas finanças VPT de 40000 euros


    A avaliaçao do banco manda um avaliador ao local e avalia , o que poderá ser mais ou menos .


    Não sei se para obras as condiçoes dos 80% se mantem


    Em vez de andar a ouvir uns e outros vá ao seu banco e informe se .
  15.  # 16

    tenho uma dúvida, em caso de empréstimo para obras o banco considera a avaliação da casa no estado em que se encontra ou tem em conta a valorização com as obras?
    • 2551
    • 18 abril 2018

     # 17

    Boa noite.
    Num empréstimo para obras é tida em consideração a valorização que as obras vão dar ao imóvel, tem que apresentar o orçamento das mesmas e o empréstimo é libertado mediante as vistorias que são efectuadas pelo banco no decorrer das obras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jtafula
 
0.0190 seg. NEW