Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,
    Tenho o prazer de escrever por primeira vez neste fórum. Já a mais de um ano que leio atentamente os diferentes tipos de discussões, e tenho que dizer que a grande parte de meus conhecimentos em termos de construção civil devo-os as boas pessoas que aqui partilham seus conhecimentos sem interesse. Já agora aproveito para agradecer muito o vosso contributo.
    Nestes momentos estou na “fase final de meu estudo prévio”. Junto com minha esposa e o arquitecto temos estudado a melhor forma de encaixar os nossos gostos e ideias, e o resultado foi o seguinte:
    É uma casa térrea de arquitectura moderna com 185m2 mais 50m2 de garagem. O triângulo no canto superior esquerdo do desenho indica o norte. Em frente da casa tenho uma estrada e quem olha para a casa do lado esquerdo tem um pequeno caminho de pouco uso. Em anexo mando duas imagems (uma da frente e outra da parte de atrás da casa). Já agora, na fotografia esta desenhado um coberto para carros, mas gostaria antes que fosse uma garagem com portão. As medidas em geral são limitadas, a minha intenção é fazer uma casa não muito grande e suficientemente confortável.
    Agradeço os vossos comentários, sugestões e criticas em termos gerais do projecto. Nesta altura sento-me confuso e já não consigo ver nada…
    Muito obrigado a todos.



  2.  # 2

    Upss, não consegui enviar as imagens. Vou experimentar outra vez…



  3.  # 3

    Quer a minha opinião critica sempre, tem aí um projecto de qualidade superior à media, parabéns a si e ao colega meu. a única situação a apontar é a localização do wc de serviço mas não é nada grave e percebo que não haja outra localização. não desespere não tem mesmo razões esta em boas mãos, bom projecto! Parabéns!
    E a garagem está bem assim aberta eu também sinceramente prefiro assim, desde que haja protecção superior é o que interessa fundamentalmente, não se preocupe. Se depois achar que não se da bem é fechar a garagem com madeira ou outro material.
    fernando gabriel arq.
  4.  # 4

    Sim senhora... belo projecto
    • AnaT
    • 11 julho 2009

     # 5

    Apesar de não ser o tipo de casa que quereria para eu morar, acho que está muito bonita e equilibrada.

    A orientação solar parece-me excelente.
  5.  # 6

    Boas

    O triângulo no canto superior esquerdo do desenho indica o norte

    Não consigo perceber qual dos vértices do triãngulo indica o norte. Se puder esclarecer...

    cumps
    José Cardoso
  6.  # 7

    Colocado por: j cardosoBoas

    O triângulo no canto superior esquerdo do desenho indica o norte

    Não consigo perceber qual dos vértices do triãngulo indica o norte. Se puder esclarecer...

    cumps
    José Cardoso


    é o vertice onde o angulo é mais fechado ou seja o de cima o norte é para cima"" , pelo menos foi assim que eu enterpretei.
  7.  # 8

    Boas

    é o vertice onde o angulo é mais fechado ou seja o de cima o norte é para cima"" , pelo menos foi assim que eu enterpretei.

    Obrigado. Não sei o que se passa mas no meu ecrã todos os lados me parecem iguais.

    Sendo assim não me parece que a orientação seja a melhor; preferia trocar as posições da cozinha e da sala. Ou não, porque pessoalmente não me agradaria muito ter essa fachada virada à rua principal, preferia mais privacidade . Há outros pormenores que não seriam a minha escolha (as casas de banho e roupeiros). Tirando o facto de estar virado à rua, gosto do alçado principal e, por mim,não fecharia a garagem. Claro que é uma opinião pessoal que reflecte apenas os meus gostos.
    Boa sorte

    cumps
    José Cardoso
  8.  # 9

    Jcardoso, e exactamente como o Fernando Gabriel diz...

    Obrigado por os vossos comentarios.
  9.  # 10

    Colocado por: charlitosJcardoso, e exactamente como o Fernando Gabriel diz...

    Obrigado por os vossos comentarios.


    charlitos não se preocupe mesmo, está em boas mãos, não sei quem é o colega mas posso seguramente dizer-lhe que tem ai um projecto acima da média.
    cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: charlitos
  10.  # 11

    Boas

    Obrigado pelo esclarecimento; não sei o que se passa mas no meu ecrã todos os lados do triângulo me parecem iguais.

    Gosto muito do alçado principal, mas pessoalmente preferia mais privacidade na fachada virada à rua. Em relação à orientação, trocava a posição da sala pela da cozinha. Não gosto muito das casas de banho nem da solução para os roupeiros nos quartos. Em relação à garagem não a fecharia pois acho que está muito bem assim: mais económico e, quanto a mim, mais bonito. Por curiosidade, e a questão das acessibilidades?

    cumps
    José Cardoso
  11.  # 12

    Olá a todos,

    j cardoso,
    Em relação à orientação, trocava a posição da sala pela da cozinha. Não gosto muito das casas de banho nem da solução para os roupeiros nos quartos...Por curiosidade, e a questão das acessibilidades?



    As acessibilidades para a casa são pela porta de entrada (sinalizada no desenho), pelo escritório e cozinha.
    No que se refere a disposição da cozinha e sala, porque é que acha que devia ser ao contrário? E os wc e roupeiros como acha que ficam melhor situados?

    Grato pelos comentários de todos.
  12.  # 13

    Boas

    No que se refere a disposição da cozinha e sala, porque é que acha que devia ser ao contrário?

    Preferia a sala na zona mais voltada ao sol.

    E os wc e roupeiros como acha que ficam melhor situados?

    Não falo pela localização mas pela organização do espaço:
    - Não gosto dos roupeiros "salientes", ou seja, preferia que estivessem embutidos nas paredes.
    - Não gosto do lavatório situado no quarto de vestir.
    - Não gosto da disposição das peças na outra casa de banho; preferia a porta no meio da parede,o lavatório em frente à porta, banheira de um dado, bidé e sanita do outro.
    Tenha em atenção que não sou arquitecto e apenas me refiro ao que faria se a casa fosse para mim.

    As acessibilidades para a casa são pela porta de entrada (sinalizada no desenho), pelo escritório e cozinha.

    Referia-me às condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida. Estas condições são impostas pela legislação e obrigam, entre outras coisas, à existência de uma casa de banho com certas características que não vejo no seu projecto. Vamos esperar que alguém mais habilitado se manifeste aqui.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: charlitos
  13.  # 14

    Tenho a impressão de que a casa de banho com banheira tem 1,5 de diâmetro livre para uma cadeira de rodas rodar. Senão, penso que basta deslocar ligeiramente a parede da outra casa de banho para dar acesso ao duche (penso eu de que).
  14.  # 15

    Colocado por: j cardoso
    Não falo pela localização mas pela organização do espaço:
    - Não gosto dos roupeiros "salientes", ou seja, preferia que estivessem embutidos nas paredes.
    - Não gosto do lavatório situado no quarto de vestir.
    - Não gosto da disposição das peças na outra casa de banho; preferia a porta no meio da parede,o lavatório em frente à porta, banheira de um dado, bidé e sanita do outro.

    Nesses pormenores ainda não considere bem. Tenho que rever melhor. Entre tanto mudei a casa de banho com banheira como você tinha dito, talvez fique melhor. A porta não convinha mudar para no meio da parede porque perde a estética do corredor. Penso eu…

    http://img223.imageshack.us/img223/888/semttulobjc.jpg



    Colocado por: lobitoTenho a impressão de que a casa de banho com banheira tem 1,5 de diâmetro livre para uma cadeira de rodas rodar.

    Correcto, o circulo castanho representa o diâmetro de 1.5m.
  15.  # 16

    do que foi falado veja só a disposicao das louças no wc completo, não tinha reparado não está bem assim, confiei que quem fez bem o principal não fizesse erros desses, pode ter sido um descuido, mas não está bem não, de resto em acessibilidades cumpre, e o lavatório no closet não vejo mal tem é de ser discreto e um bom design.
  16.  # 17

    Vi agora a mudança no wc está melhor mas em termos de espaço não está totalmente aproveitado, ou seja pode ter outra disposição muito melhor
  17.  # 18

    charlitos

    não se preocupe com esse pormenor estético da porta desenquadrada com a do quarto, não tem nada a ver. e em termos legais ou faz essa porta a abrir para fora ou de correr. e para ficar mesmo a cumprir o decreto das acessibilidades, tem de afastar a sanita do bidé ( ver "zonas livres" referidos no decreto).
  18.  # 19

    Colocado por: marco1charlitos

    não se preocupe com esse pormenor estético da porta desenquadrada com a do quarto, não tem nada a ver. e em termos legais ou faz essa porta a abrir para fora ou de correr. e para ficar mesmo a cumprir o decreto das acessibilidades, tem de afastar a sanita do bidé ( ver "zonas livres" referidos no decreto).


    Olhe que não. O 163/2006, no que diz respeito à habitação, apenas define a zona de manobra, e a necessidade de se poderem vir a colocar barras de apoio. Normalmente, quando existe mesmo necessidade de acesso para pessoas em cadeira de rodas, o bidé é retirado. Na IS deste projecto, ainda há margem de manobra, uma vez que não foram usadas as áreas de sobreposição.
    A porta até poderia abrir para dentro se houver, pelo menos, 1.4m entre o vão e o bidé (ver 4.9.6)
  19.  # 20

    Charlitos,

    O projecto de facto tem qualidade. Aproveito só para referir alguns aspectos que poderão fazer a diferença. Pense sobre eles e troque ideias com o seu arquitecto.

    1º - A istalação sanitária completa da habitação poderia de facto ser organizada de outra maneira, localizando o lavatório por forma a ser a primeira peça a ser vista quando se entra.
    2º - Concordo com o que já foi dito sobre os armários nos quartos. Poderia embutí-los, anulando o aspecto desagradável dos antigos "guarda-fatos", aumentando até o espaço de arrumação.
    3º - Quanto à suite, confesso que não me agrada particularmente o lavatório junto aos armários ou inserido no quarto de vestir. Parece-me que essa instalação sanitária, que será a mais utilizada pelos donos da casa, é a mais pequena e de organização pouco funcional. Se fosse para mim, daria uma especial atenção, talvez eliminando o bidê (caso não o utilize), tentando introduzir 2 lavatórios (a meu ver é um aspecto importante nas suites). Teria de ser ajustada a dimensão deste espaço.
    De resto é um projecto sóbrio, com uma organização espacial controlada e com uma estética perfeitamente contemporânea.

    Meus parabéns e boa sorte.
    SRPP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: charlitos
 
0.0229 seg. NEW